mod.aa_ndis

Fórum de discussão para "wireless".

mod.aa_ndis

Mensagempor maeliseu » Dom Mai 14, 2006 10:55 am

maeliseu escreveu:Claudio, comigo não funcionou colocando os comandos no arquivo mod.aa_ndis . como disse antes coloquei os mesmo no arquivo rc.local



Claudio escreveu:maeliseu,
OK,
teoricamente seria bom descobrir porque não deu certo no seu caso, talvez nós realmente estejamos fazendo algum detalhe errado.


Tmb concordo , refiz e realmente não vai , reparei que na inicialização do servidor aparece no monitor erros referente a estas linhas no arquivo mod.aa_ndis.
não sei o que fazer,alguem que usa wireless e está subindo a placa com os comando neste arquivo mod.aa_ndis poderia por aqui as suas vitorias ?
maeliseu
 

Mensagempor hepcruz » Dom Mai 14, 2006 11:25 am

Maeliseu,

Eu uso 1 Marvell 8335 na wlan0 para receber a internet, 1 Marvell 8335 na wlan1 para compartilhar com a rede local wireless e 1 3Com 3C905B para compartilhar com a rede local wired.
Você mesmo respondeu uma vez meu post informando que vc estava configurando o arquivo "rc.local", pois no "mod.aa_ndis" não funfava. Eu fiz conforme vc me informou, e agora funfa tudo. Porém, deixei uma única linha sem ser comentada em meu arquivo original "mod.aa_ndis", que é a linha que carrega o modulo "ndiswrapper.o":

#!/bin/sh
# Load ndiswrapper module

insmod /lib/modules/ndiswrapper.o

#iwconfig wlan0 mode Managed
#iwconfig wlan0 essid VilaRica1

#iwconfig wlan0 key off

#iwconfig wlan0 key "aabbccddee" open
#iwconfig wlan0 channel x

#iwconfig wlan1 mode ad-hoc
#iwconfig wlan1 essid Zeus
#iwconfig wlan1 key "aabbccddee" open



E todas essas linhas que comentei, eu as inseri no arquivo "rc.local", que é o script de inicialização, conforme vc me orientou:

#!/bin/sh
# Brazilfw Local Command Init Script

iwconfig wlan0 mode Managed

iwconfig wlan0 essid MyInternetEssid

iwconfig wlan0 key "aabbccddee" open

iwconfig wlan1 mode ad-hoc

iwconfig wlan1 essid MyLocalNetEssid

iwconfig wlan1 key "aabbccddee" open



O único porém, é que minha internet está instável. Não posso dizer com certeza que seja alguma configuração do BFW. Más quando ligo tudo no windows, a internet fica estável.
No meu BFW, tá caindo muito a internet. Na minha rede wireless local, cai muito tb. Não sei se tem algo a ver com o HDparm ligado, que depois de alguns minutos desliga meu HD (más acho que não influi pois o sistema está todo na Randrive). Bom, caso nosso grande mestre Claudio leia este Post, se puder nos dar uma luz, eu agradeço.
Na minha DMZ (onde está a wlan1) meus micros não capturam IP dinâmico. Tenho que configurar tudo no "braço" em meus micros, usando assim IP estático, apontamentos para Gateway e DNS, etc, etc.
hepcruz
 

Mensagempor Claudio » Dom Mai 14, 2006 5:38 pm

Deixem me participar dessa discussão que isso é importante para o desenvolvimento do bfw, principalmente do add-on que o andrehp está fazendo (e que eu pretendo aproveitar para incorporar ao sistema oficial).

reparei que na inicialização do servidor aparece no monitor erros referente a estas linhas no arquivo mod.aa_ndis.


Se você puder postar os erros isso seria util pra nós.

A diferença entre o mod.aa_ndis e o rc.local é que o mod.aa_ndis é a seguinte.

O mod.aa_dis é executado antes que o bfw configure a rede.
O rc.local é executado depois que a rede já está configurado.

Então eu proponho que o mod.aa_ndis fique asssim:


#!/bin/sh
# Load ndiswrapper module

insmod /lib/modules/ndiswrapper.o

ifconfig wlan0 up

#iwconfig wlan0 mode Managed
#iwconfig wlan0 essid VilaRica1

#iwconfig wlan0 key off

#iwconfig wlan0 key "aabbccddee" open
#iwconfig wlan0 channel x

#iwconfig wlan1 mode ad-hoc
#iwconfig wlan1 essid Zeus
#iwconfig wlan1 key "aabbccddee" open

A sequencia que eu estou propondo é:
1 - Carregar o driver (insmod)
2 - Subir a placa (ifconfig)
3 - Configurar o wireless (iwconfig)
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Mensagempor maeliseu » Dom Mai 14, 2006 6:40 pm

erro =
Código: Selecionar todos
Loading package modules...
Using /lib/modules/ndiswrapper.o
ndiswrapper version 1.10 loaded (preempt=no,smp=no)
SIOCGIFFLAGS: No such device
Error for wireless request "Set Mode " (8B06) :
    SET failed on device wlan0 ; No such device.
Error for wireless request "Set Mode " (8B04) :
    SET failed on device wlan0 ; No such device.
Error for wireless request "Set Mode " (8B2A) :
    SET failed on device wlan0 ; No such device.
Error for wireless request "Set Mode " (8B1A) :
    SET failed on device wlan0 ; No such device.
ndiswrapper: driver mrv8000c (Marvell,02/22/2005,3.1.1.7) loaded


e coloaquei assim no mod.aa_ndis:
Código: Selecionar todos
#!/bin/sh
# Load ndiswrapper module

insmod /lib/modules/ndiswrapper.o

ifconfig wlan0 up

iwconfig wlan0 mode ad-hoc
iwconfig wlan0 channel x                                                       
iwconfig wlan0 key s:xxxxxxxxxxxxx
iwconfig wlan0 essid any essid xxx
maeliseu
 

Mensagempor maeliseu » Dom Mai 14, 2006 6:49 pm

hahahaha
inseri um comando de espera depois do "insmod /lib/modules/ndiswrapper.o "
e foi
:)

ficou assim
#!/bin/sh
# Load ndiswrapper module

insmod /lib/modules/ndiswrapper.o

sleep 3

ifconfig wlan0 up

iwconfig wlan0 mode ad-hoc
iwconfig wlan0 channel x
iwconfig wlan0 key s:xxxxxxxxxxxx
iwconfig wlan0 essid any essid xxx
Editado pela última vez por maeliseu em Seg Mai 15, 2006 2:19 pm, em um total de 1 vez.
maeliseu
 

Mensagempor Claudio » Seg Mai 15, 2006 9:09 am

Muito interessante.
Isso significa que o problema não é a falta do ifconfig, e sim uma questão de TEMPO. o ndiswrapper deve levar alguns instantes para reconhecer a placa e o iwconfig estava sendo rodado imediatamente. :shock:
Quando você colocava as regras no rc.local, sem querer, você estava adiando elas um pouco.

Esperimente remover o ifconfig, acho que ele não vai fazer falta.
É por isso que eu tenho dificuldade em desenvolver os drivers wireless sem o hardware na mão, eu não teria chegado a essa conclusão sem ver a "coisa", nunca.

Alô André, isso precisa ser considerado no seu add-on.
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Mensagempor maeliseu » Seg Mai 15, 2006 2:18 pm

Claudio escreveu:.....Esperimente remover o ifconfig, acho que ele não vai fazer falta.........


Realmente

mod.aa_ndis
#!/bin/sh
# Load ndiswrapper module

insmod /lib/modules/ndiswrapper.o

sleep 3

iwconfig wlan0 mode ad-hoc
iwconfig wlan0 channel x
iwconfig wlan0 key s:xxxxxxxxxxxx
iwconfig wlan0 essid any essid xxx
maeliseu
 

Mensagempor hepcruz » Seg Mai 22, 2006 9:13 am

Claudio,
conforme me pediu, testei as wireless em outros modos, já que ninguem postou resultados pra vc.

A Marvell 8335 não consegui fazer funcionar em modo Master (AP) com o Ndiswrapper. Pode ser que eu tenha errado em aguma linha do arquivo, contudo, se a única alteração para que funcionasse nesse modo era editar a linha "iwconfig wlanx mode xxxxxx" para "Master", eu o fiz e mesmo assim não funcionou.
Adquirir (só para testes) 1 wireless da Marca SMC (SMCWPCIT-G) com chip Atheros (ela é Turbo G, 108Mbps) e 1 Samsung (SWL-2300P) com chip Texas ACX100. Tentei "levantá-las" em modo Master, porém tb não obtive sucesso. Para estas 2 ultimas, tentei Master usando tanto driver nativo quanto genérico (ndiswrapper), e tb não consegui.
Agora vou partir para os testes em modo Bridge com ndiswrapper.
Posto mais tarde os resultados.
hepcruz
 

Mensagempor Claudio » Seg Mai 22, 2006 9:42 am

Obrigado
Eu li esse fim de semana que o ndiswrapper não suporta o modo master. E fim de papo.

Eu tenho quase certeza que a atheros com o driver nativo, funciona em modo master. A acx100 eu creio que não faz.

Você chegou a usar a acx100 e a atheros com o ndiswrapper? mesmo que seja em modo ad-hoc e managed.
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Mensagempor hepcruz » Ter Mai 23, 2006 10:21 am

Você chegou a usar a acx100 e a atheros com o ndiswrapper? mesmo que seja em modo ad-hoc e managed.


Sim Claudio.

Em modo ad-hoc e managed funcionaram bem, tanto com ndis quanto com o nativo.


Eu tenho quase certeza que a atheros com o driver nativo, funciona em modo master. A acx100 eu creio que não faz.


Bom, tentei porém não consegui... com o ndis a atheros foi reportada em log da seguinte forma:

ndiswrapper version 1.10 loaded (preempt=no,smp=no)
May 20 16:44:12 brazilfw user.info kernel: ndiswrapper: driver net5211 (D-Link,7/7/2004,2.2.4.32) loaded
May 20 16:44:12 brazilfw user.info kernel: PCI: Found IRQ 10 for device 00:09.0
May 20 16:44:12 brazilfw user.err kernel: ndiswrapper (NdisWriteErrorLogEntry:229): log: C0001389, count: 4, return_address: c48b3f24
May 20 16:44:12 brazilfw user.err kernel: ndiswrapper (NdisWriteErrorLogEntry:232): code: 3287188776
May 20 16:44:12 brazilfw user.err kernel: ndiswrapper (NdisWriteErrorLogEntry:232): code: 40
May 20 16:44:12 brazilfw user.err kernel: ndiswrapper (NdisWriteErrorLogEntry:232): code: 3281190912
May 20 16:44:12 brazilfw user.err kernel: ndiswrapper (NdisWriteErrorLogEntry:232): code: 3281190912
May 20 16:44:12 brazilfw user.warn kernel: ndiswrapper (miniport_init:227): couldn't initialize device: C000009A
May 20 16:44:12 brazilfw user.warn kernel: ndiswrapper (pnp_start_device:533): Windows driver couldn't initialize the device (C0000001)
May 20 16:44:12 brazilfw user.info kernel: eth0: link up, 100Mbps, full-duplex, lpa 0x45E1
May 20 16:44:12 brazilfw authpriv.info dropbear[637]: Running in background
May 20 16:44:12 brazilfw user.notice root: The Internet Network Interface Card was not set properly
May 20 16:44:12 brazilfw daemon.info dnsmasq[728]: started, version 2.26 cachesize 150
May 20 16:44:12 brazilfw daemon.info dnsmasq[728]: compile time options: no-IPv6 GNU-getopt RTNetlink ISC-leasefile no-DBus no-I18N
May 20 16:44:12 brazilfw daemon.info dnsmasq[728]: DHCP, IP range 192.168.2.10 -- 192.168.2.15, lease time 1h
May 20 16:44:12 brazilfw daemon.info dnsmasq[728]: DHCP, IP range 192.168.0.10 -- 192.168.0.20, lease time 2h
May 20 16:44:12 brazilfw daemon.warn dnsmasq[728]: running as root
May 20 16:44:12 brazilfw daemon.info dnsmasq[728]: read /etc/hosts - 2 addresses
May 20 16:44:12 brazilfw daemon.info dnsmasq[728]: reading /etc/resolv.dns
May 20 16:44:20 brazilfw user.notice root: Starting cron


Vou rever todas as configs e linhas pra ver o que consigo, e volto a postar aqui.
Com a ACX100 não consegui em modo master usando nem ndis nem nativo. Posso estar errando em algum parametro.
hepcruz
 

Mensagempor Claudio » Ter Mai 23, 2006 12:08 pm

Bom, tentei porém não consegui... com o ndis a atheros foi reportada em log da seguinte forma:


Eu estava me referindo a atheros com o driver nativo (madwifi).

Com o ndis nenhuma placa funcionará em modo master. Espero que isso seja desenvolvido breve.
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Mensagempor hepcruz » Ter Mai 23, 2006 9:34 pm

Eu estava me referindo a atheros com o driver nativo (madwifi).


onde encontro pra baixar??É no site do fabricante???
hepcruz
 

Mensagempor nailsonbarroso » Qua Mai 24, 2006 11:55 am

Bom dia pessoal,

Continuo fazendo os testes : utilizei desta vez o drive nativo que esta disponibilizado em dload.php?action=category&cat_id=25
o resultado foi o seguinte : subiu em todos os modos- ad-hoc, managed e ap, só que nao houve comunicacao (o mesmo que aconteceu com o BFW2.26).
RESULTADO : O Ndis é + estável que o drive Nativo na versao 2.28 ja que em ad-hoc e managed houve comunicacao logo de 1ª..100%.. para o meu caso....BRIDGE....espero que o ndis logo esteja disponivel tambem para o modo MASTER.

Mestre Claudio, logo que possivel irei testar o drive nativo da ATHEROS e postaria os resultados....se funcionou ou nao em modo MASTER - bridge...
nailsonbarroso
 

Mensagempor Claudio » Qua Mai 24, 2006 2:19 pm

Ndis com bridge deu certo? (qualquer placa)
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:


Voltar para Wireless

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron