add-on para configurar a sua rede wireless (fase de testes)

Fórum de discussão para "wireless".

add-on para configurar a sua rede wireless (fase de testes)

Mensagempor André R. Viggiano » Qui Mai 18, 2006 8:42 pm

esse topico é Add-On Factory só que em portugues :lol:
mande criticas e sugestoes por aqui...


grato
André R. Viggiano
 

Mensagempor André R. Viggiano » Qui Mai 18, 2006 8:47 pm

------
Editado pela última vez por André R. Viggiano em Dom Jul 16, 2006 8:09 pm, em um total de 2 vezes.
André R. Viggiano
 

Mensagempor gamba47 » Qui Mai 18, 2006 11:13 pm

Tengo una gran duda.

Con una placa de red inalambrica a cuantas maquinas se le puede dar acceso inalambrico???

Gracias. gamba47

Excelente Trabajo. :aplause: :aplause: :aplause: :aplause:
Avatar do usuário
gamba47
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7243
Registrado em: Ter Dez 27, 2005 1:51 pm
Localização: Buenos Aires, Argentina
BrazilFW Box: Pentium4 1256mb RAM HD 200gb
BrazilFW 3.0.237 without Squid
3 ADSLs & 1 Cablemodem
50 Users & more!

Mensagempor hepcruz » Sex Mai 19, 2006 12:00 am

Grande Andre,

Muito bacana esta interface de configuração... facilita e muit a vida da galera que não tem muita pratica em editar arquivos de configuração em linux.
Más me diga uma coisa:

- ao utilizar esta interface grafica (Add-on), após preenchido, ele consegue distinguir quando estamos usando driver nativo (insere os parametros no "/etc/rc.d/pkgs/mod.wireless"), e quando estamos usando driver genérico (insere parametros no "/etc/rc.d/pkgs/mod.aa_ndis")????
hepcruz
 

Mensagempor maeliseu » Sex Mai 19, 2006 12:12 am

andre , tem como mudar a ordem de como é feito os comandos para configurar a placa pois aqui só nesta ordem funciona legal

iwconfig wlan0 mode ad-hoc
iwconfig wlan0 channel x
iwconfig wlan0 key s:xxxxxxxxxxxxx
iwconfig wlan0 essid any essid xxxxxxx
maeliseu
 

Mensagempor André R. Viggiano » Sex Mai 19, 2006 9:23 am

hoje ou amanha vou mexer na versao 0.3
pretendo colocar nessa versao:
- configuracao avançada (dai da para configurar mais de uma placa)
- colocar o sleep (possivel solucao do problema do carregamento do driver)
- mudar a ordem das configuracoes (sugestao pelo maeliseu)
Editado pela última vez por André R. Viggiano em Sex Mai 19, 2006 9:39 am, em um total de 2 vezes.
André R. Viggiano
 

Mensagempor André R. Viggiano » Sex Mai 19, 2006 9:24 am

hepcruz
na versao 0.2 nao da para configurar mais de uma placa

ele nao grava no mod.aa_ndis ou mod.wireless, o script responsavel para isso é o arvwireless.run na pasta /var/arvwireless

obs. nao se assuste com script ainda estou aprendendo a programar no shell e cgi... :roll:
André R. Viggiano
 

Mensagempor hepcruz » Sex Mai 19, 2006 9:56 am

Fala Grande Andre.

Veja bem, a grande maioria das placas wireless que estão sendo usadas pela galera que acessa o forum para referencias, busca sua configurações nos dois principais arquivos que lhe informei... como é que o sistema trata script??? Ele faz algum link ou associação direta, o que leva a configuração do seu arquivo 'arvwlireless.run" para os arquivos padrões de configuração wireless??? Ou ele passam a ser desnecessários, pois o sistema entende que o arquivode referencia é o arvwireless???

Uma outra sugestão que gostaria de acrescentar, que talvez possa ser muito útil, fazendo com que nosso driver linux, seja nativo ou genérico, não tenha nada a perder para o driver da placa no windows, o qual mostra em tempo real, a situação do modo de trabalho da placa:

- quando listamos o status da placa wireless com o comando "iwconfig", hora ele mostra o status (link qualitty, link level, noise level, etc, etc) de um jeito, com uma porcentagem, e hora mostra tudo zerado... oiu, seja, temos que ficar executando constantemente este comando, sempre que desconfiamos do niivel de sinal de rádio, das taxas TX e RX, entre outras coisas. Sei que não devemos considerar muita coisa nos resultados deste comando, caso a navegação esteja satisfatória, porém, ter um script que mostre na tela essas oscilações de porcentagem em tempo realm, a medida que ela cresce ou diminui, seria muito interessante, principalmente visualmente.

- um outro script de monitoramento de estabilidade de conexão tb é muito interessante, pois em algumas regiões, as operadoras de internet via rádiio, ou até mesmo o nosso roteador BFw compartilhando internet com uma rede wi-fi, costuma ter quedas repentinas da conexão. Assim, somos obrigados a fica "pingando" a rede o tempo inteiro para verificar se há conexão, em momentos que a navegação oscila. Este script, tornaria automático o processo de testes que fazemos manualmente, e quando ele verificasse esta oscilação, "restauraria o link de conexão" e automaticamente, ele reconfiguraria toda nossa rede novamente (para que recebe ip dinamico das operadoras), ou até mesmo pra quem usa tudo estático.

Há alguns anos atrás, quando eu estudava administração de sistemas e rede linux, meu intrutor passou um "case' de um cliente dele, que tinha problemas com quedas de link da LP contratada, e toda vez que precisava emitir os tickets de frete para entras nas induústrias com seus caminhoes de carga, ele tinha problemas, e as carretas não eram permitidas acessar o pátio das fabricas para carregarem, ou seja, ele perdia dinheiro, pois perdia acesso a internet, uma vez que os tickets eram emitidos on-line nos sistemas das fábricas. Para este caso, nós escrevemos uma rotina (script) que fazia justamente o que eu propus a vc acima: o cliente teve qe contratar um link ADSL, e permanecer com o link LP, e o script ficava monitorando a conexão com a LP, no momento que ela oscilava, o script "migrava" toda configuração de rede internet e compartilhmento para o link ADSL, e o usuário nem percebia a queda de conexão, o navegador só levava alguns segundos para terminar de carregar a página que estava sendo visitada. Enquanto isso, o script passava a monitorar o lik ADSL, na anormalidade, ele novamente "migrava" toda configuração de rede para o link LP... e assim por diante... enfim, o problema do empresário de trasnpportes foi resolvido. Estou tentando encontrar onde está este exercício que fizemos pra postar aqui, pois pode ser útil, claro, que não precisa ser para os dois links... más somente de nossa conexão
hepcruz
 

Mensagempor André R. Viggiano » Sex Mai 19, 2006 10:11 am

eu uso o driver generico (Ndiswrapper), comigo funcionou perfeitamente o script
precisava saber se é valido o meu script para o driver nativo.
meu script ignora mod.aa_ndis ou mod.wireless (ele nao grava nada neles)

uma boa sugestao desse script de monitoramento (tinha pensado nesses dias sobre isso), preciso fuçar mais em shell e ter mais tempo para brincar....

grato
André R. Viggiano
 

Mensagempor André R. Viggiano » Dom Mai 21, 2006 11:56 am

lançada a versao 0.3
novidades
- configuracoes avancadas
- colocacao do sleep e ifconfig (problema do driver)
- alteração da ordem das configurações

o link para download v0.3:
http://andrehp.no-ip.org/others/bfw/arvwireless.tgz
André R. Viggiano
 

Mensagempor maeliseu » Dom Mai 21, 2006 12:58 pm

testando , até agora tudo ok , ha e obrigado ao Andre por ter modificado a ordem dos comandos, :aplause:
:D :D :D :D :D :D
maeliseu
 

Mensagempor maeliseu » Qua Mai 24, 2006 11:29 am

testado e aprovado
:aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause:


pessoal coloca este ad-on no Download / Testing Add-ons
maeliseu
 

Mensagempor eduleme » Qua Mai 24, 2006 2:54 pm

Gostaria de testar tb mas o link descrito acima num ta funcionando....
eduleme
 

Mensagempor André R. Viggiano » Qua Mai 24, 2006 6:49 pm

o meu servidor esta com problemas, vou ver se o claudio ou qualquer outro responsavel pode colocar meu add-on no ar...

grato
André R. Viggiano
 

Mensagempor IceMan - Brazil » Qua Mai 24, 2006 7:57 pm

Manda pro meu e-mail que subo pro site...:)
Não dou suporte via MP ou MSN.Favor usar o fórum.

"Estreita é a porta da salvação e larga a da tentação"
"A calcinha não é a melhor coisa do mundo. Mas esta bem perto..."
Avatar do usuário
IceMan - Brazil
BFW Senior
 
Mensagens: 3211
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 7:10 pm
Localização: São Paulo
BrazilFW Box: BFW 3.x
DELL Latitude 110 - LAN USB + on-board
ADDON: Tcptrack
Conexão: NET Virtua 10mb

Mensagempor André R. Viggiano » Qua Mai 24, 2006 10:09 pm

ice mandei para claudio uma copia agora pouco...
se quiser mando para voce tambem

obrigado!
André R. Viggiano
 

Mensagempor IceMan - Brazil » Qui Mai 25, 2006 3:51 am

Mande pra mim.
Pois em se tratando de subir add-ons, é comigo...hehehe
Não dou suporte via MP ou MSN.Favor usar o fórum.

"Estreita é a porta da salvação e larga a da tentação"
"A calcinha não é a melhor coisa do mundo. Mas esta bem perto..."
Avatar do usuário
IceMan - Brazil
BFW Senior
 
Mensagens: 3211
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 7:10 pm
Localização: São Paulo
BrazilFW Box: BFW 3.x
DELL Latitude 110 - LAN USB + on-board
ADDON: Tcptrack
Conexão: NET Virtua 10mb

Mensagempor André R. Viggiano » Qui Mai 25, 2006 8:03 pm

e-mail enviando, ice! :)

obrigado!!!
André R. Viggiano
 

Mensagempor IceMan - Brazil » Sex Mai 26, 2006 8:49 am

andrehp escreveu:e-mail enviando, ice! :)

obrigado!!!
Feito.

Qualquer atualização, me enviar via e-mail que substituo.
Não dou suporte via MP ou MSN.Favor usar o fórum.

"Estreita é a porta da salvação e larga a da tentação"
"A calcinha não é a melhor coisa do mundo. Mas esta bem perto..."
Avatar do usuário
IceMan - Brazil
BFW Senior
 
Mensagens: 3211
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 7:10 pm
Localização: São Paulo
BrazilFW Box: BFW 3.x
DELL Latitude 110 - LAN USB + on-board
ADDON: Tcptrack
Conexão: NET Virtua 10mb

Mensagempor André R. Viggiano » Sex Mai 26, 2006 1:22 pm

obrigado ICE
agora meu add-on esta na area de testes na sessao de download

http://brazilfw.com.br/forum/dload.php
André R. Viggiano
 

Mensagempor Hamski » Ter Mai 30, 2006 2:36 pm

Cool stuff ! meybe You translate this in to english ? hmm this will be nice
Hamski
 

Mensagempor André R. Viggiano » Ter Mai 30, 2006 4:19 pm

irei melhorar nesse fim de semana o suporte multi-linguagem

grato
André R. Viggiano
 

Mensagempor Elton Guedes ® » Dom Jun 04, 2006 1:50 pm

Caro André,

Ainda estou começando a engatinhar em wireless mas desde já gostei muito da sua iniciativa... parabéns!!!
Elton Guedes ®
 

Mensagempor André R. Viggiano » Dom Jul 16, 2006 8:08 pm

nova versao 0.4

novidades:
-suporte a multi-linguagem

por enquanto tem (portugues e ingles, obrigado Esteban)

em desenvolvimento
- verificador de qualidade de sinal (ta meio gambi a ideia ainda estou implementando)

http://www.brazilfw.com.br/forum/dload.php?action=category&cat_id=32
André R. Viggiano
 

Mensagempor maeliseu » Dom Jul 16, 2006 10:15 pm

em desenvolvimento
- verificador de qualidade de sinal (ta meio gambi a ideia ainda estou implementando)

Andrehp querendo compartilhar ou alaguem pra testar , só falar , ha em tempo parabéns
maeliseu
 

Mensagempor André R. Viggiano » Seg Jul 17, 2006 12:49 am

a ideia só esta na cabeca ainda nao implementei por falta de tempo... hehehehehe
mesmo assim valeu :)
André R. Viggiano
 

Mensagempor igorandre » Sex Out 12, 2007 10:23 pm

Pera, deixa eu ver se entendí.
o arvwireless.tgz é um addon que devo passar para o BFW (assim como fiz com o cative, L7 e outros?), e no BFW (acessando pelo webadmin) eu terei um tutorial me explicando como configurar um BFW com uma placa wireless? É isso? E o arvwireless-lang_br.tgz coloco junto para ter o tutorial em Português, seria isso?

Grato!
igorandre
 

Mensagempor Claudio » Sáb Out 13, 2007 11:14 am

o arvwireless.tgz é um addon que devo passar para o BFW (assim como fiz com o cative, L7 e outros?), e no BFW (acessando pelo webadmin) eu terei um tutorial me explicando como configurar um BFW com uma placa wireless? É isso? E o arvwireless-lang_br.tgz coloco junto para ter o tutorial em Português, seria isso?


Sim, instale esses arquivos no seu sistema:

iwtools.tgz (vem no sistema)
rt61.tgz (o driver da placa)
arvwireless.tgz (o configurador)
arvwireless-land_br.tgz (pacote com o idioma portugues para o arv)

Com isso, vai aparecer uma nova opção no seu webadmin onde você poderá configurar a placa com facilidade, fica parecida com aquelas páginas de configuração de Access Point.
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Mensagempor igorandre » Sáb Out 13, 2007 2:32 pm

Blz claudio, agora sim entendí, confesso que sou burro, ou penso devagar.

Uma pergunta.

To montado o BFW agora, eu já posso colocar a placa de rede sem fio e a placa de rede normal agora? Mesmo sem ter o drive da placa de rede wem fio no wizard? Ou tenho que fazer o wizard com uma placa e depois tirar e colcoar a sem fio?
igorandre
 

Mensagempor maeliseu » Sáb Out 13, 2007 2:36 pm

pode por fazer o wizard com a placa de rede wireless espetada , e depois colocar o driver da wireless!!!
maeliseu
 

Mensagempor igorandre » Sáb Out 13, 2007 6:23 pm

Ok, addons instalado, acho que a coisa tá indo, mas agora pergunto, como faço para configurar a placa? Ou melhor, como faço para dizer ao BFW que a placa que vai receber a internet é a placa de rede sem fio?

Tipo, nessas configurações não sei o que colocar:

Dispositivo da sua rede Wireless:
wlan0 wlan1 eth0 eth1 ????????????????????????????????????

Modo:
??????????????????????????????

Lembrando que nesse BFW irei receber internet sem fio de um outro BFW que tá jogando a internet sem fio por um access point.
igorandre
 

Mensagempor maeliseu » Sáb Out 13, 2007 6:38 pm

no seu caso que é rt61.tgz o drive a placa de rede wireless é ra0
pra vc ter certeza , depois que vc colocar o driver , entre no webadmin/Ferramentas de Diagnóstico/Status da Interface de Rede
isso vai listar as suas placas tipo eth0 e deve ter uma ra0
maeliseu
 

Mensagempor igorandre » Sáb Out 13, 2007 6:47 pm

maeliseu,
Tas aí ainda? :D Sai daí não.

Ok, tem uma ra0, já coloquei.

E o modo? Qual devo colocar? Lembrando que esse BFW tá com a seguinte configuração da internet:
Status da Rede - Internet
Estado DOWN
Tipo de Internet Ethernet (Ip Fixo)
Endereço IP Externo 192.168.27.2
Máscara de Rede 255.255.255.252
Porta de Ligação (Gateway) 192.168.27.1

Onde o sinal para ele está vindo sem fio de outro BFW.
igorandre
 

Mensagempor igorandre » Sáb Out 13, 2007 6:57 pm

Hum, achei algo estranho aqui.
No Menu Principal, Configuração da Internet, na opção, Dispositivo da Rede Internet, no meu entender deveria ficar ra0, eu coloco ra0, salvo, backup, mas continua eth1, sempre que eu volto tá eth1, o que faço?
igorandre
 

Mensagempor maeliseu » Sáb Out 13, 2007 6:58 pm

modo managed :) acho
a parte dos ip´s é na configuração do webadmin/Configuração da Internet
e aparte do ssid, canal , chave wep, é no arvwireless
ok!!!
:)
maeliseu
 

Mensagempor Claudio » Sáb Out 13, 2007 6:59 pm

Ok, tem uma ra0, já coloquei.


Isso é bom sinal.
Significa que o driver reconheceu a sua placa, pelo menos o hardware parece estar ok.

Quanto ao modo:

Faltou você dizer uma coisa muito importante. O que você pretende fazer com essa placa?
Opção 1: Receber a internet que vem de um provedor via rádio
Opção 2: Enviar a internet para um access point que você comprou e que vai servir de ligação com os computadores da sua rede local.
Opção 3: Fazer o próprio brazilfw funcionar como se fosse um Access Point servindo os computadores da sua rede local.

Se a sua intenção era a opção 3, sinto muito. Essa placa não dá suporte. Esse seria o modo MASTER.

Nas opções 1 e 2, você tem duas opções de trabalho:
Modo MANAGED serve para se comunicar com um access point qualquer (pode ser do provedor ou da sua rede interna). Tambem chamado de INFRASTRUCTURE.
Modo AD-HOC serve para se comunicar diretamente com outro computador que tambem tenha uma placa, sem access point no meio. Tambem chamado de ponto-a-ponto.
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Mensagempor maeliseu » Sáb Out 13, 2007 7:01 pm

eita ,ainda escreverei como o Claudio !!!!!!!
maeliseu
 

Mensagempor igorandre » Sáb Out 13, 2007 7:13 pm

maeliseu, Claudio,

KKkkk, realmente o cara se espressa como ninguém, é realmente um mito! E to me sentido o cara tendo minahs duvidas sendo lidas e tiradas também com ele!
uahhuauhauh

Voltando ao assunto e falando sério.

Vamos lá:
1- Consegui SUBIR a rede como vocês dizem, ou seja, ela tá dando UP.
2- O que quero fazer é a opção 1 (Opção 1: Receber a internet que vem de um provedor via rádio)
Na verdade o provedor é o meu BFW que jogo a net para um access point, como se fosse uma cascata.
3- Agora que vejo que tudo tá ok, tenho certeza que o que tá faltando é algo ou no meu access point ou no meu BFW (o principal) pois agora nesse BFW que estou configurando aqui com vocês, a placa tá dando UP mas não reconhece o DNS e GATEWAY, aí eu pergunto, o que falta?
To mandando as configurações abaixo:

No BFW principal, liberei o seguinte ip/subrede para esse BFW que vai receber o sinal sem fio:
IP 192.168.27.2, máscara 255.255.255.248 e gateway 192.168.27.1, na parte da internet do BFW que vai receber o sinal sem fio tá assim também.

Sendo quê, tô notando aqui no meu access point que não to vendo essa placa, e já liberei o mac dela. Falta algo mais?
igorandre
 

Mensagempor maeliseu » Sáb Out 13, 2007 7:23 pm

Vc já usou um cliente windows ai onde vc está , acessando este seu AP?
se sim é pra funcionar o BFW como cliente deste seu AP !!!
reveja a parte de canal , Id da rede o (SSID), chave se tiver , é WEP???
Se for WPA tem Mas coisa pra ser instalado e configurado .
Reveja esta configuração do seu AP !!!!! pois parece que não está se conectando
o Seu BFW é um cliente do AP , configure ele como vc faz com os seus outros clientes!!!
maeliseu
 

Mensagempor igorandre » Sáb Out 13, 2007 7:28 pm

maeliseu,

É, realmente achei o problema, mas não o motivo.

O problema, aqui no access point não consigo ver a placa na área de usuários conectados, portando tudo indica que a placa não tá se conectando ao access point.

A placa está sim ok, já usei aqui nesse pc que teclo com você agora como uma cliente normal do BFW.

Vou rever aqui calmamante as cofnigurações aqui entre o AP e a placa, pois com certeza só falta isso.

Eu uso WEP.

Peço que apesar de ter fugido um pouco do assunto, que Claudio ou algum outro moderador/admin não mude para off topics.

19:28 (fazendo os testes)
igorandre
 

Próximo

Voltar para Wireless

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 1 visitante

cron