BFW FTTH GPON e ONT

Fórum em português destinado a discussões gerais e ajuda aos usuários do BrazilFW 3.x

BFW FTTH GPON e ONT

Mensagempor etelts » Qua Ago 07, 2019 6:55 am

Bom dia, eu instalei um GPON de 1Gbi FTTH mas o modem está bloqueado e não me satisfaz. Fiquei me perguntando: se eu instalar um ONT o BFW é capaz de gerenciar o PPPOE para conexão à internet e para telefonia (eles usam dois VCIs diferentes: um é vpi 8 vci 35 e o outro vpi 8 vci 36)? Entre os recursos que o provedor me disse eles mencionam: encapsulamento VPI 8 VCI 36 LLC RFC2684 protocol Bridged dynamic.
Na net, encontrei um cfg que não sei se pode ser implementado no BFW (com as adaptações do case para arquivos de interface e cfg que no bfw são diferentes, claro):

Código: Selecionar todos
/ etc / network / interfaces
auto eth0 eth0.835 ppp0
iface eth0 inet manual
iface eth0.835 inet manual
iface ppp0 inet ppp
   provedor ft_fibre


Código: Selecionar todos
/ Etc / ppp / pares / ft_fibre
pty "/ usr / sbin / pppoe -I eth0.835 -T 80 -m 1452"
noipdefault
hide-senha
lcp-echo-interval 20
lcp-echo-failure 3
conecte / bin / true
noauth
persistir
Mt 1492
usepeerdns
defaultroute
noaccomp
default-asyncmap
plugin rp-pppoe.so eth0.835
usuário "fti / XXXXXXX"


Eu não tenho idéias muito claras, quem sabe se alguém pode me ajudar.

Desde já agradeço e saúdo todos

Emilio

PS desculpe se a tradução não é das melhores ... escrevo com o google tradutor ...
Avatar do usuário
etelts
BFW Novice
 
Mensagens: 50
Registrado em: Sáb Fev 05, 2011 5:29 pm
BrazilFW Box:

Re: BFW FTTH GPON e ONT

Mensagempor tremir17 » Sex Dez 13, 2019 10:31 pm

Hola, me sumo a este tema, tendria que crearce un hilo sobre este tema, claro argentina esta brindando servicio de fibra optica con el modem Nokia G-240w-c y esta bloqueado el modem con dhcp y gateway 192.168.1.254, al intentar realizar un balance de carga con 2 fibra optica de claro argentina se bloquea una linea de fibra optica,internet en eth1 y internet2 la eth2; con una conexion fibra optica claro argentina y una conexion ADSL de telecom se bloquea la conexion de fibra optica de claro se cae o no funciona.
Avatar do usuário
tremir17
BFW Curious
 
Mensagens: 28
Registrado em: Sex Jan 10, 2014 10:46 pm
BrazilFW Box:

Re: BFW FTTH GPON e ONT

Mensagempor etelts » Sáb Dez 14, 2019 12:46 pm

Meu modem é um Technicolor FGA2130FWB, em que o FWB provavelmente significa que ele é feito para o FASTWEB e já instalou um ONT a bordo ... desbloqueando-o, você pode entender algo mais, mas no momento não me parece que alguém ainda tenha conseguido desbloqueá-lo ( é muito recente).

Mas o problema fundamental sobre o qual não estou claro é: se eu digo ao operador para montar um ONT em vez do modem e minha fibra acaba na interface RJ45 do ONT, como devo configurar o BFW? como um PPPOE, onde o BFW gerencia a conexão PPPOE ou como um IP estático, onde o BFW atua como um roteador puro?

No momento, o operador me atribuiu um IP público estático e eu conectei o BFW na DMZ em uma porta Ethernet do meu modem: funciona, mas não tenho diagnóstico na conexão nem no modem.

Pedi ao operador que me configurasse o modem (já que está bloqueado) para que eu pudesse conectar uma porta de modem com PPPOE, mas o operador não está disponível.

Estou interessado em ter os diagnósticos de conexão e modem: posso passar sem o diagnóstico do modem, mas não o da conexão.

Emilio

PS Espero que o tradutor do google tenha traduzido minha mensagem de maneira compreensível ... Peço desculpas por qualquer problema na conversão do italiano para o português.
Avatar do usuário
etelts
BFW Novice
 
Mensagens: 50
Registrado em: Sáb Fev 05, 2011 5:29 pm
BrazilFW Box:

Re: BFW FTTH GPON e ONT

Mensagempor ederr » Ter Abr 14, 2020 12:19 am

Bom não sei como vc recebe internet se vc consegue conectar a internet através desse moldem com uma conexão a cabo cat5 com conector rj45 provavelmente voce pode usar ele ligado direto ao bfw pelo wan com a configuração dhcp , estatica ou discar um servidor pppoe ,para vc ter melhor intendimento vou deixa o link da wiki para voce poder entender melhor o bfw.

https://wiki.brazilfw.com.br/doku.php?id=network

ai tem muita coisa e talvez voce possa ate mesmo ser mais claro em sua pergunta
Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E7500 @ 2.93GHz - Memória:964.49 MiB - Unidade /partition:Total: 146.29 GiB + EPM
Avatar do usuário
ederr
BFW Curious
 
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Mai 09, 2014 10:32 am
BrazilFW Box:

Re: BFW FTTH GPON e ONT

Mensagempor etelts » Ter Abr 14, 2020 12:43 pm

Obrigado pela resposta, tento explicar melhor o meu problema.
Código: Selecionar todos
internet
fiber       _______     
 |         |       |           
 |---------| modem |-------> DHCP 192.168.1.x for
           |_______|         local internet connection
            |     |
            |     |--------------   pppoe dhcp     <--|
            |                    pubblic address      |
            |                                         |
            |--------- VPN(?) 10.152.x.x for VoIP  <--|
                       service with local DNS no      |
                       accesible from LAN             |
                                                      |
        network connections make by modem internal -->|



Meu modem tem um ONT interno, eu poderia solicitar a instalação de um ONT externo que, de um lado, se conecte à fibra e, do outro lado, um RJ45 para Ethernet

Ainda não o fiz porque, se tenho quase certeza de que o BFW no modo PPPOE se conecta à Internet através do dispositivo ONT, não sei como criar a conexão com a rede 10.x.x.x da operadora usada para rotear o serviço telefônico.

Minha idéia é fazer a conexão com o BFW e fazê-lo criar uma VPN (?) Em outra interface de rede à qual eu conectaria uma SIPURA ou asterisk para gerenciar a telefonia VoIP que, repito, viaja em uma rede 10 .xxx do operador com seu próprio servidor DNS e VoIP.

Vejo pelo link que você me enviou que nas novas versões do BFX (ainda uso o 2.32.2 com o qual me sinto muito confortável). O BFW também gerencia VPNs ... muito interessantes!

Dando o comando ifconfig em outro modem de outro operador, relativo à VPN (?) para voip, vejo o seguinte:


voipptm0 Link encap:Ethernet HWaddr 10:13:31:C9:EE:86
inet addr:10.143.144.25 Bcast:10.143.147.255 Mask:255.255.252.0
UP BROADCAST MULTICAST MTU:1500 Metric:1
RX packets:0 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
TX packets:0 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
collisions:0 txqueuelen:0
RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)

e o arquivo de configuração de rede é assim:

config device 'voipptm0'
option type '8021q'
option name 'voipptm0'
option macaddr '10:13:31:C9:EE:86'
option ifname 'ptm0'
option vid '935'

PTM0 deve (talvez) ser a interface interna do modem no qual a VPN está sendo dirigida (?)
No presente caso, também existia:

config interface 'wan'
option proto 'pppoe'
option keepalive '5,10'
option macaddr '10:13:31:C9:EE:86'
option graceful_restart '1'
option auto '1'
option username '<username>'
option password '<password>'
option ipv6 '0'
option ifname 'wanptm0'

config interface 'wanpppoa'
option proto 'pppoa'
option ifname 'atm_8_35'
option keepalive '5,10'
option macaddr '10:13:31:C9:EE:86'
option auto '0'
option username '<username>'
option password '<password>'

config interface 'wanpppoe'
option proto 'pppoe'
option ifname 'atm_8_36'
option keepalive '5,10'
option macaddr '10:13:31:C9:EE:86'
option auto '0'
option username '<username>'
option password '<password>'

mas tudo se refere a uma conexão de fibra FTTC. No entanto, no caso da fibra FTTH, as coisas devem ser as mesmas (o operador fornece os dados para a conexão e a configuração de voip a pedido, mas não colabora para a configuração no modem, não no operador)

Como mencionado, eu realmente não sei como fazer uma configuração de rede para o BFW que faça isso.

Emilio
Avatar do usuário
etelts
BFW Novice
 
Mensagens: 50
Registrado em: Sáb Fev 05, 2011 5:29 pm
BrazilFW Box:

Re: BFW FTTH GPON e ONT

Mensagempor ederr » Ter Abr 14, 2020 1:19 pm

Se eu entendi bem você esta no lugar errado poste seu problema no lugar certo https://www.brazilfw.com.br/forum/viewforum.php?f=2 ai vc sera respondido no lugar certo acredito que para você conseguir discar pppoe no seu moldem teria que configurar ele e modo bridge ae voce pode discar o pppoe isso eu digo com base no conhecimento em roteadores comum agora no seu caso como você usa uma ont não sei ao certo mais tenta ver com operador da sua net se ele pode te ajudar com a configuração do moldem.
Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E7500 @ 2.93GHz - Memória:964.49 MiB - Unidade /partition:Total: 146.29 GiB + EPM
Avatar do usuário
ederr
BFW Curious
 
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Mai 09, 2014 10:32 am
BrazilFW Box:


Voltar para BrazilFW 3.x - Ajuda em Geral

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes