Problemas com LoadBalance  [RESOLVIDO]

Fórum em português destinado a discussões gerais e ajuda aos usuários do BrazilFW 3.x

Problemas com LoadBalance  [RESOLVIDO]

Mensagempor ederr » Dom Abr 05, 2020 3:40 pm

Ola a todos do forum venho ate voces grandes mestres do brasilfw pedir auxilio a um problema que venho tendo com meus 2 links wan pois os mesmo vem me trazendo dor de cabeça.
bom vou tenta passar minhas configuraçoes :
- Link 1 Oi 20mb xadsl Eth3 - Moldem Roteado
- Link 2 Oi 35mb Xadsl Eth2 - Moldem Roteado

- Link Local 100mb Eth0 - Onde esta saindo meu Link Local
- Link Local 100mn Eth1 - Onboard da Placa mae

Meu problema e que as vezes um dos link Wan cai no loadbalance sendo que vou testar os Moldens e o mesmo tem internet ele so nao passa internet para o bfw e o outro link fica ativo funcionando normalmente, entao eu troco o moldem de placa de rede e coloco ela na eth1 mudo para configuraçao para receber internet do link reinicio o bfw e entao volta a fazer o loadbalance normalmente ate cair denovo e eu repetir os mesmo passos so que com a placa de rede diferente.
notei que moldem que vem o link de 20mb nao tem a opçao ponte para mim discar pppoe no bfw mais o de 35mb esse moldem sim tem a opçao quando o mesmo caiu eu fiz o teste e configurei ele para discar entao ele voltou a trafegar normalmente mais derrubou o link de 20mb que estava normal antes , e oque parece que um link interfere o outro de alguma forma mais quando eu mudo de placa de rede e reinicio o bfw o problema para por um tempo .

espero que me ajudem pois eu estou tentando e lendo tudo que posso mais quem sabe mesmo de bfw e puder me ajudar a gradeço e peço desculpas pelos erros na minha pergunta pois tambem nao sou muito bom com foruns .
Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E7500 @ 2.93GHz - Memória:964.49 MiB - Unidade /partition:Total: 146.29 GiB + EPM
Avatar do usuário
ederr
BFW Curious
 
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Mai 09, 2014 10:32 am
BrazilFW Box:

Re: Problemas com LoadBalance

Mensagempor Lenobare » Ter Abr 07, 2020 12:17 pm

O que faz com a eth1? - 1
Rotas? - 2
Brazilfw.cfg? - 3
porque não coloca suas configs fisicas no BrazilfwBOX? Isso ajuda muito para você ser ajudado - 4
configs de ip do modem 1, modem 2, ip do BFW? - 5

Quanto mais informações coloca aqui, mais fácil resolver.
Trabalhando com 1 link apenas nunca cai? Se positivo, suas configs estão pedindo para serem revistas e configuradas corretamente.
Só como exemplo, tive um cliente que ficou 239 dias sem desligar o BFW ( tinha 3 links de 10mb cada, ouseja, links ruim mas que bem configurados funcionam muito bem ) e nesse tempo ele nunca ficou sem internet, ou seja, quase 1 ano sem saber o que é ficar off line.

Aguardo mais configurações para poder ajudar.
Estude, estude e... continue estudando.
Avatar do usuário
Lenobare
BFW Full Associate
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Moderator
BFW HaarpCache
BFW Squid 3.5.x
 
Mensagens: 1682
Registrado em: Qua Ago 28, 2013 8:45 pm
Localização: Brasília
BrazilFW Box: Maquina: Fisica
CPU:Xeon HP ML30
Memória 8GB - 2Links
BFW 3.0.262 64 Bits
HD 300GB 15k,
Serviços Ativos: Control Mac, VPN, Squid (Cache),
Addons: Haro, Whatchdog. Squid 3.5.27, Lognet e Samba.

Re: Problemas com LoadBalance

Mensagempor ederr » Ter Abr 07, 2020 8:58 pm

Consegui fazer o loadbalance funciona da seguinte forma configurei 2 Wan virtual coloquei um switch e liguei os 2 roteador em uma única placa de rede.
- sobre a pergunta do eth1 ficava configurado local com ipfixo sem uso mais eu acabei configurando outra máquina não configurei rotas estava do jeito que vem o sistema
- o IP dos moldens era 192.168.1.1/24 20mb e 192.168.2.1/24 35mb
- sobre a questão de revisão das configurações eu refiz do zero umas vezes e testei até versão do bfw mais antiga e nada testei configuração de rotas também que vi aqui no fórum ,mais desde já obrigado pela atenção e prestatividade vc foi 10.
Bom eu não coloquei melhores informações porque estou usando o smartphone mais assim que conseguir um PC melhoro esse post .
Eu tive o mesmo problema que relatei com o PC atual ele rodou o loadbalance durante 2h daí travo tudo ate o acesso ao webadmin só depois de reinicia sem um dos moldens ligado que fui ter acesso.
Editado pela última vez por ederr em Qui Abr 09, 2020 10:29 pm, em um total de 1 vez.
Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E7500 @ 2.93GHz - Memória:964.49 MiB - Unidade /partition:Total: 146.29 GiB + EPM
Avatar do usuário
ederr
BFW Curious
 
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Mai 09, 2014 10:32 am
BrazilFW Box:

Re: Problemas com LoadBalance

Mensagempor Lenobare » Qua Abr 08, 2020 1:21 am

Boa Noite.
1- Não é permitido passar informações de contato tel no forum, salvo se solicitar o suporte pago em post específico.
2 - Com exceção de pouquíssimas variantes, travamentos não é comum, mesmo o servidor desconfigurado, sendo neste caso, o não funcionamento da função, mas travar não.
3 - Se tens uma placa de rede olhando pro céu, porque não desabilitá-la? Balances com links virtuais funcionam muito bem mas se nos dois casos, o Virtual e o Físico estão dando problemas, existe realmente algo errado.
4 - Minha dica:
Desabilite a placa de rede onboard na BIOS, utilize as off.
eth0 - Rede
eth1 - LInk01
eth2 - Link02

Nat nas duas internets, salvo se utilizar wpad.
altere o Range dos ips dos modems.
EXEMPLO ( repetindo, é um exemplo)
LInk01: 10.10.1.0/24
Link02: 172.16.1.0?24
Subentendendo que seu bfw seria 192.168.0.0/24 (não informou o seu ip do bfw, portanto consultei uma cartomante e meu palpite é esse )


O que acho: Não é ofensa ou algum tipo de discriminação ok, entendo que ser objetivo para o entendimento da resolução é a distância mais rápida entre um ponto e outro.

Seu Hardware é medíocre para seu objetivo, pois colocar um servidor Opteron Dual Core com 4gb, utilizando o squid e EPM, vai dificultar sua vida.
Até resolver esta questão de hardware, desabilite seu squid e qualquer tipo de logo que ativou.


Boa Sorte.
Estude, estude e... continue estudando.
Avatar do usuário
Lenobare
BFW Full Associate
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Moderator
BFW HaarpCache
BFW Squid 3.5.x
 
Mensagens: 1682
Registrado em: Qua Ago 28, 2013 8:45 pm
Localização: Brasília
BrazilFW Box: Maquina: Fisica
CPU:Xeon HP ML30
Memória 8GB - 2Links
BFW 3.0.262 64 Bits
HD 300GB 15k,
Serviços Ativos: Control Mac, VPN, Squid (Cache),
Addons: Haro, Whatchdog. Squid 3.5.27, Lognet e Samba.

Re: Problemas com LoadBalance

Mensagempor ederr » Qui Abr 09, 2020 10:57 pm

Agora peguei um pc aqui posso passar algumas informaçoes espero que saiba como passar elas peço desculpas pelos transtornos
Informações do Sistema:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
imagens para album

Se precisar de mais informaçoes e so pedir se fiz algo errado e so falar que tento acertar agradeço desde jah.
Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E7500 @ 2.93GHz - Memória:964.49 MiB - Unidade /partition:Total: 146.29 GiB + EPM
Avatar do usuário
ederr
BFW Curious
 
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Mai 09, 2014 10:32 am
BrazilFW Box:

Re: Problemas com LoadBalance

Mensagempor Lenobare » Sáb Abr 11, 2020 11:14 am

Nessas configs que postou realmente estão equivocadas. Segue o que funcionará:
- Conexões Virtuais não existe para seu contexto. Se utiliza CV apenas se tiver uma eth local e outra eth de internet onde pode colocar várias internetes em 1 erh com um Switch, fora isso estárá derrubando seus links. Se tens 2 eth para as Nets, porquê colocar CV? Não faz sentido, retire isso apagando essas configs, isso deve resolver as quedas.
* Só pra ajudar:
- Habilite Gateway persistente na Net que cai menos e se usar rotas, habilite o GP pra net que utilizar mais;
- DMZ e para desmilitarizar um ip dentro da rede que necessite ( por exemplo um DVR ), não o próprio servidor, apague isso;
- Se não utiliza regras de filtro para bloqueios como Dans e ACL, o WPAD só atrapalha, desabilite o recurso;
- Permitir acesso dns a servidores externo habilitado, não necessita de dns preferencial ou aternativo, são irrerelantes se a opção que falei estiver habilitada, decida-se o que vai resolver nessas configs.
- Cache habilitado com 1Gb de Ram é levantar um peso que não dá conta, aumente a memória ou desabilite o cache.

Mais mastigado que isso não tem jeito.

Teste, reporte e se resolveu, finaliza o tópico.
Estude, estude e... continue estudando.
Avatar do usuário
Lenobare
BFW Full Associate
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Moderator
BFW HaarpCache
BFW Squid 3.5.x
 
Mensagens: 1682
Registrado em: Qua Ago 28, 2013 8:45 pm
Localização: Brasília
BrazilFW Box: Maquina: Fisica
CPU:Xeon HP ML30
Memória 8GB - 2Links
BFW 3.0.262 64 Bits
HD 300GB 15k,
Serviços Ativos: Control Mac, VPN, Squid (Cache),
Addons: Haro, Whatchdog. Squid 3.5.27, Lognet e Samba.

Re: Problemas com LoadBalance

Mensagempor ederr » Sáb Abr 11, 2020 2:48 pm

Obrigado mais uma vez Lenobare mais e como eu disse antes eu estava usando as eth1 e eth2 e estava tendo problemas com a queda de um único link eu simplesmente conectei o switch em uma das eth e configurei a conexão virtual e aí o problema parou então como tinha resolvido o problema e não tinha tempo para ver mais nada acabei deixando a placa de rede instalada . Vou mudar as configurações que vc me disse agora e ver como fica mais por enquanto vou manter as virtuais até conseguir um outro Pc pra testar porque esse tá em produção. Se tiver mais dicas estou disposto a ouvir todas e muito obrigado desde jah
Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E7500 @ 2.93GHz - Memória:964.49 MiB - Unidade /partition:Total: 146.29 GiB + EPM
Avatar do usuário
ederr
BFW Curious
 
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Mai 09, 2014 10:32 am
BrazilFW Box:

Re: Problemas com LoadBalance

Mensagempor ederr » Dom Abr 12, 2020 10:34 am

Bom eu segui o que o amigo ae falou e algumas coisas não sei por que no meu caso nao deu certo eu desabilitei o meu WPAD e logo notei que a navegação ficou lenta fui testar o youtube e com 10mb aberto começou a travar videos em 480p logo eu ativei o WPAD e voltou ao normal ate videos de 720p rodou sem trava e no caso do conexão virtual eu tirei a eth3 e deixei rodar so com 2 eth então vlws todas as dicas e vou dar como resolvido se precisar vou fazer outro post no fórum.
Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E7500 @ 2.93GHz - Memória:964.49 MiB - Unidade /partition:Total: 146.29 GiB + EPM
Avatar do usuário
ederr
BFW Curious
 
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Mai 09, 2014 10:32 am
BrazilFW Box:


Voltar para BrazilFW 3.x - Ajuda em Geral

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes

cron