Minha Visão a ajuda do Fórum

Discussão sobre assuntos variados, não relacionados com o BrazilFW

Minha Visão a ajuda do Fórum

Mensagempor Lenobare » Qua Fev 19, 2020 12:15 am

Boa noite pessoal. Vou tentar ser Breve.
O BFW está passando por mudanças, sendo boas ou não tão boas, mas questões para projetos que atingem grupos de pessoas e por reverberação, mais outros grupos de pessoas, são complexos por depender de “X” fatores. A questão não é necessariamente o desenvolvimento de projetos mas o quanto o fator humano quer que isso continue em sucesso. Se não temos nada nesse mundo que seja unanimidade, a distribuição Brazilfw ajuda a todos que querem administrar de verdade sua rede ou a de seus clientes. Esta versão de distro não resolve problemas que muitos solicitam, por exemplo recursos ppoe em acesso hot spot, mas nunca ou pelo menos não me lembro, o desenvolvedor prometeu tal função nas versões atuais. Uma versão “Pró” está sendo desenvolvida mas infelizmente não há data para ser lançada. Tantos e tantos usuários solicitam ajuda para resolverem suas questões, mas na maioria das vezes as respostas estão no próprio Fórum e muitos incapazes de fazer essa busca. Observo também e isto é uma constatação de minha parte e sei que não sou o dono da verdade, longe disso, mas tão bom essa distro e todos os recursos que ela tem e muito dos que a usam a anos não resolvem problemas intermediários que exigem pouco raciocínio e alguma pesquisa sobre o assunto. Se tem dúvida e solicita ajuda, as perguntas em muitas ocasiões são bobas ou feita de forma equivocada e lendo as regras do fórum para estas perguntas facilitaria tanto na resolução do problema e mesmo assim se continua com o mesmo “modus operandi”, ou seja, resolve o problema pra mim? Alguns com anos de Bfw não sabem dar um comando de iptables para abrir uma simples porta, não sabem entender as ACLs quando se usa o squid para implementar soluções relativamente simples. Uma boa parte dos problemas e afirmo a maioria, se resolveria com expertise e pesquisa, testes de tentativa e erros que não tiram muito tempo. O que eu quero expor são as escolhas que muitos fazem: Quando não quer usar um pouco de seu próprio tempo em estudo e pesquisa para resolver um problema, poderia valoriza a distro e solicita um suporte pago, isto resolveria seu problema e se aprenderia muito. Só pra ficar bem claro, não estou pedindo numerário, quero apenas que valorizem o tempo de pessoas que podem lhe ajudar e que disponham seu tempo para solucionar um problema que vocês mesmos poderiam resolver com uma boa pesquisa. Só pra finalizar, gostaria que continuassem a pedir ou solicitar ajuda nos post criados, mas que pudessem usar as formas padrões de ajuda, onde se mostre suas configurações e o que fez para tentar resolver sendo assim, facilitando em muito a ajuda para a solução do problema.
Sorte a todos
Estude, estude e... continue estudando.
Avatar do usuário
Lenobare
BFW Full Associate
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Moderator
BFW HaarpCache
BFW Squid 3.5.x
 
Mensagens: 1682
Registrado em: Qua Ago 28, 2013 8:45 pm
Localização: Brasília
BrazilFW Box: Maquina: Fisica
CPU:Xeon HP ML30
Memória 8GB - 2Links
BFW 3.0.262 64 Bits
HD 300GB 15k,
Serviços Ativos: Control Mac, VPN, Squid (Cache),
Addons: Haro, Whatchdog. Squid 3.5.27, Lognet e Samba.

Re: Minha Visão a ajuda do Fórum

Mensagempor Helder » Qua Fev 19, 2020 3:46 pm

Lenobare, antes de mais nada, obrigado pelo seu tempo.
De fato, ainda não entendo o que motiva as pessoas a "tocarem" um projeto como esse, fico admirado.

Sobre dinheiro
Espero que a versão "Pro´", paga, seja um caminho. Ou que se tenha outra forma de monetizar além da doação.
Eu tenho a impressão que doações para projetos open source só satisfazem os mantenedores se o mercado for maciçamente global. Mas desculpe se há o apelo emocional ao nome, ou que pense que não sou patriota, a questão não é essa. É mercadológica. O nome não ajuda. Avaliem isso antes de lançar a versão "Pró". Haverá resistência de vários nativos de outros países, por mais imbecis que sejam - perdão onde a carapuça couber -, por causa do nome. O que é bom para você pode não estar sendo bom para o seu bolso. Se o bolso não é o problema, ignore esse parágrafo inteiro.

Sobre o fórum
Fórum é isso mesmo, a gente aproveita o que presta, ignora o que não presta, isso vale para essa mensagem e as demais. Localizar aqui o que se procura é um martírio. Muito do que se procura poderia estar no Wiki. Mas ele está incompleto. Penso que é um tiro no pé manter o Wiki incompleto. Dá ideia de abandono. Fórum não pode ser fonte principal de documentação. Se você não gosta de ver perguntas imbecis, acha que nós também gostamos quando estamos procurando resolver nossos problemas - que nasceram da OPÇÃO de usar o BrazilFW? Cadê o "CURSO OFICIAL FEITO PELOS MANTENEDORES" numa plataforma como uDemy (ou outra qualquer)? Daria ainda para vocês fazerem uma grana.

Sobre baixar o nível na codificação
Ajustar comandos do iptables e aprender sobre ACLs quando não há uma opção de interface gráfica equivalente será sempre uma barreira para o projeto avançar. Não vi no Wiki onde colocar ou configurar isso. Não vi no Wiki que saber isso é pré-requisito. Não sou usuário frequente do Linux, e a "MÁGICA" do BrazilFW para mim é poder resolver tudo - ou quase - sem precisar aprender sobre isso. Mas pagaria para aprender numa boa, mesmo não sendo da área de redes, se houvesse um curso tipo da uDemy (desculpe a referência à esse produto, é que não usei outro e creio que se houver outro seria suficiente) *feito por mantenedores do projeto* onde se deixa claro no início o que será ensinado atendendo às expectativas. E que não seja caro, pois aprenderia em princípio apenas para configurar melhor o BrazilFW.

Sobre o meu problema
Tenho-o instalado no escritório de contabilidade de minha esposa. Baixei, aprendi um pouco fuçando aqui, instalei, esteve estável por vários anos. Por anos não visitei mais o fórum, de tão estável que ele era. Mal sabia que o projeto estava de pé ainda. Voltei esses dias pois imagino que estou com uma sobrecarga de regras de NAT, com softwares contábeis e serviços cada vez mais dependentes da Internet e estou avaliando mudar para um servidor mais parrudo para ver se estabiliza, mas antes vou fazer mais alguns testes para não gastar dinheiro à toa. Posso estar errando na configuração, sei lá. Continuo estudando.

Boa sorte com o projeto. É fabuloso. Mas precisa de mudar algumas coisas para não ficar para trás.
Avatar do usuário
Helder
BFW Curious
 
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Fev 10, 2020 3:31 pm
BrazilFW Box: PC Lenovo, Intel(R) Pentium(R) CPU G2030 @ 3.00GHz, 8GB, HD SSD 120GB, 1 link Embratel 10Mbps
BFW 3.0.262, 64 bits
Lista branca de http com DansGuardian e https com Squid + WPAD.

Re: Minha Visão a ajuda do Fórum

Mensagempor expertinfo » Ter Fev 25, 2020 12:23 pm

Lenobare escreveu:Boa noite pessoal. Vou tentar ser Breve.
O BFW está passando por mudanças, sendo boas ou não tão boas, mas questões para projetos que atingem grupos de pessoas e por reverberação, mais outros grupos de pessoas, são complexos por depender de “X” fatores. A questão não é necessariamente o desenvolvimento de projetos mas o quanto o fator humano quer que isso continue em sucesso. Se não temos nada nesse mundo que seja unanimidade, a distribuição Brazilfw ajuda a todos que querem administrar de verdade sua rede ou a de seus clientes. Esta versão de distro não resolve problemas que muitos solicitam, por exemplo recursos ppoe em acesso hot spot, mas nunca ou pelo menos não me lembro, o desenvolvedor prometeu tal função nas versões atuais. Uma versão “Pró” está sendo desenvolvida mas infelizmente não há data para ser lançada. Tantos e tantos usuários solicitam ajuda para resolverem suas questões, mas na maioria das vezes as respostas estão no próprio Fórum e muitos incapazes de fazer essa busca. Observo também e isto é uma constatação de minha parte e sei que não sou o dono da verdade, longe disso, mas tão bom essa distro e todos os recursos que ela tem e muito dos que a usam a anos não resolvem problemas intermediários que exigem pouco raciocínio e alguma pesquisa sobre o assunto. Se tem dúvida e solicita ajuda, as perguntas em muitas ocasiões são bobas ou feita de forma equivocada e lendo as regras do fórum para estas perguntas facilitaria tanto na resolução do problema e mesmo assim se continua com o mesmo “modus operandi”, ou seja, resolve o problema pra mim? Alguns com anos de Bfw não sabem dar um comando de iptables para abrir uma simples porta, não sabem entender as ACLs quando se usa o squid para implementar soluções relativamente simples. Uma boa parte dos problemas e afirmo a maioria, se resolveria com expertise e pesquisa, testes de tentativa e erros que não tiram muito tempo. O que eu quero expor são as escolhas que muitos fazem: Quando não quer usar um pouco de seu próprio tempo em estudo e pesquisa para resolver um problema, poderia valoriza a distro e solicita um suporte pago, isto resolveria seu problema e se aprenderia muito. Só pra ficar bem claro, não estou pedindo numerário, quero apenas que valorizem o tempo de pessoas que podem lhe ajudar e que disponham seu tempo para solucionar um problema que vocês mesmos poderiam resolver com uma boa pesquisa. Só pra finalizar, gostaria que continuassem a pedir ou solicitar ajuda nos post criados, mas que pudessem usar as formas padrões de ajuda, onde se mostre suas configurações e o que fez para tentar resolver sendo assim, facilitando em muito a ajuda para a solução do problema.
Sorte a todos

!+ :o!
Avatar do usuário
expertinfo
BFW Add-on Developer
BFW Squid 3.5.x
BFW Beneméritos
BFW Manager
 
Mensagens: 1507
Registrado em: Ter Jun 19, 2012 12:15 pm
Localização: Caruaru - PE
BrazilFW Box: Máquina Virtual
CPU: Intel Core I7 4790K
Quantidade de Mémoria 10 GB / 1 Link Oi Fibra 200/15 Mega
BFW 3.0.262 x64
Serviços Ativos: MySql
Addons: Squid 3.5.28

Re: Minha Visão a ajuda do Fórum

Mensagempor Lenobare » Sex Mar 27, 2020 11:11 am

Helder, obrigado pela sua opiniao.
Tudo que falou sera avaliado ok.

De tudo que falou, uma questao deve ser observada:
Nao existe linux que proteja sua rede sem voce desgastar o dedo. Se testares um checkpoint vai ver que eh um sistema incrivel, funcional e moderno mas tem 2 questoes nele, a primeira eh que vai gastar o mouse demais mesmo esse sistema sendo incrivel e que precisa de treinamento, segunda questao eh que o valor do modulo inicial (o mais barato ) se compra um carro popular facil.
Como o valor eh fora da realidade das maiorias das empresas, ou voce aprende o basico de linux ( com dedo :mrgreen: ) ou migre para outras districuicoes que dao a mais alguns graficos com eficiencia a ser testada e com dedo e mouse da mesma forma. Como disse, ou se gasta muito para uma distribuicao que se quer ou se gasta tempo para aprender uma que resolve com custo baixo.

Quanto a curso do bfw para resolver seus problemas isso jah estah em andamento e em breve serah disponibilizado.
Estude, estude e... continue estudando.
Avatar do usuário
Lenobare
BFW Full Associate
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Moderator
BFW HaarpCache
BFW Squid 3.5.x
 
Mensagens: 1682
Registrado em: Qua Ago 28, 2013 8:45 pm
Localização: Brasília
BrazilFW Box: Maquina: Fisica
CPU:Xeon HP ML30
Memória 8GB - 2Links
BFW 3.0.262 64 Bits
HD 300GB 15k,
Serviços Ativos: Control Mac, VPN, Squid (Cache),
Addons: Haro, Whatchdog. Squid 3.5.27, Lognet e Samba.

Re: Minha Visão a ajuda do Fórum

Mensagempor reginaldo » Qui Abr 02, 2020 11:26 am

Bom Dia a Todos!

Primeiro mil desculpas pelo sumiço. :oops:

» https://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=84&t=94490#p346518
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o reginaldo, Doe, favor enviar e-mail para reginaldo@brazilfw.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
"Disciplina é liberdade. Compaixão é fortaleza. Ter bondade é ter coragem" (Há Tempos [Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá])
Avatar do usuário
reginaldo
BFW Mediator
BFW Documenter
BFW Manager
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 12686
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 12:10 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: Intel Core i3 Model 530
Memória: 8.00 GiB / 2 Links
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: Control MAC, QOS
Addons: EBackup, EPM e Squid 3.5.x

Re: Minha Visão a ajuda do Fórum

Mensagempor osvald » Qui Abr 02, 2020 6:55 pm

Helder escreveu:Lenobare, antes de mais nada, obrigado pelo seu tempo.
De fato, ainda não entendo o que motiva as pessoas a "tocarem" um projeto como esse, fico admirado.

Sobre dinheiro
Espero que a versão "Pro´", paga, seja um caminho. Ou que se tenha outra forma de monetizar além da doação.
Eu tenho a impressão que doações para projetos open source só satisfazem os mantenedores se o mercado for maciçamente global. Mas desculpe se há o apelo emocional ao nome, ou que pense que não sou patriota, a questão não é essa. É mercadológica. O nome não ajuda. Avaliem isso antes de lançar a versão "Pró". Haverá resistência de vários nativos de outros países, por mais imbecis que sejam - perdão onde a carapuça couber -, por causa do nome. O que é bom para você pode não estar sendo bom para o seu bolso. Se o bolso não é o problema, ignore esse parágrafo inteiro.

Sobre o fórum
Fórum é isso mesmo, a gente aproveita o que presta, ignora o que não presta, isso vale para essa mensagem e as demais. Localizar aqui o que se procura é um martírio. Muito do que se procura poderia estar no Wiki. Mas ele está incompleto. Penso que é um tiro no pé manter o Wiki incompleto. Dá ideia de abandono. Fórum não pode ser fonte principal de documentação. Se você não gosta de ver perguntas imbecis, acha que nós também gostamos quando estamos procurando resolver nossos problemas - que nasceram da OPÇÃO de usar o BrazilFW? Cadê o "CURSO OFICIAL FEITO PELOS MANTENEDORES" numa plataforma como uDemy (ou outra qualquer)? Daria ainda para vocês fazerem uma grana.

Sobre baixar o nível na codificação
Ajustar comandos do iptables e aprender sobre ACLs quando não há uma opção de interface gráfica equivalente será sempre uma barreira para o projeto avançar. Não vi no Wiki onde colocar ou configurar isso. Não vi no Wiki que saber isso é pré-requisito. Não sou usuário frequente do Linux, e a "MÁGICA" do BrazilFW para mim é poder resolver tudo - ou quase - sem precisar aprender sobre isso. Mas pagaria para aprender numa boa, mesmo não sendo da área de redes, se houvesse um curso tipo da uDemy (desculpe a referência à esse produto, é que não usei outro e creio que se houver outro seria suficiente) *feito por mantenedores do projeto* onde se deixa claro no início o que será ensinado atendendo às expectativas. E que não seja caro, pois aprenderia em princípio apenas para configurar melhor o BrazilFW.

Sobre o meu problema
Tenho-o instalado no escritório de contabilidade de minha esposa. Baixei, aprendi um pouco fuçando aqui, instalei, esteve estável por vários anos. Por anos não visitei mais o fórum, de tão estável que ele era. Mal sabia que o projeto estava de pé ainda. Voltei esses dias pois imagino que estou com uma sobrecarga de regras de NAT, com softwares contábeis e serviços cada vez mais dependentes da Internet e estou avaliando mudar para um servidor mais parrudo para ver se estabiliza, mas antes vou fazer mais alguns testes para não gastar dinheiro à toa. Posso estar errando na configuração, sei lá. Continuo estudando.

Boa sorte com o projeto. É fabuloso. Mas precisa de mudar algumas coisas para não ficar para trás.

queria aproveita a deixa do camarada a cima,percebam que ele falou...USEI POR MUITOS ANOS E DE TÃO BOM ME AFASTEI PELA ESTABILIDADE DO PROGRAMA.percebam que 98% das vezes pelo menos que usei e participei do forum todos fazem justamente o que ele fez.
usa,usa,usa,usa e quando por ventura acontece algo ai lembra volta,resolvem seus problemas e somem,(não sei se e o caso aqui do amigo a cima) mas me pergunto onde essas pessoas e até onde elas foram justa com o projeto????????
desde sempre sempre foi ASSIM. poucos fazendo força pra muito mas muitos ficarem vermelho.
lembro que no projeto EPM esse que muitos usam hoje foi um projeto que envolveu muitas pessoas.
Bini,woshaman, como idealizadores e que colocaram a mão na massa.
mas ai vem o x da questão quando Bini fez a convocação para que fossemos abraça a causa e coloca o projeto o mas rápido possível a frente ai venho a frustração...so 31 pessoa abraçaram a causa.
foram árduos 1 ano entre prepara e testa tive a felicidade de ter sido o 1º a instala e testa,mas foi frustrante de mas ver que um recurso no qual seria de utilidade da grande maioria tão poucos se mover.
elisson
luiz
claudio
marcio
osvaldo
nunes
Marcio
adriano
esses foram os que praticamente vestiu literalmente a camisa todos os dias nos reunimos com bini e falávamos e buscávamos mas e mas pessoas a causa mas nossa busca foi em vão...tendo visto que teve gente que pediu o que deu de volta.
mas em fim o quero dizer é que se não muda essa filosofia infelizmente nosso saudo e velho bfw não vai a frente.
as pessoas não ajudam fui mensalista por 1 ano e pouco ajuda com o que podia mas ajudava,e vejo os adm ta iplorando e muitas vezes tirando do bolso pra nao ver acaba e ver pessoas que não ta nem ai.
hoje assim como a maioria do grupo qu formamos usa outra solução mas o dia que esse projeto fica mas intenso falo no sentido de PAGA alguma taxa ou ser obrigatório uma contribuição eu posso ate não usa mas com todo prazer IREI AJUDA.
o que não posso e ser um atlas e carrega o peso do mundo nas costa,(no sentido de ajuda e pessoas so sugar)
não quis ofender nem provocar neguem so foi mas um desabafo. :o!
Avatar do usuário
osvald
BFW Team
BFW Squid 3.5.x
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 438
Registrado em: Ter Abr 10, 2012 10:32 pm
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento.

Re: Minha Visão a ajuda do Fórum

Mensagempor ederr » Qui Abr 09, 2020 11:20 pm

ESTAMOS ESPERANDO A VERSÃO PRO.
Se aceitar picpay vai ser otimo e se a nova versao vim com um projeto para melhorar o epm mesmo que esse novo epm seja pago estou dentro, acredito que o bfw pro para roteamento e gerenciamento de provedor vai ser lider do mercado. :D
Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E7500 @ 2.93GHz - Memória:964.49 MiB - Unidade /partition:Total: 146.29 GiB + EPM
Avatar do usuário
ederr
BFW Curious
 
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Mai 09, 2014 10:32 am
BrazilFW Box:

Re: Minha Visão a ajuda do Fórum

Mensagempor Helder » Qui Abr 16, 2020 3:59 pm

Boa tarde.
Como a versão "Pró" está no texto da abertura, vão aqui umas sugestões que, como já dito antes, servem apenas para leitura e registro, podendo ser ignorada pelos mantenedores do projeto. Algumas são questionáveis, mas apenas avaliem ou ignorem.

Avaliem a possibilidade de negociarem a ociosidade dos computadores onde o BrazilFW estiver instalado, de forma conivente com o usuário, isto é, de forma clara com o usuário. Alguns exemplos:

1-Minerar moeda virtual para o projeto como compensação do uso do BrazilFW;
2-Montar uma rede de computação distribuída onde o BrazilFW poderá negociar os ciclos de processamento com entidades que demandam maior poder de processamento, ficando o lucro com os mantenedores do projeto;

Avaliem coletarem informações anônimas dos clientes, mas com conivência do usuário, para que o BrazilFW conheça alguns números e possa direcionar melhor as decisões(grandes players do mercado já fazem isso). Por exemplo:

1-Quantos computadores na rede usando;
2-Especificações de hardware;

Se eu lembrar de mais alguma, volto a escrever.
Relembrando, sem compromisso, apenas sugestões.
Avatar do usuário
Helder
BFW Curious
 
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Fev 10, 2020 3:31 pm
BrazilFW Box: PC Lenovo, Intel(R) Pentium(R) CPU G2030 @ 3.00GHz, 8GB, HD SSD 120GB, 1 link Embratel 10Mbps
BFW 3.0.262, 64 bits
Lista branca de http com DansGuardian e https com Squid + WPAD.

Re: Minha Visão a ajuda do Fórum

Mensagempor Lenobare » Qua Abr 29, 2020 1:26 pm

Obrigado Helder, está anotado :o!
Estude, estude e... continue estudando.
Avatar do usuário
Lenobare
BFW Full Associate
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Moderator
BFW HaarpCache
BFW Squid 3.5.x
 
Mensagens: 1682
Registrado em: Qua Ago 28, 2013 8:45 pm
Localização: Brasília
BrazilFW Box: Maquina: Fisica
CPU:Xeon HP ML30
Memória 8GB - 2Links
BFW 3.0.262 64 Bits
HD 300GB 15k,
Serviços Ativos: Control Mac, VPN, Squid (Cache),
Addons: Haro, Whatchdog. Squid 3.5.27, Lognet e Samba.


Voltar para Outros Assuntos (Off Topics)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes