Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware  [INACTIVE]

Here we discuss compilation and how to build an addon for BFW.

Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor Thiago » Qua Jan 27, 2010 10:05 pm

Monit para BFW


Author:thiagofw
URL: http://www.brazilfw.com.br/users/thiago ... /monit.tgz
Add-on State: Beta
Add-on Version: 1.0
Original Project Version: 5.0.3
Original Project URL:http://mmonit.com/monit/
System Version Required: 2.31.x - 2.32.x
Mandatory Packages Required - 1 http://www.brazilfw.com.br/users/cmartin/addons/tiny/libcrypt.tgz
Mandatory Packages Required - 2 http://www.brazilfw.com.br/users/cmartin/addons/tiny/libssl.tgz
Other Packages Conflict: Não conhecidos.

Descrição:
Monit é um visualizador de status de hardware e software em tempo real para sistemas linux.
O Monit traz consigo a possibilidade de acrescentar ou remover processos de sua listagem.
Ao instalar o Monit no sistema, assim que o sistema for iniciado (após baixar o monit.tgz e reinializar o BFW), o script de inicialização irá vasculhar o sistema a procura de processos para adicionar a sua listagem de monitoramento.
Por padrão, o Monit já vem configurado para procurar os seguintes addons e adicioná-los a sua listagem, caso os encontre:
* Squid;
* DNSCache;
* EasyCaptive;
* TinyIMspector;
* TinyMySQL;
* SquidCacheAux.
Ao ser executado pela primeira vez no sistema, o script de inicialização preenche a listagem de processos para o monitoramento e preenche seu arquivo de configuração com os valores "padrão" para Monit (porta a ser utilizada pelo Monit, nome de usuário e senha para o login na tela do Monit, monitoramento do Monit habilitado, etc...).
Após a instalação é recomendado configurar o Monit (à gosto do usuário).
Para configurar o Monit, bem como adicionar, alterar e/ou excluir processos do monitoramento do Monit, por favor, leiam as "Instruções para utilização".


Instrucões de Instalação:
Instalaçao padrao


Instruções para utilização:
Uma vez instalado, um novo item com a descrição Monit irá aparecer no menu principal do WebAdmin.
Ao clicar-se no item "Monit" no menu principal do WebAdmin, é exibida a tela de gerência do Monit.
Nesta tela encontram-se 4 link's, sendo:

* Visualizar Monit - Abre a tela com informações monitoradas pelo Monit em outra janela/aba de seu navegador web;
* Configurações do Monit - Exibe a tela para alterar as configurações do Monit. É nessa tela que especificamos se será habilitado ou não o Monit, acesso externo ao Monit, porta que será utilizada pelo Monit, nome de usuário e senha para login na tela do Monit, entre outras... Todas as opções nessa tela possuem um texto explicativo para um melhor entendimento;
* Gerenciar processos monitorados pelo Monit - Exibe a tela de gerência de processos monitorados pelo Monit. É nessa tela que adiocionamos, editamos e/ou excluímos processos para o monitoramento do Monit;
* Recarregar o Monit - Recarrega o serviço (Monit). Toda vez que as configurações do Monit, bem como os processos para o monitoramento do Monit forem alterados, automaticamente o Monit já faz a recarga dele mesmo, afim de aplicar as alterações. Porém, caso o usuário deseje, pode recarregar o serviço atráves de link.

Toda a administração é feita através do WebAdmin.


Histórico
18/Janeiro/2010 - Pacote criado
23/Fevereio/2010 - Atualização da interface Web
24/Fevereiro/2010 - Bug Fix
26/Fevereiro/2010 - Atualização da interface Web / atualização do script de inicialização / criado script de desligamento
28/Fevereiro/2010-Bug Fix (Obrigado Marcinho samurai :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: )
OBSERVAçÔES:
* Amigos, este addon está em fase de testes, será implementado ainda algumas funcionalidades a ele, porém necessito de amigos
e voluntarios a testar e da suas opnioes.
* Por nao ser um addon de muito consumo de memoria indico ser instalado em um pentium 3 500mhz com no minimo 256 de ram.
* O ideal seria 1.0 Ghz e 512 de Ram.
* Testando em BFW em produçao e nao apresentou problemas e nem conflitos com outros addons.
* O Monit está apto à ser traduzido (frases nos scripts de inicialização, desligamento e interface web), bastando somente traduzir o arquivo /etc/monit/monit.brz para a lingua desejada e salvar o arquivo com a "extensão padrão" para a lingua desejada (por exemplo, se traduzir o arquivo para espanhol, basta colocar nele a extensão ".esp", ficando "monit.esp").
* Quem desejar traduzir o addon, por favor, procure por informações junto ao Grupo de Integração, pois, eles tem bastante experiência com tradução de addons e já estão acostumados as rotinas de "extensão de arquivos", organização e etc...
* Mesmo que se faça a tradução do addon a tela do monitoramento do Monit continuará em inglês, pois, essa é gerada pelo binário, o qual deve ser alterado antes da compilação (o link para o projeto original encontra-se lá em cima. Quem quiser traduzir o texto do binário de inglês para português ou espanhol, fique a vontade.).
* Para quem pretende acessar o Monit através da internet (acesso externo), para visualizar a tela do monit deve-se digitar na barra de endereços o IP externo (ou domínio) seguido de ":PORTA_DO_MONIT" (exemplo: conectabrazil.no-ip.info:8888 - Isso só será possível se o acesso externo estiver habilitado).
* O nome de usuário e a senha que veêm configurados no Monit são:
Código: Selecionar todos
- Nome de usuário: admin
- Senha: admin


Imagens:
Inteface Monit
Imagem
Arquivos Carregados
Imagem
Configuração
Imagem
Visualizaçao
Imagem
Editado pela última vez por Thiago em Seg Jul 04, 2011 5:16 pm, em um total de 22 vezes.
Razão: Correção de links de addons
Thiago
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa soft e hardware.

Mensagempor somatorio » Qui Jan 28, 2010 9:08 am

por nao ser um addon de muito consumo de memoria indico ser instalado em um pentium 3 500mhz com no minimo 256 de ram.
O ideal seria 1.0 Ghz e 512 de Ram.


caramba, eu devo estar ficando muito velho nessa área e/ou muito perdido nisso... na minha cabeça algo que exija no minimo um P3 500MHz com 256MB de ram é algo que consome bastante recursos
provavelmente ele deve rodar em algo mais fraco =p

ps: sim, eu sei que um P3 500MHz com 256MB de ram é algo bem fraquinho nos dias de hoje
somatorio
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa soft e hardware.

Mensagempor Thiago » Qui Jan 28, 2010 11:08 am

Amigo somatorio.
A razao de colocar como hardware esse pentium 3 de 500 mhz e 256 de ram é justamente pra que vocês tenha estabilidade com o addon.
Mas caso queira rode ele em um pentium mmx 233 com 64 de ram, eu fiz e por mais que ficasse lento percebi que ele nao consome recursos dos sistema, pelo contrario ele te mostra os recursos utilizados e a disponibilidades dos mesmos. A questao do mmx eh que ate ele abrir a pagina de visualizaçao....rs
Lento em tudo...normal...
Ta ai a dica, se quiser pode ser num mmx 233 com 64 de ram.
thiagofw :o!
Thiago
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa soft e hardware.

Mensagempor somatorio » Qui Jan 28, 2010 1:01 pm

thiago, tenho de te pedir desculpas =x
é que eu tenho a mania de digitar (em foruns, msn, irc, gtalk, whatever) como se estivesse falando com a pessoa (e no meu caso isso significa: mal pensa no que falar e ja sai falando)
agora que eu reli notei que parece que eu estou te chamando de besta por colocar essa config. "minima", mas o caso é que eu ando vendo tanta coisa exigindo um pc bem melhor do que realmente precisa que eu acabei escrevendo aquela bobagem

o REAL motivo do post era pra não ter o caso de alguém olhando e pensando "pô, é isso que eu preciso! pena que o pc que eu uso é mais fraquinho =~~"

foi mal ae cara, desculpa pela grosseria =x
somatorio
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa soft e hardware.

Mensagempor Thiago » Qui Jan 28, 2010 3:54 pm

Nao se preucupe nao amigo.
Mas, felizmente o projeto está crescendo, a maioria aqui tem servidores bons(grandes potentes) as vezes usam o BFW em provedores e infelizmente o que estou fazendo é so tentando ajudar com o pouco que sei.
Temos em mente que com o desenvolvimento de novos hard os soft tendem a subir tambem.
Prova disso.
rode o BFW 3.X num 486. Nao da...
Entao fique explicado, esse addon pode ser utilizado numa maquina com configuraçoes menores do que as que cite, porém nao lhes garanto que será tao bom quando no recomendado.
Thiago :o!
Thiago
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa soft e hardware.

Mensagempor M客¡NhØ §åMµ®å¡ » Sáb Fev 06, 2010 1:43 am

Thiago, boa madrugada!
Demorei para comentar aqui devido a correria como SquidCacheAux e o Adzapper...
Instalei seu addon aqui para testá-lo e gostei muito do resultado, muito interessante e simples ao mesmo tempo.
Parabéns! :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause:

Abraço amizade! :o!
Utilize a busca do fórum! Ela é sua amiga!
Não dou suporte via MP ou MSN para ninguém. Por favor, não insista. (Para que existe o fórum?)
É novo aqui? É "antigo" e mesmo assim está perdido?
Então leia:
Avatar do usuário
M客¡NhØ §åMµ®å¡
BFW Developer
BFW WebServer
BFW Beneméritos
BFW Add-on Developer
BFW Moderator
BFW Manager
 
Mensagens: 4111
Registrado em: Qua Abr 08, 2009 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: AMD Athlon(tm) II X2 215 Processor
Memória: 1 GiB / Link 50 MB
BFW 3.0.262 64 bits.
Serviços Ativos: DNS, DHCP
Addons: Samba, Pure-FTPd (no certified), BFW WebServer (no certified)

Re: Monit para BFW 2.x visualisa soft e hardware.

Mensagempor Thiago » Seg Fev 08, 2010 6:12 pm

M客¡NhØ §åMµ®å¡ escreveu:Thiago, boa madrugada!
Demorei para comentar aqui devido a correria como SquidCacheAux e o Adzapper...
Instalei seu addon aqui para testá-lo e gostei muito do resultado, muito interessante e simples ao mesmo tempo.
Parabéns! :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause:

Abraço amizade! :o!

Obrigado M客¡NhØ .
:o! :o!
Thiago
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor mad987 » Sex Fev 19, 2010 5:26 pm

Boa noite amigo

simplesmente show de bola parabens


:aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause:
mad987
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor Thiago » Sex Fev 19, 2010 10:19 pm

mad987 escreveu:Boa noite amigo

simplesmente show de bola parabens


:aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause:

Obrigado mad, e caso haja algum problema por favor me fale ok?..
Abrass e obrigado por reportar que o addon está funcionando bem... :o!
Thiago
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor somatorio » Sáb Fev 20, 2010 10:34 am

como tu me pediu ontem no msn testei o monit... muito bacana! se quiser eu te ajudo nas melhorias que tu quer implementar ;D

mas... tem um probleminha no monit.cgi, no link "Visualizaçao" o endereço do bfw ta estático, o que causa problemas se o cara não usa 192.168.0.1 como ip do bfw
MAS eu resolvi já =P
é só mudar a linha:
Código: Selecionar todos
echo "<center><div id=back><a href=http://192.168.0.1:8888 class=links><u>Visualizaçao</u></a></div></center>"

para:
Código: Selecionar todos
echo "<center><div id=back><a href=http://$LOCAL_IPADDR:8888 class=links><u>Visualizaçao</u></a></div></center>"

ou baixa e renomeia pra monit.cgi =p
http://tralhas.somatorio.org/bfw/monit.txt
somatorio
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor Thiago » Sáb Fev 20, 2010 11:32 am

Valeu grande somatorio.
Sairá na atualizaçao junto com outras atualizaçoes do monit.
Brigado.
Abrass amigo !+
Thiago
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor Thiago » Sáb Fev 20, 2010 11:43 am

Mais uma dica, mudado a configuraçao do .monitrc
Se alguém tiver problemas por favor avise.

Pode ser visto no link abaixo
http://www.brazilfw.com.br/users/thiago ... onitrc.txt
Editado pela última vez por Thiago em Sáb Fev 20, 2010 12:51 pm, em um total de 1 vez.
Thiago
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor somatorio » Sáb Fev 20, 2010 12:28 pm

mais uma alteração =p

/etc/rc.d/pkgs/rc.zzmonit (o zz é pra ele rodar por último)
Código: Selecionar todos
echo -n "Carregando Monit... "
/usr/local/sbin/monit


adicionar ao /var/lib/lrpkg/monit.list
Código: Selecionar todos
/etc/rc.d/pkgs/rc.zzmonit


assim o monit vai inicializar junto com a máquina e não vai mais ser necessário clicar em "start monit" toda vez que reiniciar a máquina antes de visualizar o relatório dele
somatorio
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor Thiago » Sáb Fev 20, 2010 7:42 pm

Estou trabalhando nas atualizaçoes..
Obrigado a todos. :o! :o!
Thiago
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor RayanRPG » Seg Fev 22, 2010 1:45 am

thiago instalei seu addon p testa e aki nao funciono, apareceu a opcao la "monit" quando clico abre o codigo fonte da pagina .






Código: Selecionar todos
#!/bin/sh
# Monit
# Thiagofw
# 18/01/2010

. /etc/coyote/coyote.conf
. /var/http/web-functions


ExibirTela(){
cl_header2 "Monit"
echo "<table border=5 class=tbcontent><tr><td class=middle><table class=maintable border=5 width=100%>"
echo "<tr><th>Monit</th></tr>"
echo "<tr>"
echo "<td class=header>Monitoramento de Software e Hardware</td>"
echo "</tr>"
echo "</table><br>"
echo "<center><div id=monit><a href=monit.cgi?ACTION=START class=links><u>Start Monit</a></div></center>"
echo "<center><div id=back><a href=http://$LOCAL_IPADDR:8888 class=links><u>Visualizaçao</u></a></div></center>"
echo "</td></tr></table>"
cl_footer2
}

IniciarMonit(){
cl_header2 "Monit"
echo '<table class=maintable border=0 width=\"100%\"><tr><th>Monit</th></tr><tr><td><pre>'
echo -n "Carregando Monit... "
/usr/local/sbin/monit
[ $? = 0 ] && { sleep 5; echo "Ok"; } || { echo "Falha!"; }
echo '</pre></td></tr></table>'
echo "<center><div id=back><a href=monit.cgi class=links><u>$Fbl</u></a></div></center>"
cl_footer2
}




case "$FORM_ACTION" in
     "START" ) IniciarMonit ;;
     * ) ExibirTela ;;
esac


help
Avatar do usuário
RayanRPG
BFW Intermediate
 
Mensagens: 630
Registrado em: Sáb Fev 21, 2009 12:18 pm
Localização: Carpina-PE
BrazilFW Box: Intel Celeron 2.30 GHZ, HD: 320 GB SATA 7200 RPM Seagate Barracuda,
Brazilfw 3.0.259 RC5+Squid 3.2.3+DHCP+QOS+Check System+ LB

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor somatorio » Seg Fev 22, 2010 8:52 am

usas o tinyphp?
não sei muito bem o porque, mas no meu quando dava algum erro e o lighttpd não inicializava, dava isso...
no meu caso era só executar ./etc/rc.d/pkgs/rc.zphp e rolava
somatorio
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor RayanRPG » Seg Fev 22, 2010 2:31 pm

nao eu nao uso esses addons....... meus addons sao...

monit/ipupdate/simon/sarg/squid/squidnow/sp1+/zph/smartmoon/ e dnscache
Avatar do usuário
RayanRPG
BFW Intermediate
 
Mensagens: 630
Registrado em: Sáb Fev 21, 2009 12:18 pm
Localização: Carpina-PE
BrazilFW Box: Intel Celeron 2.30 GHZ, HD: 320 GB SATA 7200 RPM Seagate Barracuda,
Brazilfw 3.0.259 RC5+Squid 3.2.3+DHCP+QOS+Check System+ LB

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor somatorio » Ter Fev 23, 2010 10:36 am

reinstalei aqui e achei o que houve...
por algum motivo (talvez na última atualização do pacote) o arquivo monit.cgi perdeu a permissão de execução
até o thiago atualizar o pacote favor corrigir isso "na mão"
Código: Selecionar todos
chmod a+x /var/http/htdocs/cgi-bin/monit.cgi
backup monit

obviamente não precisa fazer isso sempre, após o backup o arquivo vai estar ok

edit 1: thiago, achei um requerimento =p
Carregando Monit... /usr/local/sbin/monit: can't load library 'libssl.so.0.9.7'
Falha!

precisa ter o libssl pelo jeito http://www.brazilfw.com.br/users/cmarti ... libssl.tgz

edit 2: e mais um, hehe (mas essa eu já esperava pós ver a libssl)
Carregando Monit... /usr/local/sbin/monit: can't load library 'libcrypto.so.0.9.7'
Falha!

libcrypt também http://www.brazilfw.com.br/users/cmarti ... bcrypt.tgz

caso use o bfw-get:
Código: Selecionar todos
bfw-get install libssl libcrypt
somatorio
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor Thiago » Ter Fev 23, 2010 11:45 am

Atualizado. viewtopic.php?f=15&t=72593&p=206108#p202661
Por favor reportem possiveis bugs.
Somatorio , obrigado :o!
Thiago
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor RayanRPG » Ter Fev 23, 2010 5:50 pm

bem apos atualizacao o addon abre porem.........
Código: Selecionar todos

Carregando Monit... monit daemon at 6329 awakened
Ok




ao clicar "visualizacao" o link nao abre a pagina fica branca......... e um bug mudei a porta do monit no monitrc.. porem o link continua chamando na porta 8888. e como eu vi o codigo fonte a porta esta" hardcoded" tem que muda isso, e add como variavel.
Código: Selecionar todos
"<center><div id=back><a href=http://$LOCAL_IPADDR:8888 class=links><u>Visualizaçao</u></a></div></center>"



vlw otro problema ta ficando com algumas "??" nos links do meu webadmin com o monit quando starta .. :S

uma duvida........

tem diferenca entre libcrypto e libcrypt?
ainda n consegui faze o monit funciona,
Avatar do usuário
RayanRPG
BFW Intermediate
 
Mensagens: 630
Registrado em: Sáb Fev 21, 2009 12:18 pm
Localização: Carpina-PE
BrazilFW Box: Intel Celeron 2.30 GHZ, HD: 320 GB SATA 7200 RPM Seagate Barracuda,
Brazilfw 3.0.259 RC5+Squid 3.2.3+DHCP+QOS+Check System+ LB

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor somatorio » Ter Fev 23, 2010 5:58 pm

o "hardcoded" que tu disse está certo, ao executar o cgi, a variavel se torna o ip do teu bfw...
ele não tá carregando o monit porque no /root/.monitrc
Código: Selecionar todos
# Make monit start its web-server. So you can access it from web browser
set httpd port 8888 ####Porta de acesso ao BFW, recomendo deixar esta.
use address 192.168.0.1  ###IP DO BFW , Mudem para o ip do seu BFW, ip local do servidor.

##Monit web-server ACL.
allow localhost       # allow localhost to connect to the server and
allow Seu_IP_aqui     #Note que onde está o Seu_IP_aqui  é o ip unico com acesso ao monit. Entao mude conforme necessidade


tem de preencher o use address com o ip do bfw e o allow seu_ip_aqui tem de por ali o ip da máquina que vai acessar o relatório (no caso, a tua estação)
Editado pela última vez por somatorio em Ter Fev 23, 2010 9:32 pm, em um total de 1 vez.
somatorio
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor RayanRPG » Ter Fev 23, 2010 6:07 pm

# Make monit start its web-server. So you can access it from web browser
set httpd port 8888 ####Porta de acesso ao BFW, recomendo deixar esta.
use address 192.168.0.1 ###IP DO BFW , Mudem para o ip do seu BFW, ip local do servidor.

##Monit web-server ACL.
allow localhost # allow localhost to connect to the server and
allow 10.10.4.2 #Note que onde está o Seu_IP_aqui é o ip unico com acesso ao monit. Entao mude conforme necessidade

10.10.4.2 e o ip da maquina que eu estou, e o ip ja esta certo meu bfw e 192.168.0.1, mto paia isso cara, so pode acessa c o ip cadastrado pq eu uso acesso remoto a meu servidor. e n tem como eu visualizar o monit de fora entao ne :S.
Avatar do usuário
RayanRPG
BFW Intermediate
 
Mensagens: 630
Registrado em: Sáb Fev 21, 2009 12:18 pm
Localização: Carpina-PE
BrazilFW Box: Intel Celeron 2.30 GHZ, HD: 320 GB SATA 7200 RPM Seagate Barracuda,
Brazilfw 3.0.259 RC5+Squid 3.2.3+DHCP+QOS+Check System+ LB

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor somatorio » Ter Fev 23, 2010 9:44 pm

hmmm, good point
vou fazer uns testes amanhã com algumas coisas e vou postar aqui os resultados, ok?

não sei muito como ele funciona porque só fui começar a testá-lo nesse final-de-semana (mais precisamente, sabado de manhã foi o único momento que mexi =p) mas vou ver o que consigo fazer e de repente passo mais uns patchs pro thiago

edit: lendo o manual, na parte do httpd (http://mmonit.com/monit/documentation/m ... onit_httpd) diz que se tu quiseres permitir que qualquer ip acesse e que permita que se utilize qualquer ip disponivel no pc pra conectar (permitindo assim que tu acesse via remoto ^^) é só omitir o use address e o allow... mas eu ainda não testei, mas isso só amanhã (se alguém quiser testar, favor posta ae ;D)

de repente o thiago venha a tirar esse bind que ele faz, facilita o uso...
somatorio
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor RayanRPG » Ter Fev 23, 2010 10:53 pm

Esse addon tem que melhora e muito ainda. :S

algumas alteracoes que iriam melhora o addon:

- configuracao + amigavel toda via webadmin em vez de alteracao no arquivo.
- link para alteracao no arquivo monitrc na pagina do monit.
- botao de recarregar o monit
- melhora essa questao do ip a ter acesso e libera acho geral , tipo e ate uma redundancia, porque p o usuario ter acesso o mesmo tem que ter a senha n e verdade?

uma duvida como add processos a serem monitorados ?


BUGS A SEREM FIXADOS:

- quando se clica em "start monit" alguns caracteres da pagina ficam com "??" .
- deixar a porta do monit dinamica em vez de hardcoded.

@SOMATORIO
testei a omissao dos ips e nao funciona. tem que ser extinto esse codigo ai como disse e uma redundancia.

abraco p vcs.
Avatar do usuário
RayanRPG
BFW Intermediate
 
Mensagens: 630
Registrado em: Sáb Fev 21, 2009 12:18 pm
Localização: Carpina-PE
BrazilFW Box: Intel Celeron 2.30 GHZ, HD: 320 GB SATA 7200 RPM Seagate Barracuda,
Brazilfw 3.0.259 RC5+Squid 3.2.3+DHCP+QOS+Check System+ LB

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor Thiago » Ter Fev 23, 2010 11:05 pm

RayanRPG escreveu:Esse addon tem que melhora e muito ainda. :S

algumas alteracoes que iriam melhora o addon:

- configuracao + amigavel toda via webadmin em vez de alteracao no arquivo.
- link para alteracao no arquivo monitrc na pagina do monit.
- botao de recarregar o monit
- melhora essa questao do ip a ter acesso e libera acho geral , tipo e ate uma redundancia, porque p o usuario ter acesso o mesmo tem que ter a senha n e verdade?

uma duvida como add processos a serem monitorados ?


BUGS A SEREM FIXADOS:

- quando se clica em "start monit" alguns caracteres da pagina ficam com "??" .
- deixar a porta do monit dinamica em vez de hardcoded.

@SOMATORIO
testei a omissao dos ips e nao funciona. tem que ser extinto esse codigo ai como disse e uma redundancia.

abraco p vcs.

Amigo quanto a funçao de editar o monit, todas podem ser feitas atraves do web admin, Arquivos de Configuraçao, editar qualquer arquivo.
Insira o caminho e modifique a gosto.
Monit apos ter iniciado nao precisa ser recarregado, o serviço nao para.
Quanto a questao de ips e de portas. O ip vem determinado no arquivo que é compilado, sem possibilidade de modificar por enquanto.
Porta infelizmente tem que especificar, imagine se por exemplo cai na 8080? Mata o servidor! Entende?
E qualquer modificaçao feita por voces serao bem aceitas, mas se mais alguem tiver problemas por favor me diga.
Thiago
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor cristhianbini » Ter Fev 23, 2010 11:27 pm

RayanRPG escreveu:Esse addon tem que melhora e muito ainda. :S


O colega pega leve ai, o thiagofw se esforçando um monte para criar o addon e vc fala assim :?:

Não sei ele, mas se essas palavras fossem para mim eu ^/ acharia legal!

Tavez se vc falasse assim: vc quer ajuda para melhorar esse addon ou Olha se vc melhorasse isso seria legal, etc...

Pensa ai blz! Vamos nos ajudar blz! :o!

abraço a todos!


bini
NÂO ESQUECA DE AGRADECER O COLEGA QUE SE PRONTIFICOU A TE AJUDAR! Pois funcionando ou não o que foi Postado, foi um tempo que foi dedicado a te ajudar!
Avatar do usuário
cristhianbini
BFW Beneméritos
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 733
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 11:10 pm
Localização: Campo Largo - PR
BrazilFW Box:

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor M客¡NhØ §åMµ®å¡ » Ter Fev 23, 2010 11:37 pm

Boa noite, amigos!
Concordo com o cristhianbini...
RayanRPG, sei que suas intensões foram boas... Sugestões são sempre bem-vindas... Mas temos que nos policiar na hora de sugerir. :roll:
Essa parte, especificamente, acho que ficou "demais" no seu post:
RayanRPG escreveu:Esse addon tem que melhora e muito ainda. :S

É como o cristhianbini disse:
cristhianbini escreveu:O colega pega leve ai, o thiagofw se esforçando um monte para criar o addon e vc fala assim :?:

Não leve a mal, amizade.
Sabemos que tem muita coisa para melhorar em muitos addons aqui, por isso eles estão no AddonFactory... Não são oficiais! Com o tempo e os teste e retorno do pessoal vamos melhorando aos poucos (ou abandonando de vez).
Com certeza o Thiago está trabalhando para melhorar algumas questões na interface do addon e o retorno do pessoal é imprescindível para isso, mas sem "tom de cobrança" (repare que está entre aspas, ou seja, não estou afirmando que foi cobrança, só estou sugerindo que pegue leve ao sugerir).
Thiago, o addon é show de bola! Eu gostei muito!
Tem que melhorar algo na interface? Tem sim, concordo com isso. Mas sem pressão, amizade. Faça dentro de seus limites de tempo.
Eu até gostaria e muito de poder lhe ajudar em algo, mas já tenho "meus abacaxis" para descascar... :mrgreen:

Abraço pessoal e, por favor, juízo nas respostas, heim... :o!
Utilize a busca do fórum! Ela é sua amiga!
Não dou suporte via MP ou MSN para ninguém. Por favor, não insista. (Para que existe o fórum?)
É novo aqui? É "antigo" e mesmo assim está perdido?
Então leia:
Avatar do usuário
M客¡NhØ §åMµ®å¡
BFW Developer
BFW WebServer
BFW Beneméritos
BFW Add-on Developer
BFW Moderator
BFW Manager
 
Mensagens: 4111
Registrado em: Qua Abr 08, 2009 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: AMD Athlon(tm) II X2 215 Processor
Memória: 1 GiB / Link 50 MB
BFW 3.0.262 64 bits.
Serviços Ativos: DNS, DHCP
Addons: Samba, Pure-FTPd (no certified), BFW WebServer (no certified)

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor Thiago » Qua Fev 24, 2010 12:03 am

Bini, Marcinho, Somatorio meu muito obrigado pela compreensao e ajuda.
Sabem o quanto me esforço pra ajudar, e isso pra mim ja é mais que suficiente.
RayanRpg, peço um pouco de calma, sei que é interessante a correçao de eventuais bugs, porém veja que todos nós temos um determinado tempo para ajuda e colaboração.
Caso tenha alguma sugestao faça, mas por favor respeite o ambiente, sabemos da dificuldade para se encontrar o ponto exato das configuraçoes de um addon.
Se tiver alguma soluçao por favor poste, e eu logo atualizarei ao pacote principal.
Meus sinceros agradecimentos e Muito obrigado rapaziada...
Thiago
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor Thiago » Qua Fev 24, 2010 12:47 am

RayanRPG escreveu:# Make monit start its web-server. So you can access it from web browser
set httpd port 8888 ####Porta de acesso ao BFW, recomendo deixar esta.
use address 192.168.0.1 ###IP DO BFW , Mudem para o ip do seu BFW, ip local do servidor.

##Monit web-server ACL.
allow localhost # allow localhost to connect to the server and
allow 10.10.4.2 #Note que onde está o Seu_IP_aqui é o ip unico com acesso ao monit. Entao mude conforme necessidade

10.10.4.2 e o ip da maquina que eu estou, e o ip ja esta certo meu bfw e 192.168.0.1, mto paia isso cara, so pode acessa c o ip cadastrado pq eu uso acesso remoto a meu servidor. e n tem como eu visualizar o monit de fora entao ne :S.

Estou adorando seus comentarios RayanRPG, ele me da muita coragem pra continuar tentando ajudar.
Sobre o sua outra duvida favor ler a primeira mensagem do topico, onde eu disse:
"para acrescentar um serviço basta editar o /root/.monitrc
Caso nao consiga fazer o serviço iniciar na primeira tentativa vá até o putty e de o comando
Código: Selecionar todos
kill $(pidof monit)

depois basta inicia-lo...
Código: Selecionar todos
monit

Volte ao web admin e faça a visualizaçao...
Thiago
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor somatorio » Qua Fev 24, 2010 8:17 am

a parte do ip É dinâmica, mas é com o ip local, entendi o que tu queres dizer, vou ver o que consigo fazer

já o front-end pra configuração é algo que eu sei que está nos planos do thiago, assim que eu tiver um tempo livre (e inspiração) vou dar uma ajuda pra ele nisso, já que não é só sair digitando um monte de coisas e pronto

valeu pelas sugestões, mas concordo com todos que o teu meio de abordar isso foi um tanto pesado (se fosse eu o desenvolvedor já largava "quer os fontes pra fazer melhor?"

edit: confirmado a parte do monitrc...
removi as linhas do use address e as linhas do allow (na real eu comentei =p) e ja saiu rolando 100%

vou ver o que consigo fazer quanto ao link de visualização
Editado pela última vez por somatorio em Qua Fev 24, 2010 1:08 pm, em um total de 1 vez.
somatorio
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor Thiago » Qua Fev 24, 2010 1:02 pm

Pacote Atualizado!!!
Somatorio muito obrigado por toda a ajuda.
:arrow: viewtopic.php?f=15&t=72593&p=206265#p202661
Adicionado o rc.zzmonit, thanks Somatorio :o! :aplause: :aplause:
Modificaçoes no /root/.monitrc
Código: Selecionar todos
#
#
set daemon  10
# poll at 2-minute intervals. Monit will wakeup every two minute to
# monitor things. Time must be given in seconds.

set logfile syslog facility log_daemon
# Set syslog logging.

# Make monit start its web-server. So you can access it from web browser
set httpd port 8888
#use address 192.168.56.254 # Ip do Servidor comentado, caso haja necessidade descomente o ip...

##Monit web-server ACL.
#allow localhost       # allow localhost to connect to the server and
#allow 192.168.56.1     # Ip que se conectará ao servidor, descomente a linha para um unico ip acessar.
# You can give only one per entry
allow admin:root     # user name and password for authentication.
allow debianhelp:debianhelp   # set multiple user to access through browser.

Para que se possa ter acesso de qualquer maquina da rede.
Ip do servidor comentado.
Para acrescer serviços ao monit favor consultar a primeira mensagem deste topico.
Porta fixa, por enquanto nao encontramos a possibilidade de se deixar dinamica, até mesmo pelo fato de poder entrar em conflito.
Serviços preconfigurados comentados, para ativa-los descomente retirando o "#"
Caso nao tenha os addons quais se referem o serviço deixar a linha comentada.
Bugs corrigidos por Somatorio, thank s mano. Grande amigo, muito obrigado
Favor reportarem possiveis erros no addon.
thiagofw
Thiago
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor nachazo » Sex Fev 26, 2010 11:13 am

cool tool!!!!! :o! :o! :o! :o!
nachazo
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor RayanRPG » Sáb Fev 27, 2010 12:19 am

Thiago primeiramente venho aqui esclarecer minhas observacoes........
1º interprete minhas colocacoes como sugestoes de melhorias ao seu addon, (tenho nocoes de programacao e acho que posso ajuda a comunidade )e nao como cobranca. afinal isso aki e projeto open source.

2º em momento alguem eu peguei "pesado" como pessoas ai entenderam..e minha forma de se expressar.

3º eu acho que sao estes tipos de comentaios como este que vao ajudar o addon e a comunidade a crescer, imagina se eu tivesse vendo os problemas e dizendo "ta tudo bem cara" e se auto enganar e nao contribuir p nada n acha? de qualquer forma desculpe se falei "demais" da conta ..

mudando de assunto agora.


thiago atualizei o monit e.. abre a pagina solicitando user e senha.. la no monitrc, ta
admin:root, so que nao funciona...... nao aceita a senha ja tentei troca e nao vai de jeito nenhum, .... alguma luz?

PS: cara o que aconteceu com o addon? ele nao esta + disponivel p download vc removeu ??
Avatar do usuário
RayanRPG
BFW Intermediate
 
Mensagens: 630
Registrado em: Sáb Fev 21, 2009 12:18 pm
Localização: Carpina-PE
BrazilFW Box: Intel Celeron 2.30 GHZ, HD: 320 GB SATA 7200 RPM Seagate Barracuda,
Brazilfw 3.0.259 RC5+Squid 3.2.3+DHCP+QOS+Check System+ LB

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor Thiago » Sáb Fev 27, 2010 12:22 am

Atençao!!!
Pacote Atualizado.
* Bugs corrigidos
*Atualização da interface Web
*Bug Fix
*Atualização da interface Web / atualização do script de inicialização / criado script de desligamento (Thank s Marcinho)
*Possibilidade para acesso remoto

Amigos, solicito testes e opinioes.
Agradecimentos aos amigos que se dedicaram a testar e ajudar no desenvolvimento do addon.
Valeu Somatorio, e Marcinho Muito obrigado por contribuir fazendo as correçoes e atualizaçoes... :o!
Thiago
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor somatorio » Sáb Fev 27, 2010 12:27 am

atualizei...
ficou show de bola!
bem, achei um probleminha ao incluir um processo, mas já reportei ao marcinho e depois ele arruma (duvido que mais alguém resolva fazer o que eu fiz tão cedo =P)
somatorio
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor Thiago » Sáb Fev 27, 2010 12:38 am

RayanRPG escreveu:Thiago primeiramente venho aqui esclarecer minhas observacoes........
1º interprete minhas colocacoes como sugestoes de melhorias ao seu addon, (tenho nocoes de programacao e acho que posso ajuda a comunidade )e nao como cobranca. afinal isso aki e projeto open source.


2º em momento alguem eu peguei "pesado" como pessoas ai entenderam..e minha forma de se expressar.

3º eu acho que sao estes tipos de comentaios como este que vao ajudar o addon e a comunidade a crescer, imagina se eu tivesse vendo os problemas e dizendo "ta tudo bem cara" e se auto enganar e nao contribuir p nada n acha? de qualquer forma desculpe se falei "demais" da conta ..

mudando de assunto agora.


thiago atualizei o monit e.. abre a pagina solicitando user e senha.. la no monitrc, ta
admin:root, so que nao funciona...... nao aceita a senha ja tentei troca e nao vai de jeito nenhum, .... alguma luz?

PS: cara o que aconteceu com o addon? ele nao esta + disponivel p download vc removeu ??


Sobre seus comentarios eu apenas digo:
Tenha um pouco de paciência, se possivel ajude com criticas construtivas, jamais pense que um projeto pode ser desenvolvido de um dia para outro.
Agradeço a sua sinceridade, sem problemas e desculpas pra que? Somos todos uma comunidade isso acontece.. :o!

Sobre o pacote ja tem uma nova versao com atualizaçoes e correçoes de bugs. Espero que você goste. Assim como espero que os demais amigos também opinem sobre o mesmo, nao exitando em dizer o que deve ser melhorado ou corrigido, mas sempre vendo que temos um limite.
Baixe o novo pacote :

Código: Selecionar todos
http://www.brazilfw.com.br/users/thiagofw/Addons/monit.tgz

:o! :o!
Thiago
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor Thiago » Sáb Fev 27, 2010 1:11 am

nachazo escreveu:cool tool!!!!! :o! :o! :o! :o!

Obrigado!!! :o!
Thiago
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor mad987 » Sáb Fev 27, 2010 12:27 pm

Boa tarde Thiago


Mais uma vez so elogio ficou mais show do que estava,
funcionando perfeito em duas maquinas com 2.32 e mais uma na vm com 2.32
user e senha trocados show de bola amigo thiago.




show thiago :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :o!
mad987
 

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor M客¡NhØ §åMµ®å¡ » Dom Fev 28, 2010 2:59 am

Bom dia pessoal!
somatorio escreveu:atualizei...
ficou show de bola!
bem, achei um probleminha ao incluir um processo, mas já reportei ao marcinho e depois ele arruma (duvido que mais alguém resolva fazer o que eu fiz tão cedo =P)

Já fiz os testes iniciais e já resolvi o pequeno probleminha, somatorio.
Já passei o pacote pro Thiago e ele irá upar e atualizar o tópico.
Somente para que fique claro aos demais companheiros...
O que acontecia era o seguinte:
O Monit (interface para o WebAdmin) não permitia que se acrescentassem "espaços em branco" em nenhum de seus campos.
Isso poderia vir a ser um problema caso quiséssimos adicionar para monitoramento um processo em que o script para start/restart precisasse de parâmetros (tipo, /etc/rc.d/rc.squid restart. Isso daria problema por causa do espaço entre o rc.squid e o restart).
Bom, agora isso já foi corrigido (creio eu)! dancing
Agora é só adicionarmos os processos que quisermos (e podermos, claro) e "correr pro abraço"!
mad987 escreveu:Boa tarde Thiago


Mais uma vez so elogio ficou mais show do que estava,
funcionando perfeito em duas maquinas com 2.32 e mais uma na vm com 2.32
user e senha trocados show de bola amigo thiago.




show thiago :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :o!

Concordo 100%!
Gostei muito desse addon.
Thiago está de parabéns por tê-lo portado para o BFW.
:aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause:

Abraço à todos! :o!
Utilize a busca do fórum! Ela é sua amiga!
Não dou suporte via MP ou MSN para ninguém. Por favor, não insista. (Para que existe o fórum?)
É novo aqui? É "antigo" e mesmo assim está perdido?
Então leia:
Avatar do usuário
M客¡NhØ §åMµ®å¡
BFW Developer
BFW WebServer
BFW Beneméritos
BFW Add-on Developer
BFW Moderator
BFW Manager
 
Mensagens: 4111
Registrado em: Qua Abr 08, 2009 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: AMD Athlon(tm) II X2 215 Processor
Memória: 1 GiB / Link 50 MB
BFW 3.0.262 64 bits.
Serviços Ativos: DNS, DHCP
Addons: Samba, Pure-FTPd (no certified), BFW WebServer (no certified)

Re: Monit para BFW 2.x visualisa software e hardware

Mensagempor Thiago » Dom Fev 28, 2010 3:18 am

Atençao Pacote atualizado.

Correçao do script de inserçao de serviços para o monit.
Essa correçao evita o erro que nos foi alertado pelo Somatorio. :o!
Mudanças:
Somente na pagina de inserçao de serviços web admin:
Caso deseje acrescentar um serviço que necessite de espaço em branco como o citado pelo Marcinho:
"
Código: Selecionar todos
/etc/rc.d/rc.squid restart.

Nao haverá mais problemas com espaços, podendo assim acrescer serviços que haja necessidade dos mesmos...
Agradecimentos ao Somatorio por relatar o bug, e ao Grande Marcinho por colaborar exaustivamente na correçao dos bugs apresentados.
!+ :o!
Thiago
 

Próximo

Voltar para Add-On Factory

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron