DNScache de volta!! Turbinado e estável!! - Versão 1.0

Fórum destinado a discussões gerais e ajuda aos usuários do BrazilFW 2.x, para os idiomas (Inglês, Espanhol, Português e outros)
BrazilFW 2.x - Ayuda en general (todos los idiomas)
Foro de discusión general y ayudar a los usuarios BrazilFW 2.x para idiomas (Inglés, español, portugués y otros)
BrazilFW 2.x - Help in General (All Languages)
Forum for general discussions and help for users of BrazilFW 2.x, for languages (English, Spanish, Portuguese and others)

DNScache de volta!! Turbinado e estável!! - Versão 1.0

Mensagempor coidiloco » Dom Jul 19, 2009 2:16 pm

Boa tarde moçada,

Tentei usar os outros DNS mas nao achei que o custo/beneficio tava legal, o pdnsd (DNScache) eh pequeno, faz o que precisa e faz bem, muito bem por sinal.
Faltava estabilizar e integrar o bicho no BFW, resolvi do meu jeito e parece que saiu melhor que a encomenda, inclusive tem ideias ai pro BFW 3.0 (precache!!)
Resolvi compartilhar ai com vcs, espero que gostem, obrigado ao Woshman, Marcos e a todos que ajudaram no projeto. O conceito do projeto foi essencial.

Retrabalhei praticamente todo o script do DNScache (pdnsd) que o Woshman e outros colaboradores vinham otimizando, adicionei novas funçoes, corrigi outras e melhorei onde deu, resultado: estável, integrado, funcional e turbinado logo na saida, nem parece que tah lah :lol:

Melhorias:
Integração 100% com o BFW e DNSmasq, agora sim, soh instalar o addon e esquecer
DHCP, amarracao por MAC, hosts DNS, reservas, etc tudo funcional, eh como se o DNSmasq tivesse cache em disco :o!
Funçoes dos menus do DNS/DHCP do BFW compativeis, mexeu lah reflete no DNSCache, IPs internos resolvendo normal, etc
Compativel com DNS da provedora e OpenDNS, mas dah pra colocar os servidores raiz tambem.
Pagina de busca do OpenDns e GVT pré bloqueadas, aquela que aparece quando não acha dominio, retornando "Dominio nao encontrado" normalmente.
Tolerancia a falhas, se o DNS cair tem um serviço (DNSGuard) que reinicia o DNS tanto com ou sem cache ativado, detecta automaticamente qual modo o BFW ta usando
Agora o DNScache trabalha num range de portas dificil de dar conflitos, se houver ja esta preparado para facil alteração.
Geraçao de cache full, na hora com base nos logs do SQUID!!

Funcoes: start, restart, disable, clean, precache agora 100%

Detalhes:
start e restart -> são auto explicativos ok.. ;-)
disable -> Desabilita o cache em disco retornando ao uso do DNSmasq (mantem DNSGuard ativo)
clean -> Apaga o cache em disco, caso tenha problemas, sem derrubar o serviço DNS
precache -> Funciona junto com SQUID, ele varre os logs (todos) do SQUID e gera uma lista desses dominios, depois faz requisicoes em massa gerando na hora!! o banco de dados com o perfil do seu SQUID, assim não precisa esperar ate ele encher e ja sai navegando no maximo!! Gerou quase 40Mb de trafego DNS aqui, com 106294 requisicoes. E descarrega no disco na hora...
Estas opções sao parametros passados, exatamente como antes, mas nao precisa disso pra sair rodando.

DNSGuard -> Script que criei pra monitorar os paus de DNSCache caindo, DNSmasq caindo etc.. se cair ele reinicia o serviço, monitora de 5 em 5 segundos, praticamente nao gera carga no sistema, e percebe a diferença quando o DNSMasq ou DNScache ta rodando como DNS e cuida de acordo com cada caso.

Toda a operacao eh feita pelo shell nao tem WebAdmin, acho que nem precisa por enquanto, se alguem quiser fazer seria legal.

Instalacao:
Como qualquer addon, e mais nada
Obs: Pra quem for testar, recomendo rodar com a opcao precache ( /etc/rc.d/pkgs/rc.dnscache precache ), fica top logo de inicio.

Como nao tenho conta ainda, quem quiser testar soh me mandar uma MP ou me chamar direto no MSN (bfwcoidiloco@hotmail.com)
Srs. Admins, com quem converso sobre um espaço pra upload aqui?

Abrass 8-)

********************************************************************************************************************************************

Editado por Reginaldo.

Link para Download:
http://www.brazilfw.com.br/users/coidiloco/dnscache.tgz
Código: Selecionar todos
http://www.brazilfw.com.br/users/coidiloco/dnscache.tgz


Atualizei o Addon Index do DNSCache: :arrow: viewtopic.php?f=67&t=63086&p=129559#p129559

Tutorial do Addon DNSCache 1.0: :arrow: viewtopic.php?f=90&t=70086
coidiloco
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor korpin » Dom Jul 19, 2009 3:38 pm

coidiloco escreveu:Boa tarde moçada,

Testado ! Voando!!
Eu ainda não conseguir subir meu BFW com chipset ralink.
Avatar do usuário
korpin
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 192
Registrado em: Dom Jan 21, 2007 11:13 am
Localização: Ipu - CE
BrazilFW Box: Eu ainda vou subir meu server com a versão 3 e com a placa DWA 510 Ralink! Voiu aguardar! E olha q faz tempo q num sinto o gosto do meu BFW!!!!!!!!!!!!!!!!

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor Lelouch » Dom Jul 19, 2009 5:36 pm

Only for test!!!

I put this in my account while Coidiloco is looking for admins, to get their self account.
Editado pela última vez por Lelouch em Seg Jul 20, 2009 1:53 am, em um total de 2 vezes.
GNU/Linux addict, instead of Linux addict.
Sou, machigatteita no wa ore ja nai! Sekai no hou da!...
Sekai wa kawaru! Kaerareru...

Hangyaku no Rurūshu...

New scheme: BFW3(LB) - BFW3BridgeCache - ArgentoBridgeQoS
Avatar do usuário
Lelouch
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 1324
Registrado em: Dom Out 05, 2008 7:39 pm
Localização: #!/bin/sh
BrazilFW Box: BrazilFW: RAM 3GB, ATHLON X2 5600+, HDD 160GB+120GB, LB: 2Mb+8Mb.
BFW3 BuildTree on GNU/Linux Archlinux 64 bits.

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor Ratimam » Dom Jul 19, 2009 6:15 pm

testado, aprovado, voando!!!
Ratimam
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor naufragoweb » Dom Jul 19, 2009 8:38 pm

:aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause: :aplause:
de cara resolveu o problema das fotos do orkut que não estavam aparecendo, (pra corrigir tinha que desativar o DNScache). Agora tá perfeito!!!
naufragoweb
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor korpin » Dom Jul 19, 2009 8:49 pm

olá povo!

testem ai...
o bfwcodiloco dipois pra nois

Esse voa...
pelo menos pra isso eu servir.. \`´/ \`´/
Eu ainda não conseguir subir meu BFW com chipset ralink.
Avatar do usuário
korpin
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 192
Registrado em: Dom Jan 21, 2007 11:13 am
Localização: Ipu - CE
BrazilFW Box: Eu ainda vou subir meu server com a versão 3 e com a placa DWA 510 Ralink! Voiu aguardar! E olha q faz tempo q num sinto o gosto do meu BFW!!!!!!!!!!!!!!!!

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor Marcos do Vale » Dom Jul 19, 2009 8:59 pm

Parabéns!
Finalmente apareceu mais um que "faz a hora, não espera acontecer".

Comentários sobre o script:
Obs.: Não é crítica, é comentário.

Linha 8 original
Código: Selecionar todos
AUX=`cat /etc/rc.d/rc.local | grep /etc/dnsguard.sh`

Otimizado
Código: Selecionar todos
AUX=`grep "/etc/dnsguard.sh" /etc/rc.d/rc.local`



Linha 11 original
Código: Selecionar todos
dnsguard.sh &

Correção
Código: Selecionar todos
/etc/dnsguard.sh &



Linha 17 original
Código: Selecionar todos
if [ -z "`ps | grep dnsguard`" ]; then

Otimizado
Código: Selecionar todos
if [ -z "`pidof dnsguard.sh`" ]; then



Linha 70 original
Código: Selecionar todos
if [ -z "`ps | grep -i pdnsd`" ]; then

Otimizado
Código: Selecionar todos
if [ -z "`pidof pdnsd`" ]; then



Original
Código: Selecionar todos
 [ ! -d "/partition/dns" ] && mkdir -p /partition/dns
 [ ! -d "/partition/dns/cache" ] && mkdir -p /partition/dns/cache

Otimizado
Código: Selecionar todos
 [ ! -d "/partition/dns/cache" ] && mkdir -p /partition/dns/cache

Obs.: flag -p é justamente pra evitar a rotina de criar o diretório pai /dns pra depois criar o diretório filho /dns/cache.
Obs2.: Se não tem o diretório filho /dns/cache, é lógico que o diretório pai /dns tb não existe.
Marcos do Vale
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor coidiloco » Dom Jul 19, 2009 10:13 pm

Opa,

Que bom que o negocio ta agradando..

Aproveitando, moçada que testou ai obrigado pelo retorno, korpin foi o cara que achou o 1º bug kkk.. esse do -p num tava funcioanando num sei porque. no corre corre foi um copiar, colar e resolvido, o rinrinrenacuajo que ja subiu na pasta dele (cade a minha?) e outros.

Sr. Marcos do Vale, pega leve, esse script eh meramente "funcioanal" :lol:, ta longe de algo apresentavel. Soh fechei os bugs e orientei dentro da logica de programacao, repare que em alguns casos ate apelei pra ignorancia, repare nos not found, not running, etc..
Com certeza vou refinar o script e colocar ele dentro da "norma culta". Ta anotado pra proxima versao, que pelo jeito ta igual pao quentinho... ;-)
Mas comente pra gente sobre o precache, como ficou, melhorias?

Alguns avisos:
eh questao de tempo pro precache ativar algum bloqueio de segurancao em algum provedor, pelo que vi o povo ta com os squid gordo.. 300.000 , 400.000 entradas, nao me responsabilizo se alguem tomar ban de algumas horas.. \`´/

O DNScache anterior faz alteracoes no sistema que param o dns mesmo colocando esse pra substituir. O que eu fiz eh mais manso nesse sentido, por isso do DNSGuard, entao
antes de mudar do anterior pra esse confira se tem um DNSmasq -p 0 no final da linha do arquivo rc.dnsmasq eh soh remover o "-p 0", nada mais. instruçoes no forum do DNScache.

Essa versao do rapidshare ta com DNSs mais rapidos (embratel, uol, brturbo, etc) publicos, alem dos roots.

Aguardo mais sugestoes e criticas, abrass!! :o!
coidiloco
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor celocao » Seg Jul 20, 2009 12:09 am

Hum,parabens pelo trabalho!

Uma duvida,se instalasse o DNScache na versão 2.31.10 final com SP1 instalado,MESMO SEM USAR SQUID eu teria ganho de velocidade na navegação?

Outra duvida,o arquivo postado as 20:37hrs pelo bfwcodiloco já possui as alterações sugeridas por Marcos do Vale?

Um abraço by celocao !+
Editado pela última vez por celocao em Seg Jul 20, 2009 12:41 am, em um total de 1 vez.
celocao
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor fabiosammy » Seg Jul 20, 2009 12:37 am

pergunta...

ele é totalmente compativel com a versão 2.30.1?
fabiosammy
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor korpin » Seg Jul 20, 2009 6:44 am

celocao escreveu:Hum,parabens pelo trabalho!

Outra duvida,o arquivo postado as 20:37hrs pelo bfwcodiloco já possui as alterações sugeridas por Marcos do Vale?

Um abraço by celocao !+

Ainda não!
Eu ainda não conseguir subir meu BFW com chipset ralink.
Avatar do usuário
korpin
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 192
Registrado em: Dom Jan 21, 2007 11:13 am
Localização: Ipu - CE
BrazilFW Box: Eu ainda vou subir meu server com a versão 3 e com a placa DWA 510 Ralink! Voiu aguardar! E olha q faz tempo q num sinto o gosto do meu BFW!!!!!!!!!!!!!!!!

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor coidiloco » Seg Jul 20, 2009 9:58 am

Opa,

testado na 2.31.10 SP1+

System Version Required: 2.30/2.31.10
Other Packages Required (Only for previous versions to/Somente para versões anteriores à 2.31.10.):libpthread.tgz
http://www.brazilfw.com.br/downloads/addons/libpthread.tgz

Flws :o!
coidiloco
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor escosta » Seg Jul 20, 2009 11:08 am

Algumas dúvidas a respeito.

1º Sou leigo e gostaria de saber se tem outra configuração a ser feita após a instalação deste add-on ?
2º Tem alguns sites q são muito lentos pra mim(demora em torno de 2 minutos), estou com ip fixo e testei de um link de ip dinâmico funciona normal, lembrando que o ip fixo está no BFW, ip dinamico fora do bfw. Alguma sugestão ? Quem tiver ip fixo (da telefonica) testem aí estes sites que aqui demora pra caramba para abrir(www.joiasbrasil.com.br, www.ajbecommerce.com.br) e pelo tracert no 5º a 7º salto não dá retorno. Será configuração de DNS ? utilizo o DNS do UOL(primário - 200.204.0.10 e secundário 200.204.0.138) e o do OpenDNS como 3º (208.67.222.222).

Quando tiver as alterações terminadas, favor passar o link para instalarmos.
escosta
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor Zaymms » Seg Jul 20, 2009 11:54 am

Coidiloco está de parabéns NOVAMENTE :aplause: :aplause: :o!
Zaymms
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor Lelouch » Seg Jul 20, 2009 1:24 pm

The RTMP sites as youtube, metacafe, google video, etc, show the page complete and the player too, but never load/start the video. I forget use this without pre-caché and try again :oops: ...

I go back to old addon version, and all work fine again.
GNU/Linux addict, instead of Linux addict.
Sou, machigatteita no wa ore ja nai! Sekai no hou da!...
Sekai wa kawaru! Kaerareru...

Hangyaku no Rurūshu...

New scheme: BFW3(LB) - BFW3BridgeCache - ArgentoBridgeQoS
Avatar do usuário
Lelouch
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 1324
Registrado em: Dom Out 05, 2008 7:39 pm
Localização: #!/bin/sh
BrazilFW Box: BrazilFW: RAM 3GB, ATHLON X2 5600+, HDD 160GB+120GB, LB: 2Mb+8Mb.
BFW3 BuildTree on GNU/Linux Archlinux 64 bits.

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor IceMan - Brazil » Seg Jul 20, 2009 2:17 pm

escosta escreveu:Algumas dúvidas a respeito.

1º Sou leigo e gostaria de saber se tem outra configuração a ser feita após a instalação deste add-on ?
2º Tem alguns sites q são muito lentos pra mim(demora em torno de 2 minutos), estou com ip fixo e testei de um link de ip dinâmico funciona normal, lembrando que o ip fixo está no BFW, ip dinamico fora do bfw. Alguma sugestão ? Quem tiver ip fixo (da telefonica) testem aí estes sites que aqui demora pra caramba para abrir(http://www.joiasbrasil.com.br, http://www.ajbecommerce.com.br) e pelo tracert no 5º a 7º salto não dá retorno. Será configuração de DNS ? utilizo o DNS do UOL(primário - 200.204.0.10 e secundário 200.204.0.138) e o do OpenDNS como 3º (208.67.222.222).

Quando tiver as alterações terminadas, favor passar o link para instalarmos.

Tenho Speedy IP Dinamico. E aqui demorou para abrir também.
Ja considerou de o problema ser o site que é muito pesado ou o servidor não ser la essas coisas?
Não dou suporte via MP ou MSN.Favor usar o fórum.

"Estreita é a porta da salvação e larga a da tentação"
"A calcinha não é a melhor coisa do mundo. Mas esta bem perto..."
Avatar do usuário
IceMan - Brazil
BFW Senior
 
Mensagens: 3211
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 7:10 pm
Localização: São Paulo
BrazilFW Box: BFW 3.x
DELL Latitude 110 - LAN USB + on-board
ADDON: Tcptrack
Conexão: NET Virtua 10mb

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor escosta » Seg Jul 20, 2009 2:24 pm

iceman, obrigado pelo retorno.
cara, não sei o que é, testei de vários links de internet, no começo achei q seria o DNS, mas de outras redes vai, algumas funciona normalmente, outras não.
bfw normal. funciona 100% (tiro a culpa dele...rsrsrs).
escosta
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor thiagosupport » Seg Jul 20, 2009 2:59 pm

Amigos, como faço para configura-lo?

Instalei mas nao aparece no webadmin, ja instalei umas 3 vezes..

obs: pode usa-lo junto com o maradns?

ou nao convem?
thiagosupport
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor korpin » Seg Jul 20, 2009 3:12 pm

thiagosupport escreveu:Amigos, como faço para configura-lo?
Instalei mas nao aparece no webadmin, ja instalei umas 3 vezes..

Não aparecerá!
obs: pode usa-lo junto com o maradns?

Não. desinstale o maradns e baixe o pacote novamente e pronto depois rode o comando no console
Código: Selecionar todos
 ./etc/rc.d/pkgs/rc.dnscache precache

Eh show de bola!
coidiloco! amigao, vc puder colocar um minitutorial la no topico inicial(editar) para instalação e usabilidade do dnscache?
Editado pela última vez por korpin em Seg Jul 20, 2009 3:38 pm, em um total de 1 vez.
Eu ainda não conseguir subir meu BFW com chipset ralink.
Avatar do usuário
korpin
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 192
Registrado em: Dom Jan 21, 2007 11:13 am
Localização: Ipu - CE
BrazilFW Box: Eu ainda vou subir meu server com a versão 3 e com a placa DWA 510 Ralink! Voiu aguardar! E olha q faz tempo q num sinto o gosto do meu BFW!!!!!!!!!!!!!!!!

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor coidiloco » Seg Jul 20, 2009 3:18 pm

Thiago,

Nao tem config nesse addon via webadmin, ele inicia sozinho e ja sai trabalhando, no maximo vc pode ativar o precache
Código: Selecionar todos
./etc/rc.d/pkgs/rc.dnscache precache


Nao pode haver 2 DNS no mesmo BFW!!

Dah um lida no primeiro post, e no post do DNScache official..


Abrass
coidiloco
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor coidiloco » Seg Jul 20, 2009 3:20 pm

Nova atualizaçao... 20.07 15:20
coidiloco
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor thiagosupport » Seg Jul 20, 2009 3:31 pm

Entendi.... entao para fechar...

Melhor esse DNScache do que o MaraDNS?

E para "ativar" o precache, o que voce aconselha?
Coloco em uma cron? ou o que?

Abraços
thiagosupport
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor coidiloco » Seg Jul 20, 2009 3:50 pm

Opa,

O precache vai pegar todos os dominios que tem no log do squid e vai cachear 1 por 1, isso vai dar um monte de requisicao DNS (milhares), num eh bom fazer isso toda hora vc pode tomar um ban do seu ISP.

Faça 1 vez ao instalar ou caso apague os arquivos de cache, ja deve ser suficiente, pq dai pra frente as novas entradas vao acumulando normalmente..


Abrass
coidiloco
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor thiagosupport » Seg Jul 20, 2009 4:01 pm

Entendi.... entao para fechar...

Melhor esse DNScache do que o MaraDNS?
thiagosupport
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor IceMan - Brazil » Seg Jul 20, 2009 4:38 pm

Em Configurações de Internet, na parte de DNS o que deve ser colocado?
Deixa em branco, ou posso continuar usando os DNs do OpenDNS?
Não dou suporte via MP ou MSN.Favor usar o fórum.

"Estreita é a porta da salvação e larga a da tentação"
"A calcinha não é a melhor coisa do mundo. Mas esta bem perto..."
Avatar do usuário
IceMan - Brazil
BFW Senior
 
Mensagens: 3211
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 7:10 pm
Localização: São Paulo
BrazilFW Box: BFW 3.x
DELL Latitude 110 - LAN USB + on-board
ADDON: Tcptrack
Conexão: NET Virtua 10mb

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor escosta » Seg Jul 20, 2009 4:51 pm

boa questão do DNS, eu deixo somente configurado no BFW, é aconselhável utilizar no pc local?
escosta
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor coidiloco » Seg Jul 20, 2009 4:59 pm

thiagosupport escreveu:Entendi.... entao para fechar...

Melhor esse DNScache do que o MaraDNS?

Gosto do pdnsd (dnscache) pq eh pequeno, multithread, facil e faz cache em disco.. nao eh completo igual o Bind que eh um DNS full, mas a parte de cache em disco funciona... soh escolher o seu sabor preferido ;-)




escosta escreveu:boa questão do DNS, eu deixo somente configurado no BFW, é aconselhável utilizar no pc local?

Melhor configurar o que o provedor especifica, se for pppoe deixa em branco mesmo, o DNScache ja vem com o opendns na lista interna dele. Nao confunda DNS do DHCP com o da conexao do BFW ok..

Flws.. :o!
coidiloco
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor reginaldo » Seg Jul 20, 2009 5:12 pm

http://www.brazilfw.com.br/users/coidiloco/dnscache.tgz
Código: Selecionar todos
http://www.brazilfw.com.br/users/coidiloco/dnscache.tgz



Atualizei o Addon Index do DNSCache: :arrow: viewtopic.php?f=67&t=63086&p=129559#p129559
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o reginaldo, Doe, favor enviar e-mail para reginaldo@brazilfw.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
"Disciplina é liberdade. Compaixão é fortaleza. Ter bondade é ter coragem" (Há Tempos [Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá])
Avatar do usuário
reginaldo
BFW Mediator
BFW Documenter
BFW Manager
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 12686
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 12:10 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: Intel Core i3 Model 530
Memória: 8.00 GiB / 2 Links
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: Control MAC, QOS
Addons: EBackup, EPM e Squid 3.5.x

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor naufragoweb » Seg Jul 20, 2009 5:28 pm

Só uma indagação, coidiloco;
Essa atualização (20/07/2009 15:20) inclui as otimizações do Marcos do vale?
naufragoweb
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor coidiloco » Seg Jul 20, 2009 5:41 pm

Opa,

naufragoweb escreveu:Só uma indagação, coidiloco;
Essa atualização (20/07/2009 15:20) inclui as otimizações do Marcos do vale?


Inclui sim, e mais outras que nao tinha no script original..
Tem tambem esquema novo nos IPs pra adicioanr o roots do Brasil, ta mais rapido pra iniciar e parar o serviço e ta adicioanando as pastas dos scripts no path,
assim nao precisa ficar digitando o caminho e o script pode ser chamado de qualquer diretorio do disco e algumas correçoes pra melhorar mais um pouco a estabilidade.

Soh pra registrar, otimizaco eh uma coisa, correção eh outra, nao to muito preocupado em ganhar 0,00000000001% de performance no momento, mas foram feitas.

Flws..
coidiloco
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor reginaldo » Seg Jul 20, 2009 5:58 pm

coidiloco escreveu:
reginaldo escreveu:Movendo este tópico para Add-On Factory


Grande Reginaldo.. assim vc quebra o ritmo do topico.. se nao for problema, eu abro outro aqui pra duvidas sobre desenvolvimento e voce retorna este pra ajuda em geral.
Afinal nao eh um addon novo e todos os principais addons tem uma seçao na ajuda geral.. gostaria que esse continuasse lah e o novo no caso, eu crio por aqui..

Obrigado..

Obrigado,


OK. :o!

Desculpa e entendido.

Retornando para ajuda em Geral
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o reginaldo, Doe, favor enviar e-mail para reginaldo@brazilfw.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
"Disciplina é liberdade. Compaixão é fortaleza. Ter bondade é ter coragem" (Há Tempos [Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá])
Avatar do usuário
reginaldo
BFW Mediator
BFW Documenter
BFW Manager
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 12686
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 12:10 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: Intel Core i3 Model 530
Memória: 8.00 GiB / 2 Links
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: Control MAC, QOS
Addons: EBackup, EPM e Squid 3.5.x

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor coidiloco » Seg Jul 20, 2009 6:04 pm

reginaldo escreveu:Desculpa e entendido.

Retornando para ajuda em Geral


Que isso, nao tem o que desculpar irmao.. eu que peço desculpa se pareci mal educado.. nao foi a intenção.

Obrigado pela reposta imediata ao meu pedido :aplause:

Abrass
coidiloco
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor Ryuugan » Seg Jul 20, 2009 7:24 pm

Muito bom, testado e aprovado aqui tambem...
Ryuugan
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor thatogouveia » Seg Jul 20, 2009 7:38 pm

ao ativar o /etc/rc.d/pkgs/rc.dnscache precache no console, tem registros de páginas uma atraz da outra..
devo esperar acabar? ou posso fechar o console por ser normal isso?
a maioria escrito >> "Unknown host"
o bagulho eh federal e municipal.. (sempre gostamos do dnscache, quem acompanha os tópicos sabe disso)..
I feel good : ) cara qd sai um addon novo, isso aqui fica movimentado,parece uma festa, kd o garçon? : )
thatogouveia
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor Marcos do Vale » Seg Jul 20, 2009 8:06 pm

Sugestão:

Altere a forma de chamar o dnsguard e mova ele pra /usr/sbin.
O script de inicialização /etc/rc.d/rc.M está ficando "preso" em função da chamada dentro do rc.local.
Verifique a forma que usamos no caso do keepalive.
Marcos do Vale
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor coidiloco » Seg Jul 20, 2009 8:25 pm

djthato escreveu:ao ativar o /etc/rc.d/pkgs/rc.dnscache precache no console, tem registros de páginas uma atraz da outra..
devo esperar acabar? ou posso fechar o console por ser normal isso?
a maioria escrito >> "Unknown host"
o bagulho eh federal e municipal.. (sempre gostamos do dnscache, quem acompanha os tópicos sabe disso)..
I feel good : ) cara qd sai um addon novo, isso aqui fica movimentado,parece uma festa, kd o garçon? : )

Espere acabar, quando aparecer "DNSGuard OK" tera terminado.. se quiser cancelar CTRL+C mas o cache (parcial) soh será gravado no disco quando reiniciar.
Essas mensagens "Unknown host" aparecem quando satura o numero de requisicoes em paralelo e a fila de espera enche, ja achei uma forma de amenizar isso sem derrubar o pdnsd e sem deixar lento o brinquedo, na proxima sai uma melhoria.


Marcos do Vale escreveu:Sugestão:

Altere a forma de chamar o dnsguard e mova ele pra /usr/sbin.
O script de inicialização /etc/rc.d/rc.M está ficando "preso" em função da chamada dentro do rc.local.
Verifique a forma que usamos no caso do keepalive.

Boa, grande Marcos, na proxima já sai a correção. :o!

PS: Aos que ficarem preocupados com o "preso" ai: Nao interfere no funcionamento normal, nem do BFW, nem de qqr outro programa.
Apenas aumenta o consumo de memoria em alguns Kbytes ok. ;-)

Abrass..
coidiloco
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor reginaldo » Seg Jul 20, 2009 9:26 pm

coidiloco, uma sugestão.

Quando sair uma atualização que seja listado o que foi alterado/melhorado/corrigido.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o reginaldo, Doe, favor enviar e-mail para reginaldo@brazilfw.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
"Disciplina é liberdade. Compaixão é fortaleza. Ter bondade é ter coragem" (Há Tempos [Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá])
Avatar do usuário
reginaldo
BFW Mediator
BFW Documenter
BFW Manager
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 12686
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 12:10 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: Intel Core i3 Model 530
Memória: 8.00 GiB / 2 Links
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: Control MAC, QOS
Addons: EBackup, EPM e Squid 3.5.x

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor Marcos do Vale » Seg Jul 20, 2009 9:34 pm

Dica:

Como localizar um determinado processo, sem que o comando de procura interfira:
Código: Selecionar todos
 if [ -z "`ps | grep "dnsmasq -p" | grep -v grep | grep -v "$$"`" ]; then
Marcos do Vale
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor coidiloco » Seg Jul 20, 2009 9:55 pm

reginaldo escreveu:coidiloco, uma sugestão.

Quando sair uma atualização que seja listado o que foi alterado/melhorado/corrigido.

Legal, vou colocar os pontos principais, com relação ao pDNSd, DNSGuard e alguma referencia aos servidores usados ok.

Uma previa ateh agora:
Correcao da criacao dos caminhos.
Adicionado codigo para colocar /etc, /etc/rc.d, /etc/rc.d/pkgs ao path
Melhoria no metodo de finalizacao dos daemons (pDNSd, DNSGuard, dnsmasq)
Todas as correcoes sugeridas ate a data.
Aumentei a lista de DNSs e reordenei, colocando DNSs mais rapidos na ordem de pesquisa como embratel, brturbo e outros que testei, e por ultimo os roots
-- a ordem de pesquisa entao fica no minimo assim: DNS passados pela operadora ou cadastrados no BFW, opendns (os 2), e os outros

A fazeres:
Throtle em background para o Precache, assim a gente evita uns bans ai pra quem tem squid gordo (priorizado)
Auto-tune de DNSs baseado em lista, tipo medir o tempo dos DNSs na lista e reorganizar, tanto nas ja cadastradas quanto de lista externa em arquivo.
--- isso resolveria o problema de lentidao de quem ta fora do Brasil (priorizado)
Afinaçao da fila de consulta, e maximo de threads (andamento)
Pesquisar addons por conflitos no range de portas, atualmente ele usa as portas altas de 20000 ate 35000, se estiverem ocupadas pode dar conflito com algum programa que precise, alguma regra de drop no firewall etc, pode ser automatizado (sem previsao)
Correçoes sugeridas entre as versoes (priorizado)
Compilar o pdnsd-ctl pra poder puxar estatisticas e reconfigurar em tempo real, sem restart.
Compilar o novo pdnsd 1.2.7. (sem previsao se depender de mim, nao domino a tecnica)

A compilaçao dos progs preciso de ajuda, nao tenho dominio niso ainda. Pedi ajuda ao Woshman mas eh complicado jogar na mao do grupo do BFW3.0. Se alguem puder compilar a nova versao e o pdnd-ctl seria shooow!!

Vlws.. :o!
coidiloco
 

Re: DNScache de volta!! Turbinado e estável!!

Mensagempor malucobeleza » Ter Jul 21, 2009 1:14 am

Pra quem nao usa squid, a alguma melhora consideravel, ou se torna perda de tempo?
malucobeleza
 

Próximo

Voltar para BrazilFW 2.x - Ajuda em Geral (Todas as Línguas)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron