Ajude a testar a proxima versão

Fórum destinado a discussões gerais e ajuda aos usuários do BrazilFW 2.x, para os idiomas (Inglês, Espanhol, Português e outros)
BrazilFW 2.x - Ayuda en general (todos los idiomas)
Foro de discusión general y ayudar a los usuarios BrazilFW 2.x para idiomas (Inglés, español, portugués y otros)
BrazilFW 2.x - Help in General (All Languages)
Forum for general discussions and help for users of BrazilFW 2.x, for languages (English, Spanish, Portuguese and others)

Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor Claudio » Ter Mar 25, 2008 1:43 pm

Primeiro release da nova versão disponível aqui:
viewtopic.php?f=12&t=63724

Por favor manter a discussão sobre ela dentro do forum de desenvolvimento, pelo menos por enquanto. Eu não tenho encontrado tempo de ler o forum todo, provavelmente se alguem postar algum resultado de teste aqui no forum de ajuda, eu não conseguirei ler.

Postem suas observacoes, testes, criticas, duvidas, sugestões, etc... aqui:
viewforum.php?f=12


Isso é muito importante: Observem que essa release é um ALPHA. Versão para desenvolvedores. O sistema foi muito modificado e nós ainda não testamos o suficiente para instalar em um BrazilFW que esteja em produção.

Essa release tem uma quantidade imensa de trabalho do Woshman, Marcos do Vale e Bender, sem a participação deles não exisitira BrazilFW 2.31. Nossos mais sinceros agradecimentos a esses caras que dedicam seu precioso tempo para desenvolver o BrazilFW.

Muitas coisas foram modificadas. A maioria dessas coisas eram itens que eu estava guardando para o BrazilFW 3.x. Isso significa que nós estamos cada vez mais perto de um sistema totalmente novo.
- Não existe mais a opção de utilizar disquetes. A instalação pode ser feita com CD ou pendrive.
- Não temos mais suporte para placas de rede ISA.
- Não temos mais suporte para 486. O sistema foi otimizado para rodar em computadores pentium ou superiores.
- Instalação de placa de rede totalmente automática, o usuário não precisa mais se preocupar com qual driver utilizar.
- Todos os drivers estarão presentes, sempre. Para acrescentar uma placa nova, basta plugar o hardware.
- Inicio do suporte à discos SATA. (Isso ainda precisa de muitos testes).
- A partir dessa versão o sistema passa a ser configurado DEPOIS da instalação. Nas versões anteriores existia o Wizard for windows ou linux que configuravam os disquetes antes de instalar. Como não usamos mais disquetes, não existe mais wizard for windows.
- A instalação ficou muito mais fácil. Upgrade ficou mais fácil ainda, não é mais preciso responder a todas aquelas perguntas sobre a configuração do sistema toda vez que for fazer um upgrade.
- Depois que o sistema estiver instalado e rodando ele pode ser transferido para um pendrive (ou hd slave) com todas as configurações e add-ons.
- Um monte de pequenas alterações que eu pretendo descrever mais tarde.

Para instalar:
- Faça download do ISO.
- Grave o seu CD
- Dê boot com esse CD.
- Faça login no sistema (usuário: root, sem senha)
- Saia do menu e digite:
install

Após a instalação, remova o cd e dê um boot.
O sistema agora é instalado com uma configuração default. Como se fosse um modem/router que você acabou de resetar. Você tem duas opções para configurá-lo:
1 - Rode o novo wizard (depois da instalação)
2 - Coloque uma máquina da sua rede com ip na faixa 192.168.0.x e entre no webadmin.

O sistema recem-instalado vem com as seguintes configurações:
- Endereço Local: 192.168.0.1/24
- Placa de rede Local: A primeira que for reconhecida. (atenção essa nova versão pode inverter as suas placas após um upgrade)
- Tipo de link de internet: DHCP
- Placa de rede da Internet: A segunda que for reconhecida.

Se você preferir, existe um novo wizard de configuração que pode ser rodado diretamente no console do sistema. Digite:
wizard

Esse wizard foi escrito pelo Woshman, ele ainda não está completo, mas já dá para ver que vai ficar bem legal.

Para alterar a senha, utilize o novo comando:
chpasswd

Tanto o comando install quanto o wizard serão automatizados em breve, quando voce der boot pelo cd ele já vai rodar o install, e após o primeiro boot de um sistema recem-instalado ele vai executar o wizard.

Se voce não tem uma unidade de cd na maquina onde o BrazilFW vai rodar não se preocupe, é fácil transferir o sistema para um pendrive. Leve o pendrive e o CD até um outro computador qualquer. Dê boot com o cd e instale o sistema no pendrive. Esse seu novo pendrive pode ser utilizado para rodar o sistema ou para instalá-lo em qualquer outro computador.

Não há nenhuma diferença entre a mídia utilizada para a instalação e o sistema rodando. Qualquer BrazilFW rodando pode ser utilizado para fazer uma instalação. Você pode usar o comando install a qualquer momento para clonar o seu sistema para um pendrive ou hd slave. Se você rodar o comando install em um brazilfw que já esteja sendo utilizado a nova cópia será uma reprodução fiel desse sistema, incluindo todas as configurações e add-ons, até a senha do root.

Para copiar o sistema para uma outra máquina: Vá no BrazilFW rodando, execute o comando install para transferí-lo para um pendrive (esse pendrive tambem pode ser um excelente backup). Utilize esse backup para instalar o sistema em outro computador. Pronto, você tem uma cópia do BrazilFW original. É claro que essas cópias NÃO incluem o conteúdo da segunda partição (cache do squid, logs, etc...).

Ainda temos um monte de melhorias para fazer e coisas para concertar, mas eu ficarei bem feliz em ler os resultados dos seus testes. Só com eles nós saberemos o que deu certo e o que deu errado.

Atenção aos autores de documentação: o processo e instalação e configuração do sistema foi 100% modificado, estejam preparados para reescrever os tutoriais.

Muito Obrigado

Claudio
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor Claudio » Sex Mar 28, 2008 3:13 pm

Segundo alfa liberado. Versão 2.31.1.

Quem estiver testando o sistema, eu recomendo testar essa nova versão.

http://www.brazilfw.com.br/downloads/distro/2.31.1
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor Claudio » Sáb Mar 29, 2008 2:23 pm

Engraçado, outro dia tinha uma lista enorme de gente se prontificando a testar o sistema aqui no forum.

De repente eu libero uma versão e só recebo 2 ou 3 relatos exatamente dos mesmos caras que participaram do desenvolvimento.

Assim não dá nem vontade de continuar gastando tempo para fazer versão nova.
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor rannyelly » Sáb Mar 29, 2008 6:23 pm

Eu instalei essa nova versao num Pentium 100mhz 64mb ram, 2placas rede pci realtek, hd 20gb, em teste já há 4 dias, sem problemas. Qualuqer erro estarei reportando.
rannyelly
 

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor ifx » Sáb Mar 29, 2008 8:11 pm

Olá Claudio

Testarei em 2 ambientes distintos de produção postarei aqui todo o processo. (alem do detalhamento de cada ambiente)


Att.
ifx
 

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor parker » Sáb Mar 29, 2008 11:10 pm

Resultado:

Istalada versão 2.31.1 -----> funcionando normalmente, a unica coisa que notei foi que o WEBADMIN ficou em inglês, não me lembro de na hora de instalar se ele me perguntou algo referente a linguagem. Fora isso, tudo OK!

Inclusive se houver algum teste especifico a ser realizado, estou as ordens!

Abraços
Avatar do usuário
parker
BFW Novice
 
Mensagens: 87
Registrado em: Qua Ago 31, 2005 9:50 pm
BrazilFW Box: A1

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor rhine-pr » Dom Mar 30, 2008 1:10 am

Caaallllllmaaaa Claudiaoooo,
Rssss,
cara estou baixanod agora a nova versao, conte comigo, apaixonado pelo BFW, mas do jeito que voce postou ali, essas mudanças ?
Simplesmente nao tem pra ninguem, afff, a questao do bacup vai ser muito util, vai ser uma grande soluçao, bom mas deixa eu começar que eu fiquei muito animado agora ...
rhine-pr
 

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor korpin » Dom Mar 30, 2008 9:46 am

Claudio escreveu:Engraçado, outro dia tinha uma lista enorme de gente se prontificando a testar o sistema aqui no forum.

De repente eu libero uma versão e só recebo 2 ou 3 relatos exatamente dos mesmos caras que participaram do desenvolvimento.

Assim não dá nem vontade de continuar gastando tempo para fazer versão nova.


Se vc parar o mundo para ...
Eu vou tambem entrar pra testar.
O problema q aqui no Ipu-CE, os caras querem 35,00 numa placa chipset Realtek... Assim num da ..
Mais vou comprar duas plcas (la em Sobral) e vou comecar a ajudar testando tambem ..
Parabens Mestre ... eh de Arrepiar quando se ver o BFW neste Estagio ...
Eu ainda não conseguir subir meu BFW com chipset ralink.
Avatar do usuário
korpin
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 192
Registrado em: Dom Jan 21, 2007 11:13 am
Localização: Ipu - CE
BrazilFW Box: Eu ainda vou subir meu server com a versão 3 e com a placa DWA 510 Ralink! Voiu aguardar! E olha q faz tempo q num sinto o gosto do meu BFW!!!!!!!!!!!!!!!!

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor Claudio » Dom Mar 30, 2008 9:47 am

parker escreveu:Resultado:

Istalada versão 2.31.1 -----> funcionando normalmente, a unica coisa que notei foi que o WEBADMIN ficou em inglês, não me lembro de na hora de instalar se ele me perguntou algo referente a linguagem. Fora isso, tudo OK!

Inclusive se houver algum teste especifico a ser realizado, estou as ordens!

Abraços


Isso é esperado. Por enquanto.

Como não existe mais a geração prévia do disquete, todas as linguagens estarão disponíveis. Na primeira vez que você rodar o webadmin ele deverá te perguntar que linguagem voce quer usar. Será possivel mudar essa linguagem com o sistema rodando. Faltou tempo para programar isso, e eu achei que não valia a pena segurar a release por causa desse detalhe.

Outro detalhe muito importante que o webadmin ainda não tem, mas precisa ter, é uma opção para mudar o tipo de link de internet. O sistema vem pré-configurado para link dhcp, quem usa pppoe só tem duas opções: Roda o wizard no console ou edita o arquivo de configurações a mão.

Vamos traduzir o wizard e o instalador tambem.

Obrigado a todos pelos resultados. Creio que dá para promover nosso alfa à beta nos próximos dias.
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor tecjair » Dom Mar 30, 2008 12:35 pm

Pode crer que dá pra promover.... Tou rodando em produção aqui por motivos próprios e tá segurando a onda legal. Percebi até uma redução do consumo de memória. (Tá sobrando memória).
P.S:
parker escreveu:Inclusive se houver algum teste especifico a ser realizado, estou as ordens!
Tem algo específico que gostaria de testar? É só dizer.!!!
BrazilFW 3.0 64bits O Imbatível!
Linux User: #431158
BrazilFW User: #2624
Contribua com o Projeto, Doe Click aqui
Contribua com o Woshman, Doe Click aqui
Avatar do usuário
tecjair
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Team
BFW Expert
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 1091
Registrado em: Dom Nov 12, 2006 7:44 pm
Localização: Camaçari - Bahia - Brasil
BrazilFW Box: BFW 3.0 64Bits
Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E7200
Memória: 4 GB
HD: 500GB

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor lord_magio » Dom Mar 30, 2008 1:59 pm

Estou testando... por enquanto sem problemas, ainda não esté rodando nenhum addons adicional.

instalar rede automático é massa!!!!
lord_magio
 

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor Claudio » Dom Mar 30, 2008 3:09 pm

tecjair escreveu:P.S:
parker escreveu:Inclusive se houver algum teste especifico a ser realizado, estou as ordens!
Tem algo específico que gostaria de testar? É só dizer.!!!


Os testes que mais me interessam no momento são:

- Detecção (ou não) de hd sata.
Quem tiver computadores com hd sata, mesmo rodando windows, não precisa instalar o BrazilFW para testar isso, basta dar um boot com o CD e iniciar o instaler, logo no inicio o instalador mostra qual disco (ou quais) foi encontrado. Daí basta abortar a instalação e postar algo assim:
* Eu testei numa placa mãe com chipset XXX num hd yyy e ele detectou ou não detectou.

- Detecção de placas de rede:
Tenho certeza as realteks (legitimas), via-rhine e 3com serão detectadas. Mas quem tiver um computador rodando com placas menos utilizadas ("realtek do paraguai", tulip, sundance, davicon...) poderia fazer uma experiencia. Mesmo que o computador rode windows não precisa instalar o brazilfw. Basta dar boot pelo cd, quando o instalador perguntar se quer instalar, responda NÃO e o boot continua, faça login com usuário root, sem senha, saia do menu e digite:
ifconfig -a
Ele vai mostrar um monte de placas de rede virtuais, junto das suas placas reais. As placas reais são ethX, nesse teste você pode ignorar: bond0, br0, gre0, imq0, imq1 e lo, essas são placas virtuais. Tem outro comando interessante, esse aqui te mostra todo o hardware pci que estiver na sua máquina, agora ele vem com o nome do hardware:
cat /proc/pci
* Eu testei num computador com a placa xxx e ele detectou (ou não).

- Problemas no upgrade
* Eu instalei o brazilfw 2.31 sobre um outro brazilfw com o add-on xxx instalado e deu problema.
* Eu instalei o brazilfw 2.31 sobre um brazilfw com a configuração yyy e depois do upgrade o comportamento do sistema mudou.

- Compatibilidade com add-ons:
* Eu instalei o add-on xxx num brazilfw 2.31 limpo e ele não funcionou como deveria.

- Copia de um brazilfw que esteja rodando.
Talvez algum add-on dê pau se for transferido para um pendrive ou para outro hd, ou ainda para outro computador. É um teste que vale a pena ser feito.
Copie seu sistema totalmente configurado para um pendrive. Tente dar boot com esse pendrive. Tente utilizar esse pendrive para instalar o sistema em um outro computador
* Eu copiei um brazilfw com o add-on xxx para um pendrive (ou hd) e funcionou (ou deu pau).


Alem disso, sempre que alguem reporta um bug eu preciso confirmar. Pode ser que seja alguma particularidade daquele usuário, ou pode ser que seja realmente um bug. Por exemplo:
Um usuário acabou de reportar uma falha com o qos que eu ainda não consegui reproduzir, se alguem puder dar uma de mythbuster e confirmar ou detonar, seria útil: viewtopic.php?f=12&t=63797
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor Just » Seg Mar 31, 2008 12:39 am

Acabei de testar com uma placa mãe ASRock 939Dual-SATA2. Ela tem dois controladores SATA, um nativo do Chipset e um outro JMicron para o SATA2.

Testei com um HD Seagate 250GB. No conector SATA Nativo do Chipset ULi 1695 funcionou, porém no conector SATA2 do controlador JMicron JMB360 não funcionou.

Também testei com um pendrive Sony 2GB, o BFW detectou. A Placa de Rede já havia testado com o BFW 2.30.1, porém não foi detectada.


Abs!
Just
 

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor Electrochemical » Seg Mar 31, 2008 7:29 am

Pessoal, achu que hoje vou instalar esta versão para testes aqui na empresa.... depois posto se está rodando perfeitamente..
Electrochemical
 

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor Claudio » Seg Mar 31, 2008 9:46 am

Just escreveu:Acabei de testar com uma placa mãe ASRock 939Dual-SATA2. Ela tem dois controladores SATA, um nativo do Chipset e um outro JMicron para o SATA2.

Testei com um HD Seagate 250GB. No conector SATA Nativo do Chipset ULi 1695 funcionou, porém no conector SATA2 do controlador JMicron JMB360 não funcionou.

Também testei com um pendrive Sony 2GB, o BFW detectou. A Placa de Rede já havia testado com o BFW 2.30.1, porém não foi detectada.


Abs!



Então deixe-me ver se entendi:
Sata funcionou mas sata2 não. É isso?
Ele reconheceu o hd sata como /dev/sdX ou /dev/hdX ???

Esse pendrive que foi detectado, você conseguiu dar boot com ele?

Qual o chipset da placa de rede que não foi detectada?
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor Just » Seg Mar 31, 2008 10:22 am

Então deixe-me ver se entendi:
Sata funcionou mas sata2 não. É isso?


Basicamente, mas o SATA2 é outro controlador independente do chipset. Nada impede que outras mobos tenham esse controlador.

Ele reconheceu o hd sata como /dev/sdX ou /dev/hdX ???


Nenhum dos dois. Ele foi reconhecido do mesmo jeito que o pendrive.

Esse pendrive que foi detectado, você conseguiu dar boot com ele?


Não. Pq não cheguei a instalar pq não podia perder as informações dele.

Qual o chipset da placa de rede que não foi detectada?


É a nativa do Chipset ULi. No Windows Vista esse é o PCIID dela:

Imagem
Just
 

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor Claudio » Seg Mar 31, 2008 10:37 am

Quando eu disse sdX, eu quiz dizer: uma letra e número qualquer no lugar do X, ou seja, provavelmente foi /dev/sda1.

Você sabe me dizer qual driver essa placa de rede usava no brazilfw 2.30?
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor Marcos do Vale » Seg Mar 31, 2008 10:55 am

Outro detalhe muito importante que o webadmin ainda não tem, mas precisa ter, é uma opção para mudar o tipo de link de internet. O sistema vem pré-configurado para link dhcp, quem usa pppoe só tem duas opções: Roda o wizard no console ou edita o arquivo de configurações a mão.


Estava pensando justamente nisto neste fim-de-semana, mas a "patroa" não me deixou fazer hora-extra pro BFW. \`´/ \`´/ \`´/
Marcos do Vale
 

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor rhine-pr » Seg Mar 31, 2008 11:42 am

Perguntas ,

O SP2 esta junto nessa versao do BFW ?
Como eu faço pra criar a 3 e a 4 placa de rede local ? ( eu tentei usar como eth3 a wlan mas nao funcionou, se funcionar por ela, onde eu vou pra colocar a eth4 ?)

Que visual que ficou ... da vontade de ficar na frente do server o dia todo ... rss

Parabens ...
rhine-pr
 

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor rhine-pr » Seg Mar 31, 2008 10:44 pm

Encontrei um problema com as subredes

toda vez que eu tendo editar qualquer uma delas, mesmo colocando religiosamente tudo certinho, ela some...
a minha wlan esta funcionando como eth3, agora eu quero descobrir a eth4 ...
o conjunto SP2 ja vem presente, muito bom...
pergunta, o qos reconheceu minha eth3 como eth0:1 eth0:2 eth0:3 repetindo a eth0 certa, esta certo isso ?

Configs QOS
define_class_sfq "1:1" "1:10" 20 100 20 50 10.10.1.1 #
define_class_sfq "1:1" "1:11" 20 100 20 50 10.10.2.1 #
define_class_sfq "1:1" "1:12" 20 100 20 50 10.10.3.1 #
define_class_sfq "1:1" "1:13" 20 100 20 50 10.20.1.1 #
define_class_sfq "1:1" "1:14" 20 100 20 50 10.20.2.1 #
define_class_sfq "1:1" "1:15" 20 100 20 50 10.20.3.1 #
define_class_sfq "1:1" "1:16" 20 100 20 50 10.30.1.1 #
define_class_sfq "1:1" "1:17" 20 300 20 50 10.30.2.1 #
define_class_sfq "1:1" "1:18" 20 100 20 50 10.30.3.1 #

Reload QOS

QOS: using Subnet QOS script.
Iface eth1
Creating Upload Root Class: Rate 256kbit
Creating Upload Junk Class: Rate 12kbit
Iface eth0
Creating Download Root Class: Rate 2048kbit
Creating Download Junk Class: Rate 102kbit
Creating Upload Ingress Class
Iface eth2
Creating Download Root Class: Rate 2048kbit
Creating Download Junk Class: Rate 102kbit
Creating Upload Ingress Class
SUBNET eth0:1 - IP 10.10.1.1/30
Creating Download Class: Rate 30kbit Ceil 30kbit
Creating Upload Ingress Filter: Rate 15kbit
Creating Upload Class: Rate 15kbit Ceil 15kbit
- Building connection limit: 20
SUBNET eth0:2 - IP 10.10.2.1/30
Creating Download Class: Rate 30kbit Ceil 30kbit
Creating Upload Ingress Filter: Rate 15kbit
Creating Upload Class: Rate 15kbit Ceil 15kbit
- Building connection limit: 20
SUBNET eth0:3 - IP 10.10.3.1/30
Creating Download Class: Rate 30kbit Ceil 30kbit
Creating Upload Ingress Filter: Rate 15kbit
Creating Upload Class: Rate 15kbit Ceil 15kbit
- Building connection limit: 20
SUBNET eth2:1 - IP 10.20.1.1/30
Creating Download Class: Rate 30kbit Ceil 30kbit
Creating Upload Ingress Filter: Rate 15kbit
Creating Upload Class: Rate 15kbit Ceil 15kbit
- Building connection limit: 30
SUBNET eth2:2 - IP 10.20.2.1/30
Creating Download Class: Rate 30kbit Ceil 30kbit
Creating Upload Ingress Filter: Rate 15kbit
Creating Upload Class: Rate 15kbit Ceil 15kbit
- Building connection limit: 30
SUBNET eth2:3 - IP 10.20.3.1/30
Creating Download Class: Rate 30kbit Ceil 30kbit
Creating Upload Ingress Filter: Rate 15kbit
Creating Upload Class: Rate 15kbit Ceil 15kbit
- Building connection limit: 30
SUBNET eth0:1 - IP 10.30.1.1/30
Creating Download Class: Rate 30kbit Ceil 30kbit
Creating Upload Ingress Filter: Rate 15kbit
Creating Upload Class: Rate 15kbit Ceil 15kbit
- Building connection limit: 30
SUBNET eth0:2 - IP 10.30.2.1/30
Creating Download Class: Rate 30kbit Ceil 300kbit
Creating Upload Ingress Filter: Rate 15kbit
Creating Upload Class: Rate 15kbit Ceil 15kbit
- Building connection limit: 30
SUBNET eth0:3 - IP 10.30.3.1/30
Creating Download Class: Rate 30kbit Ceil 30kbit
Creating Upload Ingress Filter: Rate 15kbit
Creating Upload Class: Rate 15kbit Ceil 15kbit
- Building connection limit: 30
QOS: init complete
rhine-pr
 

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor rhine-pr » Seg Mar 31, 2008 10:51 pm

a sub rede antes mexer:

Yes 1 10.10.1.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 30 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s LAN1 1 20 [Edit] [Delete]
Yes 2 10.10.2.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 30 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s LAN1 2 20 [Edit] [Delete]
Yes 3 10.10.3.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 30 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s LAN1 3 20 [Edit] [Delete]
Yes 4 10.20.1.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 30 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s LAN2 1 30 [Edit] [Delete]
Yes 5 10.20.2.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 30 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s LAN2 2 30 [Edit] [Delete]
Yes 6 10.20.3.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 30 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s LAN2 3 30 [Edit] [Delete]
Yes 7 10.30.1.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 30 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s WLAN 1 30 [Edit] [Delete]
Yes 8 10.30.2.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 300 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s WLAN 2 30 [Edit] [Delete]
Yes 9 10.30.3.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 30 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s WLAN 3 30 [Edit] [Delete]

Control Actions: [ Add a New Subnet | Edit Subnet File | Reload ]


Fiz a seguinte mudança na penultima :

Individual Download Total Download de 300 eu mudei para 100

Olha a resposta que eu recebo :

Your subnet was changed successfuly
You need to backup your configuration to save changes.
You need to reboot to apply the changes

Subnetting Configuration
Active Subnet ID IP Address Netmask Use DHCP Use QOS Download Rate Download Ceil Upload Rate Upload Ceil LAN LAN ID CONLIMIT Comments Actions
Yes 1 10.10.1.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 30 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s LAN1 1 20 [Edit] [Delete]
Yes 2 10.10.2.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 30 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s LAN1 2 20 [Edit] [Delete]
Yes 3 10.10.3.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 30 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s LAN1 3 20 [Edit] [Delete]
Yes 4 10.20.1.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 30 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s LAN2 1 30 [Edit] [Delete]
Yes 5 10.20.2.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 30 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s LAN2 2 30 [Edit] [Delete]
Yes 6 10.20.3.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 30 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s LAN2 3 30 [Edit] [Delete]
Yes 7 10.30.1.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 30 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s WLAN 1 30 [Edit] [Delete]
Yes 9 10.30.3.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 30 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s WLAN 3 30 [Edit] [Delete]

Control Actions: [ Add a New Subnet | Edit Subnet File | Reload ]


A sub rede simplesmente some ...
rhine-pr
 

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor parker » Ter Abr 01, 2008 9:27 am

Claudio:

Resposta ao teste de HD SATA: OK !!
CHIPSET VIA (nao lembro o modelo)
PLACA P4V8X-X
Avatar do usuário
parker
BFW Novice
 
Mensagens: 87
Registrado em: Qua Ago 31, 2005 9:50 pm
BrazilFW Box: A1

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor Marcos do Vale » Ter Abr 01, 2008 2:03 pm

rhine-pr escreveu:a sub rede antes mexer:

Yes 1 10.10.1.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 30 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s LAN1 1 20 [Edit] [Delete]
Yes 2 10.10.2.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 30 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s LAN1 2 20 [Edit] [Delete]
Yes 3 10.10.3.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 30 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s LAN1 3 20 [Edit] [Delete]
Yes 4 10.20.1.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 30 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s LAN2 1 30 [Edit] [Delete]
Yes 5 10.20.2.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 30 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s LAN2 2 30 [Edit] [Delete]
Yes 6 10.20.3.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 30 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s LAN2 3 30 [Edit] [Delete]
Yes 7 10.30.1.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 30 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s WLAN 1 30 [Edit] [Delete]
Yes 8 10.30.2.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 300 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s WLAN 2 30 [Edit] [Delete]
Yes 9 10.30.3.1 30 Yes Yes 30 kbit/s 30 kbit/s 15 kbit/s 15 kbit/s WLAN 3 30 [Edit] [Delete]

SUBNET eth0:1 - IP 10.10.1.1/30
Creating Download Class: Rate 30kbit Ceil 30kbit
Creating Upload Ingress Filter: Rate 15kbit
Creating Upload Class: Rate 15kbit Ceil 15kbit
- Building connection limit: 20
SUBNET eth0:2 - IP 10.10.2.1/30
Creating Download Class: Rate 30kbit Ceil 30kbit
Creating Upload Ingress Filter: Rate 15kbit
Creating Upload Class: Rate 15kbit Ceil 15kbit
- Building connection limit: 20
SUBNET eth0:3 - IP 10.10.3.1/30
Creating Download Class: Rate 30kbit Ceil 30kbit
Creating Upload Ingress Filter: Rate 15kbit
Creating Upload Class: Rate 15kbit Ceil 15kbit
- Building connection limit: 20
SUBNET eth2:1 - IP 10.20.1.1/30
...
...
SUBNET eth0:1 - IP 10.30.1.1/30
Creating Download Class: Rate 30kbit Ceil 30kbit
Creating Upload Ingress Filter: Rate 15kbit
Creating Upload Class: Rate 15kbit Ceil 15kbit
- Building connection limit: 30
SUBNET eth0:2 - IP 10.30.2.1/30
Creating Download Class: Rate 30kbit Ceil 300kbit
Creating Upload Ingress Filter: Rate 15kbit
Creating Upload Class: Rate 15kbit Ceil 15kbit
- Building connection limit: 30
SUBNET eth0:3 - IP 10.30.3.1/30
Creating Download Class: Rate 30kbit Ceil 30kbit
Creating Upload Ingress Filter: Rate 15kbit
Creating Upload Class: Rate 15kbit Ceil 15kbit
- Building connection limit: 30
QOS: init complete

Tem erro de atribuição de quem é LAN1 e WLAN nesta sua configuração.
Verifique estas variáveis no arquivo mestre.
Marcos do Vale
 

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor AdrianoRDC » Ter Abr 01, 2008 4:57 pm

Claudio escreveu:Um usuário acabou de reportar uma falha com o qos que eu ainda não consegui reproduzir, se alguem puder dar uma de mythbuster e confirmar ou detonar, seria útil: viewtopic.php?f=12&t=63797


Realmente, mesmo que se habilite o QOS ele não carrega, exibe a seguinte msg:

Código: Selecionar todos
QOS: QOS installed, but disabled  ...


Depois de eu ter feito a maior bagunça com o post, vou limpar e finalizar.
Acho que sei porque dá o erro.
Pelo que entendi houve uma tentativa de fazer com que o script verificasse se a opção MANUAL do QOS era a selecionada, mas parece que ele configura esse modo de duas formas, como COYOTE_MANUAL e COYOTE_DEFAULT ( pelo menos no script antigo está assim ), e editaram o script pra verificar se a opção configurada era COYOTE_*, usando o " * " como coringa provavelmente pra não ter que testar as duas formas, mas acho que não deu certo.
No script /etc/rc.d/rc.qos na linha 47 está escrito assim "COYOTE_*"), editando essa linha para "COYOTE_MANUAL)" passa a carregar normalmente.
Lembro que não entendo nada de Shell Script, somente analizei possivei erros e efetuei alguns testes.
O QOS passa a funcionar quase normal, mas limita o link corretamente, só fazendo isso após um backup/restart.
Ex. coloquei de limite de down 10k e dou um reload, e ele deixa baixar a 20~35k. Apos o restartar passa a limitar a 10k
Se puderem confirmar se relmente é isso...
um abraço a todos
AdrianoRDC
 

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor AdrianoRDC » Ter Abr 01, 2008 7:54 pm

Olá novamente
Preciso de orientação, pois estou fazendo testes ao meu modo e não tenho certeza se está correto.

Após alterar o script /etc/rc.d/rc.qos e recarregar o QOS verifiquei que ocorria um erro:
Código: Selecionar todos
QOS: using Coyote QOS init scripts ...
* Deleting old QOS classes...
* Deleting old root filters...
* Initializing Traffic control, building root classes...
* Initializing packet mangling...
* Computing bandwidth for junk and direct fw->inet classes
   * upstream junk: 5% (55kbps), downstream junk: 5% (225kbps), direct fw->inet: 10% (110kbps)
   * clear upstream: 935kbps, clear downstream: 4275kbps.
   * individual upstream: kbps, individual downstream: 1068kbps.
* Building Downstream/Upstream classes...
QOS: using Coyote init scripts with manual config
 - device: , classid: 1:111, root: 1:11, rate: 50kbps, ceil: 1000kbps, burst: 16k
Error: Qdisc "1:11" is classless.
 - device: ppp0, classid: 1:111, root: 1:11, rate: 50kbps, ceil: 1000kbps, burst: 8k
   - TC filter: delete old upstream/downstream filters for class 1:111
   - TC down filter in class 1:111, ip , destination 192.168.0.222
Illegal "match"
   - TC iptables set mark 111 for ip 192.168.0.222
   - TC up filter in class 1:, handle 111, destination 1:111
   - SFQ subclass 111: on eth0, ppp0
RTNETLINK answers: Invalid argument
[: 0: unknown operand
 - downstream junk (default) class: 225kbps, ceil: 4500kbps, burst: 4k
 - upstream junk (default) class: 55kbps, ceil: 1100kbps, burst: 2k
 - direct fw->inet class: 110kbps, ceil: 1100kbps, burst: 4k
* Building new root DOWNSTREAM/UPSTREAM filters ...
* Computing bandwidth for junk and direct fw->inet classes
QOS: init complete


e fui procurar por isso ocorre.
Verifiquei que não era associada nenhuma conexão/interface a essa classe e fui buscar onde se configura isso e achei no arquivo /etc/rc.d/rc.qos.coyote, que é o responsável pelo QOS MANUAL ( eu acho ) e ví que existe uma variavel declarada de forma "errada" em várias linhas( 47, 50, 53, 57, 58, 59, 111,112,119, 122, 207, 215, 227, 228, ,235), como $IFLOCAL e não como $IF_LOCAL, como é declarado no inicio do script.
Alterei todas as $IFLOCAL para $IF_LOCAL e passoua carregar direito:
Código: Selecionar todos
QOS: using Coyote QOS init scripts ...
* Deleting old QOS classes...
* Deleting old root filters...
* Initializing Traffic control, building root classes...
* Initializing packet mangling...
* Computing bandwidth for junk and direct fw->inet classes
   * upstream junk: 5% (55kbps), downstream junk: 5% (225kbps), direct fw->inet: 10% (110kbps)
   * clear upstream: 935kbps, clear downstream: 4275kbps.
   * individual upstream: kbps, individual downstream: 1068kbps.
* Building Downstream/Upstream classes...
QOS: using Coyote init scripts with manual config
 - device: eth0, classid: 1:11, root: 1:1, rate: 50kbps, ceil: 1000kbps, burst: 16k
 - device: ppp0, classid: 1:11, root: 1:1, rate: 50kbps, ceil: 1000kbps, burst: 8k
   - TC filter: delete old upstream/downstream filters for class 1:11
   - TC down filter in class 1:1, ip 192.168.0.222, destination 1:11
   - TC iptables set mark 11 for ip 192.168.0.222
   - TC up filter in class 1:, handle 11, destination 1:11
   - SFQ subclass 11: on eth0, ppp0
[: 0: unknown operand
 - downstream junk (default) class: 225kbps, ceil: 4500kbps, burst: 4k
 - upstream junk (default) class: 55kbps, ceil: 1100kbps, burst: 2k
 - direct fw->inet class: 110kbps, ceil: 1100kbps, burst: 4k
* Building new root DOWNSTREAM/UPSTREAM filters ...
* Computing bandwidth for junk and direct fw->inet classes
QOS: init complete


mas com esse "erro":

Código: Selecionar todos
[: 0: unknown operand


continuo procurando/alterando ou estou fazendo besteira?
Um abraço a todos
AdrianoRDC
 

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor Marcos do Vale » Ter Abr 01, 2008 9:22 pm

Ok Adriano, esta parte é minha. Vou testar e retorno.
Marcos do Vale
 

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor rhine-pr » Ter Abr 01, 2008 9:28 pm

[/quote]Tem erro de atribuição de quem é LAN1 e WLAN nesta sua configuração.
Verifique estas variáveis no arquivo mestre.[/quote]

Eu estarei fazendo uma outra instalaçao limpa amanha, hj to no sufoco afff, vou refazer os teste, eu instalei um monte de addons depois que eu postei aqui, tinha algumas duvidas quantos alguns que eu ainda nao tinha usado, aliais muito addons legais que vou estar testando pra ver se num da comflitos, quero usa-los nessa edição nova ate porque agora ficou bem dificil fazer bacup ne rsss, nem da pra acreditar, entao vou montar um sistema bem legal e depois vou melhorando, se der pau e so trocar o pendrive ja pronto que ta td zero de novo ...
depois eu posto aqui ...
a questao do qos eu tambem tive o mesmo problema ... Mas o que eu to preocupado mesmo e como vou fazer pra endereçar o e-mule pra ele ter ID alta ...
rhine-pr
 

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor AdrianoRDC » Qua Abr 02, 2008 12:08 pm

Vou deixar este post para colocar as linhas com possiveis erros ( em vermelho ) pra não ter que criar novos posts a toda hora, e conforme for confirmando a correção eu coloco um FEITO ao lado, pode ser?

01.04.2008
1) /etc/rc.d/rc.qos Linha 47 --> "COYOTE_*" --> "COYOTE_DEFAULT|COYOTE_MANUAL" FEITO
2) /etc/rc.d/rc.qos.coyote Linha 47 --> "$IFLOCAL" --> "$IF_LOCAL"
3) /etc/rc.d/rc.qos.coyote Linha 50 --> "$IFLOCAL" --> "$IF_LOCAL"
4) /etc/rc.d/rc.qos.coyote Linha 53 --> "$IFLOCAL" --> "$IF_LOCAL"
5) /etc/rc.d/rc.qos.coyote Linha 57 --> "$IFLOCAL" --> "$IF_LOCAL"
6) /etc/rc.d/rc.qos.coyote Linha 58 --> "$IFLOCAL" --> "$IF_LOCAL"
7) /etc/rc.d/rc.qos.coyote Linha 59 --> "$IFLOCAL" --> "$IF_LOCAL"
8) /etc/rc.d/rc.qos.coyote Linha 111 --> "$IFLOCAL" --> "$IF_LOCAL"
9) /etc/rc.d/rc.qos.coyote Linha 112 --> "$IFLOCAL" --> "$IF_LOCAL"
10)/etc/rc.d/rc.qos.coyote Linha 119 --> "$IFLOCAL" --> "$IF_LOCAL"
11)/etc/rc.d/rc.qos.coyote Linha 122 --> "$IFLOCAL" --> "$IF_LOCAL"
12)/etc/rc.d/rc.qos.coyote Linha 207 --> "$IFLOCAL" --> "$IF_LOCAL"
13)/etc/rc.d/rc.qos.coyote Linha 215 --> "$IFLOCAL" --> "$IF_LOCAL"
14)/etc/rc.d/rc.qos.coyote Linha 227 --> "$IFLOCAL" --> "$IF_LOCAL"
15)/etc/rc.d/rc.qos.coyote Linha 228 --> "$IFLOCAL" --> "$IF_LOCAL"
16)/etc/rc.d/rc.qos.coyote Linha 235 --> "$IFLOCAL" --> "$IF_LOCAL"

02.04.2008
1) /etc/rc/d/rc.qos.coyote Linha 44 --> echo " - QOS subclasses... downstream... ${IFLOCAL}" --> ${IF_LOCAL}
2) /etc/rc/d/rc.qos.coyote Linha 55 --> echo " - SFQ ${IFLOCAL}... $high_cls_id:, $norm_cls_id:, $slow_cls_id:" --> ${IF_LOCAL}
3)* /etc/rc/d/rc.qos.coyote Linha 389 --> if [ ! $MAX_CONN -eq 0 ]; then --> "$MAX_CONN"
4) /etc/rc/d/rc.qos.coyote Linha 461--> echo " * individual upstream: ${COMPR_UP}kbps, individual downstream: ${COMP_DOWN}kbps." --> ${COMP_UP}

* esse corrige a mensagem
Código: Selecionar todos
[: 0: unknown operand


Um abraço a todos
Editado pela última vez por AdrianoRDC em Qua Abr 02, 2008 4:38 pm, em um total de 2 vezes.
AdrianoRDC
 

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor Marcos do Vale » Qua Abr 02, 2008 1:22 pm

Adriano,

Agradeço a sua ajuda, mas a solução para alguns dos problema relatados é em outro lugar do script.
Já passei pro Cláudio, deverá sair corrigido na próxima versão.
Marcos do Vale
 

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor AdrianoRDC » Qua Abr 02, 2008 1:26 pm

ok
paro então?
AdrianoRDC
 

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor Claudio » Qua Abr 02, 2008 1:43 pm

AdrianoRDC escreveu:ok
paro então?


Versão provisória, já com essas correções feitas pelo Marcos, disponivel aqui:
http://www.brazilfw.com.br/users/claudio/bfw.iso

Para quem está testando, vale a pena usar essa nova, tem um monte de correções.
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor AdrianoRDC » Qua Abr 02, 2008 3:23 pm

tentando atualizar a versão anterior não da boot comigo
aparecece alguns erros como se não fosse houvesse hd
Código: Selecionar todos
hdb:command error: error=0x54


se for uma instalação limpa boota, mas dá erro na instalação , com por exemplo não criar a segunda partição.
AdrianoRDC
 

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor Domingues » Qua Abr 02, 2008 4:10 pm

Estou baixando para instalar e colocar em teste com 100 clientes cadastrado no sistema caso encontre falahs farei comentarios
estarei instalando com o Easycaptive
Domingues
 

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor reginaldo » Qua Abr 02, 2008 4:17 pm

Domingues escreveu:Estou baixando para instalar e colocar em teste com 100 clientes cadastrado no sistema caso encontre falahs farei comentarios
estarei instalando com o Easycaptive


Cuidado, ainda estamos na versão Alpha, não é aconcelhavel instalar em um BFW em produção. Faça um Backup da sua versão atual em uso.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o reginaldo, Doe, favor enviar e-mail para reginaldo@brazilfw.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
"Disciplina é liberdade. Compaixão é fortaleza. Ter bondade é ter coragem" (Há Tempos [Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá])
Avatar do usuário
reginaldo
BFW Mediator
BFW Documenter
BFW Manager
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 12686
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 12:10 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: Intel Core i3 Model 530
Memória: 8.00 GiB / 2 Links
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: Control MAC, QOS
Addons: EBackup, EPM e Squid 3.5.x

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor AdrianoRDC » Qua Abr 02, 2008 4:47 pm

Claudio escreveu:Versão provisória, já com essas correções feitas pelo Marcos, disponivel aqui:
http://www.brazilfw.com.br/users/claudio/bfw.iso

Para quem está testando, vale a pena usar essa nova, tem um monte de correções.


com o falei acima, não consegui nem instalar do 0 e nem atualizar usando essa nova versão
eu peguei a instalação feita com a versão anterior, conectei pelo winscp, montei a mnt e copiei os tgz's da nova versão para lá, desmontei e reiniciei, em teoria fiz a atualização, correto?
Fui mecher no QOS e continua com os erros : Error: Qdisc "1:11" is classless. entre outros novos
se eu efetuar todas as alterações que sugeri mais acima, não me aparece nenhum erro,mas não tenho certeza se o QOS vai realmente limitar as conexões por IP, que pelo que ví é a grande alteração do QOS.
Vou efetuar alguns testes e posto logo, mas preciso saber se o que sugeri mais acima é correto ou não.
um abraço
AdrianoRDC
 

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor ciber_spctrum » Qua Abr 02, 2008 4:59 pm

Ja uso o brazilfw aqui na empresa faz um tempo e a cada dia que passa ele esta melhor e mais robusto, muito melhor que os concorrentes, ja dei suporte smartmanager e posso afirmar que o brazilfw é muito mais estavel que ele. Claudio Tentei instalar em um Dell PowerEdge T105 aqui na empresa que adquirimos pra rodar o BFW, mas não rolou ainda não esta reconhecendo os modulos sata, vou tentar compilar esse modulos no BFW e depois posto aqui. Tambem gostaria de contribuir com projeto.

Parabéns Cluadio e os demais coalaboradores do brasilfw.
Vida Longa ao BFW.
Linux in Brazil.
ciber_spctrum
 

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor Claudio » Qua Abr 02, 2008 7:07 pm

Eu subi outro arquivo, podem baixar novamente, pelo mesmo link.

É uma pequena correção no processo de instalação, especialmente na parte de formatação do hd.

Quando a fazer a atualização via winscp, não esqueçam de copiar o novo kernel. (arquivo linux).

Quanto ao sata, estamos na batalha, tem chipsets novos surgindo no mercado e demora um pouco para o kernel suportar, é um processo semelhante ao que acontece quando surge uma nova placa wireless.

Temos relatos de algumas maquinas que funciona com sata, outras não. É uma verdadeira loteria.
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor Capswat » Qui Abr 03, 2008 12:10 am

Olá amigos do Fórum, estou um pouco distante mas acompanhando os progressos do BFW. (aliás, parabéns!)

Acabei de instalar a nova versão. Atualizei o meu 2.30 direto para a 2.31.2

No teste com a Lan fechanda, tudo Ok. (um pouco de receio quando apareceu aquela mensagem no Boot do CD dizendo que iria formatar meu HD).... e o medo de perder todas as configurações....

Depois que atualizer, notei uma série de erros ligados ao Squid (não me preocupei muito com ele, pois o squid não estava totalmente operacional e estava com uma versão desatualizada) que já atualizei.

A única coisa estranha foi que a partição de cache do squid estava sendo indicada como que continha algum problema (inconsistente). Após re-atualizar e formatar a partição do cache, parece estar tudo funcionando ok.

Amanhã durante o dia (que estarei de folga, se Deus quiser) vou dar uma pequena olhada no Log completo do sistema em busca de erros.

PS: em algum ponto deste tópico, alguem comentou que talvez as placas de rede seriam invertidas.... aqui não ocorreu.

Abraço a todos!
Capswat
 

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor Just » Qui Abr 03, 2008 3:09 pm

Que tal suporte a teclados ABNT2 e outros padrões?
Just
 

Re: Ajude a testar a proxima versão

Mensagempor Just » Qui Abr 03, 2008 3:15 pm

Depois que estou logado como Root na 2.31.2 as opções mudaram e os menus também. Mas esqueceram uma opção a : "q) Exite Menu".

EDIT

Distração minha, já achei


Abs!
Just
 

Próximo

Voltar para BrazilFW 2.x - Ajuda em Geral (Todas as Línguas)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes