Backup e restauração do BFW usando um pendrive

Tutoriais BrazilFW 3.x em Português

Backup e restauração do BFW usando um pendrive

Mensagempor brunovescovi » Seg Fev 27, 2012 6:10 am

Bom dia, pessoal.

Não sei se existe outro tutorial com o mesmo tema, mas como não encontrei vou descrever aqui um processo muito útil para qualquer administrador de servidores BFW.

Esse processo consiste em criar um backup fiel do sistema em funcionamento e recuperá-lo em qualquer situação, bastando para isso que se tenha em mãos um pendrive e que se tenha acesso ao terminal do servidor. O objetivo desse processo é reduzir o tempo gasto em uma instalação normal do zero, onde temos que aplicar os addons e configurações antes existentes no servidor.

O processo é simples, se seguido à risca e com boa vontade de compreendê-lo para melhor domínio da técnica.

O procedimento é o seguinte:
  1. Com o servidor funcionando normal pelo HD, insira um pendrive (de boa qualidade para você não ficar na mão). O BFW vai reconhecer o pendrive automaticamente.
  2. Pelo terminal do servidor digite o comando "install".
  3. Siga as telas até aparecer uma lista de locais onde você deseja instalar o BFW. Se você só tem um HD no seu servidor, então a única opção que deve aparecer é o pendrive que você acabou de adicionar. OBS.: O pendrive não precisa ser formatado antes desse processo pois o sistema já faz tudo.
  4. Escolha o pendrive nessa lista e continue seguindo as telas até que seja solicitado que você retire o pendrive e aperte OK para reiniciar o servidor. (Não tem outro jeito, o servidor vai ter que dar um reboot. Escolha uma hora boa para fazer isso de modo a não atrapalhar demais a navegação. E lembre-se de retirar o pendrive antes.)
  5. Após o boot, seu servidor permanece intacto, mas seu pendrive agora é um BFW funcional em caso de emergência.
  6. Com o pendrive em mãos, em caso de uma reisntalação de emergência, insira o pendrive no servidor desligado, configure na BIOS para dar boot pelo pendrive, e inicie o servidor.
  7. Você vai perceber que o processo de inicialização é mais lento. Isso é normal porque o BFW está sendo lido do pendrive e não do HD.
  8. Após inicializado o boot pelo pendrive, digite login e senha normalmente como sempre fez, e logo após ter acesso ao prompt, digite o comando "install".
  9. Da mesma forma que você instalou o BFW do HD para o pendrive, faça o mesmo agora, porém instalando o BFW do pendrive de volta para o HD (pode ser qualquer HD, não necessariamente o mesmo que estava antes).
  10. Depois de finalizar a instalação no HD, remova o pendrive, reinicie o servidor, altere o boot para o HD, e surpreenda-se vendo seu servidor ter sido formatado com sucesso absoluto e totalmente funcional num processo que durou, aproximadamente, 5 minutos ou menos.

A idéia do comando install é fazer uma cópia fiel das configurações e addons que estiverem em funcionamento no momento em que o comando é executado.
A única perda de informação que não pode ser recuperada nesse processo é o que estiver dentro da pasta /partition (cache do squid, logs, mysql, e qualquer outro arquivo encontrado nesse diretório).

Já usei esse recurso várias vezes e sempre com sucesso. Tenho sempre um pendrive preparado para reinstalar meu servidor.

E a outra vantagem de ter um pendrive assim é que ele é montado em sistema FAT. Dessa forma, podemos fazer um download das configurações pelo webadmin do BFW e sobrepor as configurações encontradas no pendrive para mantê-lo sempre atualizado usando o próprio windows ou outra distro linux, sem a necessidade de repetir o processo pelo terminal.

Espero que aproveitem esse excelente recurso do BFW. :o!

Um abraço.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o Bruno Vescovi, Doe Click aqui (pagseguro) ou Click aqui (paypal)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Amor não é um sentimento. Amor é uma decisão de fazer o melhor possível para Deus e para o seu próximo."
Avatar do usuário
brunovescovi
BFW Moderator
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Documenter
BFW Expert
 
Mensagens: 3650
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 7:27 pm
Localização: Guarapari - ES
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento

Re: Backup e restauração do BFW usando um pendrive

Mensagempor reginaldo » Ter Fev 28, 2012 9:42 pm

Bruno, :aplause: :aplause: :aplause:

Acrescentei este seu tutorial na Wiki do BFW 3.x => http://pt-br.wiki.brazilfw.com.br/Backup/pt-br#Backup_e_restaura.C3.A7.C3.A3o_do_BFW_usando_um_pendrive

Valeu mesmo. :o! :aplause:
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o reginaldo, Doe, favor enviar e-mail para reginaldo@brazilfw.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
"Disciplina é liberdade. Compaixão é fortaleza. Ter bondade é ter coragem" (Há Tempos [Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá])
Avatar do usuário
reginaldo
BFW Mediator
BFW Documenter
BFW Manager
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 12686
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 12:10 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: Intel Core i3 Model 530
Memória: 8.00 GiB / 2 Links
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: Control MAC, QOS
Addons: EBackup, EPM e Squid 3.5.x


Voltar para BrazilFW 3.x

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes