Como Virtualizar o BFW 3.x usando o VirtualBox.

Tutoriais BrazilFW 3.x em Português

Como Virtualizar o BFW 3.x usando o VirtualBox.

Mensagempor Henrique » Qua Set 08, 2010 11:25 pm

Neste tópico, explicarei como criar um BFW virtual e usar ele em produção em usando o virtualbox.
Para isso, utilizaremos a seguinte configuração:
  • 1 computador pentium 4 ht com 2gb de ram
  • 1 hd sata de 250mb
  • 1 placa de rede on board
  • 2 placas de rede usb
  • 2 link de internet por dhcp
  • 1 roteador wireless 4 portas da marca encore
  • 2 notebook para teste da rede cabeada e wireless
  • Sistema operacional ubuntu 10.04 versão desktop 32bits
  • Brazilfw versão 3.0.235
  • Virtualbox-3.2_3.2.8-64453~Ubuntu~lucid_i386.deb

Passos a seguir:
  1. Instale as placas de rede usb (neste caso eu so estou usando usb, porque alem de baratas, o ubuntu reconhece o hardware e também as placas mãe atuais estão com poucos slots pci também).

  2. Ligue os cabos dos 2 link de internet para verificar se estão funcionado.

  3. Crie a maquina virtual que recebera o bfw com a seguinte configuração.
    1. Na guia geral escolha linux e versao other linux
    2. Na guia sistema, memoria fica a seu criterio, eu utilizei 256mb
    3. Habilitar io apic
    4. Na guia tela, pode deixar os valores default
    5. Na guia armazenamento, crie um hd virtual com tamanho suficiente para seu bfw e escolha e selecione a imagem iso do bfw para o cdrom.
    6. Na guia rede, instale 3 placas de rede pcnet32 , todas elas marcadas como bridge
    7. Nas guias restantes, pode deixar os valores default
    8. Detalhes da instalação do bfw, consultar os tutorias do site
    9. Não esqueça de remover a imagem iso apos a instalação e deixe como drive do hospedeiro.
  4. Apos o seu bfw estiver funcionando, configure no seu bfw virtual os links de internet para receberem o IP por dhcp
    1. Salve tudo e desligue a maquina virtual
    2. Agora no ubuntu, derrube as suas interface de rede, ifconfig eth0 down, eth1 down, eth2 down
    3. Inicie o seu bfw virtual e aguarde a tela de loguin e logue-se.
    4. Verifique se as eth1 e eth2 estão com os ip das operadoras
    5. Agora no ubuntu, levante a eth0 ifconfig eth0 up para ela receber o ip por dhcp do seu bfw virtual.
    6. As outras eth1 e eth2 deixe ela em down no ubuntu
    7. Va no seu navegar, acesse o webadmin do seu bfw e pronto, seu bfw esta funcionado e faça as suas configurações a vontade.
  5. Agora vamos configurar o roteador wireless enviar os IPs por dhcp para o notebook por cabo e wireless.
    1. Desligue o seu bfw virtual
    2. Derrube a eth0 (down)
    3. Conecte o cabo de rede na eth0 e no roteador wireless na porta 1 (nao use a WAN)
    4. Levante a eth0 para receber o ip do roteador wireless.
    5. Digite no seu navegador http://192.168.1.1 e entre no administrador do roteador
    6. Configure a sua rede wireless (essid e criptografia e demais daddos)
    7. Teste com o notebook se conecta no roteador em wireless
    8. Se conectar e não navegar não se assuste.
    9. Agora entre novamente no roteador, e em LAN e em dhcp, desative o dhcp do roteador, não usaremos ele, usaremos o do bfw.
    10. E em LAN e em basic, coloque o ip do roteador na mesma faixa de ip do seu bfw (eu usei 192.168.0.101)
  6. Ligue o seu bfw virtual e pronto, seu roteador estará fornecendo IPs do seu bfw por cabo e wireless


Agora usarei a bola de cristal para saber o que os nossos usuários querem.
O administrador de rede, certamente vai gostar do que eu vou explicar
ja que estamos virtualizando, e para não ficar com uma dor no coração de ver uma boa maquina so para um roteador, vamos virtualizar mais um pouco.
Vários usuários aqui no forum fizeram sujestões de alguns addons:
  • samba
  • pdc
  • firebid
  • servidor de arquivos
  • servidor de impressão
  • outros serviços

Então vamos criar mais uma maquina virtual, neste caso pode ser uma windows rodando o windows 2003 servidor
Coloque todas as configurações do bfw e somente uma placa de rede em bridge (eth0)
Pronto e nesta maquina voçe pode colocar estes serviços que rodaram em rede dentro windows 2003 e usando aquela cpu que voçe não queria ver rodando sosinha o bfw.

Observação:
Não sei como se comportara esta maquina virtual em produção, aqui em casa com 2 notebooks para teste e rodando um pdc um banco de dados firebird na maquina virtual esta funcionando beleza, se alguem quiser testar e com maquinas clientes poderia contribuir com este topico.

Com esta explicação, espero ter sanado as dúvidas de como virtualizar o BFW 3.x.
Se acharem alguma coisa errada e que possa melhorar fiquem a vontade.

Editado por Reginaldo em 11.09.2010
Um Abraço
Henrique

Antes de abrir um novo post, verifque antes em
Relação de tópicos [resolvidos] no forum BrazilFW
no respectivo forum
Avatar do usuário
Henrique
BFW Very Participative
 
Mensagens: 451
Registrado em: Qua Ago 24, 2005 9:38 pm
Localização: GUAIBA-RS
BrazilFW Box:

Re: Como Virtualizar o BFW 3.x usando o VirtualBox.

Mensagempor Henrique » Sex Set 24, 2010 11:48 am

Suporte a RAID
Vou tentar implementar esta tecnologia na mesma maquina aqui conforme este tutorial abaixo, se alguem dispuser a tentar tambem, fica aqui a dica de como fazer.

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/im ... odigo=9724
Um Abraço
Henrique

Antes de abrir um novo post, verifque antes em
Relação de tópicos [resolvidos] no forum BrazilFW
no respectivo forum
Avatar do usuário
Henrique
BFW Very Participative
 
Mensagens: 451
Registrado em: Qua Ago 24, 2005 9:38 pm
Localização: GUAIBA-RS
BrazilFW Box:

Re: Como Virtualizar o BFW 3.x usando o VirtualBox.

Mensagempor GuiCPD » Sex Set 24, 2010 9:04 pm

Pena que RAID por software pode te gerar gargalo na maquia: + I/O, + Processamento e Memória consumidos.

O ideal seria conseguir via Hardware.
GuiCPD
 

Re: Como Virtualizar o BFW 3.x usando o VirtualBox.

Mensagempor Henrique » Seg Set 27, 2010 3:56 pm

GuiCPD escreveu:Pena que RAID por software pode te gerar gargalo na maquia: + I/O, + Processamento e Memória consumidos.

O ideal seria conseguir via Hardware.


Por isso que estou me dedicando a utilizar o bfw em um maquina virtual, se voce tem uma excelente maquina com suporte a raid por hardware, na impede que voce virtualize o bfw nela.
Eu criei este topico somente para os usuarios que querem funcionalidades alem do escopo do bfw, para nao acharem que estão desperdiçando uma boa maquina usando ela somente para um roteador com firewall.
Aqui so para dar o exemplo, em minha residencia onde eu faço os testes, tenho na maquina onde roda o bfw, mais duas maquinas virtuais, um windows 2003 rodando o active diretory sendo o meu pdc, e outra maquina virtual rodando o ubuntu 10,04 server para rodar o squid autenticado no pdc, e os meus notebooks se conectam a internet atraves desta virtualização.
Um Abraço
Henrique

Antes de abrir um novo post, verifque antes em
Relação de tópicos [resolvidos] no forum BrazilFW
no respectivo forum
Avatar do usuário
Henrique
BFW Very Participative
 
Mensagens: 451
Registrado em: Qua Ago 24, 2005 9:38 pm
Localização: GUAIBA-RS
BrazilFW Box:

Re: Como Virtualizar o BFW 3.x usando o VirtualBox.

Mensagempor julicravo » Seg Out 25, 2010 3:18 pm

Fiz os procedimentos utilizando o obuntu desktop 10.10

A maquina virtual foi criada pelo ambiente grafico. esta ok!

Gostaria de saber como eu posso configurar para minha vm-bfw carregar junto com o boot do ubuntu !!!!

Obrigado...
julicravo
 

Re: Como Virtualizar o BFW 3.x usando o VirtualBox.

Mensagempor Henrique » Seg Out 25, 2010 3:53 pm

Coloque esta linha no script de inicialização

VirtualBox --startvm "seu bfw"
Um Abraço
Henrique

Antes de abrir um novo post, verifque antes em
Relação de tópicos [resolvidos] no forum BrazilFW
no respectivo forum
Avatar do usuário
Henrique
BFW Very Participative
 
Mensagens: 451
Registrado em: Qua Ago 24, 2005 9:38 pm
Localização: GUAIBA-RS
BrazilFW Box:

Re: Como Virtualizar o BFW 3.x usando o VirtualBox.

Mensagempor Henrique » Qui Out 28, 2010 3:59 pm

Algumas consideraçoes sobre o uso do bfw em maquina virtual em meu servidor aqui em casa com uma rede composta de 2 notebooks, 1 pc e 3 maquinas virtuais no servidor bfw e mais algumas rodando nos notebooks.

1- o servidor bfw tem se comportado bastante estavel, mesmo ligado a quase 2 meses sem parar.
2- erros de incompatibildade de hardare nao aconteceram no bfw virtual.
3- recomendo sempre no minimo 384mb ou mais de ram para o bfw
4- Se voce nao tem uma maquina rapida com bastante memoria e um processado veloz, nao use mais que 2 maquinas virtuais juntas com o bfw, ate da para rodar mas os alarmes de temperatura do processador aqui no meu caso apitaram.
5- Se pretende usar wireless, nao recomendo usar uma placa wireless, monte o seu bfw ligado a um router wireless e configure o bfw para gerenciar a sua rede, voce nao tera dores de cabeça e ainda tera a rede cabeada para ligar nele.
6- Ate agora quando escrevo este texto nao tive nenhum problema tambem com o squid.
7- O load balance ja estava bom mas com este novo smart route ficou excelente, os meus dois link aqui da net e o da OI estao estao funcionado beleza.
8-Nao recomendo usar o build-Tree nele, crie outro bfw virtual em outra maquina real para este fim e crie os addons nela.
9- Crie uma copia do seu bfw virtual para alguma emergencia, ate agora eu nao precisei mas ela ta la prontinha para uso se precisar.
10- e continuarei testando e postando aqui, ja que por um bom periodo terei que ficar em casa ja que sofri um acidente de moto e tenho bastante tempo para fazer testes ou ate a patroa aqui resolver desligar os disjutores... hehhehe.
Um Abraço
Henrique

Antes de abrir um novo post, verifque antes em
Relação de tópicos [resolvidos] no forum BrazilFW
no respectivo forum
Avatar do usuário
Henrique
BFW Very Participative
 
Mensagens: 451
Registrado em: Qua Ago 24, 2005 9:38 pm
Localização: GUAIBA-RS
BrazilFW Box:


Voltar para BrazilFW 3.x

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante