Tutorial Criando uma Iso BrazilFW 2.3x com Addons e BackUP

Tutoriais BrazilFW 2.x em Português

Tutorial Criando uma Iso BrazilFW 2.3x com Addons e BackUP

Mensagempor Mascotmobile » Sex Out 22, 2010 9:41 am

  • Tutorial Criando uma Iso BrazilFW 2.3x com Addons e Back-UP
O intuito desse manual é criar uma espécie de ISO BACK-UP, onde cada um irá criar seu DISCO de BACK-UP com todas as configurações e addons do seu servidor.
Estaremos usando a versão do BrazilFW mais recente BrazilFW 2.31.11 para esse manual.
Lembrando que esta versão é Beta Teste, que encontra-se em constante atualização.
Portanto não estou lançando nenhuma ISO da Versões 2.x ou 3.x que ja são oficiais.


Vamos ao que interessa...


..:: Eu sou a lembrança daqueles que lembram de mim. ::..
Avatar do usuário
Mascotmobile
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 493
Registrado em: Seg Out 12, 2009 1:17 pm
Localização: São Paulo - SP
BrazilFW Box: .

O que é preciso para criar a ISO BACK-UP

Mensagempor Mascotmobile » Sex Out 22, 2010 9:42 am

  • Ferramentas necessárias para criar a Iso Back-up

////////////// Baixando a versão BrazilFW 2.31.11 //////////////
:idea: BrazilFW-2.31.11.iso (4.8M)
:arrow: http://www.brazilfw.com.br/users/thiagofw/Brazilfw-2.31.11/BrazilFW-2.31.11.iso
:arrow: Lançado por:ThiagoFW
:arrow: mais informação:

Faça o download do BrazilFW-2.31.11.iso, no seu Computador.
Tendo instalado todos os add-ons necessários em seu servidor,iremos fazer o Back-up de todos add-ons e configurações para o seu pc e adicionar dentro da nova Iso, como mostraremos nos próximo passos abaixo.


////////////// Baixando o WinISO //////////////
:idea: WinISO (1,447 KB)
:arrow: WinISO Portable
:arrow: Lançado por:WinISO
:arrow: Configuração Mínima
800 mhz
128 de ram
Já esta em português pt-br, escolha salvar as imagens na pasta C:/ ou Meus Documentos.

Utilitário para converter arquivos nos formatos de imagens de CD-ROM, com a opção de editar (adicionar / deletar / renomear / extrair) as imagens diretamente. Converte BIN para ISO, edita BIN e ISO e extrai dados de arquivos BIN e ISO.

  • Instruções de instalação: Versão portátil

////////////// Baixando o Clissh //////////////
:idea: Clissh.zip ( 2,47 MB) [ Changelog ]
:arrow: http://www.brazilfw.com.br/users/reginaldo/clissh/Clissh.zip
:arrow: Lançado por:Bender
:arrow: Programa executável: (já contém o Putty e WinSCP):
:arrow: mais informação:

O WinSCP executável é a versão portátil do programa de mesmo nome, tratando-se de um cliente SFTP e FTP, que permite acessar, transferir e manipular arquivos remotamente. A idéia principal do programa é transferir arquivos do computador local para acesso remoto, e também é possível também fazer transferência de arquivos entre o computador e aparelhos como iPhone, PDAs e qualquer aparelho que tenha suporte à conexões FTP ou SFTP. Ele também possui suporte a protocolos SCP.

PuTTy executável é um programa cliente para protoclos de rede SSH, Telnet e Rlogin. Esses protocolos são usados para rodar uma sessão remota num computador, sobre uma rede. O software implementa o cliente no fim da sessão: o fim no qual a sessão é exibida, ao invés do fim em que ela é executada.
Espere até que o processo de instalação termine.
O sistema será reiniciado automaticamente.
É possível configurar o MySQL através do Webadmin 2.0.

  • Instruções de instalação: Programa executável


*OBS: A Versão 2.31.11 é a Versão 2.31.10 mais os SPs lançados e mais algumas melhorias.

:arrow: Clique aqui para voltar ao Índice.
..:: Eu sou a lembrança daqueles que lembram de mim. ::..
Avatar do usuário
Mascotmobile
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 493
Registrado em: Seg Out 12, 2009 1:17 pm
Localização: São Paulo - SP
BrazilFW Box: .

Fazendo o Back-up Add-ons do seu servidor

Mensagempor Mascotmobile » Sex Out 22, 2010 9:43 am

  • Fazendo o Back-up Add-ons e configurações do seu servidor

Antes de entrar no WinSCP você deve pelo Putty montar o diretório /mnt

Para montar dê o comando:
Código: Selecionar todos
# mt


Depois vá no WinSCP copie os add-ons que conten no diretório mnt. Copie todos os seus Add-ons, inclusive o diretório config.
Imagem

Terminando a cópia, saia do WinSCP e volte ao Putty e dê o seguinte comando para
desmontar o diretório /mnt:

Para desmontar dê o comando:
Código: Selecionar todos
# umt

O WinSCP e o Putty esta o no arquivo executável do Clissh:


Fontes: :arrow: viewtopic.php?f=80&t=67100&p=157091#p157091

    *OBS:É recomendado copiar somente os Add-Ons e o diretório config para não ter nenhum erro.
:arrow: Clique aqui para voltar ao Índice.
..:: Eu sou a lembrança daqueles que lembram de mim. ::..
Avatar do usuário
Mascotmobile
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 493
Registrado em: Seg Out 12, 2009 1:17 pm
Localização: São Paulo - SP
BrazilFW Box: .

Criando a ISO com os Add-ons e Conf. do seu sevidor

Mensagempor Mascotmobile » Sex Out 22, 2010 9:44 am

  • Criando a ISO com os Add-ons e Configuração do seu sevidor

Abra o WinISO (seja pelo atalho da área de trabalho, ou pela pasta onde voce extraiu o diretório /WinISO.v5.3) e você verá a tela abaixo. A barra de ferramentas contém as funções mais usadas do programa:

Imagem

Para abrir uma imagem BrazilFW-2.31.11.iso, utilize o botão Open/abrir na barra de ferramentas. O programa abre todos os formatos mais usados de imagens de CD-ROM:

Imagem
Copie os add-ons da pasta mnt que voce copiou do seu servidor para imagem dentro do WinISO.

No diretório config. Dentro do Winiso terá que excluir os arquivos existentes.
Imagem
Copie também os arquivos do diretório config. Para a pasta config. dentro do WinISO.

Pronto sua ISO esta pronta, e só clicar em salvar e gravar no CD-ROM.

  • As versões que foi testeda:
    :arrow: BrazilFW 2.31.10,BrazilFW 2.31.11,BrazilFW 2.31.12,BrazilFW 2.31.13 BrazilFW 2.31.14
    e
    BrazilFW 2.32.1 / BrazilFW 2.32.2.

Com este tutorial, você será capaz de criar suas ISOs sem maiores problemas, mas, se ainda ficou alguma dúvida ou tem alguma Sugestões, criticas, elogios, reclamações, por favor, vá neste tópico.

    *OBS:Uma vês modificada a ISO deixa de ser Oficial e passa a ser de responsabilidade de cada um.

:arrow: Clique aqui para voltar ao Índice.
..:: Eu sou a lembrança daqueles que lembram de mim. ::..
Avatar do usuário
Mascotmobile
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 493
Registrado em: Seg Out 12, 2009 1:17 pm
Localização: São Paulo - SP
BrazilFW Box: .

Notas do Editor

Mensagempor Mascotmobile » Sex Out 22, 2010 9:46 am

Espero que esse manual venha auxiliar e facilitar na hora que tiverem necessidade de reinstalar o seu servidor.
Termos de Responsabilidade:
  • Como citei no manual, foi recomendado a utilização da versão (BrazilFW 2.31.11 Beta teste) que foi lançada por nosso amigo ThiagoFW.
  • Lembrando que a versão BrazilFW 2.31.11 e a mesma versão versão BrazilFW 2.31.10 melhorada com algumas correções e modificações, versão que por sinal encontra-se bem estável.
  • O intuito é criar uma ISO já com essas correções e modificações e apesar de se encontrar em constante atualização não apresenta nenhum problema.
  • A ISO também pode se feita nas versões anteriores EX: 2.31.10. Por ser um sistema de ISO BACK-UP simplificado.
  • Foram indicados alguns software para utilização desse manual,(WinISO Portable),ferramentas necessárias para a criação da ISO BACK-UP.
  • O Projeto BrazilFW Firewall and Router e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do site não tem responsabilidade alguma sobre o Software que o usuário venha a baixar e para que irá utiliza-los. A aquisição desses arquivos encontram-se na própria internet,WinISO Portable é de única e exclusiva responsabilidade do usuário.
  • Lembrando que uma vez modificado a ISO deixa de ser Oficial e passa a ser de responsabilidade de cada um.
  • Os administradores e colaboradores do Projeto BrazilFW Firewall and Router não tem nenhuma responsabilidade sobre as mesmas.
  • O responsável pela versão BrazilFW 2.31.11 ThiagoFW também não tem nenhuma responsabilidade com modificações ou criações na versão que não seja Oficial.

  • Notas do Editor:

      Espero que esse pequeno material possa facilitar a vida dos usuários na hora de reinstalar o seu servidor.
      Sugestões, criticas, elogios e reclamações, por favor, vá neste tópico.
      (irei ler e responder na medida do possível, mas já adianto que não tenho como atender à todas as sugestões).


    *OBS:Como a versão BrazilFW 2.31.11 está em constante atualização, Terá que refazer a ISO BACK-UP toda vez que for feita alguma correção ou atualização.

:arrow: Clique aqui para voltar ao Índice.
..:: Eu sou a lembrança daqueles que lembram de mim. ::..
Avatar do usuário
Mascotmobile
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 493
Registrado em: Seg Out 12, 2009 1:17 pm
Localização: São Paulo - SP
BrazilFW Box: .


Voltar para BrazilFW 2.x

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante