Usando Unison entre Linux e Windows

Tutoriais Diversos em Português

Usando Unison entre Linux e Windows

Mensagempor br_lemes » Qua Ago 17, 2011 10:12 am

:arrow: http://www.br-lemes.net/2011/08/usando-unison-entre-linux-e-windows.html

Recentemente compilei o Unison na forma de addon para ser usado no BrazilFW. Foi lançado como um addon oficial do sistema: http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=26&t=80365. Unison é uma ferramenta de sincronização de arquivos para Unix e Windows. Ele permite que duas réplicas de uma coleção de arquivos e diretórios sejam armazenadas em diferentes máquinas (ou discos diferentes na mesma máquina), modificado separadamente, e, em seguida, atualizadas pela propagação das alterações em cada réplica para as outras.

Mas o uso do Unison, apesar de não ser muito difícil, apresenta algumas dificuldades e truque para ser usado corretamente entre Linux e Windows. E esse uso provavelmente será uma situação muito comum. Se você nunca usou o Unison, este documento pode ser um ponto de partida para aprender a usar, mas você certamente vai precisar do manual: http://www.cis.upenn.edu/~bcpierce/unison/download/releases/stable/unison-manual.html

A primeira dificuldade ao usar o Unison entre Linux e Windows é a forma de fazer isso. Entre dois computadores o método mais comum e mais seguro para utilizar é o ssh. E é exatamente esse o problema: o Windows não vem com um servidor nem cliente ssh. E para piorar a situação, os clientes ssh para Windows são fora de padrão e não são adequados para o uso com o Unison. Foi necessário usar uma versão modificada do plink, que você pode fazer download no link disponível no final do artigo.

Método socket

O método socket é inseguro, não use ele. Mas, vou começar falando desse método pois é mais fácil e foi o primeiro meio que funcionou para mim entre Linux e Windows. O Unison é um único executável que funciona tanto como cliente quanto como servidor. Para o Unison não faz muita diferença quem é o cliente ou quem é o servidor, pois as modificações podem ser bidirecionais. Mas no caso do método socket, você precisa manter o processo rodando escutando uma determinada porta – este vai ser o servidor. Pela característica bidirecional, pode usar qualquer máquina como servidor mas acho mais fácil aquela que fica a maior parte do tempo ligada (o BrazilFW). Para iniciar o servidor faça o seguinte:

Código: Selecionar todos
unison -socket 7070


A porta 7070 é só um número qualquer, você pode usar o que quiser aqui. Minha escolha foi por causa da piada: 7070, se não der 6060. Se você estiver usando com o BrazilFW, pode usar a interface Webadmin para configurar, pois desta forma o Unison vai sempre estar ativo na porta escolhida, mesmo se você reiniciar o sistema. No lado cliente, você usa digitando algo semelhante a isso:

Código: Selecionar todos
unison mnt socket://brazilfw:7070//mnt


A porta escolhida, deve estar aberta no seu firewal e/ou roteador. E é justamente ai o problema. O método socket é inseguro: não apenas os textos de suas alterações são transmitidas pela rede de forma desprotegida, mas também é possível para qualquer pessoa no mundo se conectar ao servidor e ler o conteúdo de seu sistema de arquivos! O método de socket é fornecido apenas para usuários experientes com necessidades específicas; todo mundo deve usar o método ssh.

Por um tempo eu usei o método socket por trás de um túnel ssh. Eu deixei aberta a porta 7070 somente para o próprio servidor (IP de origem o mesmo IP do servidor, que no meu exemplo é 192.168.5.1). Como eu não entendo de iptables, vou dar exemplo apenas da configuração do BrazilFW:

Código: Selecionar todos
admin Y deny tcp not:192.168.5.1 any 7070 all #Unison


Se alguém que souber sobre iptables e puder me dizer o comando equivalente a esta configuração ficarei grato. Configurado desta forma, então eu conectava ao servidor usando o putty (ou outro cliente ssh) configurado para fazer um túnel na porta 7070 (-L 7070:192.168.5.1:7070). Desta forma eu não deixava o servidor exposto. Mas ainda assim não era a forma mais elegante de resolver o problema.

Método ssh

Pesquisei bastante uma forma de usar o Unison com o método ssh, para deixar as coisas mais limpas e sem portas extras abertas no servidor. Mas tudo o que eu encontrava envolvia usar um arquivo de lote (.bat) que chamava o plink com os argumentos certos e a senha. Esse era o problema, a senha do servidor ficava num arquivo de texto puro (o arquivo de lote). Para mim é inadmissível, pior que usar o método socket. Pelo menos com o método socket eu podia usar o truque do túnel ssh para não deixar nem servidor nem senha exposto.

Continuei pesquisando e encontrei outra forma aqui: http://hasenj.wordpress.com/2008/12/19/modifying-plink-to-work-with-unison/

Tratava-se de modificar o código fonte do plink. Tinha instruções detalhadas e tudo, então tratei de recompilar por mim mesmo – o artigo é antigo e uma versão mais nova do plink estava disponível. No mais, eu também achei que pudesse haver algo de suspeito no executável – o arquivo era muito maior do que acredito que deveria ser. Mas nada de suspeito no código proposto, eu entendi perfeitamente o código, o que ele faria e os seus efeitos. Pelo artigo ser antigo, os locais e linhas exatos que ele cita, não correspondem com a versão atual – mas seguindo o princípio foi fácil encontrar os locais onde eu deveria modificar.

Com o método ssh você precisa de ter o servidor ssh ativo e a porta dele aberta. Também precisa do executável do Unison em algum lugar no PATH. Mas apenas isso, não precisa de uma instância do Unison rodando como é no método socket. Então, tudo que você precisa é no cliente usar um comando similar ao seguinte:

Código: Selecionar todos
unison mnt ssh://root@brazilfw//mnt


Unicode

Unison e Unicode são duas coisas diferentes, apesar dos nomes semelhantes – dá quase um trava-línguas aqui. Estamos falando agora da codificação de caracteres nos nomes dos arquivos. O modo unicode é usado por padrão. O que dá tudo certo se você estiver usando entre dois Linux, ou entre dois Windows. Mas entre Linux e Windows por algum motivo os caracteres acentuados se estranham.

Eu andei pesquisando e só encontrei um monte de informação desencontrada sobre como resolver isso. E algumas dessas informações já eram um pouco antigas e poderiam estar desatualizadas. Então, vou dizer o que funcionou para mim hoje. Não é necessariamente a forma correta ou que vá funcionar sempre (ou talvez seja). Desative o unicode adicionando ao seu comando (ou profile) a opção unicode definida como false. Em linha de comando é o seguinte:

Código: Selecionar todos
unison mnt ssh://root@brazilfw//mnt -unicode false


Download

O addon para o BrazilFW pode ser encontrado aqui: http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=80364

Eu compilei a versão 2.40.63 do Unison para Linux (distribuições normais, com glibc) e para Windows. Bem como a versão modificada do plink, que renomeei para ssh.exe por comodidade. Estas versões do Unison foram compiladas somente com a versão de linha de comandos. Você pode fazer download deles todos aqui: http://www.4shared.com/file/Shom_7_0/unison-linux-win32tar.html

O Unison tem uma interface gráfica mas, você sabe, eu odeio compilar programas complicados em C. E compilar programas junto com a GTK em Windows é chatíssimo. Eu encontrei o Unison versão 6.40.61 já compilado para Windows e com interface gráfica aqui: http://alan.petitepomme.net/unison/. Porém você precisa das DLLs da GTK, coisa que você pode copiar do GIMP, Pidgin ou algum outro. Você pode usar o meu plink modificado com esta versão do Unison também. Eu tenho usado desse jeito e está funcionando bem.

br_lemes, o Andróide insano (Histérico)
Se você tem uma maçã e eu tenho outra; e nós trocamos as maçãs, então cada um terá sua maçã. Mas se você tem uma ideia e eu tenho outra, e nós as trocamos; então cada um terá duas ideias.

http://www.br-lemes.net/
Avatar do usuário
br_lemes
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 82
Registrado em: Dom Jun 19, 2011 12:46 am
Localização: Apiacás - MT
BrazilFW Box:

Voltar para Tutoriais Diversos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron