Virtual Box + BFW @ Dicas - por husky.bfw

Tutoriais Diversos em Português

Virtual Box + BFW @ Dicas - por husky.bfw

Mensagempor reginaldo » Qua Jun 15, 2011 12:48 pm

Esse tutorial tem como interesse ajudar as pessoas que querem estudar o BFW e ou qualquer outro S.O. e não detenha conhecimento em virtualização. Tutorial em Vídeo e separado em partes como vocês veram a baixo.
Altes de tudo, corrijam-me se eu estiver errado em alguma coisa! Obrigado.


Virtual Box

O Virtual Box é mantido pela Oracle, é totalmente gratuito para pessoa física e jurídica.
Ele usa o Xen “por baixo dos panos” e você pode baixá-lo em: http://www.virtualbox.org/wiki/Downloads
Nessa data você encontrará os instaladores e ou pacotes para os S.O.´s: Windows, OSx, Linux e solares.

Esse aplicativo tem vários recursos, entre eles, a possibilidade de criar placas de rede virtuais com um servidor DHCP independente para cada uma, redirecionamento de porta USB direto para a VM, suporte para portas COM, suporte para vários monitores, virtualização de controladoras SATA, SAS, SCSI e Disquete, compartilhamento de vários processadores (até quando você só tem um (não recomento!)), aceleração de vídeo 3D, Snapshot... .. .

Vou mostrar aqui, por enquanto, o básico e depois vou atualizando...

Dicionário:
Host = Máquina física.
Guest= Máquina virtual.

01 - Criando uma máquina virtual:

Usarei como exemplo a instalação do BFW 3x.


01.1 Criando uma loopback no host (Win 7).

Conteúdo do vídeo:
Será mostrado nesse vídeo como criar uma Loopback no Windows 7.
Essa Loopback tem a finalidade de servir como canal de comunicação entre o Host e o Guest (VM). Essa rede virtual receberá um IP do DHCP do BFW que já vem configurado por default com a faixa de IP 192.168.0.2 – 192.168.0.254.

Low quality version
Para melhor visualização do vídeo, utilizar a opção de tela cheia.


01.2 Preparando O virtual Box para virtualizar o BFW.

Conteúdo do vídeo:
Preparando o Virtual Box para virtualizar o BFW 3.0.249 Kernel 2.4, 256 RAM, 4GB de disco de armazenamento dinâmico e pré-configurando as placas de rede como bridge para rede Loopback e wireless (Estou usando um notebook e a internet está vido pela wireless)
Atenção com a ordem da configuração das placas de rede. Adaptador 1 para Loopback e Adaptador 2 Entrada de Internet (No meu caso a Wireless).

Low quality version
Para melhor visualização do vídeo, utilizar a opção de tela cheia.


01.3 Instalando o BFW

Conteúdo do vídeo:
Esse vídeo mostra a instalação do BFW 3.0.249 no ambiente preparado de acordo com vídeos listados a cima. Para instalação você precisará de uma ISO do BFW que poderá ser baixada nesse fórum ou um CD que, nesse caso, deve-se apontar na VM para unidade de CD/DVD da sua máquina. Qualquer dúvida, poste a baixo...
Tenha paciência, meu notebook é lento e a rede do BFW demora um pouco pra subir nesse vídeo.

Low quality version
Para melhor visualização do vídeo, utilizar a opção de tela cheia.


01.4 Habilitando a internet com a configuração DHCP do BFW 3x

Conteúdo do vídeo:
Nesse vídeo você vai ver como configurar a rede lógica “Internet” do BFW como DHCP. Lembrando que estou usando um notebook e a entrada de internet é pela wireless. No decorrer do vídeo acontecerá um problema que não é incomum, a perda de comunicação entre host e guest quando usamos a configuração do DHCP do guest para esse fim. Solução: Desabilite e reabilite a loopback do Host para haver uma nova solicitação de IP ao Guest.
Mais uma vez peço paciência porque o meu notebook é lento e a internet mais ainda...

Low quality version
Para melhor visualização do vídeo, utilizar a opção de tela cheia.



Tópico Original: :arrow: viewtopic.php?f=14&t=79608
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o reginaldo, Doe, favor enviar e-mail para reginaldo@brazilfw.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
"Disciplina é liberdade. Compaixão é fortaleza. Ter bondade é ter coragem" (Há Tempos [Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá])
Avatar do usuário
reginaldo
BFW Mediator
BFW Documenter
BFW Manager
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 12686
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 12:10 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: Intel Core i3 Model 530
Memória: 8.00 GiB / 2 Links
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: Control MAC, QOS
Addons: EBackup, EPM e Squid 3.5.x

Voltar para Tutoriais Diversos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron