Fonte para RB á partir da fonte de um PC.

Tutoriais Diversos em Português

Fonte para RB á partir da fonte de um PC.

Mensagempor rbribeiro » Sex Out 29, 2010 1:06 pm

Espero que ajude. :D
Vejo muitas pessoas com problemas de ping alto e sem nem saberem direito o porquê, porem não estou aqui para falar dos diversos problemas que podem ocasionar o ping alto, vou tentar ajudar (pelo menos para mim amenizou) em uma RB com controle de banda, o problema de ping que era não a falta de tensão, mas sim a falta de corrente suficiente para o desempenho da RB. Minha e uma Rb433ah porem foi testada com essa RB antes de fazer qualquer mudança leia sempre o datasheet da placa esse é das 433  http://www.routerboard.com/pdf/rb433ah.pdf. Cada RB tem o consumo aproximado de 600 a 700mA (amperes) isso apenas a fonte, com os cartões chegando a um consumo de 25W (watts) que daria cerca ai de 2,08A em uma corrente de 12v sem perda, isso saindo da fonte direta no RB, grande partes das fontes comerciais não são reais vide fonte de computador, no caso eu não uso a fonte junto com a RB pelo aquecimento, então a uma perda natural na corrente pelo condutor.
Potencia (W) = Tensão (V) x Corrente (A)  25=12*A  2,08A
01- Primeiro passo é selecionar a fonte
Imagem
Como no meu caso precisava certificar que meu problema era fonte, usei a fonte de um PC que estava parado a fonte era ATX, o mais importante dessa fonte a momento será sua amperagem, pois a RB ela funciona de 10 a 28v. No caso a fonte que eu estou usando ela tem uma corrente de 18A mais que o suficiente para funcionar a RB. Essa é uma fonte chinesa qualquer, observe que abaixo do 12v tem os 18A e logo abaixo a potencia 216W, lembrando para BR433ah funcionar ela precisa de 25W, nada garante também que esses valores são reais, mais por pior que seja ela deve ter pelo menos uns 4a.

Ferramentas necessárias
• Multímetro
• Ferro de solda, estanho.
• Alicate de corte, chave de Fenda/Philips.
• Sugador de solda, ou uma caneta BIC (essa é do tempo das gambiarras braba).
no caso a caneta você desmonta ela e usa para soprar a solda.

02- Identificação da fonte tipo ATX.
Imagem
Imagem
Testando se a fonte liga, é usado o fio verde mais o preto que esta ao lado.
Imagem

03- Identificação das voltagens dos fios com multímetro.
Imagem
Imagem
obs.: o preto e o amarelo são os que têm a tensão de 12v, já o preto e o vermelho são 5v. os dois pretos do meio são o mesmo. No caso no meu multímetro também da china mostra 11,65v.
Imagem

04- Desmontar a fonte.
Imagem
Imagem
Imagem
Parafusos internos.
Imagem
Imagem
Imagem

05- Identificado os condutores a serem usados.
• Observe que o fio verde do conector tipo ATX é o que ira ligar a fonte permanente ele precisa estar soldado ao GND da fonte.
Imagem
Imagem

06- Dessoldando os condutores.
Imagem
Imagem
Imagem

07- Localizando as voltagens na placa(PCB) da fonte.
GND  Terra / +5v / -12v / POWER ON
Imagem
+12v
Imagem
Power-on
Imagem
Imagem

08- Soldando o fio verde. (POWER ON)
Imagem
Imagem
Soldado junto com os terras.
Obs.: na foto é dois fios terra um já era uma ponte interna da fonte e o outro é a saída para RB.
Imagem

09- Soldando os outros fios no caso eu usei um vermelho e um preto para identificar + e – e o verde padrão power-on.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

10- Montando o conector / Desmontando o conector
• Observe que foi usado o próprio conector da fonte (para soltar as travas estou usando um pedaço de antena metálica, aquela que vem em radinhos do china).
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Montando a outra parte, repare que foram usados os pinos somente de um lado, para não correr o risco de ligar invertido de forma alguma.
Outro conector que usei foi um adaptador para HD floppy 1/4.
Imagem
Imagem
Imagem
auto fusão
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


12 - Finalizando a montagem
Imagem
Imagem
Imagem

FIM
Imagem


Agora é por em produção para teste, abcs. < O.O >
rbribeiro
 

Voltar para Tutoriais Diversos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes