Página 1 de 1

Problemas com LoadBalance  [RESOLVIDO]

MensagemEnviado: Dom Abr 05, 2020 3:40 pm
por ederr
Ola a todos do forum venho ate voces grandes mestres do brasilfw pedir auxilio a um problema que venho tendo com meus 2 links wan pois os mesmo vem me trazendo dor de cabeça.
bom vou tenta passar minhas configuraçoes :
- Link 1 Oi 20mb xadsl Eth3 - Moldem Roteado
- Link 2 Oi 35mb Xadsl Eth2 - Moldem Roteado

- Link Local 100mb Eth0 - Onde esta saindo meu Link Local
- Link Local 100mn Eth1 - Onboard da Placa mae

Meu problema e que as vezes um dos link Wan cai no loadbalance sendo que vou testar os Moldens e o mesmo tem internet ele so nao passa internet para o bfw e o outro link fica ativo funcionando normalmente, entao eu troco o moldem de placa de rede e coloco ela na eth1 mudo para configuraçao para receber internet do link reinicio o bfw e entao volta a fazer o loadbalance normalmente ate cair denovo e eu repetir os mesmo passos so que com a placa de rede diferente.
notei que moldem que vem o link de 20mb nao tem a opçao ponte para mim discar pppoe no bfw mais o de 35mb esse moldem sim tem a opçao quando o mesmo caiu eu fiz o teste e configurei ele para discar entao ele voltou a trafegar normalmente mais derrubou o link de 20mb que estava normal antes , e oque parece que um link interfere o outro de alguma forma mais quando eu mudo de placa de rede e reinicio o bfw o problema para por um tempo .

espero que me ajudem pois eu estou tentando e lendo tudo que posso mais quem sabe mesmo de bfw e puder me ajudar a gradeço e peço desculpas pelos erros na minha pergunta pois tambem nao sou muito bom com foruns .

Re: Problemas com LoadBalance

MensagemEnviado: Ter Abr 07, 2020 12:17 pm
por Lenobare
O que faz com a eth1? - 1
Rotas? - 2
Brazilfw.cfg? - 3
porque não coloca suas configs fisicas no BrazilfwBOX? Isso ajuda muito para você ser ajudado - 4
configs de ip do modem 1, modem 2, ip do BFW? - 5

Quanto mais informações coloca aqui, mais fácil resolver.
Trabalhando com 1 link apenas nunca cai? Se positivo, suas configs estão pedindo para serem revistas e configuradas corretamente.
Só como exemplo, tive um cliente que ficou 239 dias sem desligar o BFW ( tinha 3 links de 10mb cada, ouseja, links ruim mas que bem configurados funcionam muito bem ) e nesse tempo ele nunca ficou sem internet, ou seja, quase 1 ano sem saber o que é ficar off line.

Aguardo mais configurações para poder ajudar.

Re: Problemas com LoadBalance

MensagemEnviado: Ter Abr 07, 2020 8:58 pm
por ederr
Consegui fazer o loadbalance funciona da seguinte forma configurei 2 Wan virtual coloquei um switch e liguei os 2 roteador em uma única placa de rede.
- sobre a pergunta do eth1 ficava configurado local com ipfixo sem uso mais eu acabei configurando outra máquina não configurei rotas estava do jeito que vem o sistema
- o IP dos moldens era 192.168.1.1/24 20mb e 192.168.2.1/24 35mb
- sobre a questão de revisão das configurações eu refiz do zero umas vezes e testei até versão do bfw mais antiga e nada testei configuração de rotas também que vi aqui no fórum ,mais desde já obrigado pela atenção e prestatividade vc foi 10.
Bom eu não coloquei melhores informações porque estou usando o smartphone mais assim que conseguir um PC melhoro esse post .
Eu tive o mesmo problema que relatei com o PC atual ele rodou o loadbalance durante 2h daí travo tudo ate o acesso ao webadmin só depois de reinicia sem um dos moldens ligado que fui ter acesso.

Re: Problemas com LoadBalance

MensagemEnviado: Qua Abr 08, 2020 1:21 am
por Lenobare
Boa Noite.
1- Não é permitido passar informações de contato tel no forum, salvo se solicitar o suporte pago em post específico.
2 - Com exceção de pouquíssimas variantes, travamentos não é comum, mesmo o servidor desconfigurado, sendo neste caso, o não funcionamento da função, mas travar não.
3 - Se tens uma placa de rede olhando pro céu, porque não desabilitá-la? Balances com links virtuais funcionam muito bem mas se nos dois casos, o Virtual e o Físico estão dando problemas, existe realmente algo errado.
4 - Minha dica:
Desabilite a placa de rede onboard na BIOS, utilize as off.
eth0 - Rede
eth1 - LInk01
eth2 - Link02

Nat nas duas internets, salvo se utilizar wpad.
altere o Range dos ips dos modems.
EXEMPLO ( repetindo, é um exemplo)
LInk01: 10.10.1.0/24
Link02: 172.16.1.0?24
Subentendendo que seu bfw seria 192.168.0.0/24 (não informou o seu ip do bfw, portanto consultei uma cartomante e meu palpite é esse )


O que acho: Não é ofensa ou algum tipo de discriminação ok, entendo que ser objetivo para o entendimento da resolução é a distância mais rápida entre um ponto e outro.

Seu Hardware é medíocre para seu objetivo, pois colocar um servidor Opteron Dual Core com 4gb, utilizando o squid e EPM, vai dificultar sua vida.
Até resolver esta questão de hardware, desabilite seu squid e qualquer tipo de logo que ativou.


Boa Sorte.

Re: Problemas com LoadBalance

MensagemEnviado: Qui Abr 09, 2020 10:57 pm
por ederr
Agora peguei um pc aqui posso passar algumas informaçoes espero que saiba como passar elas peço desculpas pelos transtornos
Informações do Sistema:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
imagens para album

Se precisar de mais informaçoes e so pedir se fiz algo errado e so falar que tento acertar agradeço desde jah.

Re: Problemas com LoadBalance

MensagemEnviado: Sáb Abr 11, 2020 11:14 am
por Lenobare
Nessas configs que postou realmente estão equivocadas. Segue o que funcionará:
- Conexões Virtuais não existe para seu contexto. Se utiliza CV apenas se tiver uma eth local e outra eth de internet onde pode colocar várias internetes em 1 erh com um Switch, fora isso estárá derrubando seus links. Se tens 2 eth para as Nets, porquê colocar CV? Não faz sentido, retire isso apagando essas configs, isso deve resolver as quedas.
* Só pra ajudar:
- Habilite Gateway persistente na Net que cai menos e se usar rotas, habilite o GP pra net que utilizar mais;
- DMZ e para desmilitarizar um ip dentro da rede que necessite ( por exemplo um DVR ), não o próprio servidor, apague isso;
- Se não utiliza regras de filtro para bloqueios como Dans e ACL, o WPAD só atrapalha, desabilite o recurso;
- Permitir acesso dns a servidores externo habilitado, não necessita de dns preferencial ou aternativo, são irrerelantes se a opção que falei estiver habilitada, decida-se o que vai resolver nessas configs.
- Cache habilitado com 1Gb de Ram é levantar um peso que não dá conta, aumente a memória ou desabilite o cache.

Mais mastigado que isso não tem jeito.

Teste, reporte e se resolveu, finaliza o tópico.

Re: Problemas com LoadBalance

MensagemEnviado: Sáb Abr 11, 2020 2:48 pm
por ederr
Obrigado mais uma vez Lenobare mais e como eu disse antes eu estava usando as eth1 e eth2 e estava tendo problemas com a queda de um único link eu simplesmente conectei o switch em uma das eth e configurei a conexão virtual e aí o problema parou então como tinha resolvido o problema e não tinha tempo para ver mais nada acabei deixando a placa de rede instalada . Vou mudar as configurações que vc me disse agora e ver como fica mais por enquanto vou manter as virtuais até conseguir um outro Pc pra testar porque esse tá em produção. Se tiver mais dicas estou disposto a ouvir todas e muito obrigado desde jah

Re: Problemas com LoadBalance

MensagemEnviado: Dom Abr 12, 2020 10:34 am
por ederr
Bom eu segui o que o amigo ae falou e algumas coisas não sei por que no meu caso nao deu certo eu desabilitei o meu WPAD e logo notei que a navegação ficou lenta fui testar o youtube e com 10mb aberto começou a travar videos em 480p logo eu ativei o WPAD e voltou ao normal ate videos de 720p rodou sem trava e no caso do conexão virtual eu tirei a eth3 e deixei rodar so com 2 eth então vlws todas as dicas e vou dar como resolvido se precisar vou fazer outro post no fórum.