Placa de rede on-board não funciona corretamente  [RESOLVIDO]

Fórum em português destinado a discussões gerais e ajuda aos usuários do BrazilFW 3.x

Placa de rede on-board não funciona corretamente

Mensagempor Noimon » Ter Nov 21, 2017 1:36 pm

Prezados boa tarde!

Acabei de instalar o BFW 3.0.262 e pretendo utilizar dois links de internet. Pois bem, a máquina em que instalei o BFW possui a placa-mãe ASUS P5KPL-AM-SE. Coloquei então duas placas de rede, uma PCI e outra PCI Express X1, as duas são reconhecidas pelo BFW normalmente, porém a PCI Express fica como eth0, a PCI eth1 e a placa on-board é desativada e não consigo adicioná-la no menu "Adicionar Interface Física". Não aparece eth2. A placa on-board está OK pois quando retiro o PCI Express, a on-board assume a eth0.

Será que a placa-mãe está desabilitando a onboard quando conecto a PCI Express?

Nesse tópico aqui: https://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=2&t=77068 as duas últimas mensagens identificam meu problema, só que não entendi muito bem o que ele fez, alguém pode me dar uma luz?

Muito obrigado a todos! :o!
Avatar do usuário
Noimon
BFW Curious
 
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Jul 21, 2017 10:49 am
BrazilFW Box:

Re: Placa de rede on-board não funciona corretamente

Mensagempor edfraoli » Qui Nov 23, 2017 9:05 am

"A 3ª Placa só apareceu quando configurei o arquivo de conexão de rede eth2."

Como editou para aparecer as três redes ele não explica, mas no seu caso, posso te ajudar como encontrar onde edita o arquivo.

WebguiBfw->Ferramentas -> Gerenciador de Arquivos -> /etc/brazilfw/physical

Edição de arquivo da rede físical ou pelo terminal com comando edit, ou de outra maquina pelo ssh.

Se não sabe como fazer pelo terminal, instale no windows wincp -> https://winscp.net/eng/download.php

Um tipo de Puty avançado. Ponha o endereço do seu bfw e vai abrir as opções para editar os aquivos tipo em bloco de notas. Depois não esqueça de salvar. Boa sorte aí. :o!
Caminhando para entender mais sobre linux, o tornará melhor a cada dia.
"Aprender com as dificuldades fará você mais habilitado."
Avatar do usuário
edfraoli
BFW Squid 3.5.x
BFW HaarpCache
 
Mensagens: 112
Registrado em: Seg Out 27, 2014 10:27 pm
BrazilFW Box: Bfw3.262 64bits
Squid 3.5, Htop, bmon, Iftop, Tcptrack, BandwidtD, mysarg, Qos, Intel(R) Celeron(R) CPU E3400 @ 2.60GHz, 3 gigas de Ram, Positivo MB, Hd 80 gb. DHCP, DNS, Provedor DNS dinâmico.

Re: Placa de rede on-board não funciona corretamente

Mensagempor Noimon » Qui Nov 23, 2017 1:31 pm

Olá edfraoli, muito obrigado por responder...

Então, acessei o BFW pelo WinSCP e dupliquei um dos arquivos, renomeando o mesmo. Reiniciei, o BFW "reconheceu" a placa on-board e atribuiu a eth1 pra ela. A placa PCI Express ficou com a eth0 e a PCI ficou com a eth2.

Pois bem, configurei as três como "LOCAL" para testá-las e as duas placas off-board funcionaram corretamente permitindo o acesso ao firewall de forma perene.
Já a placa on-board apresentou um comportamento curioso: Ela funciona um tempo bem curto, por exemplo, reinicio o firewall e logo depois de reiniciá-lo, consigo acessar a interface web por alguns segundos e então a página fica off.

Dei um ping no IP que defini para a placa on-board e ele respondeu uns cinco pacotes logo depois da reinicialização completa do BFW, e depois começa a perder todos os pacotes subsequentes até a próxima reinicialização.

Estou suspeitando que é algum problema na placa on-board, já que se fosse o firewall penso que ele nem reconheceria a placa, ou estou enganado?

Vou tentar com placas usb agora já que não tem mais slots disponíveis e eu preciso de três interfaces...
Avatar do usuário
Noimon
BFW Curious
 
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Jul 21, 2017 10:49 am
BrazilFW Box:

Re: Placa de rede on-board não funciona corretamente

Mensagempor edfraoli » Sáb Nov 25, 2017 10:24 am

Noimon escreveu:Olá edfraoli, muito obrigado por responder...

Então, acessei o BFW pelo WinSCP e dupliquei um dos arquivos, renomeando o mesmo. Reiniciei, o BFW "reconheceu" a placa on-board e atribuiu a eth1 pra ela. A placa PCI Express ficou com a eth0 e a PCI ficou com a eth2.

Pois bem, configurei as três como "LOCAL" para testá-las e as duas placas off-board funcionaram corretamente permitindo o acesso ao firewall de forma perene.
Já a placa on-board apresentou um comportamento curioso: Ela funciona um tempo bem curto, por exemplo, reinicio o firewall e logo depois de reiniciá-lo, consigo acessar a interface web por alguns segundos e então a página fica off.

Dei um ping no IP que defini para a placa on-board e ele respondeu uns cinco pacotes logo depois da reinicialização completa do BFW, e depois começa a perder todos os pacotes subsequentes até a próxima reinicialização.

Estou suspeitando que é algum problema na placa on-board, já que se fosse o firewall penso que ele nem reconheceria a placa, ou estou enganado?

Vou tentar com placas usb agora já que não tem mais slots disponíveis e eu preciso de três interfaces...


Notei um detalhe que talvez não tenha ainda testado. Você sabia que a pci express 16x pode ser usada para instalar uma pci express 1x? Faça um teste NOVO usando ao invés do slot pci ex 1x, use na pci ex 16x. Ou não use(desabilite na bios) a rede on-board e compre outra pci ex 1x para usar na 16x. Estou falando por experiência própria. Eu tenho uma placa da gigabyte uefi e uso todas todas pci ex 1x, 16x e mais a onboard. Instale, apague suas configurações e reinicie para ver como o bfw identifica na physical. Fale como ficou. :o!
Caminhando para entender mais sobre linux, o tornará melhor a cada dia.
"Aprender com as dificuldades fará você mais habilitado."
Avatar do usuário
edfraoli
BFW Squid 3.5.x
BFW HaarpCache
 
Mensagens: 112
Registrado em: Seg Out 27, 2014 10:27 pm
BrazilFW Box: Bfw3.262 64bits
Squid 3.5, Htop, bmon, Iftop, Tcptrack, BandwidtD, mysarg, Qos, Intel(R) Celeron(R) CPU E3400 @ 2.60GHz, 3 gigas de Ram, Positivo MB, Hd 80 gb. DHCP, DNS, Provedor DNS dinâmico.

Re: Placa de rede on-board não funciona corretamente  [RESOLVIDO]

Mensagempor Noimon » Ter Jan 23, 2018 1:58 pm

edfraoli escreveu:Notei um detalhe que talvez não tenha ainda testado. Você sabia que a pci express 16x pode ser usada para instalar uma pci express 1x? Faça um teste NOVO usando ao invés do slot pci ex 1x, use na pci ex 16x. Ou não use(desabilite na bios) a rede on-board e compre outra pci ex 1x para usar na 16x. Estou falando por experiência própria. Eu tenho uma placa da gigabyte uefi e uso todas todas pci ex 1x, 16x e mais a onboard. Instale, apague suas configurações e reinicie para ver como o bfw identifica na physical. Fale como ficou. :o!


Então edfraoli, desisiti de tentar com essas placas de rede, instalei duas placas de rede USB para receber os dois links e a placa ONBOARD ficou para a LAN... Até agora os testes foram todos ok e o firewall já está em produção. Obrigado pela ajuda!
Avatar do usuário
Noimon
BFW Curious
 
Mensagens: 5
Registrado em: Sex Jul 21, 2017 10:49 am
BrazilFW Box:


Voltar para BrazilFW 3.x - Ajuda em Geral

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes