Segundo HD no BFW não reconhece todo o espaço  [RESOLVIDO]

Fórum em português destinado a discussões gerais e ajuda aos usuários do BrazilFW 3.x

Segundo HD no BFW não reconhece todo o espaço

Mensagempor David » Qua Set 27, 2017 4:50 pm

Ola, pessoal, mais uma vez eu aqui precisando de uma ajuda dos mestres
Instalei 2HDs adicionais no BFW seguindo o passo a dos videos que encontrei aqui no forum, porem os discos não reconhecem o tamanho total

Os discos são dois HDs da Seagate de 1TB cada, porem no BFW aparece somente 873.23 GB em cada um, conforme podem ver na imagem a seguir

Imagem
Bem minha dúvida é a seguinte, é normal mesmo essa perda, ou a forma que eu estou fazendo é que esta errado ?

Uma observação, no momento que eu acessei os discos pelo CFDISK recebo a seguinte mensagem, "Warning!! Unsupported GPT (GUID Partition Table) detected. Use GNU Parted."

Os comandos usados para criação do Disco são:

Disco 1:
Código: Selecionar todos
mke2fs /dev/sdb5 -L hdd2 -T news -m 0 -v


Disco 2:
Código: Selecionar todos
mke2fs /dev/sdc5 -L hdd2 -T news -m 0 -v


Script de Inicialização no BFW
Código: Selecionar todos
mkdir /hdd2
mkdir /hdd3
mount /dev/sdb5 /hdd2
mount /dev/sdc5 /hdd3


Caso precisem de mais alguma informação pra analisar é só me solicitar, desde ja agradeço a todos que se disponham a ajudar

Obrigado ....
Editado pela última vez por David em Qui Set 28, 2017 9:21 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
David
BFW Beneméritos
BFW HaarpCache
BFW Squid 3.5.x
BFW WebServer
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 169
Registrado em: Qua Mar 06, 2013 8:24 pm
Localização: Sarandi, PR
BrazilFW Box: .

Re: Segundo HD no BFW não reconhece todo o espaço

Mensagempor David » Qua Set 27, 2017 5:31 pm

Aproveitando o gancho, gostaria de perguntar também se é possível eu compartilhar esses dois HDs no samba tambem, tendo em vista que eu ja tenho a unidade partition compartilhada, ou seja não quero mudar a partition, quero adicionar esses dois também como compartilhamento.

Sei que estou pedindo demais, mas não custa tentar né.

Fico no aguardo ....
Avatar do usuário
David
BFW Beneméritos
BFW HaarpCache
BFW Squid 3.5.x
BFW WebServer
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 169
Registrado em: Qua Mar 06, 2013 8:24 pm
Localização: Sarandi, PR
BrazilFW Box: .

Re: Segundo HD no BFW não reconhece todo o espaço

Mensagempor David » Qua Set 27, 2017 6:45 pm

David escreveu:Aproveitando o gancho, gostaria de perguntar também se é possível eu compartilhar esses dois HDs no samba tambem, tendo em vista que eu ja tenho a unidade partition compartilhada, ou seja não quero mudar a partition, quero adicionar esses dois também como compartilhamento.

Sei que estou pedindo demais, mas não custa tentar né.

Fico no aguardo ....


Bem sobre a utilização dos outros dois HDs no samba, acabei descobrindo uma forma e vou compartilhar aqui com vocês.
Primeiro:
Sabemos que o no samba do BFW conseguimos apontar apenas um diretório padrão certo, com isso se trocarmos e apontarmos esse diretório padrão para um dos HDs, perdemos o acesso a Partition

Solução: bem simples, coloquei no script de inicialização para o sistemas montar os discos dentro do diretório padrão do samba, e assim consegui criar o compartilhamento pra salvar dentro dos HDs adicionais. ficou conforme as imagens a seguir
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Obs: Para aqueles que tenham dúvida o parâmetro "-R" na frente do CHMOD é para aplicar as permissões recursivamente, eu montei os discos sem essa permissão e não consegui gravar dentro dos mesmos, sendo assim ela se fás necessária.

Dessa forma eu consegui, compartilhar também os Dois HDS, com controle de usuários e senhas

Espero ter ajudado, e agora apenas aguardo uma solução para o tamanho dos discos, se alguém souber o que pode estar errado ficaria agradecido

Até mais ...
Editado pela última vez por David em Qui Set 28, 2017 9:03 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
David
BFW Beneméritos
BFW HaarpCache
BFW Squid 3.5.x
BFW WebServer
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 169
Registrado em: Qua Mar 06, 2013 8:24 pm
Localização: Sarandi, PR
BrazilFW Box: .

Re: Segundo HD no BFW não reconhece todo o espaço

Mensagempor Lenobare » Qua Set 27, 2017 9:48 pm

Boa Noite.
Parabéns David pelo tutorial explicativo, a comunidade Brazilfw agradece muito a sua ajuda :o!

Sua dúvida explico em alguns dos meus vídeos sobre o Brazilfw:

https://www.youtube.com/channel/UCITVfTtUIMowfEauuHkllLA/videos

Seu HD deve estar configurado como Tabela de partições GUID e o Brazilfw ainda não aceita este recurso para resolver o problema de partições com mais de 2TB.

Quando for dar o comando mke, adicione a linha " -j " onde vai avisar pro bfw que vais formatar em layout JOURNAL ext3, portanto a linha ficará assim:

mke2fs -j /dev/sdb5 -L hdd2 ( o resto do comando não precisa se os HDs forem novos )

Teste e reporte se possível.

Muito obrigado :aplause: :D
Estude, estude e... continue estudando.
Avatar do usuário
Lenobare
BFW Full Associate
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Moderator
BFW HaarpCache
BFW Squid 3.5.x
 
Mensagens: 1682
Registrado em: Qua Ago 28, 2013 8:45 pm
Localização: Brasília
BrazilFW Box: Maquina: Fisica
CPU:Xeon HP ML30
Memória 8GB - 2Links
BFW 3.0.262 64 Bits
HD 300GB 15k,
Serviços Ativos: Control Mac, VPN, Squid (Cache),
Addons: Haro, Whatchdog. Squid 3.5.27, Lognet e Samba.

Re: Segundo HD no BFW não reconhece todo o espaço

Mensagempor David » Qua Set 27, 2017 11:11 pm

Lenobare escreveu:Boa Noite.
Parabéns David pelo tutorial explicativo, a comunidade Brazilfw agradece muito a sua ajuda :o!

Sua dúvida explico em alguns dos meus vídeos sobre o Brazilfw:

https://www.youtube.com/channel/UCITVfTtUIMowfEauuHkllLA/videos

Seu HD deve estar configurado como Tabela de partições GUID e o Brazilfw ainda não aceita este recurso para resolver o problema de partições com mais de 2TB.

Quando for dar o comando mke, adicione a linha " -j " onde vai avisar pro bfw que vais formatar em layout JOURNAL ext3, portanto a linha ficará assim:

mke2fs -j /dev/sdb5 -L hdd2 ( o resto do comando não precisa se os HDs forem novos )

Teste e reporte se possível.

Muito obrigado :aplause: :D


Obrigado Lenobare, pelo reconhecimento, é muito importante pra quem esta dedicando um tempinho a ajudar o próximo, porem rodei o comando assim como me passou, mas confesso que o tamanho alterou pouca coisa levando em consideração como estava antes, mas valeu a intenção, caso tenha mais alguma dica pode me passar que faço o teste aqui, segue abaixo um print com um dos discos como estava e o outro como ficou agora

Imagem

Mais uma vez Obrigado ...
Avatar do usuário
David
BFW Beneméritos
BFW HaarpCache
BFW Squid 3.5.x
BFW WebServer
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 169
Registrado em: Qua Mar 06, 2013 8:24 pm
Localização: Sarandi, PR
BrazilFW Box: .

Re: Segundo HD no BFW não reconhece todo o espaço

Mensagempor Lenobare » Qui Set 28, 2017 11:27 pm

Boa noite.
hehehe.. vamos as " explanations ":
Tem 2 culpados por isso, um é o fabricante e outro é a necessidade de paridade.
- O fabricante nos engana dizendo que tem 1TB mas na verdade os fabricantes são inteligentes pra vender e burros pra entender a conta;
Para eles 1 TB não é 1024x1024x1024x1024 ( 1.099.511.627.776 bytes) mas sim 1000x1000x1000x1000 (1.000.000.000.000 Bytes \/ ).
- ok, mas e os 69gb que ele tira (geralmente formata para 931gb)? São dados de paridade porque a cada 8 bits é adicionado 1 bit a mais, que serve para conferir se todos os arquivos quando utilizados, copiados ou apagados de forma correta... mas e porque o meu só mostra 916,77 gb? porque o linux precisa de uma, digamos % de administração e isso não fui eu que inventei, foram os desenvolvedores de nosso querido linux e eles tem motivos pra isso :mrgreen:
Entenda que quanto maior seu HD, mais paridade e mais porcentagem de adm precisa usar para que tudo funcione bem. No formato GPT isso fica mais evidente ainda.
Portanto, se quiser aumentar esses gigas, só aumentando o tamanho do HD :o!

Obrigado mais uma vez. :aplause:
Estude, estude e... continue estudando.
Avatar do usuário
Lenobare
BFW Full Associate
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Moderator
BFW HaarpCache
BFW Squid 3.5.x
 
Mensagens: 1682
Registrado em: Qua Ago 28, 2013 8:45 pm
Localização: Brasília
BrazilFW Box: Maquina: Fisica
CPU:Xeon HP ML30
Memória 8GB - 2Links
BFW 3.0.262 64 Bits
HD 300GB 15k,
Serviços Ativos: Control Mac, VPN, Squid (Cache),
Addons: Haro, Whatchdog. Squid 3.5.27, Lognet e Samba.

Re: Segundo HD no BFW não reconhece todo o espaço  [RESOLVIDO]

Mensagempor David » Sex Set 29, 2017 12:13 am

Lenobare escreveu:Boa noite.
hehehe.. vamos as " explanations ":
Tem 2 culpados por isso, um é o fabricante e outro é a necessidade de paridade.
- O fabricante nos engana dizendo que tem 1TB mas na verdade os fabricantes são inteligentes pra vender e burros pra entender a conta;
Para eles 1 TB não é 1024x1024x1024x1024 ( 1.099.511.627.776 bytes) mas sim 1000x1000x1000x1000 (1.000.000.000.000 Bytes \/ ).
- ok, mas e os 69gb que ele tira (geralmente formata para 931gb)? São dados de paridade porque a cada 8 bits é adicionado 1 bit a mais, que serve para conferir se todos os arquivos quando utilizados, copiados ou apagados de forma correta... mas e porque o meu só mostra 916,77 gb? porque o linux precisa de uma, digamos % de administração e isso não fui eu que inventei, foram os desenvolvedores de nosso querido linux e eles tem motivos pra isso :mrgreen:
Entenda que quanto maior seu HD, mais paridade e mais porcentagem de adm precisa usar para que tudo funcione bem. No formato GPT isso fica mais evidente ainda.
Portanto, se quiser aumentar esses gigas, só aumentando o tamanho do HD :o!

Obrigado mais uma vez. :aplause:


Mais do que esclarecido, muito obrigado pelo retorno, e dou por encerrado o tópico,
Valeu Lenobare pela força. :aplause:
Avatar do usuário
David
BFW Beneméritos
BFW HaarpCache
BFW Squid 3.5.x
BFW WebServer
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 169
Registrado em: Qua Mar 06, 2013 8:24 pm
Localização: Sarandi, PR
BrazilFW Box: .


Voltar para BrazilFW 3.x - Ajuda em Geral

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Majestic-12 [Bot] e 11 visitantes