Balanceamento de Carga - Duvida

Fórum em português destinado a discussões gerais e ajuda aos usuários do BrazilFW 3.x

Balanceamento de Carga - Duvida

Mensagempor saoluizense » Ter Set 26, 2017 6:09 pm

Ola pessoal do BFW.
tenho um servidor com cache e alguns bloqueios do dansguardian.
Uso a versão 3.0.259, está tudo funcionando direitinho.
NAT - ATIVO
SQUID- ATIVO
DANSGUARDIAN - ATIVO
BANDWIDTH - ATIVO
Quando marco a opção de Balanceamento de CargA para "Não", nao tenho mais navegação, nem ping externo, enfim, sem internet.Em outro topico já me esclareceram a dúvida, que preciso adicionar as rotas para esta conexao, tentei ler o topico sobre rotas e nao consegui achar como adicionar essas rotas.
https://wiki.brazilfw.com.br/doku.php?id=route
Então sempre uso com balanceamento ativado, queria desativar o balanceamento de carga, mas nao consegui adicionar as rotas mesmo depois de ler o topico sobre rotas.
No meu caso, que tenho apenas uma internet, deixar o balanceamento de carga ativado faz diferença ???
E com dois links, caso eu não queira um balanceamento e sim especificar quais computadores saem por cada link, essa opção terá q ser desativada???
eu to usando assim para especificar por qual link cada computador deve "sair"...

yes static network gateway LINK-PRINCIPAL 192.168.10.13,192.168.10.113
yes static network gateway LINK-SECUNDARIO 192.168.10.10

Como uso para especificar uma rota numa internet onde o gateway é por exemplo 10.1.1.1 ???

Grato pela ajuda;
Avatar do usuário
saoluizense
BFW Curious
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 49
Registrado em: Sáb Mai 24, 2014 10:23 am
Localização: São Luiz Gonzaga - RS
BrazilFW Box: CPU Fisica: I5 2310
Memória: 4 Gb / 2 Links
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: QoS, Proxy, DHCP, Controle de MAC.
Addons: DansGuardian

CPU Virtual / Xeon E3 1220
8 GB RAM
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: QoS, Proxy, DHCP
Addons: DansGuardian

Re: Balanceamento de Carga - Duvida

Mensagempor pazini » Ter Set 26, 2017 7:47 pm

Eu possuo 3 links então quando eu quero que um cliente use determinado link eu faça assim

yes dynamic network source copelfibra,internet,internet01 192.168.1.9 0.0.0.0 1 65535 #cliente

cliente vai sempre usar o link copelfibra, caso caia o link copelfibra ele vai para o link internet, caso caia o link internet ele vai para o internet01, por isso estou usando dynamic, se fosse static ele não mudaria para os outros links, depois tem o ip do cliente amarrado com o mac, e por final as portas 1 até 65535.

No seu caso um link só você não precisa fazer rotas de link. E também o balanceamento de carga estando ativo não vai ter balanceamento porque você tem um link só.

Unica coisa que vai funcionar ai para você é o Qos (controle de banda). Do mais sua internet sempre sera apenas de um link só, ativando ou não o balanceamento de carga, não vai mudar nada em relação a sua internet.

Acho que é mais ou menos isso, talvez os administradores podem explicar melhor. Abraços.
Avatar do usuário
pazini
BFW Participative
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 117
Registrado em: Ter Jan 22, 2013 8:14 am
Localização: Califórnia-PR
BrazilFW Box: Maquina Fisica:
Intel Core i5 - 2500 3.30 ghz
Memoria: 16gb / 01 link - 150 mbps
BFW 3.0.262 64 bits
Servicos Ativos: Control Mac, QOS

Re: Balanceamento de Carga - Duvida

Mensagempor saoluizense » Qua Set 27, 2017 8:45 am

pazini escreveu:Eu possuo 3 links então quando eu quero que um cliente use determinado link eu faça assim

yes dynamic network source copelfibra,internet,internet01 192.168.1.9 0.0.0.0 1 65535 #cliente

cliente vai sempre usar o link copelfibra, caso caia o link copelfibra ele vai para o link internet, caso caia o link internet ele vai para o internet01, por isso estou usando dynamic, se fosse static ele não mudaria para os outros links, depois tem o ip do cliente amarrado com o mac, e por final as portas 1 até 65535.

No seu caso um link só você não precisa fazer rotas de link. E também o balanceamento de carga estando ativo não vai ter balanceamento porque você tem um link só.

Unica coisa que vai funcionar ai para você é o Qos (controle de banda). Do mais sua internet sempre sera apenas de um link só, ativando ou não o balanceamento de carga, não vai mudar nada em relação a sua internet.

Acho que é mais ou menos isso, talvez os administradores podem explicar melhor. Abraços.


Obrigado pazini. É, mas se mudarmos o balanceamento de carga para Não, e recarregar as informações a internet para de funcionar, por isso queria saber como faço para adicionar uma rota mesmo minha internet sendo de um unico link. valeu a ajuda pazini, essa tua dica vai me servir para um outro servidor que estou fazendo que vou usar dois links.
Avatar do usuário
saoluizense
BFW Curious
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 49
Registrado em: Sáb Mai 24, 2014 10:23 am
Localização: São Luiz Gonzaga - RS
BrazilFW Box: CPU Fisica: I5 2310
Memória: 4 Gb / 2 Links
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: QoS, Proxy, DHCP, Controle de MAC.
Addons: DansGuardian

CPU Virtual / Xeon E3 1220
8 GB RAM
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: QoS, Proxy, DHCP
Addons: DansGuardian

Re: Balanceamento de Carga - Duvida

Mensagempor pfmonteiro » Qui Set 28, 2017 1:41 pm

pazini escreveu:Eu possuo 3 links então quando eu quero que um cliente use determinado link eu faça assim

yes dynamic network source copelfibra,internet,internet01 192.168.1.9 0.0.0.0 1 65535 #cliente

cliente vai sempre usar o link copelfibra, caso caia o link copelfibra ele vai para o link internet, caso caia o link internet ele vai para o internet01, por isso estou usando dynamic, se fosse static ele não mudaria para os outros links, depois tem o ip do cliente amarrado com o mac, e por final as portas 1 até 65535.

No seu caso um link só você não precisa fazer rotas de link. E também o balanceamento de carga estando ativo não vai ter balanceamento porque você tem um link só.

Unica coisa que vai funcionar ai para você é o Qos (controle de banda). Do mais sua internet sempre sera apenas de um link só, ativando ou não o balanceamento de carga, não vai mudar nada em relação a sua internet.

Acho que é mais ou menos isso, talvez os administradores podem explicar melhor. Abraços.


Aproveitando o gancho do amigo, eu tenho exatamente o mesmo cenário com 3 links, antes usava yes static network para um ip e um link, e notei que quando utilizo yes dinamic a conexão ficou mais lenta.. e não tem QOS ativo.... deveria mexer em mais algo?
Avatar do usuário
pfmonteiro
BFW Novice
 
Mensagens: 73
Registrado em: Ter Abr 26, 2011 4:19 pm
BrazilFW Box:

Re: Balanceamento de Carga - Duvida

Mensagempor jander777 » Ter Nov 14, 2017 10:59 pm

pazini escreveu:Eu possuo 3 links então quando eu quero que um cliente use determinado link eu faça assim

yes dynamic network source copelfibra,internet,internet01 192.168.1.9 0.0.0.0 1 65535 #cliente

cliente vai sempre usar o link copelfibra, caso caia o link copelfibra ele vai para o link internet, caso caia o link internet ele vai para o internet01, por isso estou usando dynamic, se fosse static ele não mudaria para os outros links, depois tem o ip do cliente amarrado com o mac, e por final as portas 1 até 65535.

No seu caso um link só você não precisa fazer rotas de link. E também o balanceamento de carga estando ativo não vai ter balanceamento porque você tem um link só.

Unica coisa que vai funcionar ai para você é o Qos (controle de banda). Do mais sua internet sempre sera apenas de um link só, ativando ou não o balanceamento de carga, não vai mudar nada em relação a sua internet.

Acho que é mais ou menos isso, talvez os administradores podem explicar melhor. Abraços.
amigo gostei da sua explicação.ara não ter erros com https como seria essa regra vc pode fazer
Avatar do usuário
jander777
BFW Novice
 
Mensagens: 53
Registrado em: Ter Ago 26, 2014 9:42 pm
BrazilFW Box:


Voltar para BrazilFW 3.x - Ajuda em Geral

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes

cron