IPV6 No BFW

Fórum em português destinado a discussões gerais e ajuda aos usuários do BrazilFW 3.x

IPV6 No BFW

Mensagempor Randrewsan » Seg Set 04, 2017 5:05 pm

Olá a todos,

Estou criando esse tópico por não ter achado nada relativo exclusivo nesse sentido, e vendo a necessidade dessa discussão sobre o tema, sabemos que dês de 2014 quando foi anunciado o fim do estoque de IPV4 quase que em sua totalidade em todo o mundo, foi sendo introduzida campanhas e movimentos para o desenvolvimento de novas tecnologias focadas no novo protocolo de endereçamento o IPV6. Eu como muitos não dei muita importância para isso, pois até então era um usuário comum não trabalhava com redes diretamente, porem hoje em uma nova realidade, trabalhando diariamente no gerenciamento de rede para provedores, percebi o quanto é trabalhoso tentar manter uma boa qualidade de navegação para o cliente final, utilizando o IPV4, percebi que muitos dos problemas que tenho enfrentado são relacionados justamente com o compartilhamento excessivo de ips pelas operadoras. Analisando meus fornecedores percebi que muitos deles já estão trabalhando com a entrega do IPV6 outros não, por exemplo a vivo fibra que ainda não implantou o "novo" protocolo.
Sou um usuário do BFW relativamente novo, com pouca participação no forum, sou um fã da distro, desde que conheci, foi uma paixão a primeira vista, não consigo me ver trabalhando com outro sistema, já tentei trabalhar só com Mickrotik porem inevitável por mais completo que se já ela complica algumas coisas, então logo aprendi sozinho a usar os dois sistemas com harmonia, meu BFW hoje é um Router de borda fazendo balance e cache. Em uma das minhas redes o utilizo como um verdadeiro Canivete Suíço servindo como um provedor completo desde borda a concentrador, gerindo clientes.

Quando ouve o anuncio do novo BFW PE, fiquei animado para comprar, pois umas das coisa que sentia falta no BFW era o servidor PPP, porem a gora já pensando em um futuro próximo, estou começando a me preparar para migrar para o IPV6, partindo pela ponta final que são meus clientes, aos poucos vou substituir os roteadores por novos com suporte ao novo protocolo.
Meu concentrador Mk, no caso, já tem suporte e fácil implementação para o protocolo ipv6 tanto via ppp quanto DHCP, só faltando meu router de borda fazer essa comunicação.
Antes tarde do que nunca, já estou me preparando de forma profissional buscando aprender mais sobre o IPV6, estudando de fato.

Nesse momento minha preocupação é o BFW, não consigo me imaginar sem ele, num futuro próximo, sabendo que o IPV4 terá seu fim assim como a tv analógica.

Gostaria de ouvir os desenvolvedores e se a um movimento de implementação para as próximas atualizações, se a implantação do IPV6 gera um grande impacto no desenvolvimento da próxima distro, se é algo viável ou não.
Avatar do usuário
Randrewsan
BFW Curious
 
Mensagens: 19
Registrado em: Seg Out 24, 2016 10:21 pm
Localização: São Paulo
BrazilFW Box: CPU:
Intel(R) Xeon(R) CPU E5320 @ 1.86GHz x8
Memória:
15.65 GiB
HD:
2,5TiB
Versão do Firewall:
3.0.262

Re: IPV6 No BFW

Mensagempor Lenobare » Seg Set 04, 2017 11:19 pm

Boa noite.
Esta implementação para ipv6 só será introduzida no bfw 3.0.262 se a próxima geração do Brazilfw não tiver aceitação do público, que acho pouco provável, pois a versão PE ( Professional Edition ) será distribuída para profissionais que gerenciam empresas ou provedores, havendo um investimento para aquisição da distro.
Note que o Brazilfw versão PHP 3.0.262 continuará porque é uma versão bem atual ainda,(apesar de alguns não concordarem ) com recursos que poucas distros tem, mesmo não resolvendo todos os seus problemas.
Explicarei isto em breve a todos.

Obrigado.
Estude, estude e... continue estudando.
Avatar do usuário
Lenobare
BFW Full Associate
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Moderator
BFW HaarpCache
BFW Squid 3.5.x
 
Mensagens: 1682
Registrado em: Qua Ago 28, 2013 8:45 pm
Localização: Brasília
BrazilFW Box: Maquina: Fisica
CPU:Xeon HP ML30
Memória 8GB - 2Links
BFW 3.0.262 64 Bits
HD 300GB 15k,
Serviços Ativos: Control Mac, VPN, Squid (Cache),
Addons: Haro, Whatchdog. Squid 3.5.27, Lognet e Samba.

Re: IPV6 No BFW

Mensagempor Randrewsan » Ter Set 12, 2017 1:26 am

Boa noite,

Essa versão do Firewall:
3.0.262 já é atual? A vera uma atualização com suporte a IPV6?
Avatar do usuário
Randrewsan
BFW Curious
 
Mensagens: 19
Registrado em: Seg Out 24, 2016 10:21 pm
Localização: São Paulo
BrazilFW Box: CPU:
Intel(R) Xeon(R) CPU E5320 @ 1.86GHz x8
Memória:
15.65 GiB
HD:
2,5TiB
Versão do Firewall:
3.0.262

Re: IPV6 No BFW

Mensagempor sam_fisher » Qui Dez 26, 2019 12:00 pm

Bom, Parece que não houve respostas acerca do IPv6 no BrazilFW 3.0.
Ja tinha visto essa falha lá atrás ainda em 2013/2014 quando era participante ativo do forum...
Pois a procupação maior foi de fechar as portas pra muitos desenvolvedores entusiastas. Digo como por exemplo:
Eu (Vicente Filho - sam_fisher), Luapufo, e tantos outros que era fortes membros na época. e disposição de aprimorar e melhorar mais a distro.
mas parecem que fecharam os olhos para as coisas mais importantes e hoje vemos cada dia mais o projeto se afundando...
Já perdi minha conta 3 vezes por dizer a verdade. mais parece que as regras servem mais pra defender o erro do que a correção (Lamentável)
e Sinceramente. eu ja Estou trabalhando no ipv6 há mais de 2 Anos e meio, por isso sumi um pouco do forum.
eu habilitei o suporte no kernel do BrazilFW e algumas correções. eu ja cheguei usar o ipv6 no BrazilFW 3.0.258 (e acho que ainda tenho ela guardado no VMWARE Wokstation 11 (Vou conferir)...

Qualquer coisa, se estiver intacta e funcional como eu tinha deixado. irei zipar a build-tree ja pronta com os scripts guardados nela e compilar de acordo com o uso que quiserem.. lemnbro que peguei na época o projeto do Freeradius com PPPoE do usuário: "Luapufo" (Luiz Roberto) e modifiquei pra usar na mesma seção PPPoE o ipv4 e ipv6 junto...

Confesso que só vou fazer isso pra ajudar os que ainda foram e continuaram humildes neste forum (Conheço a dedo quem são)
e disponibilizarei para os contatos pessoas (fora do forum - por causa de suas regras, regras, regras e regras. pelas suas regras estão morrendo)
mais apontarei para um site ou sourceforge da vida. porque aqui com certeza irão apagar esta mensagem ou bloquea-la (como já é de costumes deles)...

Estou pra ajudar, e não impedir. mas infelizmente tem mais aqui pra impedir do que ajudar e crescer...

desculpem pelo desabafo, mais tinha que dizer e fazerem eles refletir sobre o que estão fazendo com esse projeto tão lindo que era pra ser o foco principal no mundo de tecnologia nos dias de hoje...

sem mais,
sam_fisher (Vicente Filho)
"Seu Tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa.
Não deixe que a opinião dos outros cale a sua voz interior"
-Steve Jobs
-----------------------------------------------------------------------------------------------
"Segurança da Informação se faz com tecnologia, processos e pessoas, e a
formação destas exige mais que uma seqüência de treinamentos. Porque você
treina macacos. Pessoas,você Educa."
-FreeBSD: The Freedom to Perform!
---------------------------------------------
Ubuntu for kids, Slackware for Men!
Avatar do usuário
sam_fisher
BFW Curious
 
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Abr 09, 2014 7:40 pm
Localização: Bonsucesso, Rio de Janeiro-RJ
BrazilFW Box: BrazilFW 3.0 + Addons: Apache 2 With SSL and PHP + MySQL + PostgreSQL 13 + Sagu-PRO + FreeRADIUS Server + Grafana + Zabbix

Re: IPV6 No BFW

Mensagempor Eduardo » Sex Dez 27, 2019 9:59 am

sam_fisher escreveu:eu habilitei o suporte no kernel do BrazilFW e algumas correções. eu ja cheguei usar o ipv6 no BrazilFW 3.0.258 (e acho que ainda tenho ela guardado no VMWARE Wokstation 11 (Vou conferir)...

Qualquer coisa, se estiver intacta e funcional como eu tinha deixado. irei zipar a build-tree ja pronta com os scripts guardados nela e compilar de acordo com o uso que quiserem.. lemnbro que peguei na época o projeto do Freeradius com PPPoE do usuário: "Luapufo" (Luiz Roberto) e modifiquei pra usar na mesma seção PPPoE o ipv4 e ipv6 junto...

Então, vc trabalha ha 2 anos no IPV6 e "acha" que tem ele guardado e após "conferir" vai disponibiliza-lo a algumas pessoas selecionadas.
Não foi banido do fórum a toa, vc fica fazendo criticas e pretendendo mundos e fundos mas nunca apresenta nada do que alega fazer.
Se fosse realmente interessado e honesto ao invés de criar flame teria postado o seu trabalho aqui para quem tem interesse nele.
Infelizmente vc é ótimo para se auto promover mas péssimo para ajudar e compartilhar.

Se alguém aqui espera algo do Sam, sugiro sentar pois ele não vai entregar nada do que alega ter.

PS: Normalmente não respondo a esse tipo de sujeito na vida, mas como as coisas estão devagar aqui, resolvi alimentar a fogueira para dar uma animada no fórum, caso algum moderador considerar inadequado pode eliminar a conversa pois é so diversão mesmo.
Links úteis:
Regras do Fórum
Ajude-nos a ajuda-lo (Como Postar dúvidas/testes)
Tutorial "Aprendendo a Postar"
Como encerrar corretamente seu tópico
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Voce ganha dinheiro com o Projeto BrazilFW? Então contribua com o Projeto BFW, faça uma doação clicando aqui
Avatar do usuário
Eduardo
BFW Moderator
BFW Beneméritos
BFW Manager
 
Mensagens: 3688
Registrado em: Dom Jul 12, 2009 1:27 pm
Localização: São Paulo (Zona Sul) - SP - Brasil
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento.

Re: IPV6 No BFW

Mensagempor sam_fisher » Sex Dez 27, 2019 12:41 pm

Eduardo escreveu:
sam_fisher escreveu:eu habilitei o suporte no kernel do BrazilFW e algumas correções. eu ja cheguei usar o ipv6 no BrazilFW 3.0.258 (e acho que ainda tenho ela guardado no VMWARE Wokstation 11 (Vou conferir)...

Qualquer coisa, se estiver intacta e funcional como eu tinha deixado. irei zipar a build-tree ja pronta com os scripts guardados nela e compilar de acordo com o uso que quiserem.. lemnbro que peguei na época o projeto do Freeradius com PPPoE do usuário: "Luapufo" (Luiz Roberto) e modifiquei pra usar na mesma seção PPPoE o ipv4 e ipv6 junto...

Então, vc trabalha ha 2 anos no IPV6 e "acha" que tem ele guardado e após "conferir" vai disponibiliza-lo a algumas pessoas selecionadas.
Não foi banido do fórum a toa, vc fica fazendo criticas e pretendendo mundos e fundos mas nunca apresenta nada do que alega fazer.
Se fosse realmente interessado e honesto ao invés de criar flame teria postado o seu trabalho aqui para quem tem interesse nele.
Infelizmente vc é ótimo para se auto promover mas péssimo para ajudar e compartilhar.

Se alguém aqui espera algo do Sam, sugiro sentar pois ele não vai entregar nada do que alega ter.

PS: Normalmente não respondo a esse tipo de sujeito na vida, mas como as coisas estão devagar aqui, resolvi alimentar a fogueira para dar uma animada no fórum, caso algum moderador considerar inadequado pode eliminar a conversa pois é so diversão mesmo.


Pelo visto você não conheceu outrros colaboradores anteriores, como wesley, lupufo, fora os demais.
pra eu conseguir dispopnibilizar algo aqui foi uma sofrencia... lembra do webserver 1.3? ja viu?
bom, acho que sim né? agora imagina eu conseguir disponibilizar os 26 addons que eu fiz?
agora entende o porque diz o que não sabe?

Você pouco sabe de mim, Participei do projeto S.A.P.W diretamente com luapufo (luiz Roberto) e o Desenvolvedor responsável hugoconnect (acho que não os conheceu né?) (Isso na Versão 3.x, o SAPW começou ainda na Versão do BrazilFW 2.x com o wesley e o hugoconnect)
então. vou te contar uma historinha: luapufo desenvolvia os modulos do FreeRadius com PPPoE e também as regras de firewall (iptables) eu ajudava nos testes e adaptações em certas regras. hugo desenvolvia os PHPs e o Banco de Dados MySQL. e eu era o "Documenters" eu disponibilizava as documentações (Que pelo visto você tambvém não sabe disso)

Então, antes de sair rebatendo o que não sabe, pergunte antes: Melhor do que passar essa Vergonha: No Crédito ou no Débito?

Então meu amigo. eu não vim aqui só pra criticar, eu também vim pra ajudar...
mas como você viu. as coisas aos disponibilizar os addons aqui se tornaram mais complicado ao passar do tempo...
antes os addons eram baixados via get, hoje ja tem menus pra isso (Acredito que não sabia, talvez saiba)

Eu ainda estou usando um projeto chamado "Sagu-PRO" do Silvio Cesar e de outro amigo.
porem eu readaptei para usar no BrazilFW 3.0

da qual eu inclui:
Banco de Dados PostgreSQL 8
Freeradius + PPPoE
mais Openssl + Apache 2.2
Tive que recompilar a Busybox pra incluir usuário desprivilegiado (usuario: postgres)
Refiz o PHP pra estar em conformidade (Mantive os 2 phps - um Nativo do BrazilFW e outro mais antigo pra compatiblidade - fiz incluindo pra não muisturar)
eu estava adaptando para a versão nativa do BrazilFW, mais não daria certo a menos que recompilasse pra incluir o PostgreSQL..

como ve, é um projeto complexo e eu estou pra ajudar e não compliicar
Editado pela última vez por sam_fisher em Sex Dez 27, 2019 12:57 pm, em um total de 2 vezes.
"Seu Tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa.
Não deixe que a opinião dos outros cale a sua voz interior"
-Steve Jobs
-----------------------------------------------------------------------------------------------
"Segurança da Informação se faz com tecnologia, processos e pessoas, e a
formação destas exige mais que uma seqüência de treinamentos. Porque você
treina macacos. Pessoas,você Educa."
-FreeBSD: The Freedom to Perform!
---------------------------------------------
Ubuntu for kids, Slackware for Men!
Avatar do usuário
sam_fisher
BFW Curious
 
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Abr 09, 2014 7:40 pm
Localização: Bonsucesso, Rio de Janeiro-RJ
BrazilFW Box: BrazilFW 3.0 + Addons: Apache 2 With SSL and PHP + MySQL + PostgreSQL 13 + Sagu-PRO + FreeRADIUS Server + Grafana + Zabbix

Re: IPV6 No BFW

Mensagempor sam_fisher » Sex Dez 27, 2019 12:48 pm

Eu estarei retomando minhas atividades no Projheto do BrazilFW com justamente do Propósito deste Post
SOBRE IPV6
então, estarei fazendo os testes com as vms e trarei pra ca e direi o que precisa fazer pra adicionar o suporte IPv6 no BrazilFW...
Terá de criar uma interface logica pra usar como local-ipv6
terá de recompilar o dhcp pra suportar ipv6
não lembro se eu recompilei o modulo rp-pppoe pra suportar seção ipv6 vou conferir..
quem quiser ajudar, seja bem-vindo...

Estarei começando depois do dia 20 de janeiro,,,,

até lá quem quiser se aventurar e ajudar neste desenvolvimento, esteja Avontade

E Ai Samurai, esta por ai meu amigo?
você é um dos antigos e grande amigo...
precisamos juntar os amigos como fizemos antes. pode ser nas Barcas S.A de novo..
estamos juntos...
"Seu Tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa.
Não deixe que a opinião dos outros cale a sua voz interior"
-Steve Jobs
-----------------------------------------------------------------------------------------------
"Segurança da Informação se faz com tecnologia, processos e pessoas, e a
formação destas exige mais que uma seqüência de treinamentos. Porque você
treina macacos. Pessoas,você Educa."
-FreeBSD: The Freedom to Perform!
---------------------------------------------
Ubuntu for kids, Slackware for Men!
Avatar do usuário
sam_fisher
BFW Curious
 
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Abr 09, 2014 7:40 pm
Localização: Bonsucesso, Rio de Janeiro-RJ
BrazilFW Box: BrazilFW 3.0 + Addons: Apache 2 With SSL and PHP + MySQL + PostgreSQL 13 + Sagu-PRO + FreeRADIUS Server + Grafana + Zabbix


Voltar para BrazilFW 3.x - Ajuda em Geral

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes

cron