BFW 3x em HD 1 Tera  [RESOLVIDO]

Fórum em português destinado a discussões gerais e ajuda aos usuários do BrazilFW 3.x

BFW 3x em HD 1 Tera

Mensagempor andreljp » Qua Abr 11, 2012 4:03 pm

Boa Tarde.
Tive problema de energia e meu HD 80GB IDE queimou.
solicitei um HD e me mandaram 1 HD Sata de 1Tera, to tentando instalar o BFW3.0.256
passa uma vida na tela (Creating ext3 filesystem) embaixo esta apresentando uma msg RTNETLINK: No such device.

Tentei usar a versao 3.0.255 mesma coisa com a tela (Creating ext3 filesystem).

dai coloquei um HD velho de 20 GB IDE batendo cabeça pronto instalou normal..
ja aconteceu isso com alguem?
Avatar do usuário
andreljp
BFW Novice
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 86
Registrado em: Dom Ago 29, 2010 4:56 pm
Localização: São Luís -MA
BrazilFW Box: Core2Duo 2.9 GHz, 2GB Ram, HD 500GB
BFW 3.0.252. Imspector, Mysar, Rotas, Cheque System.

Re: BFW 3x em HD 1 Tera

Mensagempor janesley » Qua Abr 11, 2012 5:02 pm

Amigo, já instalei em um HD de 500 GB e demorooooou, dai instalei o windows e mesma coisa.
Troquei.. .rsrs.. por outro e Pinba... funcionou.. - Veio com defeito de fabrica. Tenta fazer uma varredura no HD em busca de defeitos.
Acho que um HD desse porte seria bom se utiliza-se com RAID ou SCSI.

Mas realmente com HD pequenos já pude observar que funciona até melhor.. instalei ele em um HD de 20 GB e parecia até mais rapido.. que no atual de 320GB :o!
Use uma das técnicas que jesus deixou. - Dividir pra multiplicar...
Divide-se experiências para multiplicar-se o conhecimento.........
Avatar do usuário
janesley
BFW Squid 3.5.x
 
Mensagens: 374
Registrado em: Seg Abr 25, 2011 8:49 am
Localização: Imperatriz - MA
BrazilFW Box: BFW - 64 bits
BFWCache, Qos, IP x MAC, IPUpdate, LB 2 links, Squid, MySQL, MySar, CheckSystem, Redirector 2
Athlon(tm) 64 Proc. 3500+ - 2.21 GHz
Memoria - 4 GB - HD sata 320 GB

Re: BFW 3x em HD 1 Tera

Mensagempor RedeCoréia » Qua Abr 11, 2012 6:26 pm

Boa Noite,

Amigo passei pela mesma situação que vc e achei estranho quando instalei meu hd de 2 T novinho da Segate e ele levou 2 horas para formatar o hd em EXT3.
já sou usuário do BFW a mais de 1 ano e sempre usei a versão 3.
Estudando sobre o assunto formatação e assimilando a situação que passei vi que quanto maior o HD maior será o tempo de formatação e criação da partição no hd para o BFW.
Fiz este teste por diverssas vezes e vi que demora mesmo.
Demora pra cirar a partição ext3 no hora da formatação (ai vc tem que aguardar o tempo que for necessário, que no meu caso foi +ou- 1 hora)
E demora mais ainda quando o servidor reiniciar apos tal formatação e o squid tiver que reconhecer e criar as pasta para alocação de seus arquivos e cache.(neste caso vc irá notar pelo led de função do hd que ele trabalha durante um muito tempo da uma pausada e depois continua, este processo durou tbm 1 hora).
Fica despreocupado que tenho certeza que se o hd esta em bom estado mesmo demorando o BFW vai dar conta.
Estudando sobre formatação voce ira ver que o tempo do processo demora de acordo com o tamanho do hd, tendo em vista que o BFW usa o tipo de formatação mais demorado e seguro.
MInha versão tbm é a 256.
meu hd é um Segate barracuda de 2 T e 7.200 rpm. (novinho, novinho).
faz o teste aguardo o tempo necessário vc vai ver que vale a pena.
Comigo deu tudo certo. :o!
RedeCoréia
 

Re: BFW 3x em HD 1 Tera

Mensagempor andreljp » Qui Abr 12, 2012 1:14 am

RedeCoréia escreveu:Boa Noite,

E demora mais ainda quando o servidor reiniciar apos tal formatação e o squid tiver que reconhecer e criar as pasta para alocação de seus arquivos e cache.(neste caso vc irá notar pelo led de função do hd que ele trabalha durante um muito tempo da uma pausada e depois continua, este processo durou tbm 1 hora). :o!


Então isso vai acontecer toda vez que reiniciar a maquina?, ou toda vez que limpar cache ja que limpeza de cache recria pastas. ou ambos.
Avatar do usuário
andreljp
BFW Novice
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 86
Registrado em: Dom Ago 29, 2010 4:56 pm
Localização: São Luís -MA
BrazilFW Box: Core2Duo 2.9 GHz, 2GB Ram, HD 500GB
BFW 3.0.252. Imspector, Mysar, Rotas, Cheque System.

Re: BFW 3x em HD 1 Tera

Mensagempor br_lemes » Qui Abr 12, 2012 2:56 am

BFW é Firewall, não NAS (Network Attached Storage).

Não há necessidade de um disco grande para o BFW. Na verdade, um disco grande vai degradar o desempenho, uma simples configuração exagerada do Squid vai degradar o desempenho. O objetivo do BFW é Roteamento, Firewall e Cache NÃO armazenamento. 10 GB é espaço de sobra.
Se você tem uma maçã e eu tenho outra; e nós trocamos as maçãs, então cada um terá sua maçã. Mas se você tem uma ideia e eu tenho outra, e nós as trocamos; então cada um terá duas ideias.

http://www.br-lemes.net/
Avatar do usuário
br_lemes
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 82
Registrado em: Dom Jun 19, 2011 12:46 am
Localização: Apiacás - MT
BrazilFW Box:

Re: BFW 3x em HD 1 Tera

Mensagempor andreeduardo » Qui Abr 12, 2012 10:25 pm

concordando com o que o amigo Lemes disse eu reafirmo e posto ainda algo pior.

Se vc cria um cache de 1 terabite vc em vez de melhorar piora o desempenho, pois imagine uma gaveta vazia

legal né, agora imagine que nesta gaveta vc coloque post-it (aqueles papeis amarelos com recados) , e imagine que vc tem 10 recados na geveta.

achar um deles é facil, pois vc tem 10 recados.


Agora imagine esta mesma gaveta com 1.000.000 de recados importantes, e vc procurando um só. Vc levará uma eternidadade revirando a gaveta apra achar um item sem muito valor.

cache tem que ter limite, senão vc sobrecarrega o desempenho.

HD de um tera é pra servidor Samba(linux) ou Freenas (free bsd)
tente arrumar um HD menor e vc ganhará tempo e desempenho, pois não adianta cachear video do youtube, pois o user não irá ver o mesmo video 100 vezes. o que ele irá ver varias vezes são paginas principais de sites.
andreeduardo
 

Re: BFW 3x em HD 1 Tera

Mensagempor RedeCoréia » Sex Abr 13, 2012 9:10 am

br_lemes escreveu:BFW é Firewall, não NAS (Network Attached Storage).

Não há necessidade de um disco grande para o BFW. Na verdade, um disco grande vai degradar o desempenho, uma simples configuração exagerada do Squid vai degradar o desempenho. O objetivo do BFW é Roteamento, Firewall e Cache NÃO armazenamento. 10 GB é espaço de sobra.

Não amigo ...

só irá acontercer na primeira vez, demora pra formatar e demora depois que vc reiniciar e ativar o squid com hd grande.
Dá uma olhadinha na minha sugestão e na sugestão do colega abaixo e ve o que se adequa a sua necessidade.
um HD pequeno que formatado terá um cbom desempenho junto ao squid... (sugestão do nosso colega)
ou HD grande porém configurado para ter um espaço limitado de acordo com sua necessidade (configuração esta feita lá nas configurações do squid nas verções do BFW acima da 3.x.254) no qual vc terá a flexibilidade de aumentar ou diminuir este espaço e utlizar o restante para outras funcionalidades como compartilhamento de arquivos (Samba), Espaço para Logs, etc.
Se nenhuma destas lhe for util apresente sua necessidade, infra estrutura, configuração do servidor, hardwear diponivel, quantidde de clientes, etc

pois é amigo...
tenho certeza que mais cedo ou mais tarde nosso amigo terá que usar um hd grande (acima de 500 g), pois hd de menos de 80 gigas nem são mais comercializados, e usar hd velho em servidor não é recomendavel, a não ser que ele não opte por segurança e não tenha clientes deixando de lado a segurança com equipamentos obsoletos.
Eu tenho 100 clientes e sempre ofereço um serviço de qualidade com equipamentos de qualidade, pois eles merecem.
Mas cada um tem um ponto de vista... até comcordo com vc que um hd de 2 T e gigantesco, mas 1 HD de 1 T já é uma realidade que temos que encarar como um hardwear de tamanho razoavel e não gigantesco.
meu BFWcache faz cachhe de 20 gigas por dia...imagina seu eu tiver um hd de 10 G terei que ficar o tempo todo vigiando pra ele não travar por falta de espaço.
Editado pela última vez por RedeCoréia em Sex Abr 13, 2012 10:47 pm, em um total de 2 vezes.
RedeCoréia
 

Re: BFW 3x em HD 1 Tera

Mensagempor RedeCoréia » Sex Abr 13, 2012 9:26 am

andreeduardo escreveu:concordando com o que o amigo Lemes disse eu reafirmo e posto ainda algo pior.

Se vc cria um cache de 1 terabite vc em vez de melhorar piora o desempenho, pois imagine uma gaveta vazia

legal né, agora imagine que nesta gaveta vc coloque post-it (aqueles papeis amarelos com recados) , e imagine que vc tem 10 recados na geveta.

achar um deles é facil, pois vc tem 10 recados.


Agora imagine esta mesma gaveta com 1.000.000 de recados importantes, e vc procurando um só. Vc levará uma eternidadade revirando a gaveta apra achar um item sem muito valor.

cache tem que ter limite, senão vc sobrecarrega o desempenho.

HD de um tera é pra servidor Samba(linux) ou Freenas (free bsd)
tente arrumar um HD menor e vc ganhará tempo e desempenho, pois não adianta cachear video do youtube, pois o user não irá ver o mesmo video 100 vezes. o que ele irá ver varias vezes são paginas principais de sites.


Amigo o tamanho do cache não depende do tamanho do HD, afinal concordo com vc que um hd muito grande sobrecarrega o sistema quando o cache é muito grande, Porém , eu posso ter um HD de 100 T e configurar o squid para ter um cache de apenas 40 G em disco (funcionalidade esta basica nas dispostas nas configurações do squid).
Aqui no meu servidor eu hospedo um monte de coisa e usando o seu exemplo de gavetas.... tenho um armário bem grande e com diverssas gavetas cada qual com sua funcionalidade.
exemplo.. No meu hd tem um bom espaço para compatilhamentos de arquivos (addon Samba) e ofereço um pasta para os clientes, Tenho um bom espaço para relatórios do squid (addons sarg e misar) entre outros... PAra quem quer ter diversas utilidades num hd grande é uma ótima opção basta estudar um pouco la no wiki do BFW, mas se a pessoa só quer ter a funcionalidade de cache para squid eu tbm optaria pela sua sugestão.
Vamos anilisar a necessidade deste usuário e ver o que melhor se aplica utilizando o HD que ele tem de 1 T, afinal é isso que ele precisa.. uma solução com o equipamento que ele comprou.
RedeCoréia
 

Re: BFW 3x em HD 1 Tera

Mensagempor RedeCoréia » Sáb Abr 14, 2012 5:12 pm

andreljp escreveu:
RedeCoréia escreveu:Boa Noite,

E demora mais ainda quando o servidor reiniciar apos tal formatação e o squid tiver que reconhecer e criar as pasta para alocação de seus arquivos e cache.(neste caso vc irá notar pelo led de função do hd que ele trabalha durante um muito tempo da uma pausada e depois continua, este processo durou tbm 1 hora). :o!


Então isso vai acontecer toda vez que reiniciar a maquina?, ou toda vez que limpar cache ja que limpeza de cache recria pastas. ou ambos.

demorara toda vez que o squid tiver que criar estas pastas de alocação.
RedeCoréia
 

Re: BFW 3x em HD 1 Tera  [RESOLVIDO]

Mensagempor RedeCoréia » Seg Abr 16, 2012 6:12 pm

Amigo...não esquece de feichar o tópico e postar se foi resolvido seu problema. :o!
RedeCoréia
 


Voltar para BrazilFW 3.x - Ajuda em Geral

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes

cron