erro placa de rede - alternando link down/up - Resolvido

Fórum em português destinado a discussões gerais e ajuda aos usuários do BrazilFW 3.x

erro placa de rede - alternando link down/up - Resolvido

Mensagempor trapiche » Ter Fev 02, 2010 6:17 pm

Olá pessoal, td bem?
Eu tinha postando em um tópico zumbi e o site admin solicitou que cria-se um tópico nesta sessão.
Bom como estava sendo discutido no tópico http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=2&t=64653, existe um problema desconhecido, nao se sabe se é hardware ou software mas o caso é que fica alternando o mensagem de link down e link up, já troquei a placa de rede, mas o problema continua. Estou utilizando dois brazilfw 3.214 em cascata, um é responsável pela setorização das sub-redes criada no segundo, neste ainda tenho QoS, DHCP, SQUID, DNS, redirector e sarg. Para a navegação o problema de a rede cair e votar em poucos segundas nao tem problema, mas para jogos online fica complicado. Sei que fiz mal em colocar o brazilfw 3 em produção mas foi o que mais me adaptei e, já que o problema de link down e link up estava acontecendo no brazilfw 2 acredito que nao seja bug da versão.
Obrigado pela atenção.
Abraços
trapiche
 

Re: erro placa de rede - alternando link down/up

Mensagempor GEFSANTANA » Ter Fev 02, 2010 6:59 pm

Primeiramente, quero dar as boas vindas ao fórum e faça uma leitura viewtopic.php?f=77&t=71994

Agora, reveja as configurações atentando ao que há no tutorial:

http://brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=91&t=69094
Caso tenha resolvido seu problema detalhe a solução do mesmo e clique no botão Resolvido. Pois assim manteremos o fórum organizado.

"Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo". - Confúcio.
Avatar do usuário
GEFSANTANA
BFW Team
 
Mensagens: 1132
Registrado em: Qua Out 22, 2008 12:57 pm
Localização: Aracaju - SE - BR
BrazilFW Box: Não Estou com o BFW ativo.

Re: erro placa de rede - alternando link down/up

Mensagempor trapiche » Qua Fev 03, 2010 1:44 pm

Obrigado pelas boas-vindas GEFSANTANA, faz alguns meses que estou acompanhando o projeto brazilfw mas ainda nao tinha participado do fórum; segui suas recomendações de leitura, o tutorial já tinha impresso, por isso acredito que nao seja problema que o mesmo aponte. Você já tinha se deparado com esse problema onde as placas de rede off de dois servidores em casta ficarem oscilando em "liga-desliga"?
Abraços
trapiche
 

Re: erro placa de rede - alternando link down/up

Mensagempor naufragoweb » Qua Fev 03, 2010 4:52 pm

Eu tive um problema parecido com essa versão e com uma 3com 3c905. Não cheguei a postar o erro, visto que a versão 3.0.217 resolveu o problema. Já tentou atualizar para ver se o erro persiste?
naufragoweb
 

Re: erro placa de rede - alternando link down/up

Mensagempor trapiche » Qua Fev 03, 2010 6:32 pm

Vou atualizar os 2 servidores, o estranho é que as interfaces que caem são as pci, as onboard estão normais.
trapiche
 

Re: erro placa de rede - alternando link down/up

Mensagempor trapiche » Qui Fev 04, 2010 1:00 am

Pessoal, aproveitei que o Woshman lançou o bfw 3.0.218 e instalei no meu pc. Fiz um teste de carga caseiro usando a ferramenta ping, instanciei vários prompts e apontei todos a interface pci do server. Os resultados parciais são:

-> 6 prompt enviando 32 bytes
-> 9 prompt enviando 65500 bytes
-> 30 minutos de testes
-> 15 quedas
trapiche
 

Re: erro placa de rede - alternando link down/up

Mensagempor trapiche » Qui Fev 04, 2010 2:57 pm

A nova versão não resolveu o problema, deve ser hardware mesmo. Após o teste de carga deixei ele toda noite ligado a um switch e mesmo nao tendo transito de pacotes a interface oscilava.
Seria viavel eu colocar toda a carga da rede nas interfaces onboard utilizando interfaces virtuais nas mesmas?
Ficaria mais ou menos assim:

brazilfw1 -> veth0=local, veth1=internet1, veth2=internet2.
brazilfw2 -> veth0=local, veth1=switch com radio+2pcs conectados.
trapiche
 

Re: erro placa de rede - alternando link down/up

Mensagempor naufragoweb » Sex Fev 05, 2010 1:09 pm

Bom, comece com o básico:
Limpe os contatos das placas PCI utilizando uma borracha escolar. (sem colocar as mãos nos contatos)
Limpe os slots PCI. Utilize de preferencia um spray de álcool isopropílico.
Troque as placas de slot, inverta as posições, e teste novamente.
Verifique quais módulos estão sendo carregados para as placas (comando lsmod). Na dúvida, inicie o sistema com uma placa por vez. Verifique a marca de cada placa PCI, compare com o módulo carregado. Se tiver dúvidas se o modulo é o correto, utilize o google para verificar se o módulo é o indicado para sua placa.
Compare os logs do sistema em cada teste, marque as alterações dessas mensagens.
Se nada disso resolver, troque as placas por placas novas, de preferencia placas com suporte Linux (geralmente vem escrito na caixa que a placa tem suporte a sistemas Linux/Unix).
Se não funcionar, poste os modelos das placas com seus respectivos módulos e detalhe como foram feitos os testes. Quanto mais informações você tiver, mais fácil seu problema será resolvido.
naufragoweb
 

Re: erro placa de rede - alternando link down/up

Mensagempor danielfavero » Sex Fev 05, 2010 7:15 pm

amigo tive um problema parecido, aliás idêntico, mas a minha era a onboard que dava isso, era um intel, não cheguei a postar também pois eu acabei mesmo é colocando 3 placas pci e desativei a onboard, as pcis são rtl8139D originais e estão perfeitas, lembrando que a onboard ja havia sustentado milhões de raios, intão acredito que seja problema de placa mesmo, faz o que nosso amigo posto acima, limpe tudo e teste, troque de placa para ver se não resolve, comigo resolveu.

abraço. !+
Ajudei? Ajude o Brasil Firewall Também! Faça uma doação!
Avatar do usuário
danielfavero
BFW Participative
 
Mensagens: 285
Registrado em: Qui Dez 03, 2009 5:59 pm
Localização: Mangueirinha - PR
BrazilFW Box: PROCESSADOR: CORE I5 3330
MEMÓRIA RAM: 16GB DDR3 DUAL CHANNEL(2x8)
HARD DISK: 2TB SEAGATE
MOTHER BOARD: INTEL DH67GD

Re: erro placa de rede - alternando link down/up

Mensagempor mfaro » Sáb Fev 06, 2010 11:14 pm

Pode haver algumas causas

A placa não esta conseguindo se ajustar automaticamente , por isso a velocidade de conexão fica oscilando o que causa a interrupção e retorno do link, o ideal e fixar a placa a uma velocidade , caso esta possua um configurador.

Outra coisa que pode causar este tipo de problema são problemas no cabeamento, são muito comuns tambem.
mfaro
 

Re: erro placa de rede - alternando link down/up

Mensagempor centralinfors » Dom Fev 07, 2010 9:05 am

Trapiche, também tive uma situaçãdo de link down/up intermitente, e era placa. Teste os cabos, verique mal contato nos conectores como os colegas já citaram. Lembro de uma passagem com windows, onde uma placa fazia o mesmo em 100 e quando alterei para 10 estabilizou, também como citado acima não sei se há como configurar no linux isto, mas de qualquer forma evidencia que a placa não esta 100%, melhor trocar..... já são mais baratas que mouse.

Opa... estava relendo o teu post inicial, não entendi ... se caia com 2.31 e com 3.0 o pau esta no teu conjunto de hardware, se já trocou a placa, troca slot. Lembro de uma ocasião onde um cliente estava sem internet, o diagnóstico foi rápido... placa de rede... busquei troquei e não funcionou, troquei por outro irmã de compra e não funcionou, troquei mais uma vez e nada..... olha o azar... defeito no lote, dificil mas acontece.

Abrz..
centralinfors
 

Re: erro placa de rede - alternando link down/up

Mensagempor trapiche » Ter Fev 09, 2010 12:22 am

Olá pessoal, aparentemente resolvi o problema...
Fiquei em testes e resolvi colocar em produção toda a rede divida em interfaces virtuais, até agora está tudo funcionando quase que normal, algumas vezes o sistema trava, do terminal nao consigo pingar os servidores, mas os servidores pingam entre sim, no syslog notei uma mensagem estranha do bind:"lients-per-query decreases to 10",isso no momento em que travou o sistema. Sei que do jeito que erstou fazendo estou abrindo mão da segurança oferecida pelo brazilfw, pois estou usando hub-switches para centralizar os links e os clientes, mas como no momento estou mal de grana tenho que me virar assim.

Nota: Obrigado pelas respostas, antes de configurar as Veth's troquei de slots, limpei, visualizei os módulos e nada, vou deixar assim até conseguir grana para trocar por equipamentos de qualidade que me deem tranquilidade.

Nota 2: Admin não sei se coloco com resolvido o tópico já que o problema levantado nao foi resolvido e sim contornado, mas se vc achar que devemos fechar o tópico tranquilo.

Abraços
trapiche
 

Re: erro placa de rede - alternando link down/up

Mensagempor sam_fisher » Seg Fev 22, 2010 1:14 pm

Meu amigo, se esta rodando Veth's obviamente esta com Switch ligado. troque o Switch pra ver se não é ele o Problema.
ja tive esse Problema e quando fui ver, Era o Switch. se tiver um cabo Cross-Over, tente ele também no lugar do Cabo normal.... ok?
outra coisa. Troque a placa de Slot, ponha ela no 1º slot de cima pra baixo. o 1º slot tem Prioridades em relação aos outros slots!!!!

espero que tenha ajudado...
sam_fisher
 

Re: erro placa de rede - alternando link down/up

Mensagempor reginaldo » Qui Fev 25, 2010 7:41 pm

trapiche, assunto totalmente resolvido?

Se sim, por favor, diga como resolveu e acrescente, resolvido ao título da sua primeira mensagem deste tópico.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o reginaldo, Doe, favor enviar e-mail para reginaldo@brazilfw.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
"Disciplina é liberdade. Compaixão é fortaleza. Ter bondade é ter coragem" (Há Tempos [Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá])
Avatar do usuário
reginaldo
BFW Mediator
BFW Documenter
BFW Manager
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 12686
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 12:10 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: Intel Core i3 Model 530
Memória: 8.00 GiB / 2 Links
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: Control MAC, QOS
Addons: EBackup, EPM e Squid 3.5.x

Re: erro placa de rede - alternando link down/up

Mensagempor trapiche » Sáb Mar 06, 2010 9:53 pm

Olá pessoal, desculpe a demora nas respostas!!!
Após vários testes resolvi colocar apenas um servidor na rede, troquei de placa e de slot, agora faço Veth's com os links (2) e os clientes ficam ligados na interface física através de um switch. Tudo funcionando ok!!!!
Obrigados pelas respostas!!!
trapiche
 


Voltar para BrazilFW 3.x - Ajuda em Geral

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 40 visitantes