Configuração de QoS/ instalação de placa de rede

Fórum em português destinado a discussões gerais e ajuda aos usuários do BrazilFW 3.x

Configuração de QoS/ instalação de placa de rede

Mensagempor brunomota.silva » Dom Nov 22, 2009 7:46 pm

Boa noite nobres,

Antes de mais nada deixa eu explicar o funcionamento do meu brasilfw:
Montei uma "pequena rede" no Microsoft Virtual PC utilizando o brasilfirewall 3.x com uma estação XP. Até agora não tive problemas. Realizei a opção de controle IPxMAC tanto pelo webadmin no XP tanto pelo próprio servidor e funcionou perfeitamente. Minha principal meta para instação do brasilfw é para uso de QoS pois não aguento mais efetuar um ping para um servidor local da cidade (Salvador - Bahia) batendo de 2000 a 3400ms, ou seja, os vampiros que utilizam a minha internet estão me destruindo rsrs.
Vamos as dúvidas:
- Caso eu instale uma segunda placa de rede após a instalação do brasil firewall eu terei problemas de reconhecimento ou é melhor eu conectar o dispositivo antes da instalação?
- Como realizo o cálculo do QoS de uma conexão , ex: 600KB? Vamos supor que quero colocar 100kb para cada cliente.
- Minha rede será toda via DHCP pelo próprio BrasiFW, vou habilitar o controle IP x MAC nas estações, vamos supor: 192.168.0.3 : 00:0f:05:BA:GF:GB. Caso o dhcp por algum motivo renove o ip dessa estação ela ficará fora da lista de controle ou o brasilfw sempre forçará o dispositivo com o MAC citado acima a utilizar o ip 192.168.0.3?

Abraços

Bruno Mota.
brunomota.silva
 

Re: Configuração de QoS/ instalação de placa de rede

Mensagempor reginaldo » Dom Nov 22, 2009 8:20 pm

Uma Observação. O nome é BrazilFW com z e não com s.

Apartir do momento que se define uma reserva de ip através do controle MAC x IP, o host sempre pegará o mesmo ip ate que voce o altere.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o reginaldo, Doe, favor enviar e-mail para reginaldo@brazilfw.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
"Disciplina é liberdade. Compaixão é fortaleza. Ter bondade é ter coragem" (Há Tempos [Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá])
Avatar do usuário
reginaldo
BFW Mediator
BFW Documenter
BFW Manager
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 12686
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 12:10 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: Intel Core i3 Model 530
Memória: 8.00 GiB / 2 Links
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: Control MAC, QOS
Addons: EBackup, EPM e Squid 3.5.x

Re: Configuração de QoS/ instalação de placa de rede

Mensagempor brunomota.silva » Dom Nov 22, 2009 10:39 pm

O meu caro valeu pela observação..inclusive quando digito algum comando eu sempre digito \etc\brasilfw com "S" e não \etc\brazilfw com "Z"... certa ve me matei todo e quando descobrir o problema era a troca das letras na hora de digitar o comando...é o costume..rsrsr

E com relação a dúvida da placa de rede e do QoS alguém para ajudar?

Abraços

Bruno Mota
brunomota.silva
 

Re: Configuração de QoS/ instalação de placa de rede

Mensagempor GuiCPD » Qua Dez 02, 2009 12:41 am

brunomota.silva escreveu:O meu caro valeu pela observação..inclusive quando digito algum comando eu sempre digito \etc\brasilfw com "S" e não \etc\brazilfw com "Z"... certa ve me matei todo e quando descobrir o problema era a troca das letras na hora de digitar o comando...é o costume..rsrsr

E com relação a dúvida da placa de rede e do QoS alguém para ajudar?

Abraços

Bruno Mota


Acredito que por padrão o BFW faz a checagem do hardware como todo SO ao iniciar o PC(me corrigam se estiver enganado)... Voce terá de verificar como ele vai atribuir os EthX... se a nova placa vai ser Eth1 ou Eth0..Em todo caso, fazer nova instalação não e dificil e nem demorado no seu cenário apresentado.

O QoS é muito específico de cada caso.. atualmente o cenário mudou e muito, voce pode pesquisar no google e ver alguns tutos ensinando como calcular mas os usuarios usam muito a internet hoje em dia, é MSN com trans de arquivo, Skype, Youtube, Orkut e aquele monte de imagens e por ai vai...

É mais fácil lhe dizer por cima de acordo com quantos usuarios vc tem se os 600Kb vão satisfazer!!

100Kb é muito pouca banda..

Sabendo-se que uma ADSL dificilmente chega ao prometido 100%, 600Kb EU colocaria no maximo para 5 pessoas a 100Kb pra cada..
GuiCPD
 

Re: Configuração de QoS/ instalação de placa de rede

Mensagempor brunomota.silva » Qua Dez 02, 2009 4:23 pm

Obrigado pelo retorno,

Eu já solicitei o aumento para 1M pois entrará mais duas pessoas, vamos supor que tenha 7 pessoas, 900kbps(pois nunca chega a 1MB)/7 = 128Kbps/8 = cada um terá uma taxa de transferênca de aproximandamente 14kb, isso está de bom tamanho para quem quer abrir um browser, msn..etc.. só não podem ficar utilizando a banda toda..como estão fazendo atualmente rsrs
Outra dúvida: na configuração do QoS tenho que configurar o download mais upload, eu terei que calcular o upload em cima da taxa de transmissão que cada usuário terá? ex: cada usuário terá uma taxa de 128kbps. Desses 128kbps eu cálculo a taxa de download e upload?

Abraços

Bruno Mota.
brunomota.silva
 

Re: Configuração de QoS/ instalação de placa de rede

Mensagempor GEFSANTANA » Qua Dez 02, 2009 4:46 pm

brunomota.silva escreveu:Obrigado pelo retorno,

Eu já solicitei o aumento para 1M pois entrará mais duas pessoas, vamos supor que tenha 7 pessoas, 900kbps(pois nunca chega a 1MB)/7 = 128Kbps/8 = cada um terá uma taxa de transferênca de aproximandamente 14kb, isso está de bom tamanho para quem quer abrir um browser, msn..etc.. só não podem ficar utilizando a banda toda..como estão fazendo atualmente rsrs
Outra dúvida: na configuração do QoS tenho que configurar o download mais upload, eu terei que calcular o upload em cima da taxa de transmissão que cada usuário terá? ex: cada usuário terá uma taxa de 128kbps. Desses 128kbps eu cálculo a taxa de download e upload?

Abraços

Bruno Mota.


Os serviços ADSL oferecem os serviços dentro de determinados pacote no caso da OI, em Aracaju - SE, o pacote de 1 mega equivale a 1 mega de download e 300 de upload.

Assim se você quer disponibilizar 128 kb. Então, seria 128 kb de down e algo entre 32 ou 64 de up.

Essa seria minha idéia.

Abraços.
Caso tenha resolvido seu problema detalhe a solução do mesmo e clique no botão Resolvido. Pois assim manteremos o fórum organizado.

"Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo". - Confúcio.
Avatar do usuário
GEFSANTANA
BFW Team
 
Mensagens: 1132
Registrado em: Qua Out 22, 2008 12:57 pm
Localização: Aracaju - SE - BR
BrazilFW Box: Não Estou com o BFW ativo.

Re: Configuração de QoS/ instalação de placa de rede

Mensagempor GuiCPD » Qui Dez 03, 2009 12:12 am

Os serviços ADSL oferecem os serviços dentro de determinados pacote no caso da OI, em Aracaju - SE, o pacote de 1 mega equivale a 1 mega de download e 300 de upload.

Assim se você quer disponibilizar 128 kb. Então, seria 128 kb de down e algo entre 32 ou 64 de up.

Essa seria minha idéia.

Abraços.



Exatamente, aqui a GVT é quem dá mais upload nas ADSL residencias 1Mb Down e 512Kb Up.

Então cada umé individual o Download e o Upload, voce terá de calcular de acordo com o que voce tem contratado.

Mas lembre-se 14KB de transferência é bem pouco pra atualidade.. hoje os sites tem FLASH, Java e etc.. está tudo cada vez mais pesado! Não economize em banda, links estão em constante "barateamento", para depois ficarem os usuários no pé do seu ouvido (tá lento! esse trem não anda! e etc...)
GuiCPD
 

Re: Configuração de QoS/ instalação de placa de rede

Mensagempor reginaldo » Sex Jan 01, 2010 3:55 pm

Tópico abandonado pelo seu Autor.

Mais de 30 Dias sem retorno.

Tópico Trancado.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o reginaldo, Doe, favor enviar e-mail para reginaldo@brazilfw.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
"Disciplina é liberdade. Compaixão é fortaleza. Ter bondade é ter coragem" (Há Tempos [Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá])
Avatar do usuário
reginaldo
BFW Mediator
BFW Documenter
BFW Manager
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 12686
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 12:10 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: Intel Core i3 Model 530
Memória: 8.00 GiB / 2 Links
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: Control MAC, QOS
Addons: EBackup, EPM e Squid 3.5.x


Voltar para BrazilFW 3.x - Ajuda em Geral

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 51 visitantes