Addon BFW Cache 1.0 - Acompanhamento - Parte 4  TOPIC_SOLVED

Reports of the use of official add-ons for BFW Project.!

Addon BFW Cache 1.0 - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor brunovescovi » Dom Jan 22, 2012 8:59 pm

Boa noite, pessoal.

Este tópico é a continuação desde: http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=77&t=81695

Deixo em destaque o assunto dos últimos posts do tópico antigo. Por favor, leiam a patir do post abaixo até no final antes de iniciar a participação aqui:
http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=77&t=81695&p=282649#p282603

Continuem postando os resultados aqui para melhorarmos sempre. :o!

Um abraço.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o Bruno Vescovi, Doe Click aqui (pagseguro) ou Click aqui (paypal)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Amor não é um sentimento. Amor é uma decisão de fazer o melhor possível para Deus e para o seu próximo."
Avatar do usuário
brunovescovi
BFW Moderator
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Documenter
BFW Expert
 
Mensagens: 3650
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 7:27 pm
Localização: Guarapari - ES
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor gilsongames » Seg Jan 23, 2012 12:05 pm

Olá Pessoal, estou usando o BFWv 3.0.255 com QOS ativo, IPxMAC, SQUID, Dansguardian, Check System, e até o momento o bfwcache está cacheando, e o indispensável ZPH fazendo sua parte direitinho, o qos de cada pc está limitando a 1MB, e o ZPH 5MB, e os vídeos do youtube já cacheados, abrem imediatamente, o único problema é, ao pausar ou parar o vídeo, e retomar o mesmo, ele dá erro e diz pra tentar mais tarde, fora isso, o bfwcache e a função ZPH estão deixando o BWF incrível quando se trata de enconomia de banda de internet.
parabéns a toda equipe.
Avatar do usuário
gilsongames
BFW Novice
 
Mensagens: 61
Registrado em: Qui Fev 07, 2008 9:41 am
BrazilFW Box:

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor dann_412 » Ter Jan 24, 2012 4:59 am

Muy bueno bruno :o!
CPU: Intel(R) Celeron(R) CPU 3.06GHz @ (1x) 3.066 GHz, Memoria: 1.20 GB, Versión de Firewall: 3.0.260rc4 ,HD: 80 GB, SAPW 3.1.31 (no disponible) subredes, Adsl 9 Mb
Avatar do usuário
dann_412
BFW Intermediate
 
Mensagens: 584
Registrado em: Ter Jul 06, 2010 12:44 pm
Localização: peru
BrazilFW Box: CPU: Intel(R) Celeron(R) CPU 3.06GHz @ (1x) 3.066 GHz Memoria:1.20 GB; Versión de Firewall:3.0.261rc4 HD: 80 GB, SAPW 3.1.31 ya no disponible ,subredes.

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor Nilsonred » Ter Jan 24, 2012 8:58 pm

Então nao sei o que estar acontecendo comigo.

uso a versão 252 porque, as atuais nao estao fazendo cache
do youtube, ja deixei rolar um dia inteiro e nada.
nem mesmo testando com antigo addon thunder.

alguma dica ?
3.0.262.rc2
Avatar do usuário
Nilsonred
BFW Participative
 
Mensagens: 161
Registrado em: Seg Mar 15, 2010 10:41 am
Localização: Manaus - Amazonas
BrazilFW Box:

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor castorcdf » Ter Jan 24, 2012 9:44 pm

É meu caro amigo acima!
Atualiza seu servidor para a .255
Te garanto que vai funcionar bem melhor,mas aconselho que vc reinstale do zero!
castorcdf
 

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor brunovescovi » Ter Jan 24, 2012 9:58 pm

Boa noite, pessoal.

Nilsonred escreveu:as atuais nao estao fazendo cache
do youtube, ja deixei rolar um dia inteiro e nada.
Uso a 3.0.255 com bfwcache e está fazendo cache normal do youtube, entre outros. Fiz no meu servidor os procedimentos já explicados aqui.
Quem está acompanhando os tópicos do BFW Cache também sabe como fazer.

Um abraço.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o Bruno Vescovi, Doe Click aqui (pagseguro) ou Click aqui (paypal)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Amor não é um sentimento. Amor é uma decisão de fazer o melhor possível para Deus e para o seu próximo."
Avatar do usuário
brunovescovi
BFW Moderator
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Documenter
BFW Expert
 
Mensagens: 3650
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 7:27 pm
Localização: Guarapari - ES
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor andreljp » Ter Jan 24, 2012 10:53 pm

Amigos já que fazendo algumas alterações ja esta ok, não seria hora de disponibilizar uma atualização com as alterações já feita?
Avatar do usuário
andreljp
BFW Novice
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 86
Registrado em: Dom Ago 29, 2010 4:56 pm
Localização: São Luís -MA
BrazilFW Box: Core2Duo 2.9 GHz, 2GB Ram, HD 500GB
BFW 3.0.252. Imspector, Mysar, Rotas, Cheque System.

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor Nilsonred » Ter Jan 24, 2012 11:01 pm

brunovescovi escreveu:Boa noite, pessoal.

Uso a 3.0.255 com bfwcache e está fazendo cache normal do youtube, entre outros. Fiz no meu servidor os procedimentos já explicados aqui.
Quem está acompanhando os tópicos do BFW Cache também sabe como fazer.

Um abraço.


Então é isso tem um macetizinho nuns poster anterior ?
e tou por fora vou da uma olhadinha depois.
obrigado
3.0.262.rc2
Avatar do usuário
Nilsonred
BFW Participative
 
Mensagens: 161
Registrado em: Seg Mar 15, 2010 10:41 am
Localização: Manaus - Amazonas
BrazilFW Box:

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor wifimedia » Qua Jan 25, 2012 8:27 am

Aqui após colocar as linha do squid.acl ficou perfeito fazendo cache de videos sem alterar 007.squid, só estou com um problema estranho onde o squid na parte de cache information esta dizendo que estou usando 300% do hd??? sendo que o hd tem 300gb e usei apenas 25gb, não sei se isso afeta em alguma coisa pois realmente o squid nessa versão ficou bom.

Parabéns. :o!
wifimedia
 

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor franciscojsh » Qui Jan 26, 2012 6:27 pm

Quem usa Load Balance e não consegue direcionar o Bfw Cache para somente um dos links? < O.O >
franciscojsh
 

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor andreljp » Sex Jan 27, 2012 2:49 pm

wifimedia escreveu:Aqui após colocar as linha do squid.acl ficou perfeito fazendo cache de videos sem alterar 007.squid, só estou com um problema estranho onde o squid na parte de cache information esta dizendo que estou usando 300% do hd??? sendo que o hd tem 300gb e usei apenas 25gb, não sei se isso afeta em alguma coisa pois realmente o squid nessa versão ficou bom.

Parabéns. :o!


Comigo esta acontecendo o mesmo agora.
Avatar do usuário
andreljp
BFW Novice
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 86
Registrado em: Dom Ago 29, 2010 4:56 pm
Localização: São Luís -MA
BrazilFW Box: Core2Duo 2.9 GHz, 2GB Ram, HD 500GB
BFW 3.0.252. Imspector, Mysar, Rotas, Cheque System.

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor brunovescovi » Sex Jan 27, 2012 5:04 pm

Boa noite, pessoal.

wifimedia escreveu:só estou com um problema estranho onde o squid na parte de cache information esta dizendo que estou usando 300% do hd??? sendo que o hd tem 300gb e usei apenas 25gb, não sei se isso afeta em alguma coisa pois realmente o squid nessa versão ficou bom.
andreljp escreveu:Comigo esta acontecendo o mesmo agora.
Esse assunto do squid está sendo tratado no tópico abaixo:
http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=77&t=82053

Um abraço.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o Bruno Vescovi, Doe Click aqui (pagseguro) ou Click aqui (paypal)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Amor não é um sentimento. Amor é uma decisão de fazer o melhor possível para Deus e para o seu próximo."
Avatar do usuário
brunovescovi
BFW Moderator
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Documenter
BFW Expert
 
Mensagens: 3650
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 7:27 pm
Localização: Guarapari - ES
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor gilsongames » Sáb Jan 28, 2012 10:56 am

Olá a todos, vou relatar aqui uma anormalidade que vem ocorrendo com o BFW cache depois de algumas semanas (não sei dizer exatamente quando isso começou a acontecer); é assim, quando abro um vídeo no youtube, não cacheado ainda, ele começa a abrir o vídeo normalmente só que quando chega a + ou - 20% de vídeo carregado, o carregamento para, e quando o vídeo chega nestes 20%, simplesmente ele termina como se eu estivesse assistido todo o vídeo normalmente e aparece a janela de replay video, isso está acontecendo em todos os vídeos do youtube, não sei o que fazer, qual seria a solução deste caso?
Uso qos, mac x ip, dansguardian, check system, ip update.
Detalhe, instalei do zero o bfw brazil v 3.0.255.
Fiz o procedimento para que o bfw cache funcione corretamente, seguindo todos os posts desde o começo.
Avatar do usuário
gilsongames
BFW Novice
 
Mensagens: 61
Registrado em: Qui Fev 07, 2008 9:41 am
BrazilFW Box:

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor brunovescovi » Sáb Jan 28, 2012 4:08 pm

Boa tarde, pessoal.

Preciso saber dos colegas como está a solução proposta para a integração do BFW Cache com o Squid.
Alguns usuários têm relatado seu sucesso aqui, mas creio que mais pessoas estejam testando. Preciso ter o maior número possível de relatos para ver se essa configuração se encontra consistente nos servidores. E preciso saber se alguém encontrou erros relativos a essa configuração.

Quanto ao problema de alguns vídeos só carregarem pela metade, isso se dá apenas se o carregamento é interrompido pela primeira vez. Infelismente, esse problema ainda não tem solução, mas agradeço a todos pelos relatos e assim que possível será revisto.

Mas por enquanto preciso saber se podemos colocar essa alteração do BFW Cache como padrão de instalação, ou se alguém encontrou problemas.

Um abraço.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o Bruno Vescovi, Doe Click aqui (pagseguro) ou Click aqui (paypal)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Amor não é um sentimento. Amor é uma decisão de fazer o melhor possível para Deus e para o seu próximo."
Avatar do usuário
brunovescovi
BFW Moderator
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Documenter
BFW Expert
 
Mensagens: 3650
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 7:27 pm
Localização: Guarapari - ES
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor apoliano » Sáb Jan 28, 2012 7:12 pm

Aqui parece que tá funcionando, só o que parece meio estranho é que agora com o QoS ativado as vezes as páginas demoram muito para concluir o carregamento, antes não era assim.
Apoliano Sousa "técnico em Informática" aprendendo linux...
A cada dia meu conhecimento aumenta um pouco mais.
Avatar do usuário
apoliano
BFW Experienced
 
Mensagens: 798
Registrado em: Ter Dez 13, 2011 4:40 pm
Localização: Ubajara-CE
BrazilFW Box: Intel(R) Celeron(R) CPU 420 @ (1x) 1.608 GHz
946.96 MB DDR2 HD 80 Gb SATA
BFW 3.0.260 32 bits - squid - mac x ip - Mysql - phpmyadmin

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor brunovescovi » Sáb Jan 28, 2012 9:59 pm

Boa noite, pessoal.

apoliano escreveu:Aqui parece que tá funcionando, só o que parece meio estranho é que agora com o QoS ativado as vezes as páginas demoram muito para concluir o carregamento, antes não era assim.
Veja se consegue fazer testes mais específicos. Por exemplo: tente fazer testes com os mesmos sites e monitore a velocidade média de carregamento, tanto na configuração original quanto na configuração nova. Ou verifique se isso não está relacionado diretamente ao QOS, independente de ter o bfwcache ou não.

Enfim, para sabermos se a última alteração que fizemos nas configurações do BFW Cache está boa, temos que fazer os testes num servidor estável e que temos certeza de seu bom funcionamento antes da alteração. Caso contrário, podemos imputar ao BFW Cache um efeito causado por outro serviço ou evento no servidor.

Um abraço.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o Bruno Vescovi, Doe Click aqui (pagseguro) ou Click aqui (paypal)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Amor não é um sentimento. Amor é uma decisão de fazer o melhor possível para Deus e para o seu próximo."
Avatar do usuário
brunovescovi
BFW Moderator
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Documenter
BFW Expert
 
Mensagens: 3650
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 7:27 pm
Localização: Guarapari - ES
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor apoliano » Sáb Jan 28, 2012 10:54 pm

Bruno era a máquina onde eu tava, que tava com o HD fraguimentado deixando todo o sistema operacional Windows lento.

Os arquivo do cache carrega rápido, então o cache tá funcionando perfeitamente.

Hoje formatei o servidor instalando a versão 253 e atualizando depois, por que hoje a CELCE tava fazendo manutenção na rede elétrica e desligou o servidor, eu não tava aqui, \`´/ \`´/ quando liguei o servidor o squid não tava executando, e não consegui resolver esse problema do squid, então decidi formatar e configurei tudo de novo, mais agora tá legal...
Apoliano Sousa "técnico em Informática" aprendendo linux...
A cada dia meu conhecimento aumenta um pouco mais.
Avatar do usuário
apoliano
BFW Experienced
 
Mensagens: 798
Registrado em: Ter Dez 13, 2011 4:40 pm
Localização: Ubajara-CE
BrazilFW Box: Intel(R) Celeron(R) CPU 420 @ (1x) 1.608 GHz
946.96 MB DDR2 HD 80 Gb SATA
BFW 3.0.260 32 bits - squid - mac x ip - Mysql - phpmyadmin

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor brunovescovi » Dom Jan 29, 2012 6:23 am

Bom dia, pessoal.

apoliano escreveu:Os arquivo do cache carrega rápido, então o cache tá funcionando perfeitamente.
Excelente, Apoliano. Obrigado pelos relatos.

Bom, pessoal, vamos fazer assim. Vou fazer aqui uma lista e vou atualizando constantemente para termos uma idéia do real proveito dessa nova configuração perante o squid.
Abaixo vou fazer uma lista dos colegas que relataram que a adaptação está funcionando bem.

Lista de usuários que obtiveram êxito com as configurações:
  • apoliano
Eu também uso o bfwcache e está tudo 100% aqui, mas não vou computar meu relato para ficar mais imparcial.
Essa alteração nas configurações não necessita de passar pela bateria de testes oficial do projeto pois se trata de um acerto na configuração e não de um recurso novo (Mariana, por favor me corrija se eu estiver errado). Mas mesmo não necessitanto de passar oficialmente pelos testes, é prudente termos testado antes de colocarmos essa alteração como definitiva no bfwcache. Por isso, conto com os relatos dos colegas para servirem de base para alteração dessas configurações no bfwcache.
É uma oportunidade de ajudar para quem se interessar e contribuir com o projeto. Além de que vai confirmar se essa alteração de fato resolveu a questão, ou se tem brechas em seu funcionamento.

Se alcançarmos mais de 10 relatos de sucesso e nenhum problema, posso então alterar os arquivos definitivamente para futuras instalações e atualizações.

Um abraço.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o Bruno Vescovi, Doe Click aqui (pagseguro) ou Click aqui (paypal)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Amor não é um sentimento. Amor é uma decisão de fazer o melhor possível para Deus e para o seu próximo."
Avatar do usuário
brunovescovi
BFW Moderator
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Documenter
BFW Expert
 
Mensagens: 3650
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 7:27 pm
Localização: Guarapari - ES
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor wifimedia » Dom Jan 29, 2012 8:51 am

aqui está perfeito o cache sem erros.
wifimedia
 

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor gilsongames » Dom Jan 29, 2012 9:25 am

gilsongames escreveu:Olá a todos, vou relatar aqui uma anormalidade que vem ocorrendo com o BFW cache depois de algumas semanas (não sei dizer exatamente quando isso começou a acontecer); é assim, quando abro um vídeo no youtube, não cacheado ainda, ele começa a abrir o vídeo normalmente só que quando chega a + ou - 20% de vídeo carregado, o carregamento para, e quando o vídeo chega nestes 20%, simplesmente ele termina como se eu estivesse assistido todo o vídeo normalmente e aparece a janela de replay video, isso está acontecendo em todos os vídeos do youtube, não sei o que fazer, qual seria a solução deste caso?
Uso qos, mac x ip, dansguardian, check system, ip update.
Detalhe, instalei do zero o bfw brazil v 3.0.255.
Fiz o procedimento para que o bfw cache funcione corretamente, seguindo todos os posts desde o começo.


Olá a todos, realmente é isso mesmo Bruno, isso ocorre por que os videos são parados no meio.
prtanto, há uma grande quantidade de vídeos para dos no meiio, mas procurei por videos ainda não vistos, e constatei que realmente é exelente o bfwcache, parabéns.
estou de acordo, o bfwcache, tem mei humilde apoio.
https://t.me/pump_upp
Avatar do usuário
gilsongames
BFW Novice
 
Mensagens: 61
Registrado em: Qui Fev 07, 2008 9:41 am
BrazilFW Box:

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor Nilsonred » Seg Jan 30, 2012 11:23 am

@brunovescovi

Sinceramente, não sei se o problema é comigo ou se sou muito burro pra fazer o BFW Cache funcionar, mas desde que surgiu o mesmo nunca consegui faze-lo funcionar 100%, nem mesmo fazer com quer ele faça cache do youtube, pois apenas insta-lo e não altero nada, nem mesmo instalando o thunder cache na verão 255, não faz cache.

esse é meu relato.
3.0.262.rc2
Avatar do usuário
Nilsonred
BFW Participative
 
Mensagens: 161
Registrado em: Seg Mar 15, 2010 10:41 am
Localização: Manaus - Amazonas
BrazilFW Box:

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor brunovescovi » Seg Jan 30, 2012 12:04 pm

Boa tarde, pessoal.

Nilsonred escreveu:Sinceramente, não sei se o problema é comigo ou se sou muito burro pra fazer o BFW Cache funcionar, mas desde que surgiu o mesmo nunca consegui faze-lo funcionar 100%, nem mesmo fazer com quer ele faça cache do youtube, pois apenas insta-lo e não altero nada, nem mesmo instalando o thunder cache na verão 255, não faz cache.

esse é meu relato.
Obrigado pelo relato, mas vou considerá-lo como dúvida e não como relato de adaptação das últimas configurações, posto que seu bfwcache em si não estava funcionando antes mesmo da alteração.

Vamos fazer seu servidor cachear. Preciso que você pegue uma máquina (real ou virtual), instale a 3.0.255 do zero. Configure as interfaces. Teste a conexão com a internet. Ative o squid e o mysql e verifique se estão ambos rodando.Teste a navegação em um computador ligado ao servidor (real ou virtual). Só depois instale o BFW Cache conforme as instruções dadas na página do addon.
Reporte as mensagens recebidas pelo terminal após a instalação do BFW Cache. :o!

Um abraço.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o Bruno Vescovi, Doe Click aqui (pagseguro) ou Click aqui (paypal)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Amor não é um sentimento. Amor é uma decisão de fazer o melhor possível para Deus e para o seu próximo."
Avatar do usuário
brunovescovi
BFW Moderator
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Documenter
BFW Expert
 
Mensagens: 3650
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 7:27 pm
Localização: Guarapari - ES
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor fabio23 » Seg Jan 30, 2012 12:07 pm

gostaria de poder ajudar!
mais uso o bfw 64bits
vou ficar só acompanhando mesmo!
Avatar do usuário
fabio23
BFW Participative
 
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 12:52 am
Localização: Salvador
BrazilFW Box: Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E7300 @ 2.66GHz
Memória: 5.69 GiB
Versão do Firewall: 3.0.260.rc12
Kernel: 3.10.0-64
Iptables: 1.4.18
PHP: 5.3.5

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor saivercon » Seg Jan 30, 2012 3:45 pm

Olha Bruno ultimamente ando muito sem tempo para colaborar, mas tenho um BFW .255 em um cliente (provedor de internet) com 170 estações conectadas, o sistema funciona com o BFW Cache normalmente (percebi que o cache de pagina SQUID tem desempenho melhor na 254 (squid 3.1.15) do que a versão .255 com (squid 3.1.18) mas isso é assunto de outro tópico). Lembrando que muito do desempenho do cache dinâmico tanto grátis como os pagos precisam de uma maquina poderosa com bom processamento e principalmente memoria.

Vejo que já está na hora de lançar a nova versão do ADDON que faça o BFW Cache funcionar sem ter que alterar nada manual no squid, isso vai proporcionar mais usuários usando o ADDON e menos poluição aqui no tópico de usuários com problemas que já temos solução. Igualmente vejo necessário o lançamento da versão para 64 bits (que já possui e creio que já esteja validada) para almentarmos a quantidade de usuarios que utilizam o addon e podemos ter mais betas test.

Sobre os plugins que estão com problema o topico que abri continua parado, alguns usuarios pediram um tutorial de como compilar os plugins, não postei porque não compilar os meus plugins no BFW e nunca tive tempo de testar como fazer no BFW. Se voce Bruno poder postar um tutorial sobre a compilação dos plugins no BFW acho que ajudaria alguns usuarios.


Everson Oliveira
SAIVERCON SOLUÇÕES
Avatar do usuário
saivercon
BFW Novice
 
Mensagens: 88
Registrado em: Seg Set 05, 2011 7:02 pm
Localização: Ouricuri - PE
BrazilFW Box: Maquina Beta Test:
CPU:Pentium(R) Dual-Core CPU E5800 @ (2x) 3.192 GHz
Memória:5.88 GB
Versão do Firewall:3.0.258
Kernel:3.1.1-pae - Addons Exclusivos Beta Test

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor alex_dias » Seg Jan 30, 2012 5:10 pm

Gostaria de saber se ha alguma forma de instalar dois servidores BFW cache um ao lado, de forma q os dois trabalhe em paralelo, ou seja, que ambos não faça cache dos mesmos arquivos?
Hoje uso o BFW cache 2.0.252 e funciona legalzinho, comprei um rack com dois servidores Zion (baratinho) e queria bota-los pra rodar.
Avatar do usuário
alex_dias
BFW Curious
 
Mensagens: 10
Registrado em: Sáb Mar 05, 2011 12:33 pm
BrazilFW Box:

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor brunovescovi » Seg Jan 30, 2012 5:35 pm

Boa noite, pessoal.

alex_dias escreveu:Gostaria de saber se ha alguma forma de instalar dois servidores BFW cache um ao lado, de forma q os dois trabalhe em paralelo, ou seja, que ambos não faça cache dos mesmos arquivos?
Para que isso?
Se fizer os dois em linha, dá para fazer. Os dois paralelamente não dá.

Repito: não consigo enxergar a vantagem nessa sua proposta, mas estou curioso em ouvir. :o!

Um abraço.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o Bruno Vescovi, Doe Click aqui (pagseguro) ou Click aqui (paypal)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Amor não é um sentimento. Amor é uma decisão de fazer o melhor possível para Deus e para o seu próximo."
Avatar do usuário
brunovescovi
BFW Moderator
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Documenter
BFW Expert
 
Mensagens: 3650
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 7:27 pm
Localização: Guarapari - ES
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor Mariana » Seg Jan 30, 2012 9:23 pm

Boa noite, pessoal.

Bruno, passando só para dizer que a alteração feita por vc para o funcionamento do bfwche em conjunto com o squid, vai indo muito bem.

Eu sem duvida não posso me queixar da mudança... estou me beneficiando muito com ela e certamente o encorajo a faze-la definitiva para o próximo lançamento :o!

A questão dos vídeos não funcionar se parados na metade não é de agora, já estava acontecendo mesmo antes dessa alteração, então este é outro problema que precisamos solucionar... E isto acontecerá, assim com aconteceu para este outro que vc acabou encontrando a solução. :aplause: :aplause: :aplause:

Abraços
Sempre tem algo que discordamos, mas nem por isso precisamos ser estúpidos.

(¯`·._.·(\/\@r!@(\/@·._.·´¯)
Avatar do usuário
Mariana
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 1446
Registrado em: Dom Mai 09, 2010 9:44 am
BrazilFW Box:

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor GEFSANTANA » Seg Jan 30, 2012 9:33 pm

O acréscimo da ACL fez com que o BFWCACHE tivesse um maior desempenho e aproveitamento.

Quanto ao problema com os vídeos do youtube eu exclui a ACL
Código: Selecionar todos
dead_peer_timeout 2 seconds
estou testando e até agora está OK. Mas vou continuar averiguando.

Abraços.
Caso tenha resolvido seu problema detalhe a solução do mesmo e clique no botão Resolvido. Pois assim manteremos o fórum organizado.

"Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo". - Confúcio.
Avatar do usuário
GEFSANTANA
BFW Team
 
Mensagens: 1132
Registrado em: Qua Out 22, 2008 12:57 pm
Localização: Aracaju - SE - BR
BrazilFW Box: Não Estou com o BFW ativo.

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor edsonjbueno » Seg Jan 30, 2012 9:42 pm

Uso o 64 bits, alterei as configurações e esta funcionando 100%.
edsonjbueno
 

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor apoliano » Seg Jan 30, 2012 11:08 pm

É como a Mariana falou, o problema de os videos do youtube parar de carregar na metade não é de agora isso já acontecia aqui bem antes das adaptações feitas pelo Bruno na versão 3.0.253 do BFW, fora isso tá tudo funcionando 100%

Bruno parabéns pelo addon ele é muito bom :aplause: :aplause: :aplause:
Apoliano Sousa "técnico em Informática" aprendendo linux...
A cada dia meu conhecimento aumenta um pouco mais.
Avatar do usuário
apoliano
BFW Experienced
 
Mensagens: 798
Registrado em: Ter Dez 13, 2011 4:40 pm
Localização: Ubajara-CE
BrazilFW Box: Intel(R) Celeron(R) CPU 420 @ (1x) 1.608 GHz
946.96 MB DDR2 HD 80 Gb SATA
BFW 3.0.260 32 bits - squid - mac x ip - Mysql - phpmyadmin

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor manauara » Ter Jan 31, 2012 9:37 am

Grande brundo,

fiz as modificações e tá tudo bz. Porém ao desligar o servidor ele realmente inverte a acl e a navegação para. Aguardo a liberação do patch.

um abraço :o!
manauara
 

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor weslei » Ter Jan 31, 2012 10:02 am

Salve!

Pessoal que esta com problema nos videos do youtube, acho que a explicação abaixo pode ajudar vocês, não é só o BFWCache que esta com problema....

Retirado do Forum do Myauth:
Fonte: http://www.myauth.com.br/index.php?option=com_yanswers&task=readquestion&qid=237


1 - que o youtube esta dividindo alguns arquivos em pedaços para economizar banda, assim, quando o usuário esta proximo de terminar o primeiro minuto de video, o youtube inicia o carregamento do segundo minuto. Isso foi feito para evitar desperdícios pois antes os usuários que tinham banda larga e abriam um video de 10 minutos, o arquivo todo era baixado, mas se o usuário assistisse apenas 1 minutos, 9 minutos seriam banda desperdiçada.

2 - o youtube esta implementando espelhos dentro das operadoras, assim, os videos com maior probabilidade de serem assistidos por usuários de uma operadora são copiados para o espelho da mesma, o que aumenta a rapizez da abertura e economiza banda internacional e entre operadoras (transito).

3 - quando um usuário pede um video, o youtube analisa seus cookies e seu IP VALIDO para tentar determinar para qual espelho enviá-lo, se o espelho não possuir o video, um redirecionamento é enviado encaminhando a requisição para outro espelho, que se não possuir o video repete o ato, o excesso de redirecionamentos pode causar falha no player ou no supercache.


Abraço
weslei
 

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor apoliano » Ter Jan 31, 2012 12:24 pm

Aqui comigo meu servidor já desligou e reiniciou algumas vezes por queda de energia, a ACL mudou de lugar ela fica na 1º linha mais a navegação não \/
ai eu coloco a acl no seu devido lugar de novo, sem a navegação \/

E o problema dos videos é so com o youtube, por que outros sites de videos abrem normal aqui.
Apoliano Sousa "técnico em Informática" aprendendo linux...
A cada dia meu conhecimento aumenta um pouco mais.
Avatar do usuário
apoliano
BFW Experienced
 
Mensagens: 798
Registrado em: Ter Dez 13, 2011 4:40 pm
Localização: Ubajara-CE
BrazilFW Box: Intel(R) Celeron(R) CPU 420 @ (1x) 1.608 GHz
946.96 MB DDR2 HD 80 Gb SATA
BFW 3.0.260 32 bits - squid - mac x ip - Mysql - phpmyadmin

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor brunovescovi » Ter Jan 31, 2012 12:52 pm

Boa tarde, pessoal.

apoliano escreveu:ai eu coloco a acl no seu devido lugar de novo, sem a navegação \/
Se você coloca a linha no local certo e ainda assim não navega, posso apostar minhas Havaianas novas que você não salvou as configurações ou não deu reload no squid. Isso se for por causa das ACLs, porque o próprio squid pode não estar funcionando por outro motivo.

Verifique isso e diga como foi. :o!

Um abraço.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o Bruno Vescovi, Doe Click aqui (pagseguro) ou Click aqui (paypal)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Amor não é um sentimento. Amor é uma decisão de fazer o melhor possível para Deus e para o seu próximo."
Avatar do usuário
brunovescovi
BFW Moderator
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Documenter
BFW Expert
 
Mensagens: 3650
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 7:27 pm
Localização: Guarapari - ES
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor apoliano » Ter Jan 31, 2012 2:55 pm

Bruno acho que você não entendeu o que eu quiz dizer, você falou que se a acl que você adicionou no squid.acl for trocada de ordem a navegação na internet não vai acontecer certo, bém aqui se eu desligar ou reiniciar o servidor a acl (never_direct allow bfwcache_lst) vai maudar de lugar, ela vai ficar na 1º linha
assim
Código: Selecionar todos
never_direct allow bfwcache_lst
acl bfwcache_lst url_regex -i "/etc/brazilfw/custom/bfwcache.acl"
cache deny bfwcache_lst
cache_peer 127.0.0.1 parent 8080 0 proxy-only no-digest
dead_peer_timeout 2 seconds
cache_peer_access 127.0.0.1 allow bfwcache_lst
cache_peer_access 127.0.0.1 deny

e mesmo assim a navegação na internet continua normal, só que parece que quando a acl muda para 1º linha o BFW cache, não faz cache.

Ai coloco as acls assim de novo
Código: Selecionar todos
acl bfwcache_lst url_regex -i "/etc/brazilfw/custom/bfwcache.acl"
never_direct allow bfwcache_lst
cache deny bfwcache_lst
cache_peer 127.0.0.1 parent 8080 0 proxy-only no-digest
dead_peer_timeout 2 seconds
cache_peer_access 127.0.0.1 allow bfwcache_lst
cache_peer_access 127.0.0.1 deny
Apoliano Sousa "técnico em Informática" aprendendo linux...
A cada dia meu conhecimento aumenta um pouco mais.
Avatar do usuário
apoliano
BFW Experienced
 
Mensagens: 798
Registrado em: Ter Dez 13, 2011 4:40 pm
Localização: Ubajara-CE
BrazilFW Box: Intel(R) Celeron(R) CPU 420 @ (1x) 1.608 GHz
946.96 MB DDR2 HD 80 Gb SATA
BFW 3.0.260 32 bits - squid - mac x ip - Mysql - phpmyadmin

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor alex_dias » Ter Jan 31, 2012 6:27 pm

brunovescovi escreveu:Boa noite, pessoal.

alex_dias escreveu:Gostaria de saber se ha alguma forma de instalar dois servidores BFW cache um ao lado, de forma q os dois trabalhe em paralelo, ou seja, que ambos não faça cache dos mesmos arquivos?
Para que isso?
Se fizer os dois em linha, dá para fazer. Os dois paralelamente não dá.

Repito: não consigo enxergar a vantagem nessa sua proposta, mas estou curioso em ouvir. :o!

Um abraço.


É que gostei bastante da eficiencia do BFW cache e acho q colocando os dois pra funcionar irei ter melhor rendimento em banda, em 5 dias de uso meu cache estava com 500GB, me dando uma economia de 30%.
Avatar do usuário
alex_dias
BFW Curious
 
Mensagens: 10
Registrado em: Sáb Mar 05, 2011 12:33 pm
BrazilFW Box:

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor manauara » Ter Jan 31, 2012 7:38 pm

apoliano escreveu:Bruno acho que você não entendeu o que eu quiz dizer, você falou que se a acl que você adicionou no squid.acl for trocada de ordem a navegação na internet não vai acontecer certo, bém aqui se eu desligar ou reiniciar o servidor a acl (never_direct allow bfwcache_lst) vai maudar de lugar, ela vai ficar na 1º linha
assim
Código: Selecionar todos
never_direct allow bfwcache_lst
acl bfwcache_lst url_regex -i "/etc/brazilfw/custom/bfwcache.acl"
cache deny bfwcache_lst
cache_peer 127.0.0.1 parent 8080 0 proxy-only no-digest
dead_peer_timeout 2 seconds
cache_peer_access 127.0.0.1 allow bfwcache_lst
cache_peer_access 127.0.0.1 deny

e mesmo assim a navegação na internet continua normal, só que parece que quando a acl muda para 1º linha o BFW cache, não faz cache.

Ai coloco as acls assim de novo
Código: Selecionar todos
acl bfwcache_lst url_regex -i "/etc/brazilfw/custom/bfwcache.acl"
never_direct allow bfwcache_lst
cache deny bfwcache_lst
cache_peer 127.0.0.1 parent 8080 0 proxy-only no-digest
dead_peer_timeout 2 seconds
cache_peer_access 127.0.0.1 allow bfwcache_lst
cache_peer_access 127.0.0.1 deny


Fala brother,

é justamente esse o meu problema, mas bruno já tinha falado que se BFWCACHE for reiniciado ele inverte a ACL e a navegação pára, portanto se o servidor for reiniciado acontece isso, pra resolver tem que ser feito um patch pra mudança permanente. :o!
manauara
 

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor brunovescovi » Qua Fev 01, 2012 5:12 am

Boa noite, pessoal.

apoliano escreveu:Bruno acho que você não entendeu o que eu quiz dizer, você falou que se a acl que você adicionou no squid.acl for trocada de ordem a navegação na internet não vai acontecer certo, bém aqui se eu desligar ou reiniciar o servidor a acl (never_direct allow bfwcache_lst) vai maudar de lugar, ela vai ficar na 1º linha
Realmente, Apoliano, eu tinha entendido de outra forma. Agora entendi o que você falou, e verifiquei seu caso e de fato a navegação funciona (não sei se funciona 100%, mas funciona). É que teoricamente, o squid não deveria poder rodar se fosse chamada uma acl não declarada até então. Pode ser que essa nova versão do squid leia o arquivo squid.conf de uma maneira diferente. Quem sabe!

manauara escreveu:é justamente esse o meu problema, mas bruno já tinha falado que se BFWCACHE for reiniciado ele inverte a ACL e a navegação pára, portanto se o servidor for reiniciado acontece isso, pra resolver tem que ser feito um patch pra mudança permanente. :o!
É como o Manauara falou. Se reiniciar o servidor esse fenômeno já era previsto, e explico porque:

Na versão atual do bfwcache, quando damos start no bfwcache, ele insere algumas linhas no squid.acl e dá um reload no squid para aplicar as alterações. E quando damos um stop no squid, ele retira essas linhas e dá um reload da mesma forma. Sendo assim, quando colocamos a linha adicional com o never_direct no squid.acl e damos reload, tudo funciona como deve, porque colocamos a linha na ordem correta com o bfwcache já rodando, mas quando o servidor é desligado, ele manda um comando de bfwcache stop, o que faz com que as linhas padrão do bfwcache sejam apagadas, mas a linha que adicionamos ainda fica lá. Depois quando o servidor é reiniciado, em certo momento é executado um bfwcache start, fazendo com que as linhas padrão no squid.acl sejam inseridas, mas serão inseridas por último, ou seja, depois da linha que havíamos inserido antes do reboot. Isso faz exatamente o efeito que foi notado, com a linha never_direct em primeiro e depois as outras.

Com o relato dos colegas sobre o sucesso da adaptação, vou providenciar a alteração dos arquivos de instalação (para o caso de instalações do zero) e também um patch para quem não quiser reinstalar o bfwcache.

Colegas que confirmaram o funcionamento:
  • apoliano
  • wifimedia
  • gilsongames
  • saivercon
  • Mariana
  • GEFSANTANA
  • edsonjbueno
  • manauara
  • alex_dias

Agradecimentos extras ao weslei pela matéria cujo link ele passou. E também ao GEFSANTANA pela dica preciosa de retirar a linha para ajudar na solução do youtube. Na verdade, quando excluimos a linha que define o dead_peer_timeout, não é que o squid elimina esse dado, mas recebe seu valor padrão, que é de esperar por 10 segundos a resposta do cache, ao invés dos 2 segundos que é o padrão configurado para o bfwcache. Sugiro a quem puder que façam os testes, tanto sem essa linha, quanto fazendo testes com valores entre 2 e 10. Muito obrigado pela sacada, Gef. :aplause:

Um abraço.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o Bruno Vescovi, Doe Click aqui (pagseguro) ou Click aqui (paypal)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Amor não é um sentimento. Amor é uma decisão de fazer o melhor possível para Deus e para o seu próximo."
Avatar do usuário
brunovescovi
BFW Moderator
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Documenter
BFW Expert
 
Mensagens: 3650
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 7:27 pm
Localização: Guarapari - ES
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor castorcdf » Qua Fev 01, 2012 10:46 am

Mais um sucesso
A linha modifica funcionou perfeitamente.
castorcdf
 

Re: Addon BFW Cache - Acompanhamento - Parte 4

Mensagempor gilsongames » Qua Fev 01, 2012 10:49 am

castorcdf escreveu:Mais um sucesso
A linha modifica funcionou perfeitamente.


manauara escreveu:
apoliano escreveu:Bruno acho que você não entendeu o que eu quiz dizer, você falou que se a acl que você adicionou no squid.acl for trocada de ordem a navegação na internet não vai acontecer certo, bém aqui se eu desligar ou reiniciar o servidor a acl (never_direct allow bfwcache_lst) vai maudar de lugar, ela vai ficar na 1º linha
assim
Código: Selecionar todos
never_direct allow bfwcache_lst
acl bfwcache_lst url_regex -i "/etc/brazilfw/custom/bfwcache.acl"
cache deny bfwcache_lst
cache_peer 127.0.0.1 parent 8080 0 proxy-only no-digest
dead_peer_timeout 2 seconds
cache_peer_access 127.0.0.1 allow bfwcache_lst
cache_peer_access 127.0.0.1 deny

e mesmo assim a navegação na internet continua normal, só que parece que quando a acl muda para 1º linha o BFW cache, não faz cache.

Ai coloco as acls assim de novo
Código: Selecionar todos
acl bfwcache_lst url_regex -i "/etc/brazilfw/custom/bfwcache.acl"
never_direct allow bfwcache_lst
cache deny bfwcache_lst
cache_peer 127.0.0.1 parent 8080 0 proxy-only no-digest
dead_peer_timeout 2 seconds
cache_peer_access 127.0.0.1 allow bfwcache_lst
cache_peer_access 127.0.0.1 deny


Fala brother,

é justamente esse o meu problema, mas bruno já tinha falado que se BFWCACHE for reiniciado ele inverte a ACL e a navegação pára, portanto se o servidor for reiniciado acontece isso, pra resolver tem que ser feito um patch pra mudança permanente. :o!


Olá a todos, reiniciei meu BrazilFW v3.0.255, e nessa versão, eu não precizei refazer a linha no squid.acl, aliás, apenas reiniciei o BFW, e ele voltou com a linha já comentada no Squid.acl, normal, agora nem eu estou entendendo por que tem gente que tem que refazer a linha no Squid.acl, desculpa se eu falei besteira em. esse é meu relato.
meu Squid.acl está assim:
Código: Selecionar todos
acl bfwcache_lst url_regex -i "/etc/brazilfw/custom/bfwcache.acl"
cache deny bfwcache_lst
cache_peer 127.0.0.1 parent 8080 0 proxy-only no-digest
cache_peer_access 127.0.0.1 allow bfwcache_lst
cache_peer_access 127.0.0.1 deny all
Avatar do usuário
gilsongames
BFW Novice
 
Mensagens: 61
Registrado em: Qui Fev 07, 2008 9:41 am
BrazilFW Box:

Próximo

Voltar para Certified Addons of Project BFW

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes