Coyote não navega na Vivax (Cab.Modem) [INACTIVE]

Antigo fórum em português do Fórum Coyote http://www.coyotelinux.com.

Coyote não navega na Vivax (Cab.Modem)

Mensagempor Wagner » Seg Ago 22, 2005 3:39 am

Caros amigos do forum.

Quero resumir o meu problema mas acho que vai ser difícil.
Vou tentar explicar tudo para que os senhores possam me orientar.

Estou a dois dias tentando fazer o Coyote acessar a Internet através de uma conexão via Cable Modem da VIVAX (papalegua.com.br) com conexão DHCP.

A conexão da Vivax, antiga Horizon da região de Americana, não necessita de autenticação do usuário, o modem é registrado na rede e o resto é uma simples conexão onde minha Ethernet está configurada para DHCP. Até aqui tudo ok.

Bom, pensei, instalo o Coyote, compro um hub e distribuo a conexão em minha residência para 2 micros, o meu e o de minha filha.

Hardware: Estou utilizando um AMD 350 mhz com 64mb de ram, 2 placas RTL8139 configuradas com a opção 8139too.
Software: Coyote 2.24.0, instalado através do Wizard for windows.
Até aqui tudo ok.

Preparei o hardware e gerei o disco de boot do Coyote.
Tudo correu 100% ok.
Utilizei a seguinte configuração no Coyote:

USE_DNS_CACHE=YES
DNS1=200.246.46.134
DNS1=200.246.46.132
LOCAL_IPADDR=192.168.0.1
LOCAL_NETMASK=255.255.255.0
LOCAL_BROADCAST=192.168.0.255
LOCAL_NETWORK=192.168.0.0
ADMIN_AUTH=xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
INETTYPE=ETHERNET_DHCP
DOMAINNAME=GRUPO
DHCPSERVER=YES
DHCPHOSTNAME=coyote
DHCPD_START_IP=192.168.0.244
DHCPD_END_IP=192.168.0.254

Configurei o DHCPSERVER para um limite de 10 micros (0.244 até 0.254).
Até aqui tudo ok.

Coloquei o disquete no micro AMD e liguei, estando o modem conectado na eth0 e a rede na eth1.

O Coyote deu o boot ok, reconheceu as placas e entrou em "stand by" para senha.
Fiquei super contente, pois o Coyote entrou na primeira. :o)

Estou usando o DHCPSERVER do Coyote e meu micro recebeu um IP do Coyote (192.168.0.245).
Acessei o WebAdmin através do meu micro no endereço http://192.168.0.1:8180 ou http://coyote:8180.
A página de administração entrou e funcionou perfeitamente. :o)

Pude acessar toda a configuração do Coyote e tudo funcionou ok.

Então, configurei o meu MS-Iexplorer para acessar a web, informando na opção "Conexões" -> LAN -> apenas a habilitação do campo "Detectar automaticamente as configurações". O resto eu deixei em branco.

Carreguei o browser, digitei http://www.coyotelinux.com/ e teclei [ENTER]... ... ?? ... !! .. :o) ... ?? .. :o| ... !!..??.. :o(
Resposta: Servidor não encontrado - Erro de DNS.

Pensei, acho que a configuração do MS-Iexplorer está errada, deixa eu informar o endereço do Gateway na opção "Conexões".
Informei e ... ?? ... !! .. :o) ... ?? .. :o| ... !!..??.. :o(
Resposta: Servidor não encontrado - Erro de DNS.

Pensei, a porta do Gateway (Coyote) deve estar acessando a web na 8080, - há danado, matei a xarada, é isso... e
... ?? ... !! .. :o) ... ?? .. :o| ... !!..??.. :o(
Resposta: Servidor não encontrado - Erro de DNS.

Pensei, acho que o DHCP deve estar com problemas, e se eu informar um IP fixo no meu micro (192.168.0.100), ...beleza, vou fazer isso... e
... ?? ... !! .. :o) ... ?? .. :o| ... !!..??.. :o(
Resposta: Servidor não encontrado - Erro de DNS.

Pensei, caramba, vou tirar o DNS1 e DNS2 do script do Coyote, isto deve estar dificultando o Coyote de encontrar o DNS correto, blz!
Editei o config e resetei o Coyote...
Voltei a configuração do MS-Iexplorer para "Detectar automaticamente as configurações"...
Digite o mesmo endereço e teclei [ENTER] e ...
... ?? ... !! .. :o) ... ?? .. :o| ... !!..??.. :o(
Resposta: Servidor não encontrado - Erro de DNS.

Acessei o WebAdmin e chequei todas as páginas de informção e configuração e as duas Ethernet (eth0 e eth1) estavam UP, com os IPs dos DNS o IP DHCP registrado no meu ISP (Vivax), a net estava ok com o IP 192.168.0.1 e tudo mais ok.
O ping do meu micro para o Coyote estava ok e do Coyote para o meu micro idem.
Tudo ok, tudo fantasticamente perfeito.

Mas mesmo assim eu não conseguia navegar na web.

Obs:
a) Tentei todos os tipos de configurações possíveis no MS-Iexplorer.
b) Tentei todos os tipos de configurações no Coyote que atendecem ao meu tipo de conexão, tentei até ETHERNET_STATIC (o que foi um erro meu).
c) O ping executado pelo Coyote não encontrou outros servidores na web. Encontrava apenas os micros na minha rede.
d) Executei a rotina de teste de DNS através do WebAdmin, o teste falhou.
Resultado do teste:

Trying to solve a.root-servers.net

nslookup: a.root-servers.net: Unknown host
Expecting: 198.41.0.4
Got......: NOTHING

Your DNS system is NOT WORKING.

e) Executei a rotina de teste do Gateway do WebAdmin, o teste falhou também.
Resultado do teste:

Unable to get your gateway address

f) Não alterei nenhuma configuração original do Coyote através do WebAdmin. O único arquivo que alterei foi o config do Coyote que é gerado pelo Wizard.
g) Abaixo está o status do Coyote após o boot:

Coyote running configuration display utility.

Internet (eth1): UP
LAN network (eth0): UP

-------------Internet configuration--------------
IP Address 200.182.79.104 (DHCP Assigned)
Netmask 255.255.255.0
Gateway 200.189.79.1
----------------LAN configuration----------------
IP Address 192.168.0.1
Netmask 255.255.255.0
Broadcast 192.168.0.255
----------------DNS configuration----------------
Using Coyote DNS Cache
domain GRUPO
nameserver 200.246.46.134
nameserver 200.246.46.132
-------------------------------------------------
10:07:10 up 1 min, load average: 0.17, 0.06, 0.02

Como podem ver, tudo está UP. Até o DNS primário e secundário estão ok.
Quero chamar a atenção para o DNS da Vivax, mesmo estando configurado no Coyote quando executei o teste de DNS ele me retornou erro, não sendo possível acessar o DNS da Vivax. Igualmente aconteceu para o teste do Gateway (200.189.79.1).

Importante:
Utilizo um firewall no meu micro. Configurei este firewall para aceitar todos os protocolos e todas as portas para o IP do Coyote: 192.168.0.1
Mesmo desativando o Firewall original do Windows eu não consegui navegar na web.
Através do log do Firewall eu vejo que as comunicações com o Coyote estão habilitadas, tanto é que acesso o WebAdmin.

Será que a Vivax possui algum filtro de bloqueio???
Gostaria de saber dos amigos que dominam o Coyote o que posso fazer para conseguir o funcionamento correto do software.
Acredito que cheguei perto.

Grato pela estimada atenção.
Abraço a todos,
Wagner.
Wagner
 

Re: Coyote não navega na Vivax (Cab.Modem)

Mensagempor publio » Seg Ago 22, 2005 7:16 am

Olá Wagner,
Bom dia!
Seja bem-Vinso a comunidade Coyote Linux (CL).
Exite um thread a respeito do VIVAX, lembro que o pessoal que tem VIVAX penou um pouco para levantar a conexão. Dê um search aqui no forum que vc encontra mais sobre este assunto.
Mas para começar a ajudar, vamos ver alguns pontos:

Verifique e /ou certifique-se que se seu modem está em modo router.

"Coloquei o disquete no micro AMD e liguei, estando o modem conectado na eth0 e a rede na eth1".
Está ao contrário. eth0 ->rede interna; eth1->rede externa (Internet).

"Então, configurei o meu MS-Iexplorer para acessar a web, informando na opção "Conexões" -> LAN -> apenas a habilitação do campo "Detectar automaticamente as configurações". O resto eu deixei em branco".
Deixe tudo desmarcado.

"Pensei, acho que a configuração do MS-Iexplorer está errada, deixa eu informar o endereço do Gateway na opção "Conexões"."
Nâo necessita de nenhuma configuração no cliente.Deixe toda a configuração de conexões em branco .

"c) O ping executado pelo Coyote não encontrou outros servidores na web. Encontrava apenas os micros na minha rede."
A não ser que você habilite a resposta do comando ping, você não terá respostas da rede externa para o ping, isto mesmo quando o CL estiver acessando a Internet. Proteção contra ping da morte.
Esperoter colaborado de alguma forma.
\0/
publio
 

Re: Coyote não navega na Vivax (Cab.Modem)

Mensagempor Claudio Roberto Cussuol » Seg Ago 22, 2005 9:59 am

Wagner.

Como o públio disso, você não deve configurar absolutamente nada no Internet Explorer, deixe aquela guia "Conexões" completamente desmarcada.

Faça os seguintes teste:
No webadmin do coyote vá até a pagina "Diagnostic Tools" e rode o teste de DNS. Se o teste der ok significa que o dns está funcionando para o coyote e não há nada errado com o seu provedor.

Ná página "DHCP Configurations" habilite o cache de dns.
Claudio Roberto Cussuol
 

Re: Coyote não navega na Vivax (Cab.Modem)

Mensagempor Wagner » Seg Ago 22, 2005 3:00 pm

Caros Publio, Claudio e amigos do fotum.

Desde já agradeço as boas-vindas e atenção dada ao meu problema.

>>> Publio escreveu:
"Verifique e /ou certifique-se que se seu modem está em modo router."

Olha, eu li o manual do modem inteiro e não vi nenhuma informação sobre o modem ser ou estar no modo router.
Eu posso lhe informar que ao ligar o modem e o meu micro no hub, eu consigo conectar na Vivax e receber um IP no modo DHCP.
O Modem que estou usando é um RCA modelo DCM305, com saídas de conexão para Ethernet e USB.

>>> Publio escreveu:
"Está ao contrário. eth0 ->rede interna; eth1->rede externa (Internet)."

Troquei os cabos nas placas e agora o a LAN entra na eth0 e a Internet na eth1. Valeu pela dica.
Acho que o problema estava aqui.

>>> Claudio escreveu:
"rode o teste de DNS."

Ontem quando rodei o teste de DNS e Gateway eu obtive erro, mas hoje após inverter os cabos e esperar por alguns minutos, parece que tudo está funcionando ok.
Veja o resultado dos testes:

>>> Teste de DNS
>>> Trying to solve a.root-servers.net
>>> Expecting: 198.41.0.4
>>> Got......: 198.41.0.4
>>> Your DNS system is OK.

>>> Teste de GATEWAY
>>> Trying to ping your gateway:200.231.16.65
>>> PING 200.231.16.65 (200.231.16.65): 56 data bytes
>>> 64 bytes from 200.231.16.65: icmp_seq=0 ttl=255 time=82.8 ms
>>> --- 200.231.16.65 ping statistics ---
>>> 1 packets transmitted, 1 packets received, 0% packet loss
>>> round-trip min/avg/max = 82.8/82.8/82.8 ms
>>> Your gateway is RESPONDING

Caros amigos, a única alteração que eu fiz foi alterar os cabos nas placas Ethernet. Após isto e depois de resetar o Coyote, percebi que não conseguia acessar o WebAdmin.
Comecei então a ler o manual do modem para checar o que o Publio me pediu, mas ao terminar a leitura, voltei ao monitor e percebi que o WebAdmin estava tendo acesso e o melhor de tudo, a navegação na Web foi estabelecida através do Coyote.

Obs.: Baixei e instalei o Coyote 2.25.0-rc1.
>>> Veja abaixo a configuração atual do meu Coyote 2.25:

Coyote running configuration display utility.

Internet (eth1): UP
LAN network (eth0): UP

-------------Internet configuration--------------
IP Address 200.231.16.75 (DHCP Assigned)
Netmask 255.255.255.192
Gateway 200.231.16.65
----------------LAN configuration----------------
IP Address 192.168.0.1
Netmask 255.255.255.0
Broadcast 192.168.0.255
----------------DNS configuration----------------
Using Coyote DNS Cache
domain papalegua.com.br
nameserver 200.246.46.134
nameserver 200.246.46.132
-------------------------------------------------
21:32:38 up 24 min, load average: 0.00, 0.00, 0.00

Será que o problema estava na colocação invertida dos cabos, onde a Lan pegava a eth1 e a web a eht0???

Agora a nevegação foi estabelecida, mas ainda não testei resetar o Coyote para ver se tudo volta conectando.
Se por acaso o problema retornar, eu postarei uma nova mensagem neste tópico.

Grato pela estimada ajuda de vocês.
Abraços a todos.
Wagner.
Wagner
 

Re: Coyote não navega na Vivax (Cab.Modem)

Mensagempor Marcelo - Brazil » Seg Ago 22, 2005 3:14 pm

"domain papalegua.com.br"

Vc cometeu um deslize.

Apague o papalegua e coloque localdomain, senão tudo referente a papalegua vc não terá acesso.
Neste caso, vc orientou o coyote a PROCURAR papalegua.com.br na rede INTERNA, assim sendo, vc cortou acidentalmente o acesso EXTERNO.

Por medida de seguraça, não exponha seu ip, coloque 20.231.xxx.xxx que saberemos.

Bem Vindo ao nosso mundo.
(? isso me lembra propaganda de cigarro !...hahahahahahaha)
Marcelo - Brazil
 

Re: Coyote não navega na Vivax (Cab.Modem)

Mensagempor Wagner » Seg Ago 22, 2005 3:22 pm

Oi Marcelo e amigos.

Obrigado pelas boas-vindas.

Olha, eu não informei o "papaleguas.com.br", quem me deu esse dado foi o Coyote no WebAdmin.
No meu arquivo de configuração eu estou usando o seguinte:

>>> DOMAINNAME=GRUPO
>>> DHCPHOSTNAME=coyote

O nome GRUPO é porque li em alguma mensagem, acho que postada pelo Claudio, que se usarmos o nome no DOMAINNAME igual ao nome do grupo de trabalho da rede, o Coyote terá facilidade em encontrar as máquinas na LAN. Acho que entendi isto, mas se eu estiver errado me informe.

Graças a vocês tudo parece estár certo.
Valeu pela preciosa ajuda.

Abraços,
Wagner.
Wagner
 

Re: Coyote não navega na Vivax (Cab.Modem)

Mensagempor Marcelo - Brazil » Seg Ago 22, 2005 6:01 pm

é verdade, campo dns !

Ta vendo Wagner, já manja tudo de CL !!!
Marcelo - Brazil
 

Re: Coyote não navega na Vivax (Cab.Modem)

Mensagempor Wagner » Ter Ago 23, 2005 4:18 am

Oi Marcelo e amigos do forum,

Marcelo, acredito que você está enganado, eu estou apenas engatinhando no Coyote, mas te prometo que vou me esforçar para dominar o software.
Valeu.

Agora a notícia triste...

Minha felicidade durou pouco, pois como disse, eu ainda não tinha testado o Coyote resetanto o micro.
Bom, nesta noite eu desliguei o Coyote que estava funcionando ok com os IPs delegados pelo DHCP da Vivax durante esta tarde:
-------------Internet configuration--------------
O Coyote navegou com estes IPs.
IP Address 200.231.xxx.75 (DHCP Assigned)
Netmask 255.255.255.192
Gateway 200.231.xxx.65
-------------------------------------------------

A Vivax gira os servidores com IP Dinâmico para que você não estabeleça um servidor web, então quando liguei o micro nesta noite constatei que o Coyote entrou certinho, encontrou a LAN (na eth0) e a Internet (na eth1 com novos IPs), todas as duas estavão "UP".
Até aí tudo beleza, só que não sei o que aconteceu pois a navegação na web deixou de funcionar.
Eu não acesso nada além da minha rede. :o(

Os servidores da Vivax me delegaram os seguintes IPs:
Gateway padrão......(novo): 200.189.xxx.1
Endereço IP DHCP....(novo): 200.182.xxx.129
Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
Servidor Vivax DHCP.(novo): 200.231.xxx.20
Servidores DNS (estes são os mesmos): 200.246.xxx.134 e 200.246.xxx.132

Reparem que o Gateway não está na mesma rede do IP Dhcp.
Será este o problema? Só que quando ligo a internet com estes IPs no meu micro eu consigo navegar.

Bom, tentei instalar a versão 2.24 e rodei o Coyote. A resposta foi a mesma da 2.25, não há meio de achar a web.

Fiz os testes de DNS e GATEWAY e todos os dois falharam, e hoje a tarde estavam funcionando ok com os outros IPs.

Olha, desculpe-me por encomodá-los tanto, mas preciso de uma luz dos amigos para acertar a navegação.
Como eu não domino o Coyote, me sinto um pouco limitado, sem saber o que investigar para poder sanar o problema.

Conto com a ajuda de vocês.
Abraços a todos.
Wagner.
Wagner
 

Re: Coyote não navega na Vivax (Cab.Modem)

Mensagempor publio » Ter Ago 23, 2005 10:31 am

Qual a forma de recepção de endereços IP do ISP que vc configurou?
Por exemplo: Esta como receber um endereço IP dinamicamente, ou IP fixo?
Se for dinamicamente ( a primeira opção do wizzard na configuração do ISP),
Pode ser que seu provedor tenha grampeado o seu endereço MAC (da sua máquina, não do CL) e a partir do momento que vc conectou o CL, por não ter o mesmo MAC, o bloqueou. Mas se for isso, se for isso. Tem como sair fora, basta utilizar a opção MAC SPOOFING do CL.

....A parte.....
Pessoal: Eu utilizo a v.2.24. procurando onde se encontra a opção MAC SPOOFING, não encontrei..... Não está nem em config. adm, de rede, internet.....etc... Onde está esta configuração?
\0/
publio
 

Re: Coyote não navega na Vivax (Cab.Modem)

Mensagempor Wagner » Ter Ago 23, 2005 2:40 pm

Oi Publio e amigos.

A Vivax delega um IP através do seu servidor DHCP (dinâmico) e não um IP fixo. Então cada vez que ligo o micro o IP muda e consequentemente o Gateway da Vivax.

Sobre o MAC, me parece que ela possui o cadastro do MAC do meu modem, o qual é autenticado quando conecta. Não sei te dizer se ela guarda o MAC da minha Ethernet. Sei que se eu ligar outra Ethernet no meu micro ele conecta e navega sem problemas.

O meu Coyote está configurado na rede 192.168.0.1.
Você acha que se eu mudar para 192.158.1.1 ou 192.168.1.254 eu poderia quebrar algum ponto de checagem da Vivax?

Procurei neste forum o nome 'Vivax' e só encontrei um assunto que explicava como implantar 2 regras no firewall liberando a sport 67 e a dport 68.
Eu implantei as 2 regras, mas isso não surtiu efeito na navegação.

Lembre-se que o Coyote já navegou durante toda uma tarde sem alterações na configuração original do seu setup.

Após desligar e ligar o Coyote novamente, ele pegou outro IP da Vivax e não navegou mais.
Eu não sei nem onde procurar para detectar o problema, pois o Coyote está funcionando corretamente, tudo está UP nele.

Daí eu deligo o Coyote, reseto o modem, espeto no meu micro e ele navega. Então eu tiro do meu micro, reseto o modem, espeto no Coyote e após estar on-line eu não navego. ???Onde está o segredo???

Estou fazendo outros testes pra ver se eu esbarro sem querer no problema.

Mas se você ou alguém puder me dar mais idéias para solucionar o problema eu ficarei muito agradecido.

Obrigado pela ajuda.
Abraços a todos.
Wagner.
Wagner
 

Re: Coyote não navega na Vivax (Cab.Modem)

Mensagempor Wagner » Qua Ago 24, 2005 6:13 pm

Caros amigos do forum,

Como ninguém se pronunciou sobre minha última postagem, gostaria de deixar outras informações, que poderão servir a outros.

1. Minha impressões sobre o software:
1.1. Simplesmente fantástico. A última versão ficou melhor ainda.
Parabéns ao time de desenvolvimento.


2. Minha impressões sobre o meu problema:

2.1. 1o. DIA - Liguei o Coyote e ele aceitou corretamente os IPs delegados pelo meu ISP Vivax que utiliza o modo DHCP (IP dinâmico).
Neste processo não há necessidade de autenticação do usuário (nome de usuário e senha) pois eles autenticam o MAC do cable modem (RCA DCM305).


2.2. 1o. DIA - Usei o Coyote por umas 4 horas e desliguei o micro.
No mesmo dia, após algum tempo, eu liguei o Coyote e ele entrou correto, com a eth0 (LAN) UP e a eth1 (Internet) UP.
Porém não navegava mais e o teste de DNS e GATEWAY falaram.

Notei que ele manteve em seu registro o mesmo valor do IP delegado anteriormente pela Vivax, o que eu achei estranho porque a Vivax altera a delegação de IP com uma frequência irritante.

Fiz o seguinte teste:
>>> Tirei o cable modem do Coyote e espetei diretamente no meu micro. O IP que recebi da Vivax era totalmente diferente do IP que o Coyote insistia em manter.
>>> Voltei a colocar o cable modem no Coyote e resetei.
Novamente o Coyote me apresentou o mesmo IP de anteriormente, não renovando a delegação via DHCP da Vivax.
>>> Coloquei novamente o cable modem no meu micro e outro IP, diferente do anteior, me foi delegado via DHCP da Vivax.
>>> Retornei a colocar o cable modem no Coyote e resetei.
Novamente o mesmo IP delegado via DHCP pela Vivax estava lá.
E os testes de DNS e GATEWAY falhavam, claro!

Acredito que há um problema no Coyote em renovar o IP delegado via DHCP (IP dinâmico) sem autenticação do ISP.


2.3. 2o. DIA - Resolvi ligar o Coyote novamente e ele conseguiu configurar o IP delegado via DHCP da Vivax e estou navegando com ele neste momento. :o)


>>> RESUMO <<<

Como ainda não conheço bem os Moderadores e participantes desta lista, será que alguém do forum participa do desenvolvimento do Coyote?
Se sim, seria possível explicar para mim o porque do Coyote não renovar o IP via DHCP do ISP?

Agradeço a ajuda.
Abraços a todos,
Wagner.
Wagner
 


Voltar para Fórum Coyote pt-br

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron