Coyote + Linux Fedora + Coyote [INACTIVE]

Antigo fórum em português do Fórum Coyote http://www.coyotelinux.com.

Coyote + Linux Fedora + Coyote

Mensagempor via-radio » Sáb Ago 06, 2005 9:09 pm

Tenho uma pequena provedora exclusivamente a radio e ja to usando o coyote pra fazer a conecçao adsl e depois uso um servidor com o linux fedora que eu mesmo sem bom conhecimento de linux consegui a duras penas fazer funcionar o nat o cache (squid) o controle de banda (CBQ) e controle de acesso por ip (somente)!
Minha dúvida (por favor nao riam)é se podederia colocar um segundo coyote depois do Fedora fazendo controle por MAC e oq me deixou maravilhado no coyote atual que é o QOS (mas com prioridade de banda, diferente do CBQ que é so controle) aproveitando asssima o cache (squid) do fedora!!
via-radio
 

Re: Coyote + Linux Fedora + Coyote

Mensagempor Ruanito » Dom Ago 07, 2005 10:56 am

OI,,

é o seguinte , se vc usar o coyote para prover a internet para seu clientes , vc vai ter alguns problemas que nao tem com o fedora...

1º o Cbq Faz as duas coisa Limita e Controla vc tem que saber configurar..

2º se vc compartilhar internetr usando o Coyote e algum usuario usar algum software tipo Emule KAzaa.. ele vai abrir muitas portas e Seçoes ai a Pilha tcp/ip vai ficar muito Carregada, porque dependendo do tanto de memoria que vc tiver o Coyote tem um limite de Conexções,

3º o coyote não possui Vlan, por exemplo eu tenho um provedor de Internet Uso Redhat 7.3 Cada Cliente MEu esta em uma rede Separada.

Tipo 192.168.1.1 100 KBPS
192.168.2.1 200 KBPS
192.168.3.1 300 KBPS

é cada um deles tem sua velocidade em separado isso não independente do software que eles utilizam Kazaa Emule,,,
isso é bom porque nem um ve arquivo do outro,, e na hora de bloquear ainternet ou coisa assim fica muito mais facil,,

4º o Coyote até que consegue criar varias subredes mas 'não controla o trafego para elas...

5º eu tentei usar Coyote para distribui internet para meus Clientes ,
Não deu certo por causa dessas limitações Do Coyote,

6º Espere um pouco para usar o Couyote para essa Função,
O Claudio disse outro dia no Forum que Pretende fortalecer o Coyote para que ele possa Aceitar varias Subredes e Possa controlar o Trafego em cada Subrede, eu tambem vou ajudar nessa evolução do Coyote...
Ruanito
 

Re: Coyote + Linux Fedora + Coyote

Mensagempor Giba » Dom Ago 07, 2005 11:09 am

Só acrescentando, o Coyote já suporta várias sub redes, na versão 2.24 é preciso fazer uma atualização com o pacote dnsmasq.tgz, para que o servidor DNS se entenda com as sub redes.

O QOS não funciona aind apara controlar a banda em uma sub rede (toda a sub rede) mas funciona para um determinado IP nesta sub rede.

No caso de um provedor de acesso é só criar sub redes com 2 hosts fazer uma regra de QOS para cada IP.
Giba
 

Re: Coyote + Linux Fedora + Coyote

Mensagempor Giba » Dom Ago 07, 2005 11:26 am

Retificando: O QOS está bem esquisito para trabalhar com sub redes, mesmo fazendo uma regra para um único IP dentro da Sub rede.
Giba
 

Re: Coyote + Linux Fedora + Coyote

Mensagempor Runito » Dom Ago 07, 2005 2:12 pm

Oi caro Giba,

vc esta enganado , o Qos não funciona nas subredes,
nem por Ip nem pela rede toda...

Eu estava olhando isso com o Claudio....

O Coyote cria as Subredes.. mas não limita nem controla a velocidade delas, se souber como limitar para subredes Me avise

Só lembrando o propio jjackson , Não sabe como fazer isso...
Runito
 

Re: Coyote + Linux Fedora + Coyote

Mensagempor Giba » Dom Ago 07, 2005 4:56 pm

Que saco isso, só falta isso para acertar o tutorial que eu to fazendo para compartilhamento em condomínio, é essencial encontrar uma forma de controler a banda das sub redes pelo QoS, senão a rede vira uma bagunça.

Eu to fazendo alguns testes para ver se surge uma luz no fim do túnel, mas tá complicado.
Giba
 

Re: Coyote + Linux Fedora + Coyote

Mensagempor via-radio » Dom Ago 07, 2005 7:06 pm

Ruanito,

Eu ja to usando o coyote pra fazer a conceção, prefiro ele doque faser isso pelo fedora e depois jogo direto no meu servidor (Fedora) nao tenho menos de 25 clientes acessando simultaneo e o cache e o CBQ tao trabalhando como se deve (pensso eu)limita o dowload e upload de cada clinte, tenho um link de 1Mb.Mas os P2P sempre me incomodava, porque tinha clintes amigo meu dizendo que tava fazendo dowload a velocidades bem maiores doque o determinado, burlando entao o controle de banda do CBQ!!!e tava mesmo, ai que ativei a prioridade de banda no coyote e vi que ela realmente funciona, P2P agora fico pra escanteio se tiver banda sobrando bem se nao cai la pra baixo a velocidade (So alegria)e eu nao sei fazer esse controle no Fedora se é que ele faz (e se der com certeza nao sera tao facil quanto ao coyote)
por isso pensei em colocar mais um coyote depois do fedora pra aproveitar o cache (squid)!
Só mais uma coisa pra que criar subredes (nao entendi)ja
estou com 60 clientes numa classe de ip e espero logo dobrar esse numero mantendo a mesma classe!
Mas essa semana vou tentar faze isso de por mais um coyote
ai comunico a todos o resultado!
via-radio
 

Re: Coyote + Linux Fedora + Coyote

Mensagempor Giba » Dom Ago 07, 2005 7:28 pm

As sub redes servem para ninguém se enxergar, v/ cria quantas sub redes quiser, todas com 2 hosts cada, um host ficapara o coyote e outro fica para a estação, assim os micros não se enxergam e não ocorrem problemas com compartilhamentos de psta mal configurados e usuários mal intencionados.

O problema está sendo justamente fazer o QOS atuar nas sub redes, ele simplesmente não funciona nelas.
Giba
 

Coyote QoS

Mensagempor Rud » Seg Ago 22, 2005 8:47 pm

Caros Amigos,

Não tenho muita experiencia com o coyote e gostaria de saber como posso usar o QoS para limitar a banda de uma determinada porta.
Explico:
Uso o coyote para rotear minha coneção ADSL para minha rede interna
tenho um servidor shoutcast audio stream que roda na porta 7000 do micro 192.168.0.2 e gostaria de manter um fluxo de dados mais constante nesta maquina/porta tipo 70% e usar o resto da banda 30% para meu acesso a internet.

Aguardo contatos
Rud
 

Re: Coyote QoS

Mensagempor IceMan! » Seg Ago 22, 2005 9:23 pm

Rud Wrote:
-------------------------------------------------------
> Caros Amigos,
>
> Não tenho muita experiencia com o coyote e
> gostaria de saber como posso usar o QoS para
> limitar a banda de uma determinada porta.
> Explico:
> Uso o coyote para rotear minha coneção ADSL para
> minha rede interna
> tenho um servidor shoutcast audio stream que roda
> na porta 7000 do micro 192.168.0.2 e gostaria de
> manter um fluxo de dados mais constante nesta
> maquina/porta tipo 70% e usar o resto da banda 30%
> para meu acesso a internet.
>
> Aguardo contatos


Limitar a porta, o QOS não faz.
Porem vc pode limitar a velocidade do IP da maquina que usa o VOIP.

Veja no site da minha asinatura como fazer.
IceMan!
 


Voltar para Fórum Coyote pt-br

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes