Controle de Banda no Coyote, Como? [INACTIVE]

Antigo fórum em português do Fórum Coyote http://www.coyotelinux.com.

Controle de Banda no Coyote, Como?

Mensagempor Julio Pinheiro » Qui Jul 21, 2005 6:44 pm

Olá pessoal, tenho visitado o forum a alguns dias e estou muito satisfeito com o que tenho lido e descoberto sobre o CL. Estou começando no coyote, mas como todos os que iniciam levam um certo tempo pra se entender com o Linux, o coyote vem atendendo numa boa a rede aqui da empresa, até mais do que o esperado. Tenho uma dúvida que é a mais massificada neste fórum mas sempre bato neste mesmo prego: pode-se controlar a largura da banda de cada estação da rede? Como controlar? Qual a melhor opção? Funciona em redes com DHCP ou só IP fixo? Se não for muito incomodo poderia postar passo a passo? Serei grato a todos que lerem e que se interessarem em ajudar.
Julio Pinheiro
 

Re: Controle de Banda no Coyote, Como?

Mensagempor Andre Simoes » Qui Jul 21, 2005 9:31 pm

pode-se controlar a largura da banda de cada estação da rede?
- sim

Como controlar?
- ative o QoS

Qual a melhor opção?
-QoS. Unica, suficiente e excelente.

Funciona em redes com DHCP ou só IP fixo?
-sim, funciona com DHCP mas as regras QoS são fixas para determinado IP. Então ou voce faz uma reserva de IP no DHCP para o MAC do micro em questão ou deixa o micro com IP fixo.

Se não for muito incomodo poderia postar passo a passo?
-De um search neste forum, este assunto já foi amplamente discutido e exemplificado.

Serei grato a todos que lerem e que se interessarem em ajudar.
-seja bem vindo!
Andre Simoes
 

Re: Controle de Banda no Coyote, Como?

Mensagempor samuel » Qui Jul 21, 2005 10:01 pm

olha cara eu conheci isso na revista pc&cia n° 47 de junho ele fala como configurar. eu configurei na minha rede. so é vc entrar na guia configuracoes qos que fica no lado direito junto com as outras configuracoes. abilite o modo manual, digite a largura (real) do seu link em Kb/s, click em salvar, qndo vc voltar ele ja ta pronto para as configuracoes. ai vc clica em "classes qos" exclua as q ja existem e clique em em "Criar uma Nova Classe: [ Classes QOS ]". vai aparecer uma janela para configuracao, logo em cima eu acho q vc escolhe filtrado, a "classe id da origem" nao precisa mudar mas a "classe id" vc coloca de acordo com uma ordem, no meu caso eu coloco pelo ultimo numero da ip. depois vem a melhor parte a largura da banda. defina a seu gosto. apos a largura da banda vc deve digitar qual ip vai ser a vitima e coloque um comentario, por exemplo o nome do usuario dessa ip. pronto é so enviar e recarregar o qos blz?
samuel
 

Re: Controle de Banda no Coyote, Como?

Mensagempor Julio Pinheiro » Sáb Jul 23, 2005 8:49 pm

Olá André Simões e Samuel, muito obrigado pelas dicas foram de altíssimo valor as minhas dúvidas foram sanadas e a rede está uma beleza, limitei a banda dos clientes DHCP e os Ips fixos fiz alguns testes e tudo OK. Segui os passos do Samuel e as orientações do André quanto aos clientes DHCP, agradeço muito a vcs dois e a todos do fórum.
Obrigado
Julio Pinheiro
 

Re: Controle de Banda no Coyote, Como?

Mensagempor Marcelo - Brazil » Seg Jul 25, 2005 12:50 pm

Tutorial atualizado.
Materia sobre controle de banda já no ar.
Marcelo - Brazil
 


Voltar para Fórum Coyote pt-br

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes