Internet por satelite [INACTIVE]

Antigo fórum em português do Fórum Coyote http://www.coyotelinux.com.

Internet por satelite

Mensagempor Henrique » Qui Jun 02, 2005 4:56 pm

Pessoal

Tenho um amigo que trabalha num orgão do governo, e ele esteve em minha residencia nestes dias e ficou entusiasmado com o coyote. Ele usa em seu serviço a internet por satelite da empresa Gilat e pelo que me informou ele so liga o modem no hub e conecta a internet para todos os da rede. Pergunta que ele não soube responder, o IP desta empresa é dinamico ou fixo? Ela usa pppoe ou dhcp para autenticar? Se alguem ja usa este serviço desta empresa poderia me dar uma dica...
Um abraço
Henrique
Henrique
 

Re: Internet por satelite

Mensagempor Giba » Qui Jun 02, 2005 9:04 pm

Em qualquer uma das opções o Coyote funciona, IP fixo, dinâmico e DHCP, dá uma lida em http://www.coyotelinux.com.br, lá já tem o material de como configurar isso pelo Wizard.
Giba
 

Re: Internet por satelite

Mensagempor Pedro » Qua Jun 08, 2005 8:22 am

Bom, trabalhei muito instalando esse tipo sistema de internet, e já tentei fazer o compartilhamento só que tem um porém.

01 - O IP fornecido é dhcp e classe A 10.0.0.0
02 - Todas e qualquer conexão via satélite necessita de um software que acelera a conexão (RPA), pois o link custa caro.

O coyote pode compartilhar a conexão do modem sim, mas voce não conseguirá navegar sem o software RPA.
Pedro
 

Re: Internet por satelite

Mensagempor Pedro » Qua Jun 08, 2005 8:32 am

Segue link abaixo com informações sobre o RPA

http://www30.brinkster.com/boaideia/rpa/

espere ter ajudado
Pedro
 

Re: Internet por satelite

Mensagempor Henrique » Qua Jun 08, 2005 2:16 pm

E ai Pedro valeu, tava quebrando a cabeça para fazer funcionar o coyote no satelite, vou repassar esta informação e ver o resultado.
Em resumo
Coloco no tipo de conexão DHCP
Este RPA eu tenho que rodar em todas maquinas??
Tenho q compilar a versão Linux dele para ver se roda no coyote??

Um abraço
Henrique
Henrique
 

Re: Internet por satelite

Mensagempor Pedro » Qui Jun 09, 2005 9:09 am

Sim deixe a placa de rede que está ligada ao modem sat em DHCP e todas as máquinas terão que ter o software RPA instalado.

Também no site que te passe existe um pacote RPA para Linux, nunca testei, você poderia ver com o Claudio se dá para colocar no coyote, assim não precisariamos ter o RPA nas estações.


Pedro
Pedro
 

Re: Internet por satelite

Mensagempor Claudio Roberto Cussuol » Qui Jun 09, 2005 9:48 am

Precisa sim. O RPA funciona como se fosse uma espécie de proxy para o browser, ele comprime todo o conteudo da página em uma stream unica evitando que o browse fique fazendo requisicoes individuais para cada firulinha que tem na página. O RPA é um software client server no lado de lá do satélite tem uma versão server dele que é quem realmente faz a requisição http ao webserver para só depois comprimir tudo e enviar para a sua maquina.

Se o RPA fosse instalado no coyote nós precisariamos cuidar de alguma forma de comunicação entre ele e os browsers que rodam nas estações. Isso seria bem complicado, a não ser que este software se comporte como um servidor proxy padrão.

O maior problema da internet via satélite é o delay, a onda leva alguns segundos para subir e descer, isso não tem conserto a não ser utilizar orbitas mais baixas para encurtar a distânci. Satélite é muito bom para comunicação unidirecional (como tv que só um lado transmite) mas é pessimo para comunicações interativas, imagine você fazendo uma conexão vnc via satélite cada tecla que voce precionasse demoraria dois segundos para chegar ao outro lado e mais dois segundos para o retorno.... inviável...

É por isso que os contratos de internet via satélite tipicamente limitam o uso a navegação e e-mails e exigem a presença deste tipo de software que já é escrito de uma forma a diminuir a latência. O contrato do Star-one, por exemplo, PROIBE explicitamente pcanyware, vnc, telnet, ssh ou qualquer outra coisa que seja interativa. Não que elas não funcionem mas eles sabe que vai ficar tão ruim que na hora da reclamação do usuario eles tem um argumento bem forte: Você nem poderia estar tentando fazer essas coisas.
Claudio Roberto Cussuol
 

Re: Internet por satelite

Mensagempor Henrique » Qui Jun 09, 2005 10:48 am

Bem, vamos tentar, mas ja de cara ja tem um problema, compilei a versão linux para o coyote e o tamanho final ficou em torno de 600kb o q praticamente ja me inviabiliza o uso do disquete, vou repassar o pacote para este meu amigo colocar no HD e testar ver o q acontece.

Um abraço
Henrique
Henrique
 

Re: Internet por satelite

Mensagempor Edvan » Qui Jun 09, 2005 11:22 am

Henrique Wrote:
-------------------------------------------------------
> Bem, vamos tentar, mas ja de cara ja tem um
> problema, compilei a versão linux para o coyote e
> o tamanho final ficou em torno de 600kb o q
> praticamente ja me inviabiliza o uso do disquete,

Olá, "Henrique" seguinte: vc poderá formatar o seu disquete para uma capacidade maior, por exemplo 1.72 MB
Num terminal como root use o comando:

fdformat /dev/fd0u1722

boa sorte!
Edivan
Edvan
 

Re: Internet por satelite

Mensagempor Henrique » Qui Jun 09, 2005 1:09 pm

Ola Edvan, isto ja tem no site do Claudio, mas tem um porem que não é todos os acionadores de disquetes que aceitam, seguindo a linha do coyote ou seja montar um roteador de baixo custo aproveintando maquinas fora de linha. Mas para quem usa satelite e quer usar o coyote, assim q eu tiver o retorno eu disponibilizo o pacote.

Um abraço
Henrique
Henrique
 

Re: Internet por satelite

Mensagempor Edvan » Qui Jun 09, 2005 1:23 pm

Henrique Wrote:
-------------------------------------------------------
> Ola Edvan, isto ja tem no site do Claudio, mas tem
> um porem que não é todos os acionadores de
> disquetes que aceitam, seguindo a linha do coyote
> ou seja montar um roteador de baixo custo
> aproveintando maquinas fora de linha. Mas para
> quem usa satelite e quer usar o coyote, assim q eu
> tiver o retorno eu disponibilizo o pacote.
>
>Olá, "Henrique" seguinte: passei esse comando aí porque não tive sucesso usando o "Wizard" do site do "Claudio" como vc falou tanto no Windows 9x como no Windows XP/2000, somente assim conseguir formatar o diskete para usar num 486Dx4 12mb ram para montar um Servidor de Arquivos "NASLite"

Veja:

http://www.vortech.net/phorums/read.php?14,48944

Edivan
Edvan
 

Re: Internet por satelite

Mensagempor Claudio Roberto Cussuol » Qui Jun 09, 2005 1:55 pm

Senhores,

Talvez vocês estejam quebrando a cabeça a toa. Pelo que foi dito nos posts acima todas as estações tem que ter uma copia do programa rodando, se for assim não precisa (e nem andiantaria) instalá-lo no coyote.
Claudio Roberto Cussuol
 

Re: Internet por satelite

Mensagempor Ewerton Romulo » Qui Jun 09, 2005 4:53 pm

Olá!

Eu tive um sistema destes da Starone por 3 anos!!!
Nos 2 primeiros anos usei o modem 180, que também era roteador (grande e largo) que basta ligar um hub nele e voce tinha direito a 10 maquinas conectadas, era assim antes!
O modem nesta epoca recebia um IP fixo falso!!! algo do tipo 10.80.30.27 e a mascara que determinava o Nº de IP´s!!!
Os IP´s que deveriam ser colocador na máquina também eram fixo mas falso!!! Ficavam dentro da mesma faixa do IP citado acima ... algo como 10.80.30.XX e a mascara ... dava pra ligar 10 maquina sem servidor!!!
Na epoca eu ainda não conhecia o coyote .. então comprei um roteador da d-link um DI-604 ... coloquei as configurações de um PC nele do lado da WAN (IP 10.80.30.xx + Mascara + Gateway que era o modem)... do lado da LAN .. coloquei um IP 192.168.0.X com mascara 255.255.255.0 ... instalei o RPA em 20 maquina ... e como tinha um serviço de autenticação ... eu dei pra cada usuário um login e senha ... funcionava que era uma maravilha!!!
Então se existe alguem com esta configuração .. basta colocar o coyote no lugar do DI-604 que funciona!!! Lembrando .. as maquinas clientes tem que ter o RPA instalado !!!
Seguindo adiante ...
Após quase de dois anos .. o pessoal da starone começou a trocar os modems 180 por outros 360(pequeno e sem a função de roteador)!!
Só pra lembrar, na epoca que assinei o plano da starone era lançamento ... então download 512Kbps e upload 128kbps ... imagine isso a 3 anos atras!!! Era uma bala!!! Sem Spyware ... a quantidade de virus na internet era pequena ... as paginas quase não tinha flash ... o preço na epoca era de R$ 230,00/mes!!!
Bom ... mas o sistema começou a funcionar mal e o pessoal da starone alegava que tinha que trocar o modem, tempos depois eu fiquei sabendo pelo cara que veio tirar o sistema que a starone apenas deixa o modem grande nas repartições punlicas ... tipo correios etc ..)!!
Sim ... o pessoal trocou o modem pelo pequeno .. e este não teve jeito ... tive que colocar um maquina com o RPA, win2000, e dela eu fiz o compartilhamento para as 20 maquinas ... usando uma segunda placa de rede!!! Neste caso as maquina clientes não precisavam colocar o RPA!!!!
Apenas fiz o "compartilha a conexão de rede" um tipo de um internet conection share que vem no proprio win2000!!!
COntinuei usando ... só que o pessoal da Starone .. sabendo destes artificios de compartilhamento ... começou a baixa a velocidade de UPLOAD!!!!
O download baixou para 300Kbps ... e o upload para inacreditaveis 30Kbps!!!! No site tinha que o Upload podia variar de acordo com o horario de 40 a 70kbps ... só que eu nunca ... vou repetir ... eu nunca
cheguei a 40 kbps!!!
Ai liguei, reclamei ... mas não teve jeito ...
Era um deus nos acuda quando alguem mandava uma email com um anexo ... ou abria o kazzaa ... ou qualquer programa de compartilhamento ... não navegava!!! era de 5 a 10 minutos para abrir uma pagina!!!
O delay ... minimo que consegui .. como o proprio Claudio explicou os motivos era de 600 ms, o normal era de 1200ms(1.2segundos) a 3000ms (3 segundos) !!!!
Então achei o coyote e o QoS ... e coloquei entre o win2000 que fazia o compartilhamento e os usuários ... neste caso era só pra evitar uploads exagerados!!!!
Outra alternativa que tentei foi colocar um programa chamado bandwith control ... ele faz o mesmo trabalho e deu pra instalar no proprio win2000!!!
Mas o problema era o upload baixo demais!!!
Bom para encurtar a historia eu cancelei o serviço a 2 meses!!!
Não estava conseguindo mais fazer magica ... então peguei um link dedicado com a Telemar ... aqui não tem velox!!!
Em resumo ... olha com este upload ... não vale o trabalho de colocar o coyote e tudo mais!!!
Ewerton Romulo
 

Re: Internet por satelite

Mensagempor Henrique » Qui Jun 09, 2005 5:23 pm

>Talvez vocês estejam quebrando a cabeça a toa. Pelo que foi dito nos posts acima >todas as estações tem que ter uma copia do programa rodando, se for assim não >precisa (e nem andiantaria) instalá-lo no coyote.

Claudio,

E o seguinte estou me guiando pelas informações me fornecidas pelo usuario do satelite, ele tem 5 maquinas, a conexão sai do modem, vai para o HUB e vai para os micros e nenhumas delas tem este rpa instalado. O compartilhamento ele ja tem funcioando, ele so quer colocar o coyote para poder ter um firewall entre o modem e os micros e controlar o uso da largura de banda. Nos convesaos via skype sem problemas, (som local), o coyote esta funcionando so que não consegue pegar o ip dele que é fixo e que segundo a dica do Pedro tem que ser configurado para eceber via DHCP. So que nem via DHCP e nem colocando o IP o coyote acessar ou pinga para qualquer endereço da internet e sua ETH1 e ETH0 ficam ambas em UP. Ei não tenho como testar isto pessoalmente tenho q me guiar pelas informações do usuario.
Um Abraço
Henrique
Henrique
 

Re: Internet por satelite

Mensagempor Pedro » Sex Jun 10, 2005 12:21 pm

Caro amigo,

Por gentileza nos envie os IP´s que você está utilizando para que possamos ver o que pode estar errado.

Um dica é ligar o modem em um computador com Windows para obter o numero do IP correto.

Quanto ao ping, pelo que me lembro ele só funciona após voce autenticar o link.

Pedro
Pedro
 

Re: Internet por satelite

Mensagempor ari2005 » Sex Ago 12, 2005 9:52 pm

seguinte gente, neste assunto eu posso ajudar...
trabalhei com a empresa Gilat e a conexao pode ser feita diretamente no hub, porem a grande maioria dos pontos utiliza um computador para compartilhar e controlar o acesso. ai que entra o RPA.
atraves do RPA o compartilhamento é feito atraves de proxy utilizando a porta 9877, porem o sistema esta sendo modificado, outra empresa esta utilizando o sistema da Gilat, ao menos em grande parte dos pontos, este novo sistema utiliza um roteamento direto na porta 80...
da pra usar o coyote normalmente neste novo sistema, no antigo nao consegui nem a forceps... rs rs
espero ter ajudado.
ari2005
 


Voltar para Fórum Coyote pt-br

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes