Novo pppd para ser testado. [INACTIVE]

Antigo fórum em português do Fórum Coyote http://www.coyotelinux.com.

Novo pppd para ser testado.

Mensagempor Claudio Roberto Cussuol » Ter Mai 03, 2005 12:41 pm

Para quem esta tendo problemas na reconexão automática do pppoe. Segundo os authores do pppd este bug foi corrigido. Eu compilei a versão atual, mas é claro que ela precisa ser muito bem testada antes de entrar para o coyote oficial.

Para testar basta acrescentar este arquivo no seu disquete ou hd:
http://www.rictec.com.br/claudio/coyote/pppd243b.tgz

Preciso de retorno, positivo ou negativo.
Claudio Roberto Cussuol
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor IceMan! » Ter Mai 03, 2005 12:47 pm

To dentro.
Vamos ver se os problemas acabam de vez...:)
IceMan!
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor msoliver » Qua Mai 04, 2005 1:20 am

Baixei agora, apos os testes coloco o resultado!

#######################################################################

Boa noite pessoal, testei hoje (05/05/2005) depois +- 2 horas conectado
tirei a linha do modem, esperei uns 7 minutos pluguei novamente e a conexâo voltou!!!

Abçs
Marcelo Oliver
msoliver
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor Marcelo - Brazil » Qua Mai 04, 2005 1:32 pm

"Testers" uma orientação importante:

Com o sistema todo "on line", já a alguns minutos rodando, desliguem apenas a conexão do modem, (não o modem), ou seja: a linha telefônica ou o cabo de entrada.

Precisamos simular o final do lease de uma conexão viva e/ou queda de sinal.

Vejam o que aconteçe, e aguardem pelo menos 5 minutos no caso de não reconectar.
NÃO reconectando imediatamente, e passados os 5 minutos, NÃO reiniciar o servidor ANTES de ler o log.
(no console: logread)
Se possivel copiar este log pós parada e postar aqui.

Com o sistema rodando muito tempo, se paralizar, idem, retirem o log primeiro, pois pode ser, que o lease acabe a noite, e de manha seu servidor esteja parado.

Se reconectar na simulação, ou não paralizar no teste de longa duração, pimba ! Finalmente arrumaram o pppd.
Marcelo - Brazil
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor IceMan! » Qui Mai 05, 2005 11:52 am

Bem, vamos lá.
Apo 2 dias conectado, não travou.
Despluguei o cabo da linha para que caísse a sincronia, e ao voltar à sincronia conectou normal.
Desliguei o cabo de rede do modem, e apos cair à conexão reconectei de novo. Também voltou a conectar.
Pelo webadm mandei desconectar, e depois conectar, e tharam...
....conectou.
Fiz cada passo a cada meia hora.

Obs: Tem um erro que desde o 241 ta acontecendo, porem não interfere em nada.
Quando manda conectar pelo Webadm., ele conecta, mas no Putty fica mostrando que o Coyote continua tentando se conectar, e não para, dando a seguinte mensagem:

pppd[8965]: Couldn't get channel number: Input/output error
pppd[8965]: Serial connection established.

E fica nisso até reiniciar o Coyote. Porem a internet fica normal.

Xiii quase esqueci. Usei a versão 2.16 e 2.20.
IceMan!
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor IceMan! » Sex Mai 06, 2005 1:58 pm

Achei um erro.
Pelo WebAdm. se vc aperta em desconectar, ele simplesmente fala que desconectou, ficando o aviso de Pronto ao invés de UP. E da esse erro:
cat: /var/run/ppp0.pid: No such file or directory
Sent SIGHUP to pppd ()

Até ai tudo bem, porem descobri que a Internet continua UP, e depois de 1 minuto ele volta a mostrar UP sozinho.
Ou seja, o comando Conectar e desconectar não serve pra PPPOE, só pra hardmodem mesmo.


De resto ele ta normal.


PS: Mais ninguem ta testando ?
IceMan!
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor Claudio Roberto Cussuol » Sex Mai 06, 2005 5:10 pm

"Ou seja, o comando Conectar e desconectar não serve pra PPPOE, só pra hardmodem mesmo. "

É mais ou menos isso. Eu tenho tentado, mas ainda não consegui acertar estes comandos.
Claudio Roberto Cussuol
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor IceMan! » Ter Mai 24, 2005 8:43 pm

E ai ninguem mais testou ?

Pra mim ta 100%. Perde a sincronia e quando volta se conecta, desligo o cabo de rede do modem e religo e ele conecta, desligo o modem e religo e conecta.
IceMan!
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor Argonauta » Qua Mai 25, 2005 9:50 am

Supondo que eu faça o download dessa correção, é só fazer o download pro HD que já fica valendo? ou tenho que renomear o arquivo?

Aqui eu nunca tinha tido problemas com o pppd (uso a versão 2.20), de uns dias pra cá, quando ocorre alguma falha na linha, no status de internet no webadmin fica "PRONTO" ao invés de UP.
Argonauta
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor Argonauta » Qua Mai 25, 2005 9:50 am

Supondo que eu faça o download dessa correção, é só fazer o download pro HD que já fica valendo? ou tenho que renomear o arquivo?

Aqui eu nunca tinha tido problemas com o pppd (uso a versão 2.20), de uns dias pra cá, quando ocorre alguma falha na linha, no status de internet no webadmin fica "PRONTO" ao invés de UP.
Argonauta
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor IceMan! » Qua Mai 25, 2005 3:03 pm

Sim, vc apenas coloca no hd via wget ou de outra forma que vc ja esta acostumado. Depois reinicie e ja vai ta valendo.


"Aqui eu nunca tinha tido problemas com o pppd (uso a versão 2.20), de uns dias pra cá, quando ocorre alguma falha na linha, no status de internet no webadmin fica "PRONTO" ao invés de UP."

Esse é um dos problemas que parece que foi resolvido. Pois antes, quando caia o sincronismo e voltava. O coyote não tava reconectando.
Porem não acontecia com todos,
Pra mim pelo menos, depois que eu comecei a usar o 243b ta tudo as 1000 maravilhas.

Se vc não quiser usar o 243b futuramente, é só apagar o arquivo que ele volta pro antigo.
IceMan!
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor Argonauta » Sáb Mai 28, 2005 8:27 pm

Valew Ice!!! já botei o 243b pra rodar, e até agora está funcionando 100%, resoloveu mesmo aquela parada de ficar "Pronto" quando a conexão caía!
Argonauta
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor publio » Ter Mai 31, 2005 1:19 pm

Este pppd é válido também para o 2.24?
Ou preciso fazer algo para validá-lo?
\o/
publio
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor Humberto Palácio » Ter Mai 31, 2005 2:43 pm

Aqui na 2.24 já tem mais de 2 semanas e está ok!
Humberto Palácio
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor Claudio Roberto Cussuol » Ter Mai 31, 2005 6:11 pm

O coyote 2.24 vem com o mesmo pppd da 2.16 que é o 2.4.2.
Quem utiliza o 2.16 sem alterações não terá problema nenhum com o 2.24.


Este pppd normalmente conecta bem quando se liga o coyote mas falha quando você faz um reset lógico (reboot) e só volta se alguem desligar (no power) o coyote e/ou modem.

Isso só acontece com algumas placas de rede e/ou alguns modems.

Eu descartei a possibilidade de utilizar o pppd 2.4.3 (este foi utilizado nos coyotes 2.20 até 2.23). O pppd 2.4.1 funciona melhor que o 2.4.2 em alguns casos outros não.

O pppd 2.4.3b não é exatamente uma release eu montei ele baseado nos ultimos arquivos da equipe de desenvolvimento do pppd, ele vem com o bug da reconexão corrigido mas ainda apresenta uma falhazinha pequena que faz o ssh parar de responder se o link ficar caido por muito tempo.

Em suma, não existe uma versão perfeita do pppd, algumas pessoas obtem melhores resultados com a 2.4.1 outras com a 2.4.2. Com a 2.4.3 fora de cogitação o jeito é esperar pela próxima.

Volto a afirmar que quem utilizava o coyote 2.16 sem problemas vai gostar do 2.24. Ele não tem nenhum outro bug.
Claudio Roberto Cussuol
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor jdsousa » Ter Mai 31, 2005 6:51 pm

Com este novo pppd243b.tgz os meus problemas de conectar acabaram.. para mim resolveu o antigo problema... e já estou testando ele à vários dias no CL 2.24 com Realtek ISA 8019AS (bem antiga mesmo)...

João
jdsousa
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor Giba » Ter Mai 31, 2005 8:38 pm

Por isso que o Coyote 2.24 funcionou de primeira aqui, com o 2.20 eu tive problemas com o PPPd.

Para o que menos deu problema foi o da 2.16 mesmo, mas vou deixar arquivado o 2.4.3 para futuros testes.
Giba
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor Dyego » Qua Jun 01, 2005 12:31 am

Coloquei no disquete esse novo pppd243b.tgz para os testes, porém não funcionou como desejaria que funcionasse, cortei a fonte do modem SpeedStream em seguida desliguei o roteador no botão de power, em seguida religuei o modem apertei o botão de power religuei o roteador, dessa maneira não conectou (repetir os testes por 3 vezes em seguida, não obtive sucesso), na verdade simulei uma queda de tensão, não sei se os testes é para serem feitos desse modo também.
Dyego
Dyego
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor publio » Qua Jun 01, 2005 11:39 am

Ok..
Eu migrei ontem de 2.16 para 2.24 e na volta do 2.24 apresentou o erro de "sem linha. Sem ip". Para corrigir este problema, apenas desconctei a linha do modem, aguardei por um instante, menos de 2 minutos e conectei a linha novamente. Bum! voltou rápido.
Dai a pergunta se este "novo" pppd resolveria este problema. Mas sem stress. Tá muito bom mesmo, aprovado. Até o momento nenhuma queda ou falha no 2.24.
publio
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor Dyego » Qua Jun 01, 2005 4:07 pm

Olá, Pessoal, eu ainda estou com o Coyote na versão 2.16 coloquei no disquete o novo pppd243b.tgz resolvir fazer o teste mais real, desliguei o disjuntor, cortei simultaneamente a energia do roteador Coyote e do Modem SpeedStream por 40 segundos, em seguida liguei o disjuntor restabelecir a energia do roteador + Modem, não obtive êxito a conexão não restabeleceu, (repetir po 3 vezes o processo mas a conexão não restabeleceu).
Dyego
Dyego
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor Claudio Roberto Cussuol » Qua Jun 01, 2005 4:46 pm

Dyego, tente deixar o pppd nativo do coyote 2.24. Quando a minha conexão cai por falta de energia ele conecta sem problemas.

O meu unico problema é quando eu reseto o coyote por comando (reboot) sem desligá-lo fisicamente.
Claudio Roberto Cussuol
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor Dyego » Qui Jun 02, 2005 10:13 am

Claudio Roberto Cussuol Wrote:
-------------------------------------------------------
Dyego, tente deixar o pppd nativo do coyote 2.24.
Quando a minha conexão cai por falta de energia
ele conecta sem problemas.
O meu unico problema é quando eu reseto o coyote
por comando (reboot) sem desligá-lo fisicamente.
Agora sim! atualizei o Coyote para a versão 2.24, funcionou, só que apresentou um probleminha: com vou em Ferramentas de Diagnósticos > Ler o Log do Sistema, a tela está vazia não apresenta nenhum .Log
Dyego
Dyego
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor Argonauta » Qui Jun 09, 2005 8:37 am

Pessoal... mesmo atualizando meu pppd pra essa nova versão, voltei a ter problemas com a reconexão... lá no estado de conexão, de vez em quando ainda fica "PRONTO" então tenho que reiniciar o coyote a volta tudo ao normal...

Cláudio... me dá uma luz aÊ companheiro!
Argonauta
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor Claudio Roberto Cussuol » Qui Jun 09, 2005 9:38 am

Se o pppd 2.4.2 não tá legal com o seu modem tente o 2.4.1.

O Marcelo tem usado ele e está bem satisfeito.
O pppd 2.4.3 já mostrou que não é confiável. E eu tenho problemas com o 2.4.2.
Claudio Roberto Cussuol
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor Claudio Roberto Cussuol » Qua Jul 27, 2005 8:59 pm

O pessoal do pppd me enviou um e-mail informando que vários bugs foram resolvidos, inclusive os que eu postei.

Eu peguei uma versão novinha em folha (2.4.4 beta 1) para testar. Ela conectou e reconectou imediatamente com o meu velox.

http://www.rictec.com.br/claudio/coyote/pppd244b.tgz

Divirtam-se.
Claudio Roberto Cussuol
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor Edvan » Qua Jul 27, 2005 11:11 pm

Valew, Claudio
Já coloquei no disquete o novo pppd244b.tgz estou ainda na fase de teste depois retorno o "feedback"
Edvan
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor Murilo » Qui Jul 28, 2005 3:35 pm

Boa tarde, galera!
Há dias estou tentando me conectar no velox. Fiz tentativas no Conectiva, mas agora estou direcionando esforços no CL.
Claudio e demais usuários, tentei a versão 2.4.3 e agora estou usando o pppd244b. Não entendo como fazer para discar, em qual momento da inicialização ele disca, que comando faz ele se conectar na internet.
Rodando showcfg, o CL indica que as 2 placas estão UP e ele afirma que o GATEWAY está respondendo. Só falha o teste de DNS.
O que falta pra eu me conectar na net?
Obrigado!
Murilo
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor IceMan! » Qui Jul 28, 2005 5:00 pm

Murilo Wrote:
-------------------------------------------------------
> Boa tarde, galera!
> Há dias estou tentando me conectar no velox.
> Fiz tentativas no Conectiva, mas agora estou
> direcionando esforços no CL.
> Claudio e demais usuários, tentei a versão
> 2.4.3 e agora estou usando o pppd244b. Não entendo
> como fazer para discar, em qual momento da
> inicialização ele disca, que comando faz ele se
> conectar na internet.
> Rodando showcfg, o CL indica que as 2 placas
> estão UP e ele afirma que o GATEWAY está
> respondendo. Só falha o teste de DNS.
> O que falta pra eu me conectar na net?
> Obrigado!


Se as 2 placas estão em UP e o getway responde. Saudações vc ta conectado.
Se os PCs não estão navegando, ai é problema na configuração da rede.
Passe as configurações da sua rede e da rede do coyote, ai fica mais facil pra nos ajudarmos.
IceMan!
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor Henrique » Qui Jul 28, 2005 5:21 pm

Claudio,

Coloquei o novo pppd no meu coyote e funcionou beleza no meu adsl da brt e conectou e desconectou e ainda tirei a modiificação que tinha feito paar fazer logoff antes de reiniciar e ele reiniciou e conectou sem problemas. Acho que esta versão ficou bem estavel vou manter ela.
Henrique
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor Murilo » Qui Jul 28, 2005 6:25 pm

Tudo bem, IceMan?
Obrigado a atenção.
Vamos às configurações (sem nome de usuário e senha!):

INETTYPE='ETHERNET_STATIC'
DNS1='200.165.132.148'
DNS2='200.149.55.149'
DOMAINNAME='POQUITOMAS'
HOSTNAME='coyote'
LOCAL_IPADDR='192.168.0.1'
LOCAL_NETMASK='255.255.255.0'
LOCAL_BROADCAST='192.168.0.255'
LOCAL_NETWORK='192.168.0.0'
IPADDR='192.168.1.1'
NETMASK='255.255.255.0'
GATEWAY='192.168.0.254'
PPPOE_IDLE='NO'
DHCPSERVER='YES'
DHCPD_START_IP='192.168.0.2'
DHCPD_END_IP='192.168.0.10'
IF_LOCAL='eth0'
IF_INET='eth1'
TZ='EST5EDT'
USE_DNS_CACHE='YES'
ENABLE_EXTERNAL_PING='NO'
ENABLE_EXTERNAL_SSH='YES'
ENABLE_WEBADMIN='YES'
WEBADMIN_PORT='8180'
SSH_PORT='22'
DISABLE_NAT='YES'

As máquinas clientes estão configuradas para obterem um IP automático. Meu Conectiva, por exemplo, recebeu 192.168.0.4

Eu verifiquei, conectando diretamente num windows, que o GATEWAY tem um IP a cada autenticação. Minha dificuldade foi adicionar uma rota default para um IP que não sei qual é. Quando usava o provedor antigo, era aponta pro IP e pronto.
Muito grato toda atenção!
Sucesso pra vocês e abraços!
Murilo
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor IceMan! » Qui Jul 28, 2005 7:02 pm

Vc configurou errado o tipo de conexão.
Vc não tem IP fixo. Fla qual conexão vc tem, tipo pppoe, DHCP ?

Vc mesmo respondeu seu erro. Falando que a cada conexão o IP muda.
Se o seu IP nunca é o mesmo, pq vc colocou no Coyote como IP estatico ?

Em "DOMAINNAME", é preferivel que deixe o padrão "localdomain".
IceMan!
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor Murilo » Sex Jul 29, 2005 9:35 am

IceMan! (e demais usuários)!
Preciso entender estes conceitos:
PPPoE não é o que me faz conectar no provedor?
E DHCP não é o serviço que o servidor CL atribui um IP para cada estação?
Um não exclui o outro, certo? Posso dizer que minha rede é PPPoE e DHCP?
E sobre apontar para um gateway, como faço isso se ele muda toda vez? Pra onde devo apontar? Ok, já entendi que não devo configurá-lo como estático e sim como dinâmico. Isso é suficiente?
Testarei à noite! Obrigado a todos!
Murilo
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor Giba » Sex Jul 29, 2005 12:27 pm

PPPoE é o sistema de qutenticação com o servidor, quando v/ recebe a conexão de um modem configurado como bridge.

No caso do DHCP v/ tem o DHCP do Coyote que distribui IP para as estações, e pode conectar a internet com uma conexão DHCP, quando v/ concta o Coyote a um Cable MOdem ou um modem ADSL configurado como router, nese caso o Coyote também pede um IP para o modem ou até mesmo para outro Coyote.

Entendeu?
Giba
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor IceMan! » Sex Jul 29, 2005 12:30 pm

pra simplificar, qual conexão vc tem. Speedy, Velox, BRturbo...etc ?
Pois IP dinamico tem varios tipos. O que tem que configurar como DHCP, PPPOE, PPPOA e outros.
Tem que saber qual a sua conexão usa pra configurar o Coyote do geito certo.
IceMan!
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor Murilo » Sex Jul 29, 2005 1:46 pm

Obrigado, Giba!
IceMan, minha conexão é Velox/MG.
Como posso ter certeza se o modem é bridge ou router?
É um SpeedStream 5200.
Há a necessidade de mudar o firmware dele para o Linux o reconheça e o configure? Como falei antes, só uma máquina windows quando conectada diretamente no modem conseguiu autenticar e navegar.
Meus amigos, só com o conhecimento de vocês poderei ficar realizado vendo o Coyote roteando a conexão velox. Obrigado!
Murilo
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor Giba » Sex Jul 29, 2005 3:52 pm

Pelo que v/ descreveu no último post o seu modem está como bridge (quando v/ tem que usar tipo um discador para conectar)

Nesse caso configure ele como PPPoE e adicione o pacote de autenticação do Velox.
Giba
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor mfujita » Dom Jul 31, 2005 12:16 am

IceMan, Giba e demais desenvolvedores desta incrível ferramenta chamada de Coyote:
eu tentei mandar uma mensagem privada pra não acumular o forum, mas não conseguindo, quero fazer um agradecimento publicamente e alertar quem tiver dificuldades (ficarei feliz se for útil pra alguém).
Obrigado os conceitos e atenção fornecidos pra ter o sucesso de ver tudo funcionando.
Pra quem não estiver conseguindo conectar-se no Velox/MG, vou tentar transmitir os itens necessários:
- configurar como PPPoE;
- nome de usuário é Código_de_área + telefone (só quando seu Coyote mostrar as interfaces UP é que você entra os dados do provedor - a conta de e-mail, pra facilitar). Eu estava errando neste ponto;
- tente as mais variadas versões do pppd (foram muitas tentativas até achar a adequada!).
Abraços! :-)
mfujita
 

Re: Novo pppd para ser testado.

Mensagempor Luiz Barcelos » Seg Ago 01, 2005 10:07 am

Cláudio, esse pppd é otimo resolveu meu problema Valeu.
Luiz Barcelos
 


Voltar para Fórum Coyote pt-br

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes