Cache no coyote [INACTIVE]

Antigo fórum em português do Fórum Coyote http://www.coyotelinux.com.

Cache no coyote

Mensagempor Marcelo Vanilla » Qua Mar 30, 2005 10:40 am

Olá, tenho uma rede com 20 computadores navengando atraves de um server coyote com velox. Gostaria de saber se tem como eu fazer algum tipo de cache, pois muitas vezes todas as maquinas estarão abrindo o mesmo site, o que iria agilizar bastante a navegação.
Agradeço a atenção,
Marcelo
Marcelo Vanilla
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor Claudio Roberto Cussuol » Qua Mar 30, 2005 11:53 am

Não.

Cache é uma caracteristica tipica de um proxy. O coyote é um roteador.
Claudio Roberto Cussuol
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor paulofigueiredo » Qua Mar 30, 2005 5:49 pm

Claudio...

O Tiny proxy não tem função de cache, se instalado na hd juntamente com o coyote pra hd?
paulofigueiredo
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor Humberto Palácio » Qua Mar 30, 2005 5:59 pm

O Tinyproxy não tem cache.
Humberto Palácio
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor Claudio Roberto Cussuol » Qua Mar 30, 2005 6:30 pm

Nem vai ter. Eu pedi no forum dele e o autor deixou claro que não pretende implementar esse recurso.

Se alguem encontrar algum proxy (open source) que suporte, eu gostaria de tentar compilá-lo. Esqueçam o squid ele exige uma infinidade de coisas que o coyote jamais terá (ex: perl).
Claudio Roberto Cussuol
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor Marcelo Vanilla » Qui Mar 31, 2005 7:48 am

Obrigado a todos pela ajuda.
;)
Marcelo
Marcelo Vanilla
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor IceMan! » Qua Abr 13, 2005 5:31 am

Eu fiquei 2 semanas procurando um proxy que tenha cache ou autenticação, mas só da squid.
Alguem ta procurando também ?
Vamos la pessoal, o Claudio se disponibilizou a compilar. Agora só falta acharmos um mini proxy com cache pelo menos, que seja open-source.

De tanto procurar, descobri até que o "Pai" do Coyote, é o Linux Router Project...hehehehe
IceMan!
 


Re: Cache no coyote

Mensagempor Claudio Roberto Cussuol » Qua Abr 13, 2005 10:06 am

Algum deles tem cache?
Você recomendaria algum?
Claudio Roberto Cussuol
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor IceMan! » Qua Abr 13, 2005 2:06 pm

Claudio Roberto Cussuol Escrito:
-------------------------------------------------------
> Algum deles tem cache?
> Você recomendaria algum?
>


Eu procurei como "Proxy caching" e separei apenas os menores de 700kb e com licença GPL.
Como eu não entendo muito de inglês, eu apenas fiz os atalhos das paginas que explica o que cada um faz e alguns já tem o link pra download do sourse code.
Pelo que eu entendi, alguns tem cache e outros tem autenticador de usuário. Agora é só alguém que entenda de inglês, pra saber qual é melhor.


Não é recomendar, mas se o paw-project tiver cache, seria uma boa usar ele, pois é brasileiro. Assim seria mais facil entrar em contato com os responsaveis, pra falar sobre possiveis bugs ou modificações.
E deixaria o Coyote meio Brasileiro...hehehe
IceMan!
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor Claudio Roberto Cussuol » Qua Abr 13, 2005 5:30 pm

http://paw-project.sourceforge.net/
O paw é escrito em java, não vai rodar no coyote, alem disso ele só faz a filtragem, quase nada alem do tinyproxy.

http://yaph.sourceforge.net/
http://proxychains.sourceforge.net/
Esses não parecem ser um proxy, tambem não sei dizer direito o que são. Acho que servem para procurar e usar proxies anônimos pela internet.

http://middle-man.sourceforge.net/
http://www.gedanken.demon.co.uk/wwwoffle/
Esses parecem bons, muito mais recursos e muito mais configuraveis que o tiny. Vou ver se dá para esperimentar.
Claudio Roberto Cussuol
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor IceMan! » Qua Abr 13, 2005 10:30 pm

Ok Claudio, vou ser o beta teste quando sair o primeiro release candidate...:)
IceMan!
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor Claudio Roberto Cussuol » Sex Abr 15, 2005 9:18 am

Ice
Já que você se voluntarizou, vamos lá.

Eu compilei o middleman e ele parece ser tudo de bom. Tem tudo o que a gente quer, cache, autenticação, filtros super bem elaborados e até bloqueio de popup, cookie etc...

Eu praticamente não testei nada, apenas rodei e entrei nas configurações para ver como é. Ainda tem muito trabalho pela frente principalmente para fazê-lo ficar pequeno, o pacote ficou com 234K mas ele precisa de várias bibliotecas extras que eu precisei acrescentar no root.tgz fazendo ele pular de 600K para 1.3M. Mas eu penso nisso depois.

Para os testes voce vai precisar de um coyote 2.22 rodando no hd, sem add-ons, principalmente sem tinyproxy. Basta acescentar o mman.tgz e substituir o root. O cache e os logs vão ficar na memória por enquanto, depois a gente cria uma segunda partição para eles.

http://www.rictec.com.br/claudio/coyote/temp/mman.tgz
http://www.rictec.com.br/claudio/coyote/temp/root.tgz
http://www.rictec.com.br/claudio/coyote ... dleman.zip (manual)

O middleman tem seu proprio webadmin, não teremos trabalho criando páginas para configurá-lo. Para acessá-lo digite: http://ip.do.seu.coyote:8080/mman

Não pensei em proxy transparente ainda, configure seu browser para usar um proxy no ip do coyote, na porta 8080. Não marque a opçao "Não utilizar proxy para endereços locais" do internet explorer.

Você vai precisar editar um arquivo de configuração, depois eu estudo um jeito de não ser preciso fazer isso.
- Entre no arquivo /etc/mman/config.xml.
- Na linha 64 coloque o ip interno do seu coyote.
- Na linha 275 coloque o ip da maquina interna que você vai utilizar para configurar.
- Salve, backup, reboot.

Me manda um e-mail com seu msn ou icq que a gente vai ter muito o que discutir.
Claudio Roberto Cussuol
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor IceMan! » Sex Abr 15, 2005 5:41 pm

To refazendo o Coyote pra que fique só pró meu PC, e deixei o modem como router para os outros.
Assim eu posso deixar em teste direto.
Já to acabando, e só to dando uns testes com o memtest, pra ter certeza que a memo tá boa.

Config do Coyote pra testes:

Pentium 100

49mb

HD 1,5 Giga particionado em 2 (500mb C, 900 e pouco D. Fat 16)

Coyote 2.22 sem add-ons já com o novo root.tgz e mman.tgz, IP 192.168.0.1 Mask 255.255.255.0

Conexão configurada pra IP fixo: 10.0.0.2 Mask 255.255.255.248 Getway 10.0.0.1 DNS 200.204.0.10 e 200.204.0.138, não mexi no hostname e nem no domain.

A noite eu mando o e-mail com o uin do ICQ, assim se um de nos estiver off-line, da pra deixar a mensagem, coisa que o msn não faz.
IceMan!
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor Humberto Palácio » Sex Abr 15, 2005 6:10 pm

Se é pra dar opinião, vou dar a minha.

Se for possível um que tenha 2 listas, uma de liberados e uma de bloqueados facilita pra caramba.

Por exemplo,

quero bloquear a palavra "culo", que é "anus".
mas a nossa lingua possui a palavra "veiculo"

outro exemplo é o sex, que pode ser sexta

exemplos não faltam.
Humberto Palácio
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor Claudio Roberto Cussuol » Sáb Abr 16, 2005 2:33 pm

Ice

Desculpe, é que o root.tgz que eu tomei por base é de uma instalaçao do coyote
onde eu faço as modificações para a proxima versão. Este root já está com
algumas mudanças na forma com que os arquivos de configuração são tratados, eu
estou adaptando o coyote para ter vários perfis de configuração e pode alternar
entre eles.

O fiz o upload do root.tgz novamente só que desta vez baseado no arquivo
original do coyote 2.22. Faça o download de novo que você não deverá ter mais
problemas.

http://www.rictec.com.br/claudio/coyote/temp/root.tgz


Humberto.
Parece que com este novo proxy você consegue assoviar e chupar cana ao mesmo tempo. Dá para configurar qualquer coisa nele.
Claudio Roberto Cussuol
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor Humberto Palácio » Sáb Abr 16, 2005 3:01 pm

Quando o arquivo estiver um pouco mais estável eu posso fazer teste também.
Humberto Palácio
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor manauara » Sáb Abr 16, 2005 5:17 pm

Galera, to gostando de ver! Tendo um proxy cache no coyote, a gente esquece o resto! Parabéns pra nosssa comunidade!
:)
manauara
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor Claudio Roberto Cussuol » Sáb Abr 16, 2005 5:36 pm

Ice,
Acabei de fazer outro upload dos arquivos root.tgz e mman.tgz
A unica mudança no arquivo mman.tgz é que agora não é mais preciso fazer aquelas edições para informar que ip tem acesso, por default ele dá acesso para todos os ips.

Eu testei o proxy e ele funciona, inclusive o cache, estou escrevendo este post através dele, realmente as páginas que já estão no cache ficam incrivelmente rápidas.

O único detalhe que está me impedindo de prosseguir nos testes é que quando eu entro no webadmin dele todas as paginas referente a configurações não abrem, só consigo ver as estatísticas e logs. Deve ser alguma coisa relativa a permissões de acesso ou a falta da configuração do primeiro usuário, descobre isso prá nós.
Claudio Roberto Cussuol
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor IceMan! » Sáb Abr 16, 2005 6:09 pm

1º = Mesmo pegando o 2º root.tgz tava dando o mesmo erro. Porem esse 3º que vc disponibilizou funcionou.

Estou navegando por ele agora, porem eu digito http://192.168.0.1:8080 (ip.do.coyote:8080) ele aparece uma pagina escrito not/found.
É isso que ta acontecendo com vc ou com vc aparece outra coisa ?

Primeiro tenho que dar uma lida no manual e ver como ele funciona no linux.

Vou ver se descubro o porque do erro e posto depois.





PS: o erro do webadm eu descobri, esqueci de colocar mman depois do endereço.
IceMan!
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor Marcos Do Vale » Dom Abr 17, 2005 1:14 pm

Cláudio,

Funciona !!! Show de bola ... agora vou poder abondonar de vez o Mandrake Firewall ...

Parabéns !
Marcos Do Vale
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor IceMan! » Dom Abr 17, 2005 2:06 pm

Cláudio.
Eu tentei configurar de tudo quanto é jeito o config.xml, porem não deu em nada.
Coloquei o IP da maquina que estou usando pra ver se ele liberava o config, mas nada.
Estranho que se coloca um IP diferente do que uso, ele bloqueia, mas se ponho o meu IP ele fica daquele jeito, de funcionar tudo menos o config.
Não entendi a opção de loguin e senha, eu coloquei uma senha e loguin, mas ele não pede a mesma, no webadm dele.

Pelo meus poucos conhecimentos de linux e de compilação, acho que fica meio difícil de entender o porque do problema.
Apesar de não Ter muito conhecimento de inglês, eu cheguei a intender o manual, porem ele não fala nada sobre o config não abrir. Apenas como configurar coisas simples.

Ainda não desisti, pois ainda vou continuar a testar, porem com meus poucos conhecimentos me limita a apenas falar o erro e vc achar a solução....


PS: Vc já editou o arquivo /etc/mman/config.xml pelo web administrador do coyote ?
Depois de dar save, e rolar a barra pró fim, aparece umas mensagens em movimento!!!
É normal ?
IceMan!
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor Marcos Do Vale » Dom Abr 17, 2005 3:00 pm

Cláudio e Carlos,

Parece que tem algum conflito com o WebServer que o CL usa pro WabAdmin ...
Marcos Do Vale
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor IceMan! » Dom Abr 17, 2005 3:30 pm

Que Webserver ?
Explique melhor.



Claudio.

Como o tiniproxy que redireciona tudo pra porta 8080 pra ser um proxy transparente. Não seria a mesma coisa com o mman ?

No manual fala que é só por esse comando no firewall:
iptables -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p tcp --dport http -j REDIRECT --to-port 8080

Vou testar.
IceMan!
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor IceMan! » Dom Abr 17, 2005 3:51 pm

Proxy transparente funcionando....:)
Agora não precisa mais configurar os browsers, porem to procurando no cofig.xml alguma opção de bloqueio de imagens, pois ele ta bloqueando bmp, gif, jpeg e outros.
IceMan!
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor IceMan! » Dom Abr 17, 2005 4:17 pm

procurei no config.xml sobre o bloqueio das imagens e tenho 4 suspeitos.

1 = bloqueio de baners
2 = tamanho máximo dos arquivos do cache
3 = algum bloqueio padrão de imagens
4 = Telecomica com problemas, pois ontem não tava bloqueando imagens.


No site do programa fala sobre alguns problemas, e parece que esse das imagens foi discutido. Mas meu inglês impede de intender a solução.
IceMan!
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor Claudio Roberto Cussuol » Seg Abr 18, 2005 8:26 am

"PS: Vc já editou o arquivo /etc/mman/config.xml pelo web administrador do coyote ?
Depois de dar save, e rolar a barra pró fim, aparece umas mensagens em movimento!!!
É normal ? "

Não editei e não sei se seria normal.
Pode ser que este arquivos seja muito grande para o editor do webadmin.

Quanto aos bloqueios, a gente só vai pode fazer um diagnóstico legal depois que conseguir abrir a página config.

Continue, você está no caminho certo.
Claudio Roberto Cussuol
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor manauara » Seg Abr 18, 2005 6:34 pm

Quando tiver afinado, vc já vai colocar na proxima versão junto com aquela modificação do DNS Cláudio?

:)
manauara
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor Claudio Roberto Cussuol » Seg Abr 18, 2005 6:53 pm

Claro que não.
Eu acho que jamais um pacote deste tipo vai fazer parte do coyote oficial.

Ice, Por melhor que o middleman pareça ser tem um detalhe nele que está me incomodando: O projeto está parado. Faz tempo que não sai uma release e faz tempo que o forum dele não tem movimento. Isso é mal.
Claudio Roberto Cussuol
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor manauara » Seg Abr 18, 2005 7:08 pm

poxa, voltamos para a estaca zero. O jeito é esperar um pacote do criador. Poxa é só o que falta pro coyote.

:(
manauara
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor manauara » Seg Abr 18, 2005 7:11 pm

fiquei triste.....
manauara
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor Claudio Roberto Cussuol » Seg Abr 18, 2005 7:24 pm

Não tem porque ficar triste. Não fazer parte do coyote oficial não significa que não poderá ser utilizado nele.

Ice:
Eu descobri porque o menu config não abre, é uma questão de segurança mal-resolvida, para acessá-lo digite http://mman ao invés de http://seu.ip:8080/mman

Agora quando eu tento ver as opções de configuração meu internet explorer está exibindo um monte de caracter maluco, continuo pesquisando...
Claudio Roberto Cussuol
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor Marcos Do Vale » Seg Abr 18, 2005 10:30 pm

Cláudio,

Pelo que notei este arquivo config.xml tem em seu conteúdo instruções para a exibição de uma página de configuração, só que não é estática, é dinâmica, provavelmente usando PERL ...
Marcos Do Vale
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor Marcos Do Vale » Ter Abr 19, 2005 12:22 am

Claudio, Carlos e Manaura,

Taí a prova do crime ...

http://www.dovale.inf.br/imagens/imagem.jpg

... quem paga o pacote de bolachas ???

hehehehe
Marcos Do Vale
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor IceMan! » Ter Abr 19, 2005 3:08 am

Como o Marcos falou, ele requer a biblioteca Perl.
Lembra quando eu falei que se for tentar configurar o config.xml no WebAdministrador do Coyote, ele aparecia uns comandos em movimento na tela. Ele tava reclamando dos comandos em Perl.
Ou seja, eu tinha achado um problema e nem percebi...:)

Marcos.

Não entendi a sua prova.
Quem precisa da biblioteca Perl é o Coyote ou o Browser ?

Desculpe a minha ignorância, é que em programação, eu sou um zero a esquerda.


Cláudio.

Sobre o Middleman não ter mais suporte.
Com o código fonte, vc ou outra pessoa não poderia com o tempo, fazer as modificações necessárias para que ele não ficasse desatualizado, ou apenas modificalo pra proveito somente no Coyote ?

Pois já que ele faz tudo que todos aqui queriam, acho que seria um desperdício deixalo de lado, só porque os verdadeiros responsáveis pôr ele, não dão mais suporte.
Seria o mesmo exemplo do Coyote, que se derivou do Linux Router Project, que não tem mais suporte faz tempo.

Eu já achei um "milagre" vc deixar o Coyote ter um Proxy, pois depois da resposta sobre o ebtables, e seu pouco tempo livre, eu comecei a entender o porque que o Coyote não tem certas coisas, que tenho certeza que vc poderia já ter feito.
Até pensei em dar uma sugestão. que era de ter 2 Coyote, 1 pra Diskete e outro somente pra HD.
Assim o Coyote não perdia suas raízes, de caber em um Diskete. Mas teria um irmão mais crescido e com mais opções.
Como:
Kernel 2.6
Suporte melhor a Wirelles
Squid
e outras coisas que já foram pedidas aqui no fórum.

Mas o Criador do Coyote, Joshua Jackson, tem todo o direito de deixar as melhores coisas pra uma versão paga (Wolverine). Pois ele tem que ganhar dinheiro de algum lugar.

Desculpe se eu falei alguma besteira. Mas já li tanta pergunta sobre o porque de não ter isso e de não ter aquilo, que resolvi explicar um dos motivos.
Também não esquecendo que o Claudio ja esta sobrecarregado. Não podendo realizar os desejos de todos.
IceMan!
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor IceMan! » Ter Abr 19, 2005 5:39 am

Marcos.

Tente entrar nesses 2 sites, pois quando uso o proxy eles não entram. Porem sem o proxy entra normal.

http://www.mpg.com.br/coyote/
http://www.fabricadequadrinhos.com.br

Até o search do forum não entra com o proxy.
O que essas paginas tem que o proxy não deixa abrir ?
IceMan!
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor Marcos Do Vale » Ter Abr 19, 2005 9:13 am

Carlos,

A imagem no link acima é do MiddleMan rodando no Coyote. Como?
1 - Gerei um diskete do CL 2.22
2 - Instalei ele num HD com o instalador do Cláudio (partição de 500 MB)
3 - Gravei por cima o root e instalei o pacote mmann
4 - Acessei http://192.168.1.1:8080/mmann

Obs.:

1 - Pelo que notei não tá cacheando nem filtrando nada
2 - Não abre a tela de pra "mexer" no maldito config.xml

No aguardo
Marcos Do Vale
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor Marcelo - Brazil » Ter Abr 19, 2005 9:53 am

Pessoal,

Desculpem a perguntinha "newbee".

Mas posso testar o midle na versão 2.20 ?
Ou a compilação é somente para 2.22 ?
Marcelo - Brazil
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor Claudio Roberto Cussuol » Ter Abr 19, 2005 11:27 am

Marcelo, é preciso trocar o root.tgz (por causa de umas bibliotecas que ele exige) e o root que eu disponibilizei é baseado na 2.22.

Ice, a filtragem de que-recurso-entra/que-recurso-não-entra é mais complexa do que parece. Qualquer proxy vai sempre ficar de fora porque o coyote é um roteador e roteadores não tem proxy, neste caso não tem nenhum interesse comercial envolvido.

Quanto a falta de suporte, é verdade que nós temos o fonte mas eu não tenho nem tempo, nem conhecimento nem interesse em assumir a continuidade de um projeto deste tamanho, ele provavelmente é maior que o coyote inteiro.

Se realmente o mman exigir o perl eu desisto dele.
Na lista que você passou tem um outro que promete ser ainda melhor que o mman só não sei se este não seria ainda mais exigente.
Claudio Roberto Cussuol
 

Re: Cache no coyote

Mensagempor Marcelo - Brazil » Ter Abr 19, 2005 2:25 pm

Olha, vou dar um conselho a todos:

medir a carga no processador após instalado o midle.

meu coyote de testes ou ficou louco ou a carga subiu 70% !!!

vou revisar tudo novamente, mas gostaria que vcs tbm olhem este detalhe.

Claudio, se tudor for para frente, a carga tem de ser aliviada, senão a turma dos p100 (minha máquina de testes) vai passar por maus bocados.
Marcelo - Brazil
 

Próximo

Voltar para Fórum Coyote pt-br

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes