Adaptador CF - IDE: Aonde encontrar? [INACTIVE]

Antigo fórum em português do Fórum Coyote http://www.coyotelinux.com.

Adaptador CF - IDE: Aonde encontrar?

Mensagempor frnando » Qua Jan 19, 2005 11:48 am

Estava pensando em rodar meu coyote em um cartão de memória Compact Flash (+ rápido, - problemas); sobre uma interface Compact Flash -- IDE.

Pesquisando na Internet, é fácil achar material sobre esses adaptadores, mas alguém tem alguma informação sobre aonde encontrar esse tipo de adaptador no Brasil? (Se for em SP melhor ainda!)

Agradeço qualquer informação,

Fernando
frnando
 

Re: Adaptador CF - IDE: Aonde encontrar?

Mensagempor Marcelo - Brazil » Qua Jan 19, 2005 11:52 am

Boa Thread, eu tbm estou atrás disso, não encontrei ainda com preços bons.
Marcelo - Brazil
 

Re: Adaptador CF - IDE: Aonde encontrar?

Mensagempor André R.V. » Qua Jan 19, 2005 4:37 pm

procure na santa efigenia :)
la vc deve encontrar
André R.V.
 

Re: Adaptador CF - IDE: Aonde encontrar?

Mensagempor frnando » Seg Jan 24, 2005 12:31 am

André,

Alguma dica, de em que local especificamente da Santa Efigênia procurar? (É uma rua grande, com muitos shoppings, e muitas transversais... ;-))
frnando
 

Re: Adaptador CF - IDE: Aonde encontrar?

Mensagempor Marcelo - Brazil » Seg Jan 24, 2005 4:47 pm

Marcelo - Brazil
 

Re: Adaptador CF - IDE: Aonde encontrar?

Mensagempor marcio » Ter Jan 25, 2005 9:40 am

Eu já informei esse site no post que o Marcelo colocou, mesmo assim aí vai novamente:
http://www.cfide.com.br
Esse site foi o único lugar no Brasil que eu encontrei.

[ ]s,
Márcio Lopes
marcio
 

Re: Adaptador CF - IDE: Aonde encontrar?

Mensagempor Giba » Ter Jan 25, 2005 11:29 am

Bom o preço só R$60,00 sem o cartão.

Parece bem simples para fazer em casa.
Giba
 

Re: Adaptador CF - IDE: Aonde encontrar?

Mensagempor frnando » Qui Jan 27, 2005 9:25 am

Estive fazendo algumas pesquisas adicionais, e descobri que esse adaptador nada mais é do que dois soquetes interligados (com pouca ou nenhuma eletrônica), pois o padrão "compactflash" já prevê o funcionamento dos cartões de memória como se fossem dispositivos IDE; então essas placas só interfaceiam os padrões dos conectores (IDE 40 pinos -> C.F. 50 pinos).

R$60 é meio caro apenas para uma interface simples, mas tá na média internacional (US$15 ~ US$25).

Alguém já comprou nesse site http://www.cfide.com.br?
frnando
 

Re: Adaptador CF - IDE: Aonde encontrar?

Mensagempor Giba » Sex Jan 28, 2005 12:16 am

Seria interessante um esquema do circuito, se for só interligar os dos conectores fica fácil de fazer em casa.

Alguém aí tem?
Giba
 

Re: Adaptador CF - IDE: Aonde encontrar?

Mensagempor frnando » Sex Jan 28, 2005 12:32 am

@Giba,

O ideal é fazer uma pequena placa de circuito impresso interligando os conectores, e o passo do conector do compactflash é muito pequeno. Talvez seja meio complicado fazer em casa...

Mas tente neste link:

http://www.linux-cae.net/Projects/CF/Cf_ide.pdf

Tem o esquema (pelo que parece é da Sandisk).

Se procurar um pouco mais, acha até layout de placa; mas acho que difícil aí vai ser achar o conector do CF aqui no Brasil...
frnando
 

Re: Adaptador CF - IDE: Aonde encontrar?

Mensagempor Claudio Roberto Cussuol » Sex Jan 28, 2005 8:35 am

"Se procurar um pouco mais, acha até layout de placa; mas acho que difícil aí vai ser achar o conector do CF aqui no Brasil... "

Eu construi um equipamento para smart card a um tempo atraz e tive exatamente este problema, achar o sockete. Solução: Sucata.
Claudio Roberto Cussuol
 

Re: Adaptador CF - IDE: Aonde encontrar?

Mensagempor Marcelo - Brazil » Sex Jan 28, 2005 9:59 am

Se eu entendo um pouco de eletrônica ainda, este esquema está totalmente furado.
Acho que a procedencia do desenho é duvidosa.
Marcelo - Brazil
 

Re: Adaptador CF - IDE: Aonde encontrar?

Mensagempor frnando » Sex Jan 28, 2005 10:39 am

@ Claudio Roberto Cussuol

"Eu construi um equipamento para smart card a um tempo atraz e tive exatamente este problema, achar o sockete. Solução: Sucata."

É isso mesmo! Fiz uma pesquisa na net, e achei o conector por R$45 (o adaptador completo é R$60!!!!)

@Marcelo - Brazil

Não chequei em detalhes o esquema, mas o que lhe pareceu furado?
frnando
 

Re: Adaptador CF - IDE: Aonde encontrar?

Mensagempor Marcelo - Brazil » Sex Jan 28, 2005 12:16 pm

Vejamos:

IDE 40 pinos -> C.F. 50 pinos.

Por ser um dispositivo paralelo, descontando-se as conexões que são terra (eu chuto como terra de 10 a 20 pinos no máximo) então deveriam sobrar no minimo de 20 a 30 pinos para serem ligados, e no esquema não existem de 20 a 30 terminações independentes como seria num dispositivo paralelo.

Olhando vê-se coxeções demais unidas em portas de dados, por isso acho este esquema furado.
Marcelo - Brazil
 

Re: Adaptador CF - IDE: Aonde encontrar?

Mensagempor Marcelo - Brazil » Sex Jan 28, 2005 12:21 pm

Retratação !

Revendo com calma, entendi o tal esquema!

Esqueçam o que falei, realmente está certo o esquema elétrico, dei um zoom e vi de onde pra onde nos pinos lógicos.

Sim, deve funcionar.
Marcelo - Brazil
 

Re: Adaptador CF - IDE: Aonde encontrar?

Mensagempor Claudio Roberto Cussuol » Sex Jan 28, 2005 12:26 pm

Eu achei extranho aquela unica linha grossa ligando dezenas de pinos dos dois lados.

Depois notei que existe exatamente o mesmo conjunto de pinos dos dois lados, ou seja, aquela linha grossa representa varias paralelas fazendo uma ligação 1-para-1. Se vocês observarem a pinagem isso realmente faz sentido. Os pinos de dados nunca poderiam ser unificados como está desenhado, foi apenas uma forma que o autor achou de não complicar demais o desenho.
Claudio Roberto Cussuol
 

Re: Adaptador CF - IDE: Aonde encontrar?

Mensagempor Giba » Sex Jan 28, 2005 12:43 pm

Meio caro esse socket para CF por R$45,00, o cara que te deu esse preço tava querendo te explorar.

Se o preço for este o cara que produz esses adaptadore e vende por R$60,00 tá pagando pra trabalhar.
Giba
 

Re: Adaptador CF - IDE: Aonde encontrar?

Mensagempor frnando » Sex Jan 28, 2005 1:49 pm

@ Giba

Esse preço eu achei na página:

http://www.avrsystem.com.br/produtos.htm

Foi a única referência que achei na net, e concordo com você: é extorsivo. (veja os outros preços nessa página, e vc vai ver!!)

Esses adaptadores por R$60 são importados (lá fora, esses conectores não devem custar mais do que 1 ou 2 dólares.

Que eu saiba, ninguém aqui no BR fabrica esse adaptador.

Se alguém se interessar:

http://members.gtw.net/~msims/cfadapter ... dapter.pcb

Esse é um arquivo com informações da pci (placa de circuito impresso) do adaptador (usa o programa ExpressPCB, encontrado gratuitamente em http://www.expresspcb.com).

Esses são resultados de uma pesquisa que fiz. Nem sei se funciona.
frnando
 

Re: Adaptador CF - IDE: Aonde encontrar?

Mensagempor Marcelo - Brazil » Sex Jan 28, 2005 2:35 pm

Putz...empresinha cara esta dai ! (avrsystem)

O mp3 player R$ 690,00 !!!!

Só sei que pelo número do telefone fica na zona sul de são paulo.
Marcelo - Brazil
 

Re: Adaptador CF - IDE: Aonde encontrar?

Mensagempor Giba » Sex Jan 28, 2005 8:20 pm

Esses caras estão abusando, preços totalmente irreais, semana que vem eu vou dar uma olhada nas lojas de eletronica aqui de Curitiba para ver se acho e a que preço.

Vou falar também com meu sogro, ele é comprador de uma fábrica de nobreaks e conhece tudo de fornecedores de componentes, de repente ele consegue algum negócio sem papel (sem nota) direto para ele como um favor de algum vendedor, se for barato de repente a gente pode se juntar e comprar várias peças para montar algumas unidades.
Giba
 


Voltar para Fórum Coyote pt-br

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 25 visitantes