Subnet's??? [INACTIVE]

Antigo fórum em português do Fórum Coyote http://www.coyotelinux.com.

Subnet's???

Mensagempor Fred_rico » Seg Set 06, 2004 9:49 am

Olá amigos,

É isso ae, véspera de feriado e nós aqui... TRABALHANDO!!!!

Alguem sabe me informar se posso trabalhar com subnet e quantas o Coyote suportaria???

Um abraço,

Frederico Pereira.
Fred_rico
 

Re: Subnet's???

Mensagempor Humberto Palácio » Seg Set 06, 2004 10:21 am

Acho que 3, dá uma olhada no webadin na opção LAN Configuration

http://IP_DO_COYOTE:8180/cgi-bin/lanconf.cgi
Humberto Palácio
 

Re: Subnet's???

Mensagempor Claudio Roberto Cussuol » Ter Set 07, 2004 9:30 pm

Define para mim o que você chama de subnet.

Se for o que eu estou pensando o coyote suporta duas subnets internas separadas.

Uma ele chama de LAN (obvio) e a outra de DMZ. O wizard for windows não tem esta opcao, você precisaria utilizar gerador for linux que permite acrescentar a 3a. placa de rede.

A conversa entre as duas subredes é semi-restrita. Da LAN você pode acessar uma maquina da DMZ mas da DMZ você não pode acessar uma maquina na LAN. Mas isso pode ser facilmente modificado.
Claudio Roberto Cussuol
 

Re: Subnet's???

Mensagempor kibe » Seg Jan 10, 2005 3:04 am

Olá pessoa, acompanho esse forum a pouco tempo e essa é a primeira dúvida que posto.
Tenho uma rede em um edifício com um coyote sendo usado para limitar banda e um ADSL empresarial, para não termos que fazer autenticação.
O problema é que os pontos estão em residências diferentes e muitos usuarios nem se conhece. Ainda não tivemos nenhum caso mas existe apossibilidade de um usuário sacanear outro ou tentar invadir e tal...
Eu estava pensando em como fazer uma limitação sem precisar investir en hardware e tive uma idéia mas não sei se o coyote suporta... nem tentei ainda mas vendo esse tópico eu fiquei na dúvida.
A idéia seria criar interfaces virtuais no servidor, tipo eth0:1, eth0:2... e colocar subredes com apenas 2 IP's, usando mascara 255.255.255.252 ex:
eth0:1 192.168.1.1 - o usuario 1 usaria o 192.168.1.2 tendo o 192.168.1.0 como endereço de rede e o 192.168.1.3 como broadcast
eth0:2 192.168.1.5 - o usuario 2 usaria o 192.168.1.6
eth0:3 192.168.1.9 - o usuario 3 usaria o 192.168.1.10
eth0:4 192.168.1.13 - o usuario 4 usaria o 192.168.1.14
e assim por diante.
Com esse esquema teriamos como vantagens que para um usuário se conectar em outro teria que passar pelo servidor, possibilitando assim a criação de algumas regras de firewall e dificultaria ainda mais que pessoas não autorizadas usassem a rede
Deveria colocar no dhcp apenas os IP's a serem designados.

A dúvida seria, o coyote suportaria esse esquema mesmo se fosse feito manualmente, no rc.local?
Como seriam as regras do firewall para fazer esse bloqueio? Acho que as estações não deveriam nem mesmo pingar umas às outras.
kibe
 

Re: Subnet's???

Mensagempor Edesio » Ter Jan 11, 2005 7:26 am

ola... suporta sim...

a unica coisa é q usando a classe C (192.x.x.x) não consegui navegar ao q parece o gw não respondia.. por isso useia classe A 10.x.x.x
dá pra vc fazer um script no rc.local ... para ele atribuir isso automatico...
agora questão de uma não ver a outra é complicado...não tive 1005 de sucesso... coloquei regras no firewall e elas não se enxergam no ambiente de rede... assim como se vc mandar uma estação procurar por outra pelo nome..porem pelo IP elas se acham isso ainda não sei como bloquear caso alguem ai saiba por favor ...mande uma dica..

Att.
Edésio
Edesio
 


Voltar para Fórum Coyote pt-br

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron