DHCP - Como faço uma lista para determinar os IPs??? [INACTIVE]

Antigo fórum em português do Fórum Coyote http://www.coyotelinux.com.

DHCP - Como faço uma lista para determinar os IPs???

Mensagempor Fred_rico » Sex Set 03, 2004 3:45 pm

Olá amigos,

Gostaria de saber se alguém sabe onde fica a lista de endereços IP liberados para os usuários, tipo dhcpd.conf!!!
Estou querendo fazer uma listinha e determinar o IP de cada máquina e depois controla-los pelo Firewall dizendo quem pode e quem não pode acessar a internet.
Alguem pode me ajudar!!!

Fico grato desde já...

Um abraço,
Frederico Pereira.
Fred_rico
 

Re: DHCP - Como faço uma lista para determinar os IPs???

Mensagempor Claudio Roberto Cussuol » Sex Set 03, 2004 4:57 pm

/var/state/dhcp/dhcpd.leases
Claudio Roberto Cussuol
 

Re: DHCP - Como faço uma lista para determinar os IPs???

Mensagempor Fred_rico » Sex Set 03, 2004 5:20 pm

Grande Claudio!!!

Muito obrigado pela ajuda, mas como eu fixo isso...
Queria fazer o seguinte, fixar o IP dos clientes e quem não estiver cadastrado no dhcpd.leases não pega IP, tem como fazer isso???

Um abraço,
Frederico Pereira.
Ex-usuário Ruindows, Aluno Linux System Engineer.
Fred_rico
 

Re: DHCP - Como faço uma lista para determinar os IPs???

Mensagempor jever » Sex Set 03, 2004 9:38 pm

Fred rico,

Com o DHCP reservations voce pode alocar os endereços mac das placas de rede de suas maquinas com os enderecos ip que voce liberou, exemplo:

voce alocou a range 192.168.0.100 a 192.168.0.150 > voce esta assinalando estes enderecos para sua rede;

entao voce aloca o 192.168.0.100 para mac address 00:00:00:00:00(o mac da placa de rede de uma maquina na rede);

e assim por diante. Entao, toda vez que estas maquinas forem ligadas a rede, sempre receberao o mesmo endereco IP.

Ok.???
jever
 

Re: DHCP - Como faço uma lista para determinar os IPs???

Mensagempor Claudio Roberto Cussuol » Sáb Set 04, 2004 10:14 am

Fazer reservas é simples. Mas eu não sei com certeza como fazer para evitar que algumas maquinas recebam ip e parece que é isso que você quer.

Duas soluções prováveis:
1 - colocar uma faixa de ips exatamente no numero de maquinas que voce reservou, assim não sobraria ip nenhum para quem não tem reserva.
2 - Fazar uma reserva que passe um ip falso (talvez 127.0.0.1 ou um ip fora da subnet do coyote: 192.168.2.x) para as maquinas que voce quer deixar de fora.

Lembre-se que isso não impede estes micros de navegar, basta setar um ip e gateway manualmente nas propriedades do TCP/IP da estação que ela passa a funcionar.
Claudio Roberto Cussuol
 

Re: DHCP - Como faço uma lista para determinar os IPs???

Mensagempor Marcos Do Vale » Sáb Set 04, 2004 7:20 pm

Frederico:

Pelo que percebi vc quer o controle de quem pode acessar ou não a internet, certo ?

Dependendo do nr de micros da sua rede existe uma forma mais fácil de fazer este bloqueio ...

iptables –t nat –N block # cria a chain "block"
iptables –t nat –A PREROUTING –j block # adiciona a chain "block" como alvo da chain PREROUTING da tabela nat
iptables –t nat –A block –s 192.168.0.x –i eth0 –p tcp –dport 80 –j ACCEPT # libera a navegação a determinado ip
iptables –t nat –A PREROUTING –s 192.168.0.0/24 –i eth0 –p tcp –dport 80 –j DROP # bloqueia a navegação para o resto


Marcos
Marcos Do Vale
 

Re: DHCP - Como faço uma lista para determinar os IPs???

Mensagempor Marcos Do Vale » Sáb Set 04, 2004 7:28 pm

Detalhe importante:

Pode ser determinado o endereço MAC usando a seguinte sintaxe

-m mac --mac-source 00:80:AD:B2:60:0B

no lugar de

–s 192.168.0.x

Além disso vc pode inverter os alvos(onde esta -j ACCEPT colocar -j DROP e vice-versa). Neste caso vc bloqueia o acesso e não liberar.

Marcos
Marcos Do Vale
 


Voltar para Fórum Coyote pt-br

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes