Usando ACL para permissões avançadas no Linux

Tutoriais Diversos em Português

Usando ACL para permissões avançadas no Linux

Mensagempor reginaldo » Ter Set 09, 2008 9:15 am

Introdução do Autor deste tutorial: Usando ACL para permissões avançadas no Linux

Luis Felipe Silveira da Silva em 08/09/2008: " - Algum um tempo atrás eu me perguntava se só poderiam existir três permissões nos sistemas Unix-Like, a permissão de dono, grupo e outros, o que me limitava bastante, principalmente quando se tratavam de fileservers (servidores de arquivo). Em um sistema Linux (ou Unix), as permissões de arquivos são definidas pelo modo do arquivo, que contém nove bits que determinam as permissões de acesso ao arquivo, mais três bits especiais. Este mecanismo permite definir justamente a permissão para os três tipos de classes de usuários. Com ACL podemos ter um modelo mais refinado de permissões. Além do proprietário do arquivo, do grupo e de outros, que o Unix nos oferece, usuários e grupos adicionais podem ter o acesso modelado, não sendo identificados pelo sistema, simplesmente como "outros". "

Observação importante para nós do BrazilFW ( Retirado do referido Tutorial ):
" Reparem que o kernel que estou utilizando (meio velhinho por sinal), é o 2.6.17.6. Como dito anteriormente, se o seu kernel for o 2.6, ele já suporta as ACL nativamente, ou seja, não necessita de instalação do módulo. Entretanto, se seu kernel não for 2.6 ou superior (por exemplo, kernel 2.4) você deverá instalar o módulo de ACL e recompilar o kernel, o que é um pouco difícil e trabalhoso, portanto não abordaremos nesse tutorial."

Fiz esta observação pois a atual versão do BrazilFW, a 2.31.10, utiliza o Kernel 2.4.36.2. Portanto, o intuito de se postar este Tutorial aqui, é para que o pessoal já vá se preparando para a versão 3.0 do BrazilFW pois a 3.0 já sai utilizando no mínimo o Kernel 2.6.25.8.

Veja o Tutorial na integra em: :arrow: http://www.guiadohardware.net/dicas/acl-linux.html
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o reginaldo, Doe, favor enviar e-mail para reginaldo@brazilfw.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
"Disciplina é liberdade. Compaixão é fortaleza. Ter bondade é ter coragem" (Há Tempos [Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá])
Avatar do usuário
reginaldo
BFW Mediator
BFW Documenter
BFW Manager
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 12686
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 12:10 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: Intel Core i3 Model 530
Memória: 8.00 GiB / 2 Links
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: Control MAC, QOS
Addons: EBackup, EPM e Squid 3.5.x

Voltar para Tutoriais Diversos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron