DHCP LIMITA IPS  [INACTIVE]

Fórum destinado a discussões gerais e ajuda aos usuários do BrazilFW 2.x, para os idiomas (Inglês, Espanhol, Português e outros)
BrazilFW 2.x - Ayuda en general (todos los idiomas)
Foro de discusión general y ayudar a los usuarios BrazilFW 2.x para idiomas (Inglés, español, portugués y otros)
BrazilFW 2.x - Help in General (All Languages)
Forum for general discussions and help for users of BrazilFW 2.x, for languages (English, Spanish, Portuguese and others)

DHCP LIMITA IPS

Mensagempor br.ferreiraa » Ter Jul 02, 2013 4:33 pm

Boa Tarde amigos, estou com o seguinte problema:
Estava utilizando o Brazil Fw aqui na minha empresa, estava funcionando tudo perfeito.Tive que instalar alguns access point para os clientes e funcionários navegarem na internet. Configurei para o BFW distribuir IP,.Não utilizo sub rede. Só que de um tempo pra cá começou a estourar a faixa de IPS porque esta tendo muitos usuários conectados.
Estava utilizando a seguinte configuração de rede no firewal

ETH0:

Endereço Primários e Mascara: 192.168.0.1 / 255.255.255.0


Alterei apenas a mascara de rede para 255.255.252.0 para me fornecer mais IPS

Fiz Correto??


Só que mesmo assim ainda continua o problema , quando tem muito usuários conectados ( não sei o nº exato), se eu conectar ou ligar outro maquina ou dispositivo não pega IP.


Gostaria da ajuda de vcs...
segue meu arquivo mestre:

INETTYPE='PPPOE'
DNS1='192.168.0.3'
DNS2='200.175.182.139'
DNS3='200.175.5.139'
DOMAINNAME='w2k8 r2'
HOSTNAME='************
LOCAL_IPADDR='192.168.0.1'
LOCAL_NETMASK='255.255.252.0'
PPPOE_USERNAME='**********
PPPOE_PASSWORD=***********
PPPOE_IDLE='NO'
DHCPSERVER='YES'
DHCPD_START_IP='192.168.0.55'
DHCPD_END_IP='192.168.3.254'
DHCPD_SUBNET='255.255.252.0'
DHCPD_ROUTER='192.168.0.1'
DHCPD_DNS1='192.168.0.3'
DHCPD_DNS2='200.175.182.139'
DHCPD_DNS3='200.175.5.139'
DHCPD_DOMAIN=*******
ADMIN_AUTH='28zD5OHvuBuv/M8G5fqEf/'
IF_LOCAL='eth0'
IF_INET='eth1'
TZ='EST3'
TIMESERVER='time-b.nist.gov'
USE_DNS_CACHE='YES'
ENABLE_EXTERNAL_PING='NO'
ENABLE_EXTERNAL_SSH='YES'
ENABLE_WEBADMIN='YES'
WEBADMIN_PORT='8180'
SSH_PORT='22'
QOS_TYPE='DISABLED'
QOS_UPSTREAM='10000'
QOS_DOWNSTREAM='100000'
QOS_FUP_BURST='8'
QOS_NUP_BURST='4'
QOS_SUP_BURST='2'
QOS_FDOWN_BURST='16'
QOS_NDOWN_BURST='8'
QOS_SDOWN_BURST='4'
QOS_DOWNSTREAM_INDIVIDUAL='25'
QOS_UPSTREAM_INDIVIDUAL='25'
QOS_DOWNSTREAM_JUNK='5'
QOS_UPSTREAM_JUNK='5'
QOS_UPFW_STREAM='10'
QOS_HIGH_PRI_PER='50'
QOS_NORM_PRI_PER='35'
QOS_SLOW_PRI_PER='15'
LANGUAGE_WEBADMIN='BRZ'
br.ferreiraa
 

Re: DHCP LIMITA IPS

Mensagempor Paulo2 » Ter Jul 02, 2013 8:28 pm

Olá br.ferreiraa , bem-vindo ao fórum :o!
Leia as regras do fórum pra se inteirar do funcionamento.
Postar arquivos e linhas de código dentro da tag code facilita o entendimento além de deixar o tamanho do tópico menor.
http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=26&t=74930&start=0


A sua rede, como estava antes, podia fornecer uns 250 ips, vc precisa mais que isso?
Na verdade a rede interna que o BFW usa como padrão na instalação disponibiliza menos ips,
pois a faixa do dhcp vai de 192.168.0.65 a 192.168.0.254
Essa faixa pode ser alterada no webadmin para abranger toda a rede, de 192.168.0.2 até 192.168.0.254,
deixando o primeiro ip 192.168.0.1 para o BFW.

A mudança que vc fez é correta, deixando a rede 192.168.0.0/255.255.252.0 com uns 1020 ips disponiveis,
mas vc precisa dizer ao DHCP qual a faixa que deve ser distribuída.
No webadmin, página "Configuração do DHCP e DNS", indique o ip inicial e final.
Toda a rede seria de 192.168.0.2 até 192.168.3.254

Se isso não ajudar, já que vc mencionou access point, imagino que vc tenha muitos (senão todos) clientes e funcionários wireless.
Dependendo do equipamento, se for roteador wireless e estiver configurado como roteador e não bridge, pode ser que
o roteador seja fraquinho e esteja abrindo o bico. Quanto a access point de verdade, acho que é mais difícil de acontecer.
Mas não tenho conhecimento suficiente pra dizer que o access point está abrindo o bico :mrgreen:
A melhor configuração com wireless é deixar o equipamento em bridge e o BFW fazer todo o roteamento.
Pesquise o fórum.
As chances de sua dúvida já ter sido respondida são de 93,57%

Cooperação com os moderadores é indispensável,
eles trabalham para manter o bom funcionamento do fórum.
Por favor, leia as regras do Forum.
Resolveu, então encerre corretamente seu tópico.
Avatar do usuário
Paulo2
BFW Team
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 721
Registrado em: Qui Set 21, 2006 1:57 am
BrazilFW Box: Máquina: Física
CPU: Pentium 233
Memória: 128MiB / 1 Link
BFW 2.32.2
Serviços Ativos: bandwidthd, thttpd, crond
pure-ftpd, logread, squid, bwmon, upnpd
Addons: bandwidthd, edited-root, iptraf
libcrypto, libgd, libiconv, libmagic, libpng
lynx, msmtp, nmap-lib, nmap, pure-ftpd
squid, tcpdump, upnp

Re: DHCP LIMITA IPS

Mensagempor elboga » Qua Jul 03, 2013 3:06 pm

Hola concuerdo con el compañero Paulo2 ya revisaste la configuracion de tu dhcp, debe estar entregando solo las ips que tienes asignadas cuando se le acaban deja de entregar por eso debes de decirle las otra ips que debe asignar. ve a las configuraciones dhcp/rango y decirle de cual hasta donde va a asignar y listo, creo que eso resuelve tu problema :o!
Avatar do usuário
elboga
BFW Novice
 
Mensagens: 66
Registrado em: Ter Dez 14, 2010 2:27 pm
BrazilFW Box:

Re: DHCP LIMITA IPS

Mensagempor br.ferreiraa » Dom Jul 07, 2013 8:43 pm

Paulo2 escreveu:Olá br.ferreiraa , bem-vindo ao fórum :o!
Leia as regras do fórum pra se inteirar do funcionamento.
Postar arquivos e linhas de código dentro da tag code facilita o entendimento além de deixar o tamanho do tópico menor.
http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=26&t=74930&start=0


A sua rede, como estava antes, podia fornecer uns 250 ips, vc precisa mais que isso?
Na verdade a rede interna que o BFW usa como padrão na instalação disponibiliza menos ips,
pois a faixa do dhcp vai de 192.168.0.65 a 192.168.0.254
Essa faixa pode ser alterada no webadmin para abranger toda a rede, de 192.168.0.2 até 192.168.0.254,
deixando o primeiro ip 192.168.0.1 para o BFW.

A mudança que vc fez é correta, deixando a rede 192.168.0.0/255.255.252.0 com uns 1020 ips disponiveis,
mas vc precisa dizer ao DHCP qual a faixa que deve ser distribuída.
No webadmin, página "Configuração do DHCP e DNS", indique o ip inicial e final.
Toda a rede seria de 192.168.0.2 até 192.168.3.254

Se isso não ajudar, já que vc mencionou access point, imagino que vc tenha muitos (senão todos) clientes e funcionários wireless.
Dependendo do equipamento, se for roteador wireless e estiver configurado como roteador e não bridge, pode ser que
o roteador seja fraquinho e esteja abrindo o bico. Quanto a access point de verdade, acho que é mais difícil de acontecer.
Mas não tenho conhecimento suficiente pra dizer que o access point está abrindo o bico :mrgreen:
A melhor configuração com wireless é deixar o equipamento em bridge e o BFW fazer todo o roteamento.



Olá Paulo, eu habilitei o dhcp a partir do 192.168.0.55, por que tenho alguns equipamentos que necessitam de utilizar IP estático, por isso configurei o DHCP para distribuir a partir do 192.1680.55.

Referente aos equipamentos Wireless , utilizo o access point da ubiquit Unifi, ele funciona como bridge, o BRAZIL FW que faz o roteamento mesmo...

Quando acontece o problema da maquina nao pegar IP , a máquina que apresenta o defeito, nao esta utilizando a rede WiFi, e sim a rede cabeada.

A minha dúvida seria a seguinte: A configuração antiga será que fica salva em algum lugar? cache??? sei lá??
Porque quando atinge um certo numero de IPS válidos distribuído pelo BRAZIL FW, o DHCP não distribui mais....


Agradeço a atenção...
br.ferreiraa
 

Re: DHCP LIMITA IPS

Mensagempor Paulo2 » Seg Jul 08, 2013 1:14 am

br.ferreiraa escreveu:Olá Paulo, eu habilitei o dhcp a partir do 192.168.0.55, por que tenho alguns equipamentos que necessitam de utilizar IP estático, por isso configurei o DHCP para distribuir a partir do 192.1680.55.

Pode ser feito também com a rede toda sendo distribuída por dhcp.
Amarre os ips que vc quer que sejam fixos com os macs dos equipamentos e faça a reserva no dhcp ,
na prática isso deixa o ip fixo.



A minha dúvida seria a seguinte: A configuração antiga será que fica salva em algum lugar? cache??? sei lá??
Porque quando atinge um certo numero de IPS válidos distribuído pelo BRAZIL FW, o DHCP não distribui mais....

A lista de leases fica em "var/state/dhcp/dhcpd.leases". Ali aparecem alguns leases de estações que já se desconectaram.
Sobre a falta de ips, vc configurou o dhcp pra distribuir 199 ips. Então o problema aparece com 200 ou mais estações conectadas?
Se esse é o problema, a solução é aumentar a faixa do dhcp.
Verifique também o tempo de lease, se não está muito grande. O padrão são duas horas.
Se o tempo de conexão é menor que isso, configure para uma hora ou até mesmo em minutos.



Agradeço a atenção...

Estamos aqui pra isso, na medida do possível :o!
Pesquise o fórum.
As chances de sua dúvida já ter sido respondida são de 93,57%

Cooperação com os moderadores é indispensável,
eles trabalham para manter o bom funcionamento do fórum.
Por favor, leia as regras do Forum.
Resolveu, então encerre corretamente seu tópico.
Avatar do usuário
Paulo2
BFW Team
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 721
Registrado em: Qui Set 21, 2006 1:57 am
BrazilFW Box: Máquina: Física
CPU: Pentium 233
Memória: 128MiB / 1 Link
BFW 2.32.2
Serviços Ativos: bandwidthd, thttpd, crond
pure-ftpd, logread, squid, bwmon, upnpd
Addons: bandwidthd, edited-root, iptraf
libcrypto, libgd, libiconv, libmagic, libpng
lynx, msmtp, nmap-lib, nmap, pure-ftpd
squid, tcpdump, upnp


Voltar para BrazilFW 2.x - Ajuda em Geral (Todas as Línguas)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes