SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 4

Here we discuss compilation and how to build an addon for BFW.

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 4

Mensagempor M客¡NhØ §åMµ®å¡ » Qua Out 27, 2010 4:46 pm

francisco escreveu:pessoal ,andei errando bastante . que bom ! só assim percebi que se colocar plug-ins que fazem a formação da página tipo xml,text,html e outros que nós vemos lá no log do squid a fim de salvar toda a página só nos trás do de cabeça ,no proprio google coloquei plug-ins acima e tive o erro de não abrir o menu mais ,desculpa aí Marcinho se sai um pouco do assunto tratado aqui mas com esse comentário pode ser solucinado muitos problemas visto aqui devido a este tipo de configuração.

Não tem porque se desculpar... É justamente esse o espírito da coisa (todos colaborarem com seus relatos, experiências e principalmente com os erros, pois, é errando que se aprende).
daniel.uramg escreveu:pessoal, pensem bem, absolutamente que não daria certo criar plugins das paginas.. >|
a maioria das paginas são geradas pelo servidor (da pagina) para o perfil do usuario, seja pelo login efetuado, ou cookies que ele já tem, etc..

além do mais que não faz o menor sentido fazer cache dos arquivos HTML, PHP, ASP, etc, pois estes arquivos tem um tamanho irrelevante, o cache é pra agilizar a navegação, então o ideal é se cachear arquivos maiores das paginas como imagens, sons, videos, etc.. e os downloads em si de arquivos e programas e tal..

É justamente isso, Daniel... O SCA é pra fazer cache de conteúdos que o Squid não faz, diminuindo assim o consumo do link de internet.
Eduardo Moreira escreveu:O problema esta nos arquivos grandes, tipo update do windows e de antivirus, principalmente os da Symantec.
No meu caso eu uso o squid com um espaço em disco pequeno de 512MB, so pra ele alimentar o SCA e o Mysar.
Os arquivos que passam por ele configurei minimo 10K e maximo 70MB que é para o SCA trabalhar.
Assim, no meu BFW o Squid é uma excelente ferramenta que alimenta outros addons e serve para controlar acessos e velocidade.

Fiz isso pois estava com o squid usando 04GB de disco e 2 vezes por mes ele causava algum problema de acesso a alguma pagina.
Eu tinha que limpar o cache e ai resolvia. Chequei ate a criar uma rotina para limpar o cache semanalmente.
Ate que o Marcinho começou a arrumar o SCA, ai sim eu senti diferença na velocidade de acesso e na economia do link.

Esse depoimento é para refletirmos sobre como devemos usar os Addons, para que a gente entenda o que esta ai e aproveite melhor a ferramenta ao inves de instalar na config padrão e ficar so olhando ela.

E aproveito para parabenizar o Marchinho pelo excelente trabalho.

O cache o Squid só não pode ficar muito pequeno, pois, o cache de vídeos do Youtube e as imagens do Orkut ficam no cache do Squid...
Mas deixar muito grande também acaba atrapalhando.
Eduardo Moreira escreveu:
iremar escreveu:Deixa eu ver se entendi:
Quer dizer que devo configurar o squid minimamente?
Pouca memória, pouco HD e arquivos pequenos no squid?
Assim o trabalho pesado fica para o SCA?
É isso?
Estou confuso agora. :roll: :? :!: :?: :-|
Fico grato.

Olha, cada caso é um caso.
O Marcinho ou alguem que ta mais envolvido com o projeto pode responder, mas eu foquei grandes arquivos e tive resultados muito bons, e mesno dor de cabeça com limpeza de cache do squid.
Falando em duvida, alguem sabe qual o espaço que o SCA usa do disco?
E qual é o criterio de rotação ou eliminação do cache dele?

Grato.

O cache do SCA não tem "exatamente" um limite... Você pode limitá-lo ao ativar a verificação diária, pois aí você deverá especificar um tamanho máximo para o cache do SCA, e ao alcansar ou ultrapassar esse tamanho máximo, a verificação diária fará a limpeza.
Não existe uma "rotação" do cache.
A verificação diária, além de efetuar a limpeza do cache (quando configurada para fazer isso), faz verificações em praticamente todo o conteúdo em cache e assim faz a limpeza e atualização dos objetos em cache (se, por exemplo, foi feito cache de um arquivo, e por algum acaso do destino esse mesmo arquivo tiver sido baixado de outro domínio e também tenha ficado no cache do SCA, um dos dois arquivos é removido e a refrência a este que foi removido é "linkada" ao que ficou).
A verificação diária, apesar de gastar processamento quando em execução, é a grande responsável por organizar as coisas no SCA, não deixando os logs ficarem muito grandes, o cache ocupar muito espaço, faz com que objetos "não fiquem duplicados", etc...
Ainda vou mexer na verificação diária, pois pretendo colocá-la para apagar arquivos com "tantos dias em cache" (configuraremos uma quantidade de dias que os objetospoderam ficar no cache, e após esse período, o objeto será apagado).
Jofre escreveu:
Eduardo Moreira escreveu:Os arquivos que passam por ele configurei minimo 10K e maximo 70MB que é para o SCA trabalhar


Aquela recomendação do Marcinho de usar um máximo de 51200 kb não está mais sendo usada?, ou seja, o Marcinho já liberou usar qualquer outro valor diferente dos 51200 Kb? (atenção pessoal, é só uma pergunta. Não estou criticando ninguém).

Atualizei a ultima versão sem problemas. Mesmo na versão anterior ninguém me reportou sobre problemas com com emails. Usando Addons: IPTraf, IPUpdate, DNSCache, WatchDogtoIP, Squid, SCA (porque sem Squid não existe SCA). Será que o SCA em conjunto com algum outro Addon estaria causando o problema relatado?

Abraços com Jesus no Coração.

O tamanho de 51200 no "tamanho máximo de objetos em cache" no Squid, ´NÃO É OBRIGATÓRIO SER 51200, esse é o valor mínimo para que o SCA funcione, mas o valor pode ser maior que 51200, só não pode ser menor.
franciscojsh escreveu:
Falando em duvida, alguem sabe qual o espaço que o SCA usa do disco?
E qual é o criterio de rotação ou eliminação do cache dele?

Grato.


O SCA só usa espaço específico em disco caso você o configure lá na tela principal, do contrário ele usará tudo que estiver disponível.

Já o critério é a verificação diária. (será que respondi sua pergunta? rs) :o!

Perfeito! :aplause: :o!
Utilize a busca do fórum! Ela é sua amiga!
Não dou suporte via MP ou MSN para ninguém. Por favor, não insista. (Para que existe o fórum?)
É novo aqui? É "antigo" e mesmo assim está perdido?
Então leia:
Avatar do usuário
M客¡NhØ §åMµ®å¡
BFW Developer
BFW WebServer
BFW Beneméritos
BFW Add-on Developer
BFW Moderator
BFW Manager
 
Mensagens: 4111
Registrado em: Qua Abr 08, 2009 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: AMD Athlon(tm) II X2 215 Processor
Memória: 1 GiB / Link 50 MB
BFW 3.0.262 64 bits.
Serviços Ativos: DNS, DHCP
Addons: Samba, Pure-FTPd (no certified), BFW WebServer (no certified)

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 4

Mensagempor Michelle » Qua Out 27, 2010 11:50 pm

Pessoal, desinstalei instalei de novo e nada do cache full do videos do youtube, alguem ta com o mesmo problema?
Michelle
 

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 4

Mensagempor Eduardo » Qui Out 28, 2010 11:33 am

Marcinho e Francisco, obrigado pelas informações.
Achava que o Youtube e o Orkut ficavam na area de disco do SCA, ficando no Squid tenho que rever algumas configurações.

Com relação ao Orkut, tenho verificado um cache alto no Squid da Fazendinha que me economiza bastante banda, visto que esse game é muito popular.
Mas acho que o game é outro dominio, não o do Orkut de onde se faz o start dele, dai a importancia do Squid fazendo a cache junto com o SCA.

De qualquer modo, apos as informações prestadas aqui, vou aumentar o squid de 512MB para 01GB e monitorar.

Duvida, no Squid habilitar Forçar Cache faz alguma diferença no SCA, pois verifiquei que essa opção esta relacionada com videos em geral, inclusive do You-Tube.
Links úteis:
Regras do Fórum
Ajude-nos a ajuda-lo (Como Postar dúvidas/testes)
Tutorial "Aprendendo a Postar"
Como encerrar corretamente seu tópico
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Voce ganha dinheiro com o Projeto BrazilFW? Então contribua com o Projeto BFW, faça uma doação clicando aqui
Avatar do usuário
Eduardo
BFW Moderator
BFW Beneméritos
BFW Manager
 
Mensagens: 3688
Registrado em: Dom Jul 12, 2009 1:27 pm
Localização: São Paulo (Zona Sul) - SP - Brasil
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento.

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 4

Mensagempor franciscojsh » Qui Out 28, 2010 11:37 am

Eduardo Moreira escreveu:Marcinho e Francisco, obrigado pelas informações.
Achava que o Youtube e o Orkut ficavam na area de disco do SCA, ficando no Squid tenho que rever algumas configurações.

Com relação ao Orkut, tenho verificado um cache alto no Squid da Fazendinha que me economiza bastante banda, visto que esse game é muito popular.
Mas acho que o game é outro dominio, não o do Orkut de onde se faz o start dele, dai a importancia do Squid fazendo a cache junto com o SCA.

De qualquer modo, apos as informações prestadas aqui, vou aumentar o squid de 512MB para 01GB e monitorar.

Duvida, no Squid habilitar Forçar Cache faz alguma diferença no SCA, pois verifiquei que essa opção esta relacionada com videos em geral, inclusive do You-Tube.


1º Como está o seu Squid.conf?

2º O domínio do Colheita Feliz é o Mentez.com :o!

3º Não influência em absolutamente nada, esse recurso não é usado que eu saiba há muito tempo. (esse Squid aí é velho \`´/ )
franciscojsh
 

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 4

Mensagempor M客¡NhØ §åMµ®å¡ » Qui Out 28, 2010 12:44 pm

Michelle escreveu:Pessoal, desinstalei instalei de novo e nada do cache full do videos do youtube, alguem ta com o mesmo problema?

As linhas referentes ao ZPH estão no squid.conf?
Verifique também se o cache do Youtube está sendo feito (essa verificação é feita nos relatórios do MySar/Sarg).
franciscojsh escreveu:2º O domínio do Colheita Feliz é o Mentez.com :o!

Não sei se é uma boa fazer cache desses conteúdos...
Se forem fazer, criem os plugins e testem bastante mesmo antes de deixar os plugins como efetivos, pois, pode apresentar problemas (na verdade, lembro-me de uma dica do cmartin para deixar esses domínios passando fora do Squid justamente por apresentarem problemas, então cuidado).
franciscojsh escreveu:3º Não influência em absolutamente nada, esse recurso não é usado que eu saiba há muito tempo. (esse Squid aí é velho \`´/ )

Influencia sim!
Deêm uma olhada em todo esse tópico que vocês vão ver que a Michelle passou por um problema (o cache do Youtube não estava funcionando) justamente por utilizar o "fraçar cache".
Utilize a busca do fórum! Ela é sua amiga!
Não dou suporte via MP ou MSN para ninguém. Por favor, não insista. (Para que existe o fórum?)
É novo aqui? É "antigo" e mesmo assim está perdido?
Então leia:
Avatar do usuário
M客¡NhØ §åMµ®å¡
BFW Developer
BFW WebServer
BFW Beneméritos
BFW Add-on Developer
BFW Moderator
BFW Manager
 
Mensagens: 4111
Registrado em: Qua Abr 08, 2009 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: AMD Athlon(tm) II X2 215 Processor
Memória: 1 GiB / Link 50 MB
BFW 3.0.262 64 bits.
Serviços Ativos: DNS, DHCP
Addons: Samba, Pure-FTPd (no certified), BFW WebServer (no certified)

Re: SquidCacheAux - Cache Auxiliar do Squid - Parte 4

Mensagempor M客¡NhØ §åMµ®å¡ » Qui Out 28, 2010 12:46 pm

Este tópico está ficando muito grande e de difícil leitura.
Trancando o tópico...

Continuação em um novo tópico:
:arrow: viewtopic.php?f=15&t=76651&start=0
Utilize a busca do fórum! Ela é sua amiga!
Não dou suporte via MP ou MSN para ninguém. Por favor, não insista. (Para que existe o fórum?)
É novo aqui? É "antigo" e mesmo assim está perdido?
Então leia:
Avatar do usuário
M客¡NhØ §åMµ®å¡
BFW Developer
BFW WebServer
BFW Beneméritos
BFW Add-on Developer
BFW Moderator
BFW Manager
 
Mensagens: 4111
Registrado em: Qua Abr 08, 2009 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: AMD Athlon(tm) II X2 215 Processor
Memória: 1 GiB / Link 50 MB
BFW 3.0.262 64 bits.
Serviços Ativos: DNS, DHCP
Addons: Samba, Pure-FTPd (no certified), BFW WebServer (no certified)

Anterior

Voltar para Add-On Factory

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes

cron