DarkStat - Monitor de Rede [INACTIVE]

Here we discuss compilation and how to build an addon for BFW.

Re: DarkStat - Monitor de Rede

Mensagempor Jofre » Dom Ago 29, 2010 10:19 pm

Dudumo cita "Então ve se da pra fazer o seguinte para não perder o monitoramento em caso de reset forçado ou falta de luz (quando falta por mais de 30 minutos o No-Break cai e eu perco os dados)."

Voce tem instalado o Watchdog e diz que seu nobreak tem autonomia de 30 min. Vai entao no Cron e substitui o 2 padrao por 7. Nas variaveis substitui o "reboot" por "poweroff". Despluga teu modem do nobreak e pluga na rede normal. Quando faltar luz teu modem vai desligar imediatamente; o watchdog vai fazer tres tentativas num intervalo de 7 minutos que somarão 21 minutos no total. Se a luz nao retornar neste tempo o watchdog vai comandar o poweroff que finaliza todos os serviços com segurança e desliga o servidor. Esta é uma das formas de evitar uma catastrófe e já postei isto aquí no forum.

"Para quem tiver interesse em abrir a porta para acessar de fora, segue um tutorial bem basico.
Configuração Avançada do Firewall - Editar Arquivo de Configuração
admin Y permit all int-if any all 667 #Acesso Remoto Darkstat

Redirecionamento de Portas - Editar Arquivo de Configuração
port Y 192.168.0.1 tcp 667 667 dns #Acesso Externo a porta 667

Lembrando que tem que estar com o ipupdate instalado."

Não rolou fiz conforme orientação e continua dando pagina nao exibida.
Jofre
 

Re: DarkStat - Monitor de Rede

Mensagempor Eduardo » Seg Ago 30, 2010 11:22 am

Jofre escreveu:Dudumo cita "Então ve se da pra fazer o seguinte para não perder o monitoramento em caso de reset forçado ou falta de luz (quando falta por mais de 30 minutos o No-Break cai e eu perco os dados)."

Voce tem instalado o Watchdog e diz que seu nobreak tem autonomia de 30 min. Vai entao no Cron e substitui o 2 padrao por 7. Nas variaveis substitui o "reboot" por "poweroff". Despluga teu modem do nobreak e pluga na rede normal. Quando faltar luz teu modem vai desligar imediatamente; o watchdog vai fazer tres tentativas num intervalo de 7 minutos que somarão 21 minutos no total. Se a luz nao retornar neste tempo o watchdog vai comandar o poweroff que finaliza todos os serviços com segurança e desliga o servidor. Esta é uma das formas de evitar uma catastrófe e já postei isto aquí no forum.

Legal essa alternativa, mas com o restart dele duas vezes por dia meu problema foi resolvido.
No Cron inseri a seguinte linha
Código: Selecionar todos
40 2,14 * * * /etc/rc.d/pkgs/rc.darkstat restart

Ele faz um restart do Darkstat as 2:40 e as 14:40 diarimante, guardando os dados no disco.

O problema da sua solução com Watchdog é ter que religar manualmente o equipamento quando a luz voltar.
Tambme com o modem fora do Nobreak a internet vai cair, e tem alguns usuarios com Notebook que mesmo sem luz conseguem trabalhar se sistema estiver no ar.
Meu Server caso seja desligado por falta de luz, se religa ao voltar, então eu não preciso comandar o religamento do sistema.
Mas valeu pela alternativa, bem legal.

Jofre escreveu:"Para quem tiver interesse em abrir a porta para acessar de fora, segue um tutorial bem basico.
Configuração Avançada do Firewall - Editar Arquivo de Configuração
admin Y permit all int-if any all 667 #Acesso Remoto Darkstat

Redirecionamento de Portas - Editar Arquivo de Configuração
port Y 192.168.0.1 tcp 667 667 dns #Acesso Externo a porta 667

Lembrando que tem que estar com o ipupdate instalado."

Não rolou fiz conforme orientação e continua dando pagina nao exibida.

Estranho, ta certinho as regras.
Pode ser que voce tenha que fazer o acesso a porta na WEB manual.
Tenta se logar no BFW remotamente.
Depois poem o endereço fisico com a porta e ve se acessa.
Pelo Clissh nao vai, tem que ser direto.
Tambem clicando no Vizualizar monitoramento nao vai, tem que ser no direto assim:
http://DDNS_do_BFW:667

Tenta e ve se vai.

Grato.

Eduardo
Links úteis:
Regras do Fórum
Ajude-nos a ajuda-lo (Como Postar dúvidas/testes)
Tutorial "Aprendendo a Postar"
Como encerrar corretamente seu tópico
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Voce ganha dinheiro com o Projeto BrazilFW? Então contribua com o Projeto BFW, faça uma doação clicando aqui
Avatar do usuário
Eduardo
BFW Moderator
BFW Beneméritos
BFW Manager
 
Mensagens: 3688
Registrado em: Dom Jul 12, 2009 1:27 pm
Localização: São Paulo (Zona Sul) - SP - Brasil
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento.

Re: DarkStat - Monitor de Rede

Mensagempor Eduardo » Seg Ago 30, 2010 2:42 pm

Caro Marcinho, eu to gerando relatorios de uso de banda por Megabytes usando os dados do Darkstat.
O problema é nao saber quantos dias de monitoramento representam os numeros.
Por exemplo, tem o top user que consumiu 35GB de dados, porem não tenho como saber desde quando esses dados estão sendo coletados.
Eu fui na data de criação da regra em Particion e la vi que o arquivo foi criado em 06-08-2010.
Portanto to usando essa informação.
Tem algum lugar onde a gente pode ver o tempo de coleta de dados por usuario ou mesmo do Darkstat?

To resolvendo esse problema de uma forma não adequada, porem da pra ir trabalhando ate aparecer outra.
Na proxima quarta, dia primeiro, vou desligar a tarefa e religa-la, pois ai reseta o contator.
Antes gravo o relatorio em PDF para manter um historico ao longo do tempo.
Tenho que agendar esse resete todo mes para não me perder.

Que pena que o Ntop não ta funcional ainda, ele faz esse relatorio ao longo do tempo.

Valeu Marcinho.
Links úteis:
Regras do Fórum
Ajude-nos a ajuda-lo (Como Postar dúvidas/testes)
Tutorial "Aprendendo a Postar"
Como encerrar corretamente seu tópico
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Voce ganha dinheiro com o Projeto BrazilFW? Então contribua com o Projeto BFW, faça uma doação clicando aqui
Avatar do usuário
Eduardo
BFW Moderator
BFW Beneméritos
BFW Manager
 
Mensagens: 3688
Registrado em: Dom Jul 12, 2009 1:27 pm
Localização: São Paulo (Zona Sul) - SP - Brasil
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento.

Re: DarkStat - Monitor de Rede

Mensagempor Jofre » Ter Ago 31, 2010 11:06 am

Caro dudumo (Eduardo), vc orientou tudo certo, não adianta clicar em Visualizar. Já estou acessando conforme orientações:

"Pode ser que voce tenha que fazer o acesso a porta na WEB manual.
Tenta se logar no BFW remotamente.
Pelo Clissh nao vai, tem que ser direto.
Tambem clicando no Vizualizar monitoramento nao vai, tem que ser no direto assim:
http://DDNS_do_BFW:667"

Obrigado.
Jofre
 

Re: DarkStat - Monitor de Rede

Mensagempor Eduardo » Ter Ago 31, 2010 11:37 am

Jofre escreveu:Caro dudumo (Eduardo), vc orientou tudo certo, não adianta clicar em Visualizar. Já estou acessando conforme orientações:

"Pode ser que voce tenha que fazer o acesso a porta na WEB manual.
Tenta se logar no BFW remotamente.
Pelo Clissh nao vai, tem que ser direto.
Tambem clicando no Vizualizar monitoramento nao vai, tem que ser no direto assim:
http://DDNS_do_BFW:667"

Obrigado.


Cara, é muito bom dar resultado e poder ajudar quem ta chegando.

Eduardo.
Links úteis:
Regras do Fórum
Ajude-nos a ajuda-lo (Como Postar dúvidas/testes)
Tutorial "Aprendendo a Postar"
Como encerrar corretamente seu tópico
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Voce ganha dinheiro com o Projeto BrazilFW? Então contribua com o Projeto BFW, faça uma doação clicando aqui
Avatar do usuário
Eduardo
BFW Moderator
BFW Beneméritos
BFW Manager
 
Mensagens: 3688
Registrado em: Dom Jul 12, 2009 1:27 pm
Localização: São Paulo (Zona Sul) - SP - Brasil
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento.

Re: DarkStat - Monitor de Rede

Mensagempor Jofre » Qua Set 01, 2010 9:13 am

Os graficos são mostrados, mas os valores representados pelos graficos ficam zerados:

in min: 0.0 KB/s, avg: 0.0 KB/s, max: 0.0 KB/s
out min: 0.0 KB/s, avg: 0.0 KB/s, max: 0.0 KB/s

São os valores das ultimas 24 horas na rede local. Faltou alguma configuração?
Jofre
 

Re: DarkStat - Monitor de Rede

Mensagempor Eduardo » Qua Set 01, 2010 11:39 am

Jofre escreveu:Os graficos são mostrados, mas os valores representados pelos graficos ficam zerados:

in min: 0.0 KB/s, avg: 0.0 KB/s, max: 0.0 KB/s
out min: 0.0 KB/s, avg: 0.0 KB/s, max: 0.0 KB/s

São os valores das ultimas 24 horas na rede local. Faltou alguma configuração?

Caro Jofre, isso é um problema do Darkstat.
Na Eth0 ele mostra o grafico e a velocidade com erro, valores baixos ou zerados.
Esse problema ja foi reportado, tem que esperar o pessoal tempo para arrumar.

Eduardo
Links úteis:
Regras do Fórum
Ajude-nos a ajuda-lo (Como Postar dúvidas/testes)
Tutorial "Aprendendo a Postar"
Como encerrar corretamente seu tópico
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Voce ganha dinheiro com o Projeto BrazilFW? Então contribua com o Projeto BFW, faça uma doação clicando aqui
Avatar do usuário
Eduardo
BFW Moderator
BFW Beneméritos
BFW Manager
 
Mensagens: 3688
Registrado em: Dom Jul 12, 2009 1:27 pm
Localização: São Paulo (Zona Sul) - SP - Brasil
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento.

Re: DarkStat - Monitor de Rede

Mensagempor Jofre » Qui Set 02, 2010 8:39 am

É, realmente... pensei que só acontecia comigo. A eth0 rede interna todos os clientes estão assim. Já na eth1 internet não só os valores estão zerados como também não foi gerado nenhum grafico. Tudo bem, quem já ficou 3 anos anos sem ter nenhuma ideia do que acontece na rede (uso só o iptraf que monitora em tempo real) bem que pode aguardar sem nenhum problema.

A tarefa abaixo foi agendada no Cron

# DarkStat restarta as 2:15, 10:15, 16:15 diariamente gravando os dados no disco.
15 2,10,16 * * * /etc/rc.d/pkgs/rc.darkstat restart

Acontece que está reiniciando o servidor BFW as 2:15, 10:15 e 16:15 e no meu entender deveria reiniciar apenas o DarkStat

Obrigado pela tua atenção.
Jofre
 

Anterior

Voltar para Add-On Factory

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron