SpeedMeter "Medidor de Largura de Banda" p/WebAdmin 2.0 [INACTIVE]

Here we discuss compilation and how to build an addon for BFW.

SpeedMeter "Medidor de Largura de Banda" p/WebAdmin 2.0

Mensagempor bytbt » Sáb Mar 07, 2009 1:41 am

Descrição: SpeedMeter tem como objetivo medir a largura de banda da rede de uma estação qualquer até o servidor BrazilFW com o script SpeedMeter instalado.

Muito util para medir a largura de banda real da sua rede em pontos especificos, principalmente em redes wireless onde o teste de largura de banda real é de extrema importancia para o correto calculo para distribuição de clientes e possivel expansão da rede. Sendo esta apenas uma das utilidades do SpeedMeter, o qual podera ter muitas outras utilidades, dependendo da necessidade do administrador da rede.


Nota: O script SpeedMeter conta também com um banco de dados (instalado a parte) para guardar as medições de largura de banda de diferentes IP, muito util para se ter um banco de dados com a medição de largura de banda de diferentes locais de rede, como clientes, access points, etc.

Licença: SpeedMeter é um script php distribuido pela internet pela licença "GNU Public License" tendo como autor "Derek T Del Conte".

Adaptado por "Tiago Becker (bytbt)" para BrazilFW tendo como front end o Web Admin 2.0 Designed by Daniel Torres (Cavernicola).

Instalação:
Obs.: Lembrando que o addon SpeedMeter funciona somente no Web Admin 2.0 do Daniel Torres (Cavernicola), para instruções de como instalar o Web Admin 2.0 no seu Brazil FW siga as instruções do autor neste link: http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=15&t=66929&start=0&st=0&sk=t&sd=a

1º - Usando o add-on installer do Web Admin 2.0 faça o upload do arquivo que esta neste link: http://www.iwireless.com.br/brazilfw/addons/UploadPHP.tgz, este arquivo serve para alterar de 1 mega para 5 megas a capacidade de upload do PHP em seu sistema, caso você não faça esta atualização dara erro no próximo passo.

2º - Agora depois de atualizar o php.ini, siga os passos anteriores para instalar o SpeedMeter, ou seja, va no menu do Web Admin 2.0 no item Add-on Installer, baixe o arquivo instalador do SpeedMeter que esta neste link: http://www.iwireless.com.br/brazilfw/addons/SpeedMeter.tgz, salve em seu computador e depois faça o upload com o add-on installer, o mesmo aparecerá como um novo item do menu Web Admin 2.0, click nele e siga as instruções.

Qualquer dúvida referente a instalação do SpeedMeter poste neste tópico.

..
Espero que seja útil.
Um abraço e até mais!
Editado pela última vez por bytbt em Sáb Mar 07, 2009 3:42 pm, em um total de 1 vez.
bytbt
 

Re: SpeedMeter "Medidor de Largura de Banda" p/WebAdmin 2.0

Mensagempor luapufo » Sáb Mar 07, 2009 9:14 am

otimo trabalho, so vou dar minha opiniao, tire esta parte da mensagem, pois senao so vai receber duvidas por MP e nada aqui no forum :o!
Qualquer dúvida referente a instalação do SpeedMeter poste neste tópico ou via mensagem privada para o usuario "bytbt".

deixando assim ou a gosto
Qualquer dúvida referente a instalação do SpeedMeter poste neste tópico.
luapufo
 

Re: SpeedMeter "Medidor de Largura de Banda" p/WebAdmin 2.0

Mensagempor bytbt » Sáb Mar 07, 2009 3:41 pm

Valeu Luapufo! Opinião aceita, tópico atualizado!
bytbt
 

Re: SpeedMeter "Medidor de Largura de Banda" p/WebAdmin 2.0

Mensagempor reginaldo » Sáb Mar 07, 2009 5:00 pm

Tiago, este seu tópico no meu ver é um tutorial. Não havendo objeção sua vou move-lo para tutorial.

OK?
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o reginaldo, Doe, favor enviar e-mail para reginaldo@brazilfw.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
"Disciplina é liberdade. Compaixão é fortaleza. Ter bondade é ter coragem" (Há Tempos [Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá])
Avatar do usuário
reginaldo
BFW Mediator
BFW Documenter
BFW Manager
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 12686
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 12:10 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: Intel Core i3 Model 530
Memória: 8.00 GiB / 2 Links
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: Control MAC, QOS
Addons: EBackup, EPM e Squid 3.5.x

Re: SpeedMeter "Medidor de Largura de Banda" p/WebAdmin 2.0

Mensagempor bytbt » Sáb Mar 07, 2009 9:37 pm

Você que sabe professor!
O que você fizer ta bem feito.
Um abraço!
bytbt
 

Re: SpeedMeter "Medidor de Largura de Banda" p/WebAdmin 2.0

Mensagempor decosouza » Qua Ago 05, 2009 4:41 pm

Olá
Bom, tenho um link de 2mb e gostaria de saber se estou recebendo 2mb mesmo. Fiquei na dúvida se é a isso que o speedmeter realmente se destina. De qualquer forma instalei e quando faço o teste recebo a seguinte mensagem:
Sua largura de banda calculada é de:

41.17 Mbps
Isto significa que voce tem uma largura de banda de 5.15 MB/sec. do servidor ate aqui.

Desculpem pela ignorância mas realmente não entendi.
decosouza
 

Re: SpeedMeter "Medidor de Largura de Banda" p/WebAdmin 2.0

Mensagempor fabiosammy » Qua Ago 05, 2009 5:45 pm

decosouza escreveu:Olá
Bom, tenho um link de 2mb e gostaria de saber se estou recebendo 2mb mesmo. Fiquei na dúvida se é a isso que o speedmeter realmente se destina. De qualquer forma instalei e quando faço o teste recebo a seguinte mensagem:
Sua largura de banda calculada é de:

41.17 Mbps
Isto significa que voce tem uma largura de banda de 5.15 MB/sec. do servidor ate aqui.

Desculpem pela ignorância mas realmente não entendi.


esse add-on ñ serve para medir a banda de internet...

e sim para medir a banda da rede local.
talvez para você não ha muito sentido nesse add-on, porém, para aqueles que tem grandes redes, isso é uma boa forma de calcular como esta a resposta entre o sevidor bfw e o computador cliente, para que possa dimensionar a rede com mais qualidade e eficácia.

não sei se fui muito claro na resposta para a sua questão, mas é isso...
fabiosammy
 

Re: SpeedMeter "Medidor de Largura de Banda" p/WebAdmin 2.0

Mensagempor decosouza » Qua Ago 05, 2009 8:23 pm

Valeu Fabio! foi bem claro sim. O estranho é que a máquina tava ligada por cabo ao lado do servidor. A medição passou a bater entre 12 e 16. Não sei se estou falando besteira mas não deveria ser um pouco mais alta?
Em relação a medição do link, sabe se existe algo no BFW? procurei, procurei e nada.

Valeu pela atenção, abraço!
decosouza
 

Re: SpeedMeter "Medidor de Largura de Banda" p/WebAdmin 2.0

Mensagempor fabiosammy » Ter Ago 11, 2009 3:17 am

cara... não conheço nenhum add-on q faça a medição da banda do link, é uma bela idéia de um novo add-on :D

porém existem varios sites que prometem o mesmo... um exemplo: http://www.testesuavelocidade.com.br/

e a questão do seu caso, depende, talvez a sua rede não esta interferindo? o hub esta ok?

abraços
fabiosammy
 

Re: SpeedMeter "Medidor de Largura de Banda" p/WebAdmin 2.0

Mensagempor Eduardo » Ter Set 15, 2009 6:41 pm

Caro Bytbt, gostei da descricão da ferramenta, e como tenho varias placa de rede USB aqui, inclusive no link de entrada WAN do meu BFW, resolvi instalar ele para diagnosticar minha rede.
Esse tipo de diagnostico resolve inumeros problemas em redes grandes.
Assim, segui o tutorial e chego ate a tela do Apache Configuration, mas ai nao acho o addon Instaler do Apache.
Tem o LAMP no menu com as 03 opções, Apache, MySql e PHP, naveguei por tudo e nao acho o Instaler para continuar a instalação do Medidor de Largura de Banda.
Desde ja agradeço a ajuda prestada no desenvolvimento do addon.
Grato.

Eduardo

BrazilFW - Versão 2.31.10 SP1+
Links úteis:
Regras do Fórum
Ajude-nos a ajuda-lo (Como Postar dúvidas/testes)
Tutorial "Aprendendo a Postar"
Como encerrar corretamente seu tópico
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Voce ganha dinheiro com o Projeto BrazilFW? Então contribua com o Projeto BFW, faça uma doação clicando aqui
Avatar do usuário
Eduardo
BFW Moderator
BFW Beneméritos
BFW Manager
 
Mensagens: 3688
Registrado em: Dom Jul 12, 2009 1:27 pm
Localização: São Paulo (Zona Sul) - SP - Brasil
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento.

Re: SpeedMeter "Medidor de Largura de Banda" p/WebAdmin 2.0

Mensagempor fabiosammy » Sáb Set 19, 2009 4:13 pm

dudumo escreveu:Caro Bytbt, gostei da descricão da ferramenta, e como tenho varias placa de rede USB aqui, inclusive no link de entrada WAN do meu BFW, resolvi instalar ele para diagnosticar minha rede.
Esse tipo de diagnostico resolve inumeros problemas em redes grandes.
Assim, segui o tutorial e chego ate a tela do Apache Configuration, mas ai nao acho o addon Instaler do Apache.
Tem o LAMP no menu com as 03 opções, Apache, MySql e PHP, naveguei por tudo e nao acho o Instaler para continuar a instalação do Medidor de Largura de Banda.
Desde ja agradeço a ajuda prestada no desenvolvimento do addon.
Grato.

Eduardo

BrazilFW - Versão 2.31.10 SP1+


add-on installer para o webadmin 2
viewtopic.php?f=15&t=66952

mas agora eu pergunto, o link esta off? o.O

abraços
fabiosammy
 

Re: SpeedMeter "Medidor de Largura de Banda" p/WebAdmin 2.0

Mensagempor bytbt » Sáb Set 19, 2009 7:05 pm

Caro amigo dudumo como disse o amigo fabiosammy, aproveitando para agradece-lo pelas respostas dadas no tópico, segue o tutorial do Daniel que é o desenvolvedor o webadmin 2.0, o qual conta com o addon installer, que sera necessario para rodar o SpeedMeter, então vai lá http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=15&t=66952. Feito isto, tenha paciencia, pois é preciso, da mais uma lida no tutorial de instalação do SpeedMeter, http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=90&t=68117.
Depois se tudo correr certo ele aparecerá no Webadmin 2.0, lembrando como o mesmo, ou seja, o Webadmin 2.0, roda em cima do php, as vezes ele demora um pouco para iniciar, caso voce tenha que reiniciar o servidor, ele só estará disponivel depois de uns 4 a 5 minutos.
Depois é só fazer as medições, sendo que elas são para "rede interna" e muito precisas, pois conta com um arquivo de peso quase igual a 3 megas no retorno, fazendo com isto uma medição perfeita da real largura de banda da rede do ponto medido até o servidor Brazil FW com o SpeedMeter instalado.
Um abraço, na dúvida, manda ver pergunta.
bytbt
 

Re: SpeedMeter "Medidor de Largura de Banda" p/WebAdmin 2.0

Mensagempor fabiosammy » Sáb Set 19, 2009 7:24 pm

bytbt escreveu:na dúvida, manda ver pergunta.


os links para download dos add-on estão down?
fabiosammy
 

Re: SpeedMeter "Medidor de Largura de Banda" p/WebAdmin 2.0

Mensagempor Eduardo » Dom Set 20, 2009 11:23 pm

Ufa, to chegando la, Apache no https Ok.

Addoninstaller Ok, mas quem for fazer a instalação fica esperto que nao basta copiar o addoninstaller.tgz no mnt, tem umas regrinhas no tutorial em espanhol e em ingles, no portugues nao fica claro o que fazer.
Em resumo:
- Copiar o addoninstaller.tgz na raiz do BFW
- No putty executar os comandos:
cd /
tar -xzvf addoninstaller.tgz
rm addoninstaller.tgz

Agora o problema é que os links do Speedymeter nao funcionam, ambos.
São eles:
http://www.iwireless.com.br/brazilfw/ad ... oadPHP.tgz
http://www.iwireless.com.br/brazilfw/ad ... dMeter.tgz
Alguem tem esses arquivos para mandar para a area de addons?

Grato.
Links úteis:
Regras do Fórum
Ajude-nos a ajuda-lo (Como Postar dúvidas/testes)
Tutorial "Aprendendo a Postar"
Como encerrar corretamente seu tópico
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Voce ganha dinheiro com o Projeto BrazilFW? Então contribua com o Projeto BFW, faça uma doação clicando aqui
Avatar do usuário
Eduardo
BFW Moderator
BFW Beneméritos
BFW Manager
 
Mensagens: 3688
Registrado em: Dom Jul 12, 2009 1:27 pm
Localização: São Paulo (Zona Sul) - SP - Brasil
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento.

Re: SpeedMeter "Medidor de Largura de Banda" p/WebAdmin 2.0

Mensagempor bytbt » Dom Out 04, 2009 3:29 pm

Desculpa a demora na resposta pessoal, to meio enrolado!!!
Os links para download realmente estavam off, mas já foram atualizados e estão novamente no ar, seguem abaixo:
http://www.iwireless.com.br/brazilfw/addons/UploadPHP.tgz
http://www.iwireless.com.br/brazilfw/addons/SpeedMeter.tgz
Desculpa por esta ratiada, troquei o server e me esqueci de atualizar o dns do dominio em questão, mas ta resolvido.
Um abraço!!!
bytbt
 


Voltar para Add-On Factory

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes

cron