Alternativa ao BFW3.262

Discussão sobre assuntos variados, não relacionados com o BrazilFW

Alternativa ao BFW3.262

Mensagempor lovagabundo » Ter Dez 01, 2020 2:15 pm

Olá, gostaria de reconhecer que esse post pode ser visto com maos olhos, e gostaria de explicar. Sou usuário do BFW a uns 10 anos, nem sempre ativo, mas sempre ajudei como pude, e essa sempre foi minha referencia do firewall, e comunidade. Venho a essa recorrer nesse momento e caso realmente não haja o espaço para tal discussão eu entendo, fico decepcionado, mas entendo.

Atualmente estou buscando alternativas ao BFW, deixei meu emprego no ano passado, e o BFW já não estava uma brastemp, ou rodava na 261 com internet capada, ou 262 tendo que reiniciar toda noite pois a memória vai acumulando, acumulando até estourar.

Lá é uma escola e agora na pandemia a demanda aumentou demais, e eles me ligaram para fazer um upgrade, pois a coisa não ta boa. Precisam de mais controle de acesso, o numero de clientes saiu de 50 para 150 e por ai vai.

Percebo que a comunidade esta em dificuldades atualmente, e não acho bacana fazer o serviço com algo que estja com futuro tão incerto.

Queria saber o que vocês indicam como alternativa, atualmente é uma maquina virtual, com 2 links de internet uns redirecionamentos de porta, controle de acesso externo e filtro por mac, nada muito sofisticado. Toda vez que ligava o squid começava a dar pau, então deixei isso pra lá. Vou mudar para uma máquina dedicada i5, 8gb de ram, ssd.

Nas pesquisas fiquei em duvida entre pfSense ou ClearOS, alguma ideia?

Agradeço desde já!
"E na vida a gente
Tem que entender
Que um nasce prá sofrer
Enquanto o outro ri..."
Avatar do usuário
lovagabundo
BFW Curious
 
Mensagens: 45
Registrado em: Sex Jul 01, 2011 12:15 am
BrazilFW Box: Máquina Virtual
CPU: Intel Core i5 Model 3550
Memória: 8.00 GiB / 2 Links
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: Control MAC, QOS, DHCP, DNS, Dynamic DNS
Addons: EBackup

Re: Alternativa ao BFW3.262

Mensagempor robsonzornitta » Sex Dez 04, 2020 3:51 pm

Eu confesso que também tenho essa dúvida, venho enfrentando alguns problemas com o BFW e tenho meio que sendo autodidata, estou acompanhando vários canais de YouTube sobre o pfSense, inclusive grupos no zapzap do pfSense, e acho que vou migrar logo logo para ele, tenho tido algumas demandas mais pesadas de controle de acesso e registro de logs que tentei implementar no BFW e não consegui, devido a LGPD estou tendo que repensar sobre o uso de UTM, já com relação ao ClearOS, eu achei muito custoso o uso do mesmo, engraçado que pra tudo mais profundo que vá tentar implementar o addon é pago, sendo que raramente acontece no pfSense e menos ainda no BFW, amigo, você levantou uma questão muito boa e estarei acompanhando o topic.
Seja Livre! Use Linux!
Avatar do usuário
robsonzornitta
BFW Very Participative
 
Mensagens: 310
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 10:36 pm
Localização: Curitiba - Paraná
BrazilFW Box:

Re: Alternativa ao BFW3.262

Mensagempor Zoin » Seg Jan 11, 2021 3:44 pm

Bom dia, É o que eu me pergunto, será que esse lindo projeto vai acabar, tinha ficado muito esperançoso com o BrazilFW PRO mas não saiu nada até hoje. a comunidade também sumiu nada mais no fórum, nada de atualizações, sei que é um projeto livre e que não se ganha dinheiro com isso, mas espero que não acabe. Tendo dito isso eu estou com um outro servidor testando o OPNsense que é um Tork do PFsense, porem ao meu ver mais atual e fácil de utilizar, continuo aguardando o BrazilFW PRO ou uma atualização do 3.262, mas vida que segue não podemos ficar parados esperando a mosca entrar na nossa boca. sendo assim continuo com meu projeto de migração para o OPNsense e ao mesmo tempo mantenho meu servidor com o BrazilFW para quando estiver disponível uma atualização ou o PRO der as caras.

Espero ter ajudado.
Avatar do usuário
Zoin
BFW WebServer
BFW HaarpCache
BFW Squid 3.5.x
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 35
Registrado em: Sex Out 02, 2015 11:21 pm
Localização: Itaguaí - RJ
BrazilFW Box: Maquina Fisica
CPU: AMD Athlon(tm) II X2 4450e 2.8 Ghz
Memoria: 4 Gb Ram DDR 3 1333 Mhz
BrazilFW 3.0.262.rc2 64 Bits
Links: 400Mb Fibra NDC + 500Mb Fibra OI
Serviços Ativos: QOS, DNS Dinamico, Redirecionamento, VPN
Addons: Samba, Webserver, FTP, SqStat, Clamav, MySar, Squid 3.5.x

Re: Alternativa ao BFW3.262

Mensagempor robsonzornitta » Ter Jan 12, 2021 9:38 am

Zoin escreveu:Bom dia, É o que eu me pergunto, será que esse lindo projeto vai acabar, tinha ficado muito esperançoso com o BrazilFW PRO mas não saiu nada até hoje. a comunidade também sumiu nada mais no fórum, nada de atualizações, sei que é um projeto livre e que não se ganha dinheiro com isso, mas espero que não acabe. Tendo dito isso eu estou com um outro servidor testando o OPNsense que é um Tork do PFsense, porem ao meu ver mais atual e fácil de utilizar, continuo aguardando o BrazilFW PRO ou uma atualização do 3.262, mas vida que segue não podemos ficar parados esperando a mosca entrar na nossa boca. sendo assim continuo com meu projeto de migração para o OPNsense e ao mesmo tempo mantenho meu servidor com o BrazilFW para quando estiver disponível uma atualização ou o PRO der as caras.

Espero ter ajudado.


Bom Dia Amigo!

Referente ao seu post acima, eu fiquei com uma dúvida que não quer calar kkkkkk.

Porque optou pelo OPNSense em vez do pfSense?

Pergunto isso por estudar as duas versões para implementação, e acabei optando pelo pfSense por questões de comodidade. Gostaria se fosse possível e por gentileza é claro, que me respondesse o porque da opção pelo OPNSense, realmente fiquei curioso kkkkkkk

Muito Obrigado desde já!
Seja Livre! Use Linux!
Avatar do usuário
robsonzornitta
BFW Very Participative
 
Mensagens: 310
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 10:36 pm
Localização: Curitiba - Paraná
BrazilFW Box:

Re: Alternativa ao BFW3.262

Mensagempor Zoin » Ter Jan 12, 2021 10:20 am

Bom dia, eu preferi o OPNsense, por vários motivos, dentre o principal foi a facilidade e usabilidade do sistema, ele é mais intuitivo na sua interface web, tem as mesmas funções do PFsense e algumas coisas a mais. as configurações são otimizadas e de fácil compreensão e a interface WEB é muito melhor e tem mais informações no dashboard.

bom esse é meu ponto de vista, mas cada um gosta de uma coisa diferente, tem gente que usa o windows server como firewall \`´/

mas ainda espero imensamente que o BrazilFW PRO chegue logo.


espero ter saciado sua curiosidade.

abraços...
Avatar do usuário
Zoin
BFW WebServer
BFW HaarpCache
BFW Squid 3.5.x
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 35
Registrado em: Sex Out 02, 2015 11:21 pm
Localização: Itaguaí - RJ
BrazilFW Box: Maquina Fisica
CPU: AMD Athlon(tm) II X2 4450e 2.8 Ghz
Memoria: 4 Gb Ram DDR 3 1333 Mhz
BrazilFW 3.0.262.rc2 64 Bits
Links: 400Mb Fibra NDC + 500Mb Fibra OI
Serviços Ativos: QOS, DNS Dinamico, Redirecionamento, VPN
Addons: Samba, Webserver, FTP, SqStat, Clamav, MySar, Squid 3.5.x

Re: Alternativa ao BFW3.262

Mensagempor robsonzornitta » Ter Jan 12, 2021 2:39 pm

Zoin escreveu:Bom dia, eu preferi o OPNsense, por vários motivos, dentre o principal foi a facilidade e usabilidade do sistema, ele é mais intuitivo na sua interface web, tem as mesmas funções do PFsense e algumas coisas a mais. as configurações são otimizadas e de fácil compreensão e a interface WEB é muito melhor e tem mais informações no dashboard.

bom esse é meu ponto de vista, mas cada um gosta de uma coisa diferente, tem gente que usa o windows server como firewall \`´/

mas ainda espero imensamente que o BrazilFW PRO chegue logo.


espero ter saciado sua curiosidade.

abraços...


Em primeiro lugar... Muito Obrigado por responder! Fico muito grato!

Tenho procurado fóruns e sites que tenham conteúdo de OPNSense, escolhi o pfSense justamente pela enxurrada de informações que encontro na internet, me lembro de ter feito pesquisas sobre o OPNSense na mesma época e infelizmente não obtive muito conteúdo do mesmo.

Sei que seria meio complicado postar aqui mesmo no forum mas, poderia por outra gentileza postar alguns sites e foruns com informações sobre o OPNSense?

Pergunto isso por também preferir o OPNSense ao pfSense devido a facilidade de uso em relação ao pfSense. Desde já agradeço!
Seja Livre! Use Linux!
Avatar do usuário
robsonzornitta
BFW Very Participative
 
Mensagens: 310
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 10:36 pm
Localização: Curitiba - Paraná
BrazilFW Box:

Re: Alternativa ao BFW3.262

Mensagempor Zoin » Ter Jan 12, 2021 2:47 pm

Realmente a comunidade do PFsense é maior mesmo pq ele veio bem antes, mas vc consegue encontrar bastante videos no youtube, e muitos sites gringos falando do OPNsense. :o!


https://forum.opnsense.org/index.php?board=10.0

https://www.youtube.com/watch?v=YyL25wyvsks

https://www.youtube.com/watch?v=e9n49r4AeDw
Avatar do usuário
Zoin
BFW WebServer
BFW HaarpCache
BFW Squid 3.5.x
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 35
Registrado em: Sex Out 02, 2015 11:21 pm
Localização: Itaguaí - RJ
BrazilFW Box: Maquina Fisica
CPU: AMD Athlon(tm) II X2 4450e 2.8 Ghz
Memoria: 4 Gb Ram DDR 3 1333 Mhz
BrazilFW 3.0.262.rc2 64 Bits
Links: 400Mb Fibra NDC + 500Mb Fibra OI
Serviços Ativos: QOS, DNS Dinamico, Redirecionamento, VPN
Addons: Samba, Webserver, FTP, SqStat, Clamav, MySar, Squid 3.5.x

Re: Alternativa ao BFW3.262

Mensagempor danielfavero » Ter Jan 19, 2021 11:26 pm

Mikrotik, com uma caixa de menos de mil reais você faz milagres que nenhum servidor irá fazer, por isso o bfw e muitos outros "morreram".
Ajudei? Ajude o Brasil Firewall Também! Faça uma doação!
Avatar do usuário
danielfavero
BFW Participative
 
Mensagens: 285
Registrado em: Qui Dez 03, 2009 5:59 pm
Localização: Mangueirinha - PR
BrazilFW Box: PROCESSADOR: CORE I5 3330
MEMÓRIA RAM: 16GB DDR3 DUAL CHANNEL(2x8)
HARD DISK: 2TB SEAGATE
MOTHER BOARD: INTEL DH67GD


Voltar para Outros Assuntos (Off Topics)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante