Falha na topografia?  [RESOLVIDO]

Fórum de discussão para "wireless".

Falha na topografia?

Mensagempor edfraoli » Seg Nov 02, 2015 10:31 pm

Tenho instalado o bfw 3.262 x64. Dois links de internet em bridge somados em loadbalance de 25 mega, um de 10 mb e outro de 15 mb. Squid, mysql e Qos habilitados. Um placa em lan eth0 192.168.10.1 e uma em wireless wlan0 Pci tp-link WN751ND - Chipset Atheros AR9227 - outro ip 192.168.0.2. Essa wireless do Bfw em modo Ap (modo master) enviando para uma antena Aquário Setorial com o roteador Greatek em modo Bridge, Cliente/Ap, repetidor universal, na mesma faixa 192.168.0.11. Dhcp desabilitado.

Código: Selecionar todos
WEBADMIN_PORT='8181'
SSH_PORT='22'
DNSSERVER='yes'
HOSTNAME='brazilfw'
DNS1=''
DNS2=''
PERSIST_LOG='yes'
TIME_ZONE='America/Sao_Paulo'
CACHE_DISK='yes'
USE_QOS='yes'
DHCP_SERVER='yes'
DHCP_DEFAULT_LEASE='7200'
DHCP_DNS1=''
DHCP_DNS2=''
IPUPDATE='yes'
IPUPDATE_REFRESH='600'
USE_MAC_CONTROL='no'
CERTIFICATE_ISSUED_TO=''
EXTERNAL_PING='yes'
ENABLE_MYSQL='yes'
ARP_SCAN_RETRY='5'
ARP_SCAN_TIMEOUT='250'
KEYBOARD='br-abnt2'
DNSFREECHOICE='no'
USE_RESTRICTION_FILE='no'
SHOW_LINK_USAGE='yes'
DMZ=''
ADDON_EXPERIMENTAL='yes'
DISTRO_EXPERIMENTAL='yes'
WPAD='no'
MYSQL_SERVER_PORT='3306'
CLAMAV='yes'


O fato é que acontece como na imagem, na antena seguinte não consigo enxergar os MAC dos clientes.

Imagem

É mostrado somente o ip do roteador Greatek, mas o ip é individual como na imagem, tanto das antenas seguintes como dos clientes.

Imagem

Por dois dias fiquei vasculhando informações a respeito. Descobri que pode ser o tipo do roteador. Eu usei o ApRouter do chipset Realtek e deu a mesma coisa. Sempre mostra o mac somente da segunda antena.

Quem puder responda-me:

1) Eu ví que o bfw tem o modo cliente, é preciso ter um outro servidor como cliente em todo lugar que eu precisar receber a internet pela antena?


2) Sei que existe o modo wds em que tem que por o mac de uma na outra para se comunicarem, claro que não funcionaria pelo bfw via placa pci wireless teria que ser via swich e roteador ap. Como fazer para na ponta receber para por um segundo roteador doméstico, em outra faixa de ip, para usar na casa do cliente?

3) O que pode ser como solução além das citadas?


Preciso muito dessa solução por que via cabo, não há como fazer por que há concorrentes que são via cabo. Eu quero usar o EPM, mas a minha limitação são esse malditos MAC que não consigo ver.

Obrigado pela ajuda de quem for desde já e aqueles que leram até o final minha angústia que já dura um tempão. ^/ ^/
Caminhando para entender mais sobre linux, o tornará melhor a cada dia.
"Aprender com as dificuldades fará você mais habilitado."
Avatar do usuário
edfraoli
BFW Squid 3.5.x
BFW HaarpCache
 
Mensagens: 112
Registrado em: Seg Out 27, 2014 10:27 pm
BrazilFW Box: Bfw3.262 64bits
Squid 3.5, Htop, bmon, Iftop, Tcptrack, BandwidtD, mysarg, Qos, Intel(R) Celeron(R) CPU E3400 @ 2.60GHz, 3 gigas de Ram, Positivo MB, Hd 80 gb. DHCP, DNS, Provedor DNS dinâmico.

Re: Falha na topografia?

Mensagempor janesley » Ter Nov 03, 2015 12:37 am

Rapaz.. a resposta é simples.. use WDS em seu roteador... ou AP. Ou pra ser mais bem claro use-o como uma Bridge. Caso o equipamento não possua esta opção, basta tirar o cabo de rede que vem do BFW até a WAN do roteador e coloca-lo na LAN do AP e desabilitar o DHCP do roteador.
Se você for utilizar via Wireless Opte por implantar uma CPE como cliente.. ou fazer um PTP dependendo da distância...
Concorrência você terá em qualquer tipo de estrutura. Então o negocio é analizar qual a distancia do BFW para o AP em questão. e implantar via Cabo. se não via PTP..
Use uma das técnicas que jesus deixou. - Dividir pra multiplicar...
Divide-se experiências para multiplicar-se o conhecimento.........
Avatar do usuário
janesley
BFW Squid 3.5.x
 
Mensagens: 374
Registrado em: Seg Abr 25, 2011 8:49 am
Localização: Imperatriz - MA
BrazilFW Box: BFW - 64 bits
BFWCache, Qos, IP x MAC, IPUpdate, LB 2 links, Squid, MySQL, MySar, CheckSystem, Redirector 2
Athlon(tm) 64 Proc. 3500+ - 2.21 GHz
Memoria - 4 GB - HD sata 320 GB

Re: Falha na topografia?

Mensagempor edfraoli » Ter Nov 03, 2015 2:57 am

janesley escreveu:Rapaz.. a resposta é simples.. use WDS em seu roteador... ou AP. Ou pra ser mais bem claro use-o como uma Bridge. Caso o equipamento não possua esta opção, basta tirar o cabo de rede que vem do BFW até a WAN do roteador e coloca-lo na LAN do AP e desabilitar o DHCP do roteador.
Se você for utilizar via Wireless Opte por implantar uma CPE como cliente.. ou fazer um PTP dependendo da distância...
Concorrência você terá em qualquer tipo de estrutura. Então o negocio é analizar qual a distancia do BFW para o AP em questão. e implantar via Cabo. se não via PTP..


Muito obrigado pela informação. Você me falou de tecnologias que até então não tinha me aprofundado. :o!
A questão de PTP e CPE são muitíssimos interessantes.

Tem uma incoerência na imagem acima. A antena que acontece isso é a outra(segunda) que recebe como cliente e não a que sai como ap do bfw(primeira) na placa wireless. Na imagem dei a entender que acontece na primeira. É só apartir da segunda que há o problema dos macs.

Imagem

>|

Ainda não usei o tipo em WDS. Só me esclareça uma última coisa antes que eu comece os testes. Eu pondo em WDS no modo bridge o roteador, posso por um cabo na lan do roteador da segunda antena direcionado a um swich, que as portas do swich vai receber a net? Ou será unicamente sinal a sinal, sem poder por em um swich?

:o! :o!
Caminhando para entender mais sobre linux, o tornará melhor a cada dia.
"Aprender com as dificuldades fará você mais habilitado."
Avatar do usuário
edfraoli
BFW Squid 3.5.x
BFW HaarpCache
 
Mensagens: 112
Registrado em: Seg Out 27, 2014 10:27 pm
BrazilFW Box: Bfw3.262 64bits
Squid 3.5, Htop, bmon, Iftop, Tcptrack, BandwidtD, mysarg, Qos, Intel(R) Celeron(R) CPU E3400 @ 2.60GHz, 3 gigas de Ram, Positivo MB, Hd 80 gb. DHCP, DNS, Provedor DNS dinâmico.

Re: Falha na topografia?

Mensagempor janesley » Ter Nov 03, 2015 2:40 pm

edfraoli escreveu:Tem uma incoerência na imagem acima. A antena que acontece isso é a outra(segunda) que recebe como cliente e não a que sai como ap do bfw(primeira) na placa wireless. Na imagem dei a entender que acontece na primeira. É só apartir da segunda que há o problema dos macs.

Para que tudo funcione perfeitamente, basta ativar o WDS e deixar o AP como Bridge:
# - O AP que envia: WDS / Bridge
# - O AP que recebe: WDS / Cliente
Ambos com o DHCP inativo e com IPs diferentes "para poder acessa-los posteriormente" e ambos utilizando somente as portas LANs.
edfraoli escreveu:Ainda não usei o tipo em WDS. Só me esclareça uma última coisa antes que eu comece os testes. Eu pondo em WDS no modo bridge o roteador, posso por um cabo na lan do roteador da segunda antena direcionado a um swich, que as portas do swich vai receber a net? Ou será unicamente sinal a sinal, sem poder por em um swich?

Poderá por em quantos switch quiser tanto na LAN do AP que envia como no que recebe.. "Lembrando de não utilizar a porta WAN do roteador" há não ser que você queira controlar esse Roteador como único cliente, sem controlar quem estiver atrás dele.
Use uma das técnicas que jesus deixou. - Dividir pra multiplicar...
Divide-se experiências para multiplicar-se o conhecimento.........
Avatar do usuário
janesley
BFW Squid 3.5.x
 
Mensagens: 374
Registrado em: Seg Abr 25, 2011 8:49 am
Localização: Imperatriz - MA
BrazilFW Box: BFW - 64 bits
BFWCache, Qos, IP x MAC, IPUpdate, LB 2 links, Squid, MySQL, MySar, CheckSystem, Redirector 2
Athlon(tm) 64 Proc. 3500+ - 2.21 GHz
Memoria - 4 GB - HD sata 320 GB

Re: Falha na topografia?

Mensagempor edfraoli » Ter Nov 03, 2015 3:15 pm

janesley escreveu:
edfraoli escreveu:Tem uma incoerência na imagem acima. A antena que acontece isso é a outra(segunda) que recebe como cliente e não a que sai como ap do bfw(primeira) na placa wireless. Na imagem dei a entender que acontece na primeira. É só apartir da segunda que há o problema dos macs.

Para que tudo funcione perfeitamente, basta ativar o WDS e deixar o AP como Bridge:
# - O AP que envia: WDS / Bridge
# - O AP que recebe: WDS / Cliente
Ambos com o DHCP inativo e com IPs diferentes "para poder acessa-los posteriormente" e ambos utilizando somente as portas LANs.
edfraoli escreveu:Ainda não usei o tipo em WDS. Só me esclareça uma última coisa antes que eu comece os testes. Eu pondo em WDS no modo bridge o roteador, posso por um cabo na lan do roteador da segunda antena direcionado a um swich, que as portas do swich vai receber a net? Ou será unicamente sinal a sinal, sem poder por em um swich?

Poderá por em quantos switch quiser tanto na LAN do AP que envia como no que recebe.. "Lembrando de não utilizar a porta WAN do roteador" há não ser que você queira controlar esse Roteador como único cliente, sem controlar quem estiver atrás dele.


Por um bom tempo tenho procurado como resolver esse problema do mac que me limitou usar o epm. Muito obrigado! :o! :o!

Já fiz os testes e eu já vi o mac dos clientes no meu bfw. Sua contribuição foi muito significativa. Não sabia da tecnologia do wds, para mim, sinceramente, não podia por o cabo na lan do roteador para um switch, por que achava que o sinal passava direto. >| Só me mostrou que tenho que estudar mais se quero melhorar na eficiencia do meu sinal. Foi de grande ajuda.

Resolvido, moderadores pode fechar o tópico.
Caminhando para entender mais sobre linux, o tornará melhor a cada dia.
"Aprender com as dificuldades fará você mais habilitado."
Avatar do usuário
edfraoli
BFW Squid 3.5.x
BFW HaarpCache
 
Mensagens: 112
Registrado em: Seg Out 27, 2014 10:27 pm
BrazilFW Box: Bfw3.262 64bits
Squid 3.5, Htop, bmon, Iftop, Tcptrack, BandwidtD, mysarg, Qos, Intel(R) Celeron(R) CPU E3400 @ 2.60GHz, 3 gigas de Ram, Positivo MB, Hd 80 gb. DHCP, DNS, Provedor DNS dinâmico.

Re: Falha na topografia?

Mensagempor reginaldo » Ter Nov 03, 2015 4:15 pm

edfraoli escreveu:Resolvido, moderadores pode fechar o tópico.

Quem fecha o tópico é o próprio autor do tópico

Favor ler http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=75123&start=0#p226426

Favor ler também as regras do fórum
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o reginaldo, Doe, favor enviar e-mail para reginaldo@brazilfw.com.br
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
"Disciplina é liberdade. Compaixão é fortaleza. Ter bondade é ter coragem" (Há Tempos [Dado Villa-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá])
Avatar do usuário
reginaldo
BFW Mediator
BFW Documenter
BFW Manager
BFW 3.x Update
 
Mensagens: 12686
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 12:10 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: Intel Core i3 Model 530
Memória: 8.00 GiB / 2 Links
BFW 3.0.262 64 bits
Serviços Ativos: Control MAC, QOS
Addons: EBackup, EPM e Squid 3.5.x

Re: Falha na topografia?

Mensagempor edfraoli » Ter Nov 03, 2015 8:04 pm

Obrigado, não tinha lido.
Caminhando para entender mais sobre linux, o tornará melhor a cada dia.
"Aprender com as dificuldades fará você mais habilitado."
Avatar do usuário
edfraoli
BFW Squid 3.5.x
BFW HaarpCache
 
Mensagens: 112
Registrado em: Seg Out 27, 2014 10:27 pm
BrazilFW Box: Bfw3.262 64bits
Squid 3.5, Htop, bmon, Iftop, Tcptrack, BandwidtD, mysarg, Qos, Intel(R) Celeron(R) CPU E3400 @ 2.60GHz, 3 gigas de Ram, Positivo MB, Hd 80 gb. DHCP, DNS, Provedor DNS dinâmico.

Re: Falha na topografia?  [RESOLVIDO]

Mensagempor edfraoli » Ter Nov 03, 2015 8:06 pm

reginaldo escreveu:
edfraoli escreveu:Resolvido, moderadores pode fechar o tópico.

Quem fecha o tópico é o próprio autor do tópico

Favor ler http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=4&t=75123&start=0#p226426

Favor ler também as regras do fórum


Obrigado. Não tinha lido.
Caminhando para entender mais sobre linux, o tornará melhor a cada dia.
"Aprender com as dificuldades fará você mais habilitado."
Avatar do usuário
edfraoli
BFW Squid 3.5.x
BFW HaarpCache
 
Mensagens: 112
Registrado em: Seg Out 27, 2014 10:27 pm
BrazilFW Box: Bfw3.262 64bits
Squid 3.5, Htop, bmon, Iftop, Tcptrack, BandwidtD, mysarg, Qos, Intel(R) Celeron(R) CPU E3400 @ 2.60GHz, 3 gigas de Ram, Positivo MB, Hd 80 gb. DHCP, DNS, Provedor DNS dinâmico.


Voltar para Wireless

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron