Modo PONTE (BRIDGE) derrubou IP da eth0 - BFW 3  [INACTIVE]

Fórum de discussão para "wireless".

Modo PONTE (BRIDGE) derrubou IP da eth0 - BFW 3

Mensagempor Gaucho » Qui Mar 27, 2014 3:36 pm

Pessoal,


por algum motivo desconhecido detonei com meu acesso da rede interna ao tentar adicionar um AP wireless em modo master, depois de configurar e salvar a rede lógica "PONTE", cfe tutorial aqui. Poderiam me ajudar a setar um access point em modo MASTER (AP)?


Rodo o BFW aqui em casa de modo bem simples:

eth0 --> conectado no modem, que por sua vez está em modo bridge. Logo, o BFW é quem disca e autentica na internet (GVT).
eth1 --> rede 10/100 local, ip 192.168.1.1 / 24.

Tenho 2 APs com um SID definido de modo igual em ambos, com todas configurações idênticas EXCETO o canal, que é 1 em um deles e 11 no outro. Desse modo, posso andar pela casa e pelo meu terreno sem perder a conexão, os notebooks e dispositivos móveis mudam de um canal para o outro automaticamente, dependendo de qual está mais forte, sem precisar colocar a senha de novo e tudo +
Os APs tem tudo desligado (DHCP, DNS, etc etc etc) menos o sinal wireless. Quem controla TUDO na rede é o BFW (DHCP, DNS, firewall, etc etc)


Rodo essa config ae a 3 anos já. 100% estável.

Consegui uma placa wifi para colocar no meu BFW e expandir a rede. Lendo os tutorais de AP modo CLIENTE e modo MASTER, quis adicionar essa nova placa de rede wireless em modo MASTER, com as mesmas configs dos APs, exceto o canal que será o 6 (seis). Desse jeito mantenho meu setup como está.

Adicionei a interface física mas quando criei a PONTE e dei um RELOAD nas configurações, após salvá-las, perdi o IP da eth0 (192.168.1.1). Logo, perdi o acesso ao BFW via GUI e simplesmente não consegui mais setar o IP para a eht0 nem entrar via GUI. Tive que plugar um monitor e um teclado e fuçei em todos arquivos do /etc/brazilfw procurando como desfazer (ou resolver) o problema.
Não consegui.

Desliguei o BFW e setei o modem para PPoE com DHCP, foi o único jeito que eu consegui de entrar de volta na internet.

Agradeço desde já pela ajuda.



Gaucho
Editado pela última vez por Gaucho em Qui Mar 27, 2014 3:57 pm, em um total de 1 vez.
Gaucho
 

Re: Modo PONTE (BRIDGE) derrubou IP da eth0 - BFW 3

Mensagempor Gaucho » Qui Mar 27, 2014 3:52 pm

hmmmmmm..... acabei de me dar conta de uma coisa: o IP da conexão física wireless estava configurada no mesmo range (faixa) do ip da rede cabeada (exatamente como nos outros 2 APs).

Relendo a definição de conexões bridge no wiki bfw, esse modo deve ser usado para ligar 2 redes diferentes.... acho que aí está o problema.

Ok, ótimo. Agora a pergunta: como eu desfaço as configurações de bridge (ponte) no BFW pela linha de comando? Já achei o arquivo 'Ponte' dentro de /etc/brazilfw/logica (algo assim) e deletei ele, mas quando restarto o servidor, ele volta......

Também já setei o ip da eth0 na mão com "ifconfig eth0 192.168.1.1 netmask 255.255.255.0" mas quando restarto, ele volta sem IP

Help!
Gaucho
 

Re: Modo PONTE (BRIDGE) derrubou IP da eth0 - BFW 3

Mensagempor Gaucho » Qui Abr 03, 2014 4:33 pm

Reinstalei o BFW do zero, na última versão. Bridges nunca mais.

Que, por sinal, tem um problema grave para quem configura PPPoE no BFW. Vou postar em outro fórum.
Gaucho
 


Voltar para Wireless

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes