Configuração de Wireless para Internet local  [INACTIVE]

Fórum de discussão para "wireless".

Configuração de Wireless para Internet local

Mensagempor Capswat » Sáb Set 22, 2012 1:44 pm

Boa tarde amigos.

Depois de muito tempo fora do forum, volto com uma dúvida:

Estou implantando aqui na loja um pequeno sinal de wireless para que eu possa utilizar em pequenas manutenções de notebooks ou até para locação do sinal de net.

Vamos ao ambiente:

BFW 3.0.258 rodando perfeitamente com 2 links (20 Mb NET e 4 Mb Vivo)
3 placas de rede Realtek 8139D (rede cabeada)
1 placa 54 Mbps DWA-510 (D-link) - Calma, sei que a placa não funciona em modo AP (pelo menos está no Wiki), providenciando uma Atheros :)

Configuração:
No menu Conexões => Conexão Física, e lá criei uma conexão Wireless:

Apelido: Wireless
Interface: wlan0
Endereço MAC:
Modo de operação: Ponto de Acesso (sei que, pelo wiki não funciona, explicação 1 + abaixo)
Modulação: g: 2,412 - 2,484 Ghz - máx: 54 Mbps (Obs: coloquei b também para teste, explicação + abaixo)
Canal: 3
Potência: 4
Ponto de acesso: Capswat
Opções de segurança: WPA2
Senha: coloquei uma senha

No menu Conexões => Conexão Lógica, e lá criei uma conexão Wireless:

Apelido: Wireless
Conexão: Local
Interface fisica: Wireless
IP: 192.168.1.1
Máscara: 255.255.255.0

Salvei as configurações e reiniciei o servidor. Até aqui, tranquilo, apareceu o gadjet do wireless, sem transferencias de down/up (até aqui, certo pois não há ninguem conectado).

Explicações:
1 - A anta aqui, foi verificar no fórum DEPOIS de conseguir a placa, então optei apenas por deixar o BFW configurado e quando conseguir uma placa da Atheros, eu tiro uma e coloco a outra.
2 - Como inicialmente não consegui achar a conexão, tentei os 2 modos liberados no BFW , o b e o g, sem sucesso.

Adentro:
Mudei a configuração de modo Ponto de Acesso para modo Cliente, visando assim conectar em uma rede já criada com internet, apenas para testar a placa. Para minha surpresa, nenhuma rede próxima foi localizada (aqui no prédio temos 4 redes wireless).

Então acho que comi bola em algum lugar, pesquisei na Wiki, corri no forum, mas não achei meu erro ainda (e já tem mais de 1 semana). Agradeço qualquer ajuda, para testar a placa e, se possível, colocá-la em funcionamento.

Obrigado!
Capswat
 

Re: Configuração de Wireless para Internet local

Mensagempor Paulo2 » Qua Out 03, 2012 2:13 pm

Olá Capswat bem-vindo de volta ao fórum :o!

Não uso o BFW 3 portanto sobre a config não posso dar opinião,
mas só pra efeito de teste, vc pode configurar a placa wireless como adhoc?

Assim vc pode conectar os notes em modo adhoc colocando o ip manualmente.
Nâo sei se é possível usar dhcp em modo adhoc.
Pesquise o fórum.
As chances de sua dúvida já ter sido respondida são de 93,57%

Cooperação com os moderadores é indispensável,
eles trabalham para manter o bom funcionamento do fórum.
Por favor, leia as regras do Forum.
Resolveu, então encerre corretamente seu tópico.
Avatar do usuário
Paulo2
BFW Team
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 721
Registrado em: Qui Set 21, 2006 1:57 am
BrazilFW Box: Máquina: Física
CPU: Pentium 233
Memória: 128MiB / 1 Link
BFW 2.32.2
Serviços Ativos: bandwidthd, thttpd, crond
pure-ftpd, logread, squid, bwmon, upnpd
Addons: bandwidthd, edited-root, iptraf
libcrypto, libgd, libiconv, libmagic, libpng
lynx, msmtp, nmap-lib, nmap, pure-ftpd
squid, tcpdump, upnp

Re: Configuração de Wireless para Internet local

Mensagempor Henrique » Qua Out 03, 2012 5:53 pm

Capswat, vou te explicar como fazer por dois metodos.
Com a placa com chipser atheros.
faça conforme a wiki, coloque um ip para a placa wireless ex:192168.1.1 e no dhcp coloque a faixa 192.168.1.65 192.168.0.254
assim voce tera uma classe de ip (192.168.0.x) para a sua rede cabeada e outra para a wireless (192.168.1.x)
Usando a mesma faixa de ip para wireless e cabeada.
Voce tera que fazer uma bridge entre local e wireless (ver wiki)
apos criada a bridge ex:bridge1, voce tera que excluir a conexão logica local e criar uma nova conexão local e usar como interface fisica a bridge1, assim voce recebera para a rede wireless e cabeada os ip (192.168.0.x).

Na falta da placa atheros, voce pode usar um roteador wireless qualquer.
1- ligue o roteador wireless por cabo a um micro qualquer sem passar pelo bfw, ai voce recebera um ip do router wireless.
2- entre no webadmin do router e altere o seu ip (geralmente eles vem 192.168.1.1 ou 192.168.0.1 ou 10.1.1.1) para um ip da mesma faixa do dhcp do bfw, (ex:192.168.0.101). Salve e de reboot no router.
3- Agora entre novamente no webadmin do router (agora pelo ip que voce alterou, neste caso 192.168.0.101) e va nas configuraçóes do dhcp do router e desative ele.
4- Se queiser colocar um nome e senha aproveite e faça agora (eu nao uso nada, controlo pelo ip x mac e dansguardian)
5- salve e de reboot
6- Agora ligue o cabo de rede que vem da placa local do seu bfw e ligue na porta numero 1 e nao na wan, voce não usara ela.
7- Agora atraves deste router o bfw sera o servidor dhcp para a cabeada e wireless, o router sera usado como uma ponte para a sua rede.
8- Fiz bem simples sem muita explicação tecnica, nao sei qual seu conhecimento de rede, mas qualquer coisa posta ai que nos te ajudaremos, eu uso os dois modos no meu bfw.
9 - Se der certo não esqueça de usar o botão resolvido se der tudo certo.
Um Abraço
Henrique

Antes de abrir um novo post, verifque antes em
Relação de tópicos [resolvidos] no forum BrazilFW
no respectivo forum
Avatar do usuário
Henrique
BFW Very Participative
 
Mensagens: 451
Registrado em: Qua Ago 24, 2005 9:38 pm
Localização: GUAIBA-RS
BrazilFW Box:


Voltar para Wireless

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes

cron