Wireless e seus problemas  [INACTIVE]

Fórum de discussão para "wireless".

Wireless e seus problemas

Mensagempor vailson » Qui Set 13, 2012 12:47 pm

Olá a todos. Tenho um BFW rodando nesse momento com 436 clientes, 100% wireless. Aqui é uma escola, e os clientes na verdade são alunos que passam o dia conectados.
Tenho 15 Ap's e muitos problemas, alguns relacionados abaixo:
1) Conexão lenta em horário de pico;
2) Resposta de ping alta;
3) Reclamações dos usuários que não pagam nada pelo serviço :?: :?: :?:

Testa aqui e testa ali, descobri que os Ap's que estão com mais de 10 :shock: clientes ativos começam a perder desempenho, e , consequentemente o tempo de resposta ping sobe, chegando a mais de 1000ms, enquanto um Ap com apenas 2 ou 3 usuários tem a resposta em 1ms ou 2ms no máximo.
Procurei na net, mas não achei uma explicação lógica de como funciona e nem quantos usuários são permitidos ou recomendados por Ap, inclusive pesquisei aqui no forum http://www.brazilfw.com.br/forum/viewtopic.php?f=11&t=84170 e ainda assim estou a ver navios. Não posso colocar um Ap para cada aluno, mas acredito que exista solução para o meu problema.
Será a marca do Ap? Os que uso custaram em média R$ 60 e são de 150Mb (teoricamente teriam que trafegar no mínimo 50mb)
Cada cliente tem 1mb down 300kb up
Quem tem rede wireless usa quantos clientes por Ap?
Avatar do usuário
vailson
BFW Novice
 
Mensagens: 70
Registrado em: Ter Nov 08, 2011 12:12 pm
BrazilFW Box:

Re: Wireless e seus problemas

Mensagempor fabio23 » Qui Set 13, 2012 1:04 pm

procura equipamentos da Ubiquit e ver qual deles atente a sua necessidade pois depende muito do espaço geográfico que você usa !
Avatar do usuário
fabio23
BFW Participative
 
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 12:52 am
Localização: Salvador
BrazilFW Box: Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU E7300 @ 2.66GHz
Memória: 5.69 GiB
Versão do Firewall: 3.0.260.rc12
Kernel: 3.10.0-64
Iptables: 1.4.18
PHP: 5.3.5

Re: Wireless e seus problemas

Mensagempor edsonjbueno » Qui Set 13, 2012 1:55 pm

Isso depende muito de configuração de seus radios, e um controle de quantos conectados por radios e quais radios esta usando, tipo rede wireless somente a 11 megas ja ajuda um pouco o desempenho, e muitos outros detalhes...
No intimo todos nós somos a soma dos nossos medos, para abraçar o destino temos que inevitavelmente enfrentar esses medos e domina-los tendo ele origem familiares ou desconhecidas.
Avatar do usuário
edsonjbueno
BFW Participative
 
Mensagens: 201
Registrado em: Qua Mai 30, 2012 8:44 pm
Localização: Pimenta Bueno - RO
BrazilFW Box:

Re: Wireless e seus problemas

Mensagempor vailson » Qui Set 13, 2012 2:20 pm

edsonjbueno escreveu:Isso depende muito de configuração de seus radios, e um controle de quantos conectados por radios e quais radios esta usando, tipo rede wireless somente a 11 megas ja ajuda um pouco o desempenho, e muitos outros detalhes...

Como assim rede wireless somente a 11 megas ajudará no desempenho? esse não é um padrão há muito ultrapassado?
Avatar do usuário
vailson
BFW Novice
 
Mensagens: 70
Registrado em: Ter Nov 08, 2011 12:12 pm
BrazilFW Box:

Re: Wireless e seus problemas

Mensagempor Eduardo » Qui Set 13, 2012 4:09 pm

vailson escreveu:
edsonjbueno escreveu:Isso depende muito de configuração de seus radios, e um controle de quantos conectados por radios e quais radios esta usando, tipo rede wireless somente a 11 megas ja ajuda um pouco o desempenho, e muitos outros detalhes...

Como assim rede wireless somente a 11 megas ajudará no desempenho? esse não é um padrão há muito ultrapassado?

Se o radio tem 54MBPS você limitando a 11 melhora o sinal e teoricamente o radio vai funcionar melhor, mas só testando para saber..
Acho que você sabe que os 54MBPS são compartilhados entre usuários simultâneos e que o processamento dos pacotes de um router básico é muito limitado.

Boa sorte.
Links úteis:
Regras do Fórum
Ajude-nos a ajuda-lo (Como Postar dúvidas/testes)
Tutorial "Aprendendo a Postar"
Como encerrar corretamente seu tópico
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Voce ganha dinheiro com o Projeto BrazilFW? Então contribua com o Projeto BFW, faça uma doação clicando aqui
Avatar do usuário
Eduardo
BFW Moderator
BFW Beneméritos
BFW Manager
 
Mensagens: 3688
Registrado em: Dom Jul 12, 2009 1:27 pm
Localização: São Paulo (Zona Sul) - SP - Brasil
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento.

Re: Wireless e seus problemas

Mensagempor vailson » Qui Set 13, 2012 7:27 pm

Eduardo, nas redes 802.11b, a velocidade teórica é de apenas 11 megabits ou 1.35 MB/s... Como vou poder atender meus 436 "clientes" (leia-se alunos), sendo que em um dos casos, um dos corredores, tenho 3 aps para 110 alunos, que dá uma média de 35 alunos por ap (teoricamente, já que nem sempre tem 35 pendurados - mas já vi 20 no ap) com apenas 11 megabits? Help!
Avatar do usuário
vailson
BFW Novice
 
Mensagens: 70
Registrado em: Ter Nov 08, 2011 12:12 pm
BrazilFW Box:

Re: Wireless e seus problemas

Mensagempor brunovescovi » Qui Set 13, 2012 7:44 pm

Boa noite, pessoal.

Se você está distribuindo internet para alunos em um pavilhão com múltiplas salas em andares diferentes, ou até mesmo em prédios próximos um ao outro, pode usar cabo para interligar os pontos de acesso, e usar RBs com cartões n e antenas omni indoor como ponto de acesso.

Quando se tem mais de 15 usuários num mesmo AP, esquece roteadores de R$ 60,00 e vai para equipamentos profissionais, principalmente quando você quer entregar 1 Mbps de download e 300 Kbps de upload.
Pode também usar outros equipamentos profissionais, como Ubiquit, mas eu prefiro RBs pois pode-se escolher os cartões e antenas com mais liberdade.

Tem várias configurações possíveis. Fale mais sobre sua estrutura predial e distãncias entre APs e servidor para ajudarmos mais a fundo. :o!

Um abraço.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o Bruno Vescovi, Doe Click aqui (pagseguro) ou Click aqui (paypal)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Amor não é um sentimento. Amor é uma decisão de fazer o melhor possível para Deus e para o seu próximo."
Avatar do usuário
brunovescovi
BFW Moderator
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Documenter
BFW Expert
 
Mensagens: 3650
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 7:27 pm
Localização: Guarapari - ES
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento

Re: Wireless e seus problemas

Mensagempor vailson » Qui Set 13, 2012 8:07 pm

brunovescovi, obrigado pela atenção. Já uso cabos para interligar os pontos de acesso. RBs com cartões n e antenas omni indoor, fale mais sobre isso, nunca ouvi falar. E já esqueci os aps de R$ 60 >| >| . Falando no que interessa, quantos usuários por RB?
Abraços...
Avatar do usuário
vailson
BFW Novice
 
Mensagens: 70
Registrado em: Ter Nov 08, 2011 12:12 pm
BrazilFW Box:

Re: Wireless e seus problemas

Mensagempor janesley » Qui Set 13, 2012 9:27 pm

vailson escreveu:Falando no que interessa, quantos usuários por RB?

Na verdade é por cartão, alguns dizem que 50 outros dizem que 100 ou +++++ , mas vai depender do down e up que você irá liberar para cada cliente e da sua configuração pessoal...
Creio que o companheiro Eduardo, quiz dizer a você amigo, é que a Banda B você poderá ter uma melhor qualidade na conexão entre os alunos e os Ap's, tendo em vista que todos os equipamentos irão tentar se conectar em G mas a maioria não irá trafegar em 54 megas.
Sendo que em G o AP e o cliente tentarão se conectar a qualquer custo com mais ou menos em 2 megas, fazendo com que o AP tente diminuir seu ACK para poder conversar com os equipamentos mesmo perdendo pacotes, isso ocorre nos clientes que estão mais afastados do AP. pois a banda G é muito boa pra proximo! - falando em indor!.
Em B você pode setar, da seguinte forma, somente conectar os que estiverem em determinada velocidade. 1,2,4....11 mbps. Tambem tem a questõ do sinal alcançar mais longe, com isso aqueles usuarios que estão mais afastados do AP poderão agora ter uma conexão razoavel com o AP.
Pode se tambem setar para os usuários que tiverem om Sinal/Noise baixo nao conseguirem conexão com os APs.
Sugiro a dica do Bruno
brunovescovi escreveu:pode usar cabo para interligar os pontos de acesso, e usar RBs com cartões n e antenas omni indoor como ponto de acesso.

Quando se tem mais de 15 usuários num mesmo AP, esquece roteadores de R$ 60,00 e vai para equipamentos profissionais, principalmente quando você quer entregar 1 Mbps de download e 300 Kbps de upload.
Pode também usar outros equipamentos profissionais, como Ubiquit, mas eu prefiro RBs pois pode-se escolher os cartões e antenas com mais liberdade.

Agora 10 radios que suportam no Maximo 20 usuários não dão conta de 400 alunos. ainda mais se houver muitos pontos cegos no perimetro. E creio que haja, isso é um dos motivos do seu problema, pois o aluno não quer escolher o melhor local de se conectar. Ele quer conexão! >|
Eu particurlamente uso produtos da ibiquiti, e em alguns casos da tp-link-"CPE por questõ do preço mais acessivel nunca tive problemas", tando indor como outdor!
Espero ter ajudado!
Editado pela última vez por janesley em Qui Set 13, 2012 9:32 pm, em um total de 1 vez.
Use uma das técnicas que jesus deixou. - Dividir pra multiplicar...
Divide-se experiências para multiplicar-se o conhecimento.........
Avatar do usuário
janesley
BFW Squid 3.5.x
 
Mensagens: 374
Registrado em: Seg Abr 25, 2011 8:49 am
Localização: Imperatriz - MA
BrazilFW Box: BFW - 64 bits
BFWCache, Qos, IP x MAC, IPUpdate, LB 2 links, Squid, MySQL, MySar, CheckSystem, Redirector 2
Athlon(tm) 64 Proc. 3500+ - 2.21 GHz
Memoria - 4 GB - HD sata 320 GB

Re: Wireless e seus problemas

Mensagempor brunovescovi » Qui Set 13, 2012 9:29 pm

Boa noite, pesoal.

vailson escreveu:RBs com cartões n e antenas omni indoor, fale mais sobre isso



vailson escreveu:Falando no que interessa, quantos usuários por RB?
Vai depender de qual modelo de RB e qual cartão você instalar. Mas para adiantar, estamos falando em média entre 50 e 100 usuários online com folga (uma vez que suas RB estarão servindo apenas de bridge e o BFW vai fazer todo o "trabalho sujo").

Preciso de detalhes sobre sua estrutura predial para te ajudar mais. De preferência gaste um tempo fazendo uma planta baixa ou desenho para que possamos ter uma visão melhor da sua situação. :o!

Um abraço.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o Bruno Vescovi, Doe Click aqui (pagseguro) ou Click aqui (paypal)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Amor não é um sentimento. Amor é uma decisão de fazer o melhor possível para Deus e para o seu próximo."
Avatar do usuário
brunovescovi
BFW Moderator
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Documenter
BFW Expert
 
Mensagens: 3650
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 7:27 pm
Localização: Guarapari - ES
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento

Re: Wireless e seus problemas

Mensagempor vailson » Sex Set 14, 2012 10:09 am

brunovescovi, bom dia. Como você solicitou, este é o mapa do local que implantei a internet gerenciada pelo BFW:
Imagem
Cada um desses pavilhões, tem dois pavimentos, um térreo e primeiro andar e em cada pavimento, um corredor no meio onde estão instalados os Aps.
O servidor, está no pav E, que está diretamente ligado aos outros pavilhões através de rede cabeada, como exemplo que segue: BFW --- SWITCH ENCORE (R$ 40) --- (PORTA 1) PAV_B¹ (PORTA 2) PAV_D. Ao chegar nos pavilhões, outro switch distribui para os aps e para os pavilhões seguintes, mais ou menos como uma cascata: SWITCH A --- SWITCH B --- SWITCH C...
Vale a pena constar que nos momentos iniciais de aula, a maioria dos usuários acessam quase que simultaneamente a rede chegando a travar de tal maneira que sequer consigo pigar o ap que estou conectado.
Será que estou usando equipamentos que não oferecem o desempenho que preciso? :roll:
E quanto aos Rbs, não tem algo que seja apenas Ap, pois os Rbs são roteadores.
Abraços e obrigado pela atenção.
Avatar do usuário
vailson
BFW Novice
 
Mensagens: 70
Registrado em: Ter Nov 08, 2011 12:12 pm
BrazilFW Box:

Re: Wireless e seus problemas

Mensagempor dj_igor » Sáb Set 15, 2012 12:57 am

O seu maior problema é que fica dificil controlar o nivel de sinal de cada usuário...isso acabaa dificultando bastante e diminuindo muito a capacidade de cientes por AP
dj_igor
 

Re: Wireless e seus problemas

Mensagempor brunovescovi » Sáb Set 15, 2012 7:14 am

Bom dia, pessoal.

vailson escreveu:brunovescovi, bom dia. Como você solicitou, este é o mapa do local que implantei a internet gerenciada pelo BFW:
Beleza. O desenho já ajuda muito. Só faltaram as distâncias aproximadas em metros. Se possível, faça um dos pavilhões com linhas internas mostrando mais ou menos a disposição das salas de aula e corredor (imagino que seja semelhante nos demais pavilhões). Sempre que puder, indique as dimensões pois faz toda a diferença na escolha do equipamento.

Acho que só falta isso para você poder receber muito mais atenção específica ao seu caso, porque muita gente está numa situação semelhante.

Eu mesmo gerencio uma rede que é mista (tem notebooks e desktops), também varia na utilização por horário (pela manhã é um perfil de usuário, à tarde outro perfil, à noite outro e de madrugada outro ainda). Também as distâncias, construções de concreto, madeira, terreno inclinado, árvores, tudo que voc~e possa imaginar para deixar a coisa divertida. \`´/

Enfim, você está no céu porque consegue dimencionar sua estrutura e perfil de usuários muito melhor do que eu e vários outros.
Meu caso é semelhante ao seu no quesito clientes, pois a rede que administro mais de perto também é uma escola, porém com algumas peculiaridades na questão de fluxo dependendo de horários, mas nada muito diferente de qualquer outra escola nesse sentido.

Tenho vários pontos cegos aqui, pois estou numa área total de aproximadamente 20.000 m² de terreno, com pontos de acesso espalhados alguns por cabo e outros por WDS, tudo transparente ao BFW. Uso RBs, Ubiquiti, CPEs, roteadores wireless (com firmware razoável pelo menos). Mas consigo atender a todos de uma maneira razoável (mas é claro que tenho muito a melhorar para sair do status de "razoável").

Meu problema aqui é quantidade de banda. A cidade onde moro hoje tem pouca estrutura de internet. Só para você ter idéia, o Velox aqui de 5 ou 10 Mbps só tem em alguns bairros. E no bairro da escola, que é um pouco mais afastado, nem Velox chega aqui. Uso Airgrid 5.8 para pegar Velox do centro da cidade e distribuir aqui na escola (Tudo isso é permitido. Não sou provedor, mas tenho as leis e tudo que me permitem operar dentro do meu perfil de redistribuição). Na cidade vizinha (uns 50 Km daqui) tem GVT de 100 Mbps. Dá vontade de trazer de lá via wireless, mas os obstáculos são muitos e seria mais uma utopia do que possibilidade real.

E pensar que mês passado eu morava no Japão e a internet da minha casa era de 200/100 Mbps down/up só para nós (links FULL). Aqui na escola tenho internet boa, mas muito pouco para sustentar meus quase 200 clientes cadastrados, com média entre 10 e 15 sempre online, e picos de 40. \`´/ \`´/
Não é o Japão que é bom demais, acho que o Brasil que não é como deveria. >| >|

Nossa presidenta lembrou outro dia que as conexões brasileiras precisam chegar ao mínimo de 60% de garantia de banda até outubro, se não me engano. Se isso de fato acontecer, já vai ser um grande alívio. dancing dancing

Contei um pouco da minha situação para você ver que em questão de redes (principalmente wireless) cada caso é um caso MEEEEESMO. Por isso quanto mais detalhes, melhor para nós compartilharmos nossas experiências e desilusões nessa área, e dessa forma obtemos dicas valiosas que nos poupam dias ou semanas de pesquisa e cabeça quente. :lol:

vailson escreveu:Será que estou usando equipamentos que não oferecem o desempenho que preciso? :roll:
Com certeza. Esse switchs Encore de R$ 40,00 são até bons, mas não para o seu caso.

vailson escreveu:E quanto aos Rbs, não tem algo que seja apenas Ap, pois os Rbs são roteadores.
RBs rodam Mikrotik, e são 100% configuráveis na questão de serem roteadores, bridge, AP ou o que você quiser. Você pode configurar uma RB para funcionar como um simples switch, ou pode configurar para ser o servidor central da sua rede, ou seja, pode ser o que você quiser, limitada apenas ao hardware dela. No seu caso, até agora, a idéia é usá-la como ponto de repetição wireless.
Eu não sou expert em Mikrotik. Sobre as configurações mais minuciosas eu tenho muito a aprender, e com certeza muitos outros colegas vão aparecer para te ajudar. Vou me concentrar em te ajudar na disposição dos equipamentos e quais equipamentos você precisa para "dar um grau" na sua estrutura.

Veja se consegue as distãncias que daremos um jeito nessa escola aí que os alunos vão ser eternamente gratos. E conto com sua participação no fórum para depois poder passar suas experiências aos demais colegas. :o!

Um abraço.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o Bruno Vescovi, Doe Click aqui (pagseguro) ou Click aqui (paypal)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Amor não é um sentimento. Amor é uma decisão de fazer o melhor possível para Deus e para o seu próximo."
Avatar do usuário
brunovescovi
BFW Moderator
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Documenter
BFW Expert
 
Mensagens: 3650
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 7:27 pm
Localização: Guarapari - ES
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento

Re: Wireless e seus problemas

Mensagempor vailson » Seg Set 17, 2012 8:01 pm

Vamos lá... Boa noite a todos!
Todos os pavilhões são iguais. Onde tem sala de aula, o cliente (aluno) mais distante está apenas 7 metros (no máximo) :shock: de distância do Ap, só 7...
As paredes são de madeira (tipo aquelas que usa em bancos, divisórias pré moldadas) que acredito não interferir no sinal.
De banda, tenho 35 down e 4 up, mas nunca vi usar mais de 12 down, acredito que a rede não esteja deixando fluir os 35, acredito que os aps. E hoje percebi que terei que usar a lista branca. Os alunos estão pendurados nos torrents.
Falando nisso, vamos produzir uma lista branca eficiente esses casos - nada de torrents, p2p e afins. Mas tem outros tópicos sobre isso.
Abraços.
Avatar do usuário
vailson
BFW Novice
 
Mensagens: 70
Registrado em: Ter Nov 08, 2011 12:12 pm
BrazilFW Box:

Re: Wireless e seus problemas

Mensagempor brunovescovi » Qua Set 19, 2012 12:04 pm

Bom dia, pessoal.

Parece que seu problema é apenas por conta dos equipamentos finais que ficam engasgados em horário de pico.
sendo assim, eu colocaria umas RBs com cartão n e antenas de 5 dbi nos corredores (faça o teste com um ponto, e se precisar coloque 2 por corredor).
O resto é configuração de localização, instalação de antena e configuração de potência (e similares) dentro da RB.
Na sua situação, eu até arriscaria outros equipamentos, mas tudo depende de testes. Se quiser algo que aguente de vez muitos usuários conectados (e sem aumentar a latência) as RBs dão conta do recado.
A RB411 tem uma entrada de cartão e uma interface física, a RB433 tem três de cada. Então dependendo do cabeamento que voc~e tem aí hoje, ou o que pretende colocar, aí você escolhe o que vai instalar. sobre os cartões, veja se consegue cartões com suporte a banda n e também antenas de dupla polaridade para conseguir tirar o máximo dos cartões. Cartões com banda n homologados são poucos (até onde eu pesquisei para comprar há um ano ou dois) em comparação aos que têm suporte a bandas b e g. Você não precisa de cartões muito potentes, só precisa de cartões de qualidade.

Aí para falar de routerboards eu não sou a pessoa certa para falar porque só sei o que precisei usar até hoje, mas tenho lido vários profissionais que conseguem pendurar quase 100 clientes em uma só RB e manter a qualidade. Acho que esse é o seu caso por causa da proximidade de uma sala e outra, fazendo com que vários notebooks acessem o mesmo ponto.

Eu ainda tentaria construir uma estrutura no centro do seu espaço entre os blocos e instalar antenas setoriais apontadas para os blocos. Você pode se surpreender com o resultado e ainda gastar muito menos, além de ser mais fácil de dar manutenção. Mas em se tratando de wifi, tudo precisa de muito teste, pois na teoria tudo é azul, mas na prática a coisa muda de cor. \`´/

Um abraço.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o Bruno Vescovi, Doe Click aqui (pagseguro) ou Click aqui (paypal)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Amor não é um sentimento. Amor é uma decisão de fazer o melhor possível para Deus e para o seu próximo."
Avatar do usuário
brunovescovi
BFW Moderator
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Documenter
BFW Expert
 
Mensagens: 3650
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 7:27 pm
Localização: Guarapari - ES
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento

Re: Wireless e seus problemas

Mensagempor Paulo2 » Qua Out 03, 2012 3:05 pm

Olá pessoal, não entendo de wireless no padrão profissional desse tópico,
ando lendo o fórum de wireless exatamente pra aprender :o!

Nesse caso, as taxas que o vailson relatou me chamaram a atenção,
será que não é possível otimizar alguma coisa sobre isso?

Ele disse que tem "um BFW rodando nesse momento com 436 clientes"
e que "Cada cliente tem 1mb down 300kb up"
Imagino que seja 1Mb (mega bits, arrumando o prefixo mega como M,
quilo é k minúsculo mesmo :o! )

Sobre o link: "De banda, tenho 35 down e 4 up"
Imagino que seja 35Mb e 4Mb, ou não?

Não sei se pensei certo, mas fazendo as contas, a demanda
dele são 436Mb/35Mb de down e 130Mb/4Mb up?
Pesquise o fórum.
As chances de sua dúvida já ter sido respondida são de 93,57%

Cooperação com os moderadores é indispensável,
eles trabalham para manter o bom funcionamento do fórum.
Por favor, leia as regras do Forum.
Resolveu, então encerre corretamente seu tópico.
Avatar do usuário
Paulo2
BFW Team
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 721
Registrado em: Qui Set 21, 2006 1:57 am
BrazilFW Box: Máquina: Física
CPU: Pentium 233
Memória: 128MiB / 1 Link
BFW 2.32.2
Serviços Ativos: bandwidthd, thttpd, crond
pure-ftpd, logread, squid, bwmon, upnpd
Addons: bandwidthd, edited-root, iptraf
libcrypto, libgd, libiconv, libmagic, libpng
lynx, msmtp, nmap-lib, nmap, pure-ftpd
squid, tcpdump, upnp

Wireless e seus problemas

Mensagempor leanderrs » Qua Out 03, 2012 4:44 pm

Olá pessoal, a vai a minha contribuição.

Sobre o Wireless

O problema principal é que quando um aluno conecta com sinal fraco,
todos os outros ficam fraco! Explico.

Quando o aluno transmite ou recebe um pacote do AP, ele fica ocupado, gerando o ping. Ex. 1ms

Mas se o aluno esta com sinal fraco a modulação do AP vai para binário básico 1Mbps ou 2Mbps e o ping dos outro alunos mesmo com sinal forte sobe. Ex. 1000ms, 2000ms perda de pacote

Solução é colocar o AP para ignorar aluno abaixo de 11Mbps.

AP da Ubiquiti tem nas opções:
>>>>> Wireless
>>>Velocidade de dados
Coloca em 11mbps e desmarca caixa Automático.

Desmarcando automático, todos vão conectar em 11mbps ou o AP vai ignorar os com sinal fraco.
(descosinal fraco menor de 11mbps).


Mas o seu problema pode ser varios outros >| Torrent, Link sobrecaregado.

Descupe qualquer bobagem. :o!
BFW 3.0.262 64bits
CPU E5700 @ 3.00GHz | 1x2GB DDR3 1033MHz | 4x PCIe TP-Link Giga | PEN-DRIVER 8GB philips | Fonte Genérica...
Balance 4 Link | DHCP | QOS | DNS
Avatar do usuário
leanderrs
BFW Curious
 
Mensagens: 24
Registrado em: Qua Dez 15, 2010 8:39 am
BrazilFW Box:

Re: Wireless e seus problemas

Mensagempor vailson » Qui Out 04, 2012 3:39 pm

Bom, vou colocar uma rb pra testar...
Avatar do usuário
vailson
BFW Novice
 
Mensagens: 70
Registrado em: Ter Nov 08, 2011 12:12 pm
BrazilFW Box:


Voltar para Wireless

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron