Ajuda a estruturar uma torre  [INACTIVE]

Fórum de discussão para "wireless".

Ajuda a estruturar uma torre

Mensagempor robsonf1 » Ter Jun 19, 2012 9:02 am

Galera, estou montando um provedor de internet a radio aqui na cidade e fiquei com algumas dúvidas.
para diminuir os custos com loja desidir montar o provedor em minha casa. Ai começaram os problemas, moro em um buraco mais a umas 4 ruas da minha casa tenho um colega que tem um predio, e esse predio é em cima de um morro, logo precisaria apenas mais uns 3 metros pra fixar as antenas.

Seguinte estou trabalhando com a CPE Aquario 2425 para os clientes.
e em minha torre tenho um ovislink 5460 e uma omni 25db, pelo que percebi teoricamente esse ap só caberia 54 clientes, isso se todos ficassem com a velocidade maxima de 1 mega, mais na pratica não é bem assim que funciona. então pensei em trabalhar com a CPE pra trasmitir e pra receber assim diminuiria a quantidade de pessoas no mesmo aparelho, mas então surge outra duvida como essas 4 antenas vão ficar no auto do predio e vou mandar os links pra lá, preciso mandar em mais de uma antena certo. ou voces me indicam algum outro equipamento?

Desde ja agradeço
robsonf1
 

Re: Ajuda a estruturar uma torre

Mensagempor brunovescovi » Ter Jun 19, 2012 9:44 am

Bom dia, pessoal.

robsonf1 escreveu:mas então surge outra duvida como essas 4 antenas vão ficar no auto do predio e vou mandar os links pra lá, preciso mandar em mais de uma antena certo. ou voces me indicam algum outro equipamento?
Usar esse Ovislink 5460 para centralizar acesso a mais de 10 clientes ao mesmo tempo em longo prazo é suicídio, quanto mais se você quiser ter 54 clientes. Não use roteadores caseiros para centralizar uma rede grande. Ele vai esquentar até queimar, ou pior, pode ficar lento gradativamente sem que você identifique que o culpado pela lentidão é o roteador central. É dor de cabeça. >|

Sugiro trabalhar com uma RB na torre e usar cartões de boa qualidade, sendo que para cada cartão uma antena setorial. A quantidade de cartões e a abertura angular das antenas é de acordo com seu bolso. Se você usar BFW para gerenciar tudo, configure a RB e cartões para ficarem em bridge (isso até diminui o trabalho da RB evitando superaquecimento e sobrando mais processador para ela). Se você usar uma omni de 25 dbi no alto de um prédio ninguém vai conseguir acessar com qualidade, pelo menos não os seus clientes num raio de uns 2 a 3 Km do prédio, por isso divida sua rede em setores, porém tudo na RB, assim você usa um cartão para se comunicar com o servidor, e um cartão para cada antena setorial. A vantagem é usar apenas um aparelho na torre.

As CPEs para usar nos clientes não tem problema.

Há muitas formas para montar essa estrutura. Essa que sugeri é só uma delas.

Um abraço.


PS.: Se vai começar um provedor sugiro dar uma atenção na documentação e nas leis. Se os equipamentos não forem homologados pela Anatel e com as notas fiscais e documentos exigidos para prestação de serviço de provedor, você pode levar uma multa daquelas, sem falar na perda do seu equipamento. Mas se já viu isso tudo, siga em frente. :o!
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o Bruno Vescovi, Doe Click aqui (pagseguro) ou Click aqui (paypal)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Amor não é um sentimento. Amor é uma decisão de fazer o melhor possível para Deus e para o seu próximo."
Avatar do usuário
brunovescovi
BFW Moderator
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Documenter
BFW Expert
 
Mensagens: 3650
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 7:27 pm
Localização: Guarapari - ES
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento

Re: Ajuda a estruturar uma torre

Mensagempor robsonf1 » Qui Jun 21, 2012 3:48 pm

Bruno você indicaria alguma routerboard?
posta o modelo para eu testar.
dede ja agradelo...
robsonf1
 

Re: Ajuda a estruturar uma torre

Mensagempor brunovescovi » Qui Jun 21, 2012 9:30 pm

Boa noite, pessoal.

robsonf1 escreveu:Bruno você indicaria alguma routerboard?
Não tenho lá tanta experiência assim com RBs, mas no seu caso uma RB433 acho que resolveria seu problema. Ela possui três entradas para cartão de rede. Dessa forma você pode usar um cartão para se conectar ao BFW e os outros dois cartões para mandar sinal para os clientes. Caso queira usar mais que duas antenas aí teria que ser outro modelo, ou teria que mudar a estrutura e deixar um rádio de boa qualidade mantendo conexão ponto a ponto entre torre e BFW (poderia ser dois airgrids ou dois nano loco m5), e deixar a RB433 para distribuir sinal usando os três cartões disponíveis na RB para colocar três antenas setoriais.

E por aí vai! O negócio é usar bons equipamentos. Uma coisa é certa, comprando equipamentos de qualidade você nunca perde dinheiro porque vai poder usá-los sempre, a menos que eles queimem por algum motivo, mas aí se você cuidar do aterramento e deixar um nobreak bom na rede elétrica, o risco de queimar diminui muito.

Se por algum acaso do destino você planejar no futuro não usar mais BFW e for controlar sua rede usando o MK que vem na RB, aí te recomendo sem dúvidas usar a RB433ah nesse caso, porque ela é igual a RB433 porém possui melhor processamento e memória. Mas isso só caso você esteja pensando em usar a RB433 para algum serviço extra além de servir de ponte. A RB433 normal faria bem o trabalho também, mas dependendo se for alto demais o número de clientes em cada cartão, se a temperatura for elevada no local da torre e/ou se não for boa a situação da rede elétrica, tudo isso contribui para a sobrecarga dos aparelhos. Às vezes é melhor gastar um pouco mais num aparelho melhor e deixá-lo usando apenas 40 ou 50% de sua capacidade máxima, garantindo dessa forma seu perfeito funcionamento por tempo prolongado, e estando sempre pronto para situações de pico eventual.

Não se esqueça de deixar todo esse equipamento que sugeri em bridge para que o BFW possa enxergar o mais longe possível na sua estrutura. :o!

Um abraço.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o Bruno Vescovi, Doe Click aqui (pagseguro) ou Click aqui (paypal)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Amor não é um sentimento. Amor é uma decisão de fazer o melhor possível para Deus e para o seu próximo."
Avatar do usuário
brunovescovi
BFW Moderator
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Documenter
BFW Expert
 
Mensagens: 3650
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 7:27 pm
Localização: Guarapari - ES
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento

Re: Ajuda a estruturar uma torre

Mensagempor weslei » Dom Jun 24, 2012 7:23 pm

Salve!

Brother "robsonf1", recomendo você utilizar uma omni com rocket da ubiquiti http://www.ubnt.com/airmax#omni e http://www.ubnt.com/airmax#rocketm esse tipo de equipamento atende facil seus 100 clientes silmultaneos, tem disponivel em 2.4 e 5.8, tome cuidado pois parece que a 2.4 ainda não esta homlogada.

No seus clientes você utiliza os seguintes equipamentos:
Clientes até 1,5km --> NanoLoco
Clientes até 4km --> Nano Station
Clientes até 10km --> Airgrid/Nano Bridge

Essa técnologia airmax da ubiquiti você consegue altissimas taxas de transferencias e uma quantidade enorme de clientes no mesma base.

Hoje utlizo Rbs em todas as minhs bases, vou manter assim pois esta funcionando tudo 100%, mas nas bases novas vou instalar somente estes equipamentos da ubiquiti que tem uma alta escalabilidade devido ao protocolo TDMA.

Abraço
weslei
 

Re: Ajuda a estruturar uma torre

Mensagempor robsonf1 » Ter Jun 26, 2012 10:56 pm

Valeu a dica.....
vou testar....
muito obrigado por emquanto... :aplause: :aplause:
robsonf1
 


Voltar para Wireless

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes