Distância de provedor  [RESOLVIDO]

Fórum de discussão para "wireless".

Distância de provedor

Mensagempor Vanci » Dom Abr 01, 2012 11:38 pm

Gente eh o seguinte, estou querendo mandar meu sinal para uma cidade vizinha de onde moro, daqui ate a cidade são em torno de 20km, lá eh interior e portanto quero colocar a antena na Serra assim provavelmente a visada fica melhor pra mandar meu sinal. Porém minha dúvida está nos equipamentos, que tipo de antena vou usar pra fazer mandar meu sinal para a outra torre? Quais equipamentos vou ter que usar nas torres? Que tipo de antenas? Até porque vou adquirir um link de talvez 50mega da GVT para enviar para lá e irei distribuir no máximo 5mg para os clientes.

Desde já agradeço a atenção e ajuda de vocês
Vanci
 

Re: Distância de provedor

Mensagempor janesley » Seg Abr 02, 2012 9:34 am

Bom dia.. amigo.. primeiro você deve reformular seu titulo, pois discondiz com a duvida... :D

Agora em relação PTP, primeiro passo é verificar se tem visada entre os dois pontos...
Se SIM.. Então você deve colocar para fechar o link duas AirBridge 5.8
Se NÃO... tente primeiro sub-dividir o PTP fazendo repetidoras, ou em ultimo caso utilize a frequência de 900 Ghz. comprando em pares até atingir a velocidade desejada que é 54 MB.

Para distribuir aos clientes. você deverá primeiro ver se tem poluição na frequência de 2.4.
Se NÃO... Você poderá optar por econômia ou profissionalismo.
:arrow: Econômia - Bullet HP 1000mw + Antena Omni 12 ou 15 dbi, sugestão: da OIW ou Hyperlink (quanto maior o ganho, maior será a distância e maior o ruido, pense nisso :mrgreen: ).
:arrow: Profissional - Ai você utilizará antenas Setoriais, alguns exemplos pode ser com Nanostation M2 ou Rocket M2 + BaseStation Airmax 19 dbi ou Setoriais da OIW mais Bullet HP, Mikrotik + Placa + Setorial. - Nesta frequência dificilmente atingirá 5 megas por cliente.

Se Sim... - opte por colocar em 5.8 - NanoStation M5, Rocket M5 + BaseStation 19 DBI ou equivalente. - Aqui nesta frequência você pode facilmente atingir 5 megas por cliente.

Veja que as antenas setoriais tem um angulo de cobertura. veja se vai utilizar todo o angulo que é de 360º. a vantagem dos Nano e do BaseStation é que trabalham em dupla polaridade.
Muitas vezes achamos que a econômia no começo é bom pois temos pouco pra gastar, mas ai com pouco tempo você terá que mudar os equipamentos. - Fica aqui a sugestão!

Espero ter ajudado! :o!
Editado pela última vez por janesley em Seg Abr 02, 2012 10:03 am, em um total de 2 vezes.
Use uma das técnicas que jesus deixou. - Dividir pra multiplicar...
Divide-se experiências para multiplicar-se o conhecimento.........
Avatar do usuário
janesley
BFW Squid 3.5.x
 
Mensagens: 374
Registrado em: Seg Abr 25, 2011 8:49 am
Localização: Imperatriz - MA
BrazilFW Box: BFW - 64 bits
BFWCache, Qos, IP x MAC, IPUpdate, LB 2 links, Squid, MySQL, MySar, CheckSystem, Redirector 2
Athlon(tm) 64 Proc. 3500+ - 2.21 GHz
Memoria - 4 GB - HD sata 320 GB

Re: Distância de provedor

Mensagempor brunovescovi » Seg Abr 02, 2012 9:51 am

Bom dia, pessoal.

Tenho links aqui de 3 Km e uso Airgrids Ubiquiti. Estou muito satisfeito com o resultado e já ouvi dizer que conseguiram links muito maiores do que o meu com o mesmo equipamento (30 KM com visada 100% limpa). De qualquer forma, se você tem 20 KM e um ponto de apoio no meio do caminho, creio que você pode fazer uso desses equipamentos ou semelhantes, usando dois laços em bridge (um da origem até a Serra, outro da Serra até o destino). Links de 2,4 GHz são completamente inviáveis.

Um abraço.
Contribua para que o Projeto BFW permaneça no ar, Doe Click aqui
Contribua com o Bruno Vescovi, Doe Click aqui (pagseguro) ou Click aqui (paypal)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Amor não é um sentimento. Amor é uma decisão de fazer o melhor possível para Deus e para o seu próximo."
Avatar do usuário
brunovescovi
BFW Moderator
BFW Add-on Developer
BFW Beneméritos
BFW Manager
BFW Documenter
BFW Expert
 
Mensagens: 3650
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 7:27 pm
Localização: Guarapari - ES
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento

Re: Distância de provedor

Mensagempor janesley » Seg Abr 02, 2012 10:14 am

Bom amigo dê uma olhada aqui... acho que vai tirar suas duvidas:

http://under-linux.org/f169/enlace-com-3-direcoes-diferentes-me-ajudem-155759/index3.html

Espero ter ajudado ! :o!
Use uma das técnicas que jesus deixou. - Dividir pra multiplicar...
Divide-se experiências para multiplicar-se o conhecimento.........
Avatar do usuário
janesley
BFW Squid 3.5.x
 
Mensagens: 374
Registrado em: Seg Abr 25, 2011 8:49 am
Localização: Imperatriz - MA
BrazilFW Box: BFW - 64 bits
BFWCache, Qos, IP x MAC, IPUpdate, LB 2 links, Squid, MySQL, MySar, CheckSystem, Redirector 2
Athlon(tm) 64 Proc. 3500+ - 2.21 GHz
Memoria - 4 GB - HD sata 320 GB

Re: Distância de provedor

Mensagempor Vanci » Seg Abr 02, 2012 2:51 pm

Blz, muita coisa interessante eu ainda não conhecia esses basestation nem air bridge mas aproveitando a deixa eu uso aki em minha casa uma torre de 12 com 3 setoriais de 120° da wirelink e ainda não tive problemas com ela, tenho 30 clientes e está servindo muito bem. Quanto a visada para a serra gente, eh o seguinte se telhado da minha casa eu consigo ver a serra então da torre não tem pro algum. Agora qual a digirença entre eu usar Bullet m5, Rocket m5 e Nano m5 no Nasestation? É claro que para o sinal chegar na outra cidade eu quero que chegue com qualidade, então vou colocar na torre da serra Basestation pra mandar sinal para os clientes, quero que lá o sinal chegue o maior possivel.
Vanci
 

Re: Distância de provedor

Mensagempor janesley » Ter Abr 03, 2012 12:37 am

Amigo... pra fechar links recomendo utilizar NanoBridge por ter maior largura de banda.
Agora pro provedor pode ser Nanostation M5 ou Rocket + BaseStation.
A abertura do NanoStation é de 60º mas chega a dá 70-90º, já as BaseStation tem abertura de 90º e 120º a vantagem do kit Rocket + BaseStation em relação aos NanoStation é na Potência das antenas e na abertura do Sinal, pois o Hardware do Rocket é o mesmo do NanoStation. Os Nano - São a junção do BaseStation + Rocket só que numa mesma extrutura e de menor potência nas antenas que são de 10,11 e 16 dbi.
Veja no site da Ibiquiti e aprenda mais sobre essas tecnologias: http://www.ubnt.com/airmax
Nos clientes use os NanoStation Loco M5 para proximo digo.. até uns 3km e AirGrid para até uns 20km.. com visada...
Pega sem muita ou pouquissima visada por causa da tecnologia AirMax que é um tipo de espelhamento ou seja o sinal bate nos obstaculos e é refletido e ao chegar no destino o software é capaz de reconhecer os dados enviados. . ms ai.. é como dizem é por conta e risco... \`´/ . Porque pros seticos dizer tal coisa.. é loucura.. ms testa ai.. e me diz.. o resultado.... :o!

Espero ter ajudado!
Use uma das técnicas que jesus deixou. - Dividir pra multiplicar...
Divide-se experiências para multiplicar-se o conhecimento.........
Avatar do usuário
janesley
BFW Squid 3.5.x
 
Mensagens: 374
Registrado em: Seg Abr 25, 2011 8:49 am
Localização: Imperatriz - MA
BrazilFW Box: BFW - 64 bits
BFWCache, Qos, IP x MAC, IPUpdate, LB 2 links, Squid, MySQL, MySar, CheckSystem, Redirector 2
Athlon(tm) 64 Proc. 3500+ - 2.21 GHz
Memoria - 4 GB - HD sata 320 GB

Re: Distância de provedor

Mensagempor Vanci » Ter Abr 03, 2012 12:55 am

Pow janesley valeu pela dica cara, mas ainda tenho duvida com relação ao bullet ja que uso ele aki, já ouvi dizer que o bullet são melhores que os nano. Mas se você ta recomendando axo que vou fazer o seguinte colocar na minha torre NanoBridge para enviar para outra NanoBridge da torre que vai ficar na serra, ja que as duas tem 25 Dbi se nao me engano o sinal se encontra no meio do caminho tanto da casa pra serra como da serra pra casa creio que num vá ficar dando tanta interferencia nao, e la ta torre da to pensando em 2 coisas:

1: Ou colocar Basestation+Rocket M5 para jogar para os clientes
2: Ou colocar uma outra torre la mesmo na outra cidade cidade pra receber o sinal da serra e mandar para os clientes atraves de nanos ou basestation.

Mas desde já valeu pela dica ai
Vanci
 

Re: Distância de provedor

Mensagempor janesley » Ter Abr 03, 2012 1:35 am

Como disse do teu ponto pra Serra. NanoBridge, Da Serra pra outra cidade NanoBrigde.

Pra distribuir Rocket + BaseStation de 16 ou 19 dbi com 120º - lembrando que com a função AirMax...

O Bullet Tem suas vantagens em relação as NanoStation.. pois podem ser conectados nas maiorias das antenas, coisa que o NanoStation só podia através do NanoStation NS 2 pois vinha com conector SMA. mas dê uma observada no Hardware é o Mesmo... só que o Bullet é uma Minimização do NanoStation.. e o Nano uma do Rocket.. - quanto menor o circuito.. mas sussetivel a falhas... por causa do calor e outras interperies.

Seu Bullet e qual modelo e quantos clientes ele atende?
Se usar o Bullet em Setoriais sua potência com certeza será maior que no NanoStation que é apenas de 16 DBI no maximo. contra paineis de 19 e 21 DBI sendo que a cada 2 db a potência dobra. Agora use o Bullet em Omnis e me diga qual melhor..
O Preço de um Bullet + Fonte é proximo do Rocket que já vem com fonte. - Agora coloca um Rocket M5 Mimo + BaseStation AirmaX 19 DBI 120º ou 20 DBI 90º - contra um Bullet + Paineis Setoriais da mesma potência... e veja a diferênca...
Sem contar que para ter Dual-Polarização tem que ter 2 Bullets com 2 Antenas Uma na Vertical e outra Horizontal ao contrário dos Nano e Rockets. - Mesmo com o AirMax desabilitado funciona a Dual-Polarização que ao meu ver fica show.. pois eu mesmo tenho clientes que fica melhor na horizontal outros na vertical..
Use uma das técnicas que jesus deixou. - Dividir pra multiplicar...
Divide-se experiências para multiplicar-se o conhecimento.........
Avatar do usuário
janesley
BFW Squid 3.5.x
 
Mensagens: 374
Registrado em: Seg Abr 25, 2011 8:49 am
Localização: Imperatriz - MA
BrazilFW Box: BFW - 64 bits
BFWCache, Qos, IP x MAC, IPUpdate, LB 2 links, Squid, MySQL, MySar, CheckSystem, Redirector 2
Athlon(tm) 64 Proc. 3500+ - 2.21 GHz
Memoria - 4 GB - HD sata 320 GB

Re: Distância de provedor

Mensagempor Vanci » Ter Abr 03, 2012 4:39 pm

Então janesley eu uso um bullet M2 HP 600Mw cara e eles não vejo nenhum pro ate agora com eles, mas assim vou fazer como vc disse mesmo, comprar usar nanobridge pra fazer a comunicação das torres e rocket + basestation para mandar sinal para os clientes.
Vanci
 

Re: Distância de provedor

Mensagempor janesley » Ter Abr 03, 2012 10:54 pm

Vanci escreveu:Então janesley eu uso um bullet M2 HP 600Mw cara e eles não vejo nenhum pro ate agora com eles, mas assim vou fazer como vc disse mesmo, comprar usar nanobridge pra fazer a comunicação das torres e rocket + basestation para mandar sinal para os clientes.

Então você trabalha com a frequência de 2.4Ghz - Eu particurlarmente recomendária o Bullet HP - pois pode-se setar pra trabalhar com a banda B ou G ao contrário de BGN do Bullet M2. mas como você já trabalha com o M2 e não teve problemas, o hardware dele é mais parrudo e aguenta mais clientes.
Se você não tiver problemas de interferência pode continuar a trabalhar com 2.4 pois é mais facil pegar clientes vindos de outros provedores que utilizam antenas nessa frequência sem contar que os equipamentos geralmente são mais baratos.. o contra fica por conta da interferência e da largura de banda que chega a uns 600KB por cliente.
Já em 5.8 você não terá interferências tão cedo e a largura de banda é bem maior... ex: 5MB por cliente.

Certo de ter contribuido bem neste post.. :mrgreen:
Use uma das técnicas que jesus deixou. - Dividir pra multiplicar...
Divide-se experiências para multiplicar-se o conhecimento.........
Avatar do usuário
janesley
BFW Squid 3.5.x
 
Mensagens: 374
Registrado em: Seg Abr 25, 2011 8:49 am
Localização: Imperatriz - MA
BrazilFW Box: BFW - 64 bits
BFWCache, Qos, IP x MAC, IPUpdate, LB 2 links, Squid, MySQL, MySar, CheckSystem, Redirector 2
Athlon(tm) 64 Proc. 3500+ - 2.21 GHz
Memoria - 4 GB - HD sata 320 GB

Re: Distância de provedor

Mensagempor Vanci » Qua Abr 04, 2012 10:46 am

Cara eu uso Bullet HP ele funciona em B/G/N mas ta de boa de qualquer maneira.
Vanci
 

Re: Distância de provedor

Mensagempor Vanci » Seg Abr 16, 2012 4:27 pm

janesley, cara vc acha que seria interessante eu trocar minha torre aki de painel 21Dbi com bullet m2 hp por nanostation de 16 5.8? Não tenho ideia de mais ou menos quantos clientes um nano como esse suporta mas pelo que li aki anteiormente vc da a entender que os nano sao melhores que os bullets
Vanci
 

Re: Distância de provedor  [RESOLVIDO]

Mensagempor janesley » Seg Abr 30, 2012 10:01 am

Vanci escreveu:Não tenho ideia de mais ou menos quantos clientes um nano como esse suporta mas pelo que li aki anteiormente vc da a entender que os nano sao melhores que os bullets

Cada qual na configuração certa produz otimos resultados.
Ex:
Bullet + Painel Setorial = Otimos resultados :mrgreen:
Sem perda de sinal por não possuir cabo de ligação com a antena, hardware robusto, como falei o hardware/software é o mesmo utilizado no Nano e na Rocket, desvantagem vem com a dupla polarização e não trabalhar distribuindo com AirMax!
NanoStation = custo/beneficio menor quando se tem painel com ganho menor ou igual a 17 dbi. outro fator é sua dupla polarização. quando utilizado em ambientes onde a polarização horizontal está muito saturada. e quando se utiliza-se com outro Nano de dupla polarizaçao M2. pois o mesmo manda/recebe o sinal tanto em horizontal como vertical.
Rocket = mesmo hardware/software dos demais, vantagem vem em poder escolher o painel e dupla polarização, dizem que suporta mais clientes.
Vanci escreveu:janesley, cara vc acha que seria interessante eu trocar minha torre aki de painel 21Dbi com bullet m2 hp por nanostation de 16 5.8?

Amigo não recomendo a troca, mas sim a implementação. Sendo que você pode comprar 3,4 ou 5 Nanostation M5, dependendo da sua necessidade imediata para coloca-los na torre e alguns NanoStation M5 loco para os clientes. e você vai sentir a diferença.
Pois a frequência 2.4 não se comunica com a 5.8, dai se você trocar na torre, vai ter que trocar tambem nos clientes então se não se comunicam, não se interferem. dancing
Eu tenho em minha torre 3 NanoStation M2. e um Bullet HP 2.4 + Omni 15 dbi, Rocket M5 + BaseStation 120º 16DBI.
As Nano M2 atende onde o sinal fica ruim com a omni. e o custo foi bem menor que comprar Paineis + Bullets separados.
A Rocket é para os novos clientes e para fechar links proximos com AirGrid na ponta com até uns 6km.
Agora o peso do material fica show de bola.. :o!
Certo é implementar a 5.8, continuando com seu material em 2.4 para atender os clientes já existentes. os clientes novos você pode oferecer a opçao de 5.8 e mostrar as vantagens que são muitas por tem maior largura de banda e consequentemente melhor performance na NET.
Espero ter ajudado... :o!
Se resolveu seu problema.. marque resolvido.. para darmos como encerrado.
Use uma das técnicas que jesus deixou. - Dividir pra multiplicar...
Divide-se experiências para multiplicar-se o conhecimento.........
Avatar do usuário
janesley
BFW Squid 3.5.x
 
Mensagens: 374
Registrado em: Seg Abr 25, 2011 8:49 am
Localização: Imperatriz - MA
BrazilFW Box: BFW - 64 bits
BFWCache, Qos, IP x MAC, IPUpdate, LB 2 links, Squid, MySQL, MySar, CheckSystem, Redirector 2
Athlon(tm) 64 Proc. 3500+ - 2.21 GHz
Memoria - 4 GB - HD sata 320 GB


Voltar para Wireless

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes