BFW: Configuração Wireless e estender o sinal?  [RESOLVIDO]

Fórum de discussão para "wireless".

BFW: Configuração Wireless e estender o sinal?

Mensagempor suez2005 » Qua Jun 08, 2011 2:36 am

Olá pessoal.

Mais uma vez peço a ajuda e paciência dos colegas.

Obs: Estou querendo fazer funcionar com essa configuração especificamente, pois já uso em WDs mas de forma diferente desta configuração, meu objetivo é evitar ou reduzir a perda de banda que é típica do modo WDS, melhorar o desempenho da rede sem fio, com essa configuração deixo de usar 01 AP. Estou aberto a sugestões viáveis e que estejam ao meu alcance, usando os equipamentos que já tenho.

Como se trata de algo mais específico, e após uma lida mais apurada sobre os tópicos que falam desse tipo de situação, vi que era necessário a criação desse tópico.

Seria possível e como configurar e colocar em prática essa configuração WIRELESS abaixo?

BFW 3.X- MODO AP (IP - 10.86.1.2) > AP1 MODO CLIENTE(KRAZER - 10.86.1.100) > AP2 MODO AP+WDS ( TP-LINK WR1043ND - 10.86.1.101) > AP3 MODO AP+WDS (KRAZER - 10.86.1.102) - Todos os APS com DHCP desativados.

Pergunto:

1 - O AP1 (APROUTER 9.4) iria estar como bridge / cliente, ele conseguiria receber o sinal sem fio do BFW normalmente, eu teria que cadastrar seu IP+MAC desse AP no BFW?

2 - O AP 2 (DD-WRT) iria receber o sinal do AP1 da porta lan por cabo entrando na porta WAN do AP2 , estando esse (AP2) em AP+WDS?

2.1 - O AP2 iria se comunicar via WDS com o AP3, transmitiando o sinal pela wireless normalmente?

3 - Entendo que o AP2 usa chipset (Atheros) e softwares (DD-WRT) diferentes dos Krazer chipset (RTL 8186) e software (AP ROUTER 9.4), isso impediria que funcionasse normalmente entre eles, inclusive no modo AP+WDS?

4 - O AP3 iria funcionar normalmente repassando o sinal como AP?

5- Todos os MACS, iriam passar normalmente pelos APS, incluindo o ap cliente chegando ao BFW de forma transparente?

6 - Quais Os APS teriam que estar no mesmo canal?

7 - Qual segurança usar numa situação como essa?

8 - OS APS 2 E 3 funcionariam em "ROAMING"?

Agradeço pela paciência e aqueles que puderem ajudar.

Muito obrigado. :mrgreen:
Não tente correr atrás de tudo, mas se puder tente ser feliz sempre!!
Avatar do usuário
suez2005
BFW Very Participative
 
Mensagens: 372
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:58 am
Localização: Salvador / Bahia
BrazilFW Box: Intel Atom 1.6 GHZ 1.5 GB RAM HD 160 GB SATA 2.5". Fonte 180W. Rede Realtek onbd - Rede usb Broadcom 9601(ethernet). Placa PCI Wireless Atheros TL-WN350GD. Modem ADSL ZTE W300 (modo router). GVT.

Re: BFW: Configuração Wireless e estender o sinal?

Mensagempor filipe » Qui Jun 09, 2011 12:11 am

Seria possível e como configurar e colocar em prática essa configuração WIRELESS abaixo?

BFW 3.X- MODO AP (IP - 10.86.1.2) > AP1 MODO CLIENTE(KRAZER - 10.86.1.100) > AP2 MODO AP+WDS ( TP-LINK WR1043ND - 10.86.1.101) > AP3 MODO AP+WDS (KRAZER - 10.86.1.102) - Todos os APS com DHCP desativados.

Pergunto:

1 - O AP1 (APROUTER 9.4) iria estar como bridge / cliente, ele conseguiria receber o sinal sem fio do BFW normalmente, eu teria que cadastrar seu IP+MAC desse AP no BFW?


Se estiver usando IPxMAC e QOS sim suez vai ter que cadastrar os dados do AP bem como liberar banda para ele...ele vai fazer um novo NAT para os clientes conectados a ele...então voce perde o controle dos clientes pelo BFW mas voce pode fazer muito bem o controle de banda pelo firmware dos radios....faço isso por aqui :p

2 - O AP 2 (DD-WRT) iria receber o sinal do AP1 da porta lan por cabo entrando na porta WAN do AP2 , estando esse (AP2) em AP+WDS?

sim com certeza....mais como ja falei ali atras.....perde todo o controle pelo BFW somente pelo AP1

2.1 - O AP2 iria se comunicar via WDS com o AP3, transmitiando o sinal pela wireless normalmente?


Sim se os equipamentos forem compativeis e de preferencia com firwares identicos..mas creio que funcione

3 - Entendo que o AP2 usa chipset (Atheros) e softwares (DD-WRT) diferentes dos Krazer chipset (RTL 8186) e software (AP ROUTER 9.4), isso impediria que funcionasse normalmente entre eles, inclusive no modo AP+WDS?


Os processadores não são impecilho o problema seria os firmwares....mas creio q não tenha aprouter para processadores atheros nem DD-WRT para processadores Realtek

4 - O AP3 iria funcionar normalmente repassando o sinal como AP?


ta ficando repetitivo ein suez :oops: hihihih...mas sim

5- Todos os MACS, iriam passar normalmente pelos APS, incluindo o ap cliente chegando ao BFW de forma transparente?


infelizmente não ja que o ap esta em modo Bridge cliente sorry man

6 - Quais Os APS teriam que estar no mesmo canal?


ap2 e ap3

7 - Qual segurança usar numa situação como essa?


a melhor disponivel

8 - OS APS 2 E 3 funcionariam em "ROAMING"?


isso é um dilema do pessoal que trabalha com o WIFI.......da uma olhada no under-linux tem umas dicas legais sobre ROAMING com WIFI lá
Agradeço pela paciência e aqueles que puderem ajudar.

Muito obrigado. :mrgreen:


dinada
:o!
filipe
 

Re: BFW: Configuração Wireless e estender o sinal?

Mensagempor suez2005 » Qui Jun 09, 2011 1:08 am

Estimado filipe.

Agradeço muito por responder ao tópico, e por dividir suas idéias conosco.

É de grande valia sua ajuda. Irei analisar, com base em suas explicações e tomar uma decisão e te digo como ficou.

Me desculpe pela repetitividade em alguns momentos do tópico.

Infelizmente, pelo modelo proposto, o ruim é perder o gerenciamento pelo BFW e deixar que os aps, façam isso.
Só mais uma coisa. Essa configuração , da forma como você me explicou, me daria mais desempenho do que todo o sistema pelo WDS, que perde metade da banda?

Você tem alguma sugestão de como aperfeiçoar esse "modelo"?

Muito obrigado amigo, por tudo e pela paciência, considere meu presente de aniversário.
Não tente correr atrás de tudo, mas se puder tente ser feliz sempre!!
Avatar do usuário
suez2005
BFW Very Participative
 
Mensagens: 372
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:58 am
Localização: Salvador / Bahia
BrazilFW Box: Intel Atom 1.6 GHZ 1.5 GB RAM HD 160 GB SATA 2.5". Fonte 180W. Rede Realtek onbd - Rede usb Broadcom 9601(ethernet). Placa PCI Wireless Atheros TL-WN350GD. Modem ADSL ZTE W300 (modo router). GVT.

Re: BFW: Configuração Wireless e estender o sinal?

Mensagempor filipe » Qui Jun 09, 2011 1:20 am

suez vc tem percebido perda de perfomance na sua rede?

poderia ser outros fatores que não o WDS como por exemplo a poluição do canal utilizado?

em WIreless nunca devemos atribuir a culpa a um so vilão mais sim a uma gangue inteira :p
filipe
 

Re: BFW: Configuração Wireless e estender o sinal?

Mensagempor suez2005 » Qui Jun 09, 2011 1:26 am

filipe escreveu:suez vc tem percebido perda de perfomance na sua rede?

poderia ser outros fatores que não o WDS como por exemplo a poluição do canal utilizado?

em WIreless nunca devemos atribuir a culpa a um so vilão mais sim a uma gangue inteira :p



Perfeito, já tenho instalado o inSSIDer, para fazer um scan das redes ao redor e verificar possíveis interferencias, da "gangue".
Outra idéia que você me deu, seria usar o TL_WR1043ND com DD-WRT logo após o BFW, e ele iria gerenciar tudo após ele (assumiria a posição do AP1), é mais uma idéia a ser analisada.

Quando definir algo te aviso, não deixa de ser um laboratório não é?

Desejo uma ótima noite, vá descansar meu amigo.

Valeu. :o!
Não tente correr atrás de tudo, mas se puder tente ser feliz sempre!!
Avatar do usuário
suez2005
BFW Very Participative
 
Mensagens: 372
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:58 am
Localização: Salvador / Bahia
BrazilFW Box: Intel Atom 1.6 GHZ 1.5 GB RAM HD 160 GB SATA 2.5". Fonte 180W. Rede Realtek onbd - Rede usb Broadcom 9601(ethernet). Placa PCI Wireless Atheros TL-WN350GD. Modem ADSL ZTE W300 (modo router). GVT.

Re: BFW: Configuração Wireless e estender o sinal?

Mensagempor filipe » Qui Jun 09, 2011 1:33 am

De plantão parceiro.....to online ate 7 da manha!!!

prescisar estamos aeh....

ps: suez aguenta o teu WDS da uma revisada ai....
filipe
 

Re: BFW: Configuração Wireless e estender o sinal?

Mensagempor suez2005 » Qui Jun 09, 2011 1:46 am

filipe escreveu:De plantão parceiro.....to online ate 7 da manha!!!

prescisar estamos aeh....

ps: suez aguenta o teu WDS da uma revisada ai....



Ok. vou revisar e te digo.

Bom plantão por ai, eu vou nessa também.

Deus te proteja e fortaleça.
Não tente correr atrás de tudo, mas se puder tente ser feliz sempre!!
Avatar do usuário
suez2005
BFW Very Participative
 
Mensagens: 372
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:58 am
Localização: Salvador / Bahia
BrazilFW Box: Intel Atom 1.6 GHZ 1.5 GB RAM HD 160 GB SATA 2.5". Fonte 180W. Rede Realtek onbd - Rede usb Broadcom 9601(ethernet). Placa PCI Wireless Atheros TL-WN350GD. Modem ADSL ZTE W300 (modo router). GVT.

Re: BFW: Configuração Wireless e estender o sinal?

Mensagempor tuiuiti.net » Qui Jun 09, 2011 9:30 am

amigos aqui ja a algum tempo uso uma configuraçao parecida com essa e funcionando razoavelmente bem poismeu maior poblema aqui e a visada parcial entre as antenas. faço assim :

1)bfw 2.32.2 ou 3.0 ja usei os dois
2)radio cpe 2n elsys nano 12dbi (em teste mais excelente)modo ap+wds com wep ativado
3)radio c3tch w-l2000nl em wds sem wep porque nao nescessita porque ele so faz comunicaçao somente com o outro wds
4)radio em ap ligando uma omine para expansão da rede.
todos os radio estao em modo brigde com dhcp desativado sendo asssim os ip dos clientes são gerenciados pelo bfw sem pobremas nao precisando cadastrar mac dos radio pois os mesmos so servem de estensao da rede.não vejo perda de performance da rede por causa dos wds haja visto que na segunda antena se encontra conectado uma lan-house com 10 micros que ficam ligados 10 horas por dia 8 dias por semana ja a quase 2 anos entao amigo creio eu que seria so acertos nas suas configuraçoes :o!
tuiuiti.net
 

Re: BFW: Configuração Wireless e estender o sinal?

Mensagempor suez2005 » Qui Jun 09, 2011 3:05 pm

tuiuiti.net escreveu:amigos aqui ja a algum tempo uso uma configuraçao parecida com essa e funcionando razoavelmente bem poismeu maior poblema aqui e a visada parcial entre as antenas. faço assim :

1)bfw 2.32.2 ou 3.0 ja usei os dois
2)radio cpe 2n elsys nano 12dbi (em teste mais excelente)modo ap+wds com wep ativado
3)radio c3tch w-l2000nl em wds sem wep porque nao nescessita porque ele so faz comunicaçao somente com o outro wds
4)radio em ap ligando uma omine para expansão da rede.
todos os radio estao em modo brigde com dhcp desativado sendo asssim os ip dos clientes são gerenciados pelo bfw sem pobremas nao precisando cadastrar mac dos radio pois os mesmos so servem de estensao da rede.não vejo perda de performance da rede por causa dos wds haja visto que na segunda antena se encontra conectado uma lan-house com 10 micros que ficam ligados 10 horas por dia 8 dias por semana ja a quase 2 anos entao amigo creio eu que seria so acertos nas suas configuraçoes :o!


Prezado tuiuiti.

Muito obrigado por suas respostas.

Vou ver aqui direitinho e dou um retorno para você e para o outro colega.

Agradeço a ambos pelo interesse no meu caso.

Assim que encontrar uma folga meto mão e aviso.

Muito obrigado. :o!
Não tente correr atrás de tudo, mas se puder tente ser feliz sempre!!
Avatar do usuário
suez2005
BFW Very Participative
 
Mensagens: 372
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:58 am
Localização: Salvador / Bahia
BrazilFW Box: Intel Atom 1.6 GHZ 1.5 GB RAM HD 160 GB SATA 2.5". Fonte 180W. Rede Realtek onbd - Rede usb Broadcom 9601(ethernet). Placa PCI Wireless Atheros TL-WN350GD. Modem ADSL ZTE W300 (modo router). GVT.

Re: BFW: Configuração Wireless e estender o sinal?

Mensagempor nchagas » Qui Jun 09, 2011 11:37 pm

Tenho uma sugestão que acredito que vai resolver seu problema.

Seguinte o que vc deve fazer e liberar todos os maccs e os Ips dos routers WDS e repetidores no FW a partir dai vc deve deixar eles com banda total para navegação, apos esse tipo de procedimento para evitar que algum usuário coloque um IP diferente e deixe de fazer parte corretamente do QOS vc deve usar o easycaptive ou algum similar como o spaw para liberar a internet na banda correta pra ele se ele logar com um determinado IP ai vc acaba com as possibilidades de um engraçadinho mudar seu ip e ter a navegação que esta toda liberada para o router que faz a ligação dele com o servidor.

ATENÇÂO : Apos esse tipo de procedimento aconselho que vc use o IP estático nas maquinas pois o DHCP do BrazilFW pode falhar trazendo complicações futura já que o DHCP teria q passar pelo WDS ou repetidor pode acontecer de o DHCP falhar e vc ter maiores problemas.

RESUMINDO: Libere todos os WDS e repetidores no Firewall do FW com seus maccs e Ips e instale algum autenticador local como easy captive ou spaw ( no caso do BFW3 ) configure o autenticador para o usuário logar de um determinado IP para não haver trapaças no QOS e seja Feliz.


Espero ter ajudado!!
nchagas
 

Re: BFW: Configuração Wireless e estender o sinal?

Mensagempor suez2005 » Sex Jun 10, 2011 2:08 pm

nchagas escreveu:Tenho uma sugestão que acredito que vai resolver seu problema.

Seguinte o que vc deve fazer e liberar todos os maccs e os Ips dos routers WDS e repetidores no FW a partir dai vc deve deixar eles com banda total para navegação, apos esse tipo de procedimento para evitar que algum usuário coloque um IP diferente e deixe de fazer parte corretamente do QOS vc deve usar o easycaptive ou algum similar como o spaw para liberar a internet na banda correta pra ele se ele logar com um determinado IP ai vc acaba com as possibilidades de um engraçadinho mudar seu ip e ter a navegação que esta toda liberada para o router que faz a ligação dele com o servidor.

ATENÇÂO : Apos esse tipo de procedimento aconselho que vc use o IP estático nas maquinas pois o DHCP do BrazilFW pode falhar trazendo complicações futura já que o DHCP teria q passar pelo WDS ou repetidor pode acontecer de o DHCP falhar e vc ter maiores problemas.

RESUMINDO: Libere todos os WDS e repetidores no Firewall do FW com seus maccs e Ips e instale algum autenticador local como easy captive ou spaw ( no caso do BFW3 ) configure o autenticador para o usuário logar de um determinado IP para não haver trapaças no QOS e seja Feliz.


Espero ter ajudado!!



Muito obrigado nchagas.

Assim que folgar aqui vou fazer essa verificação.

Agradeço por sua ajuda, assim como os demais.

Quando tiver o resultado eu aviso.

Só achei um pouco confusa sua explicação.

Abração meu amigo, estamos a disposição também.

Muito obrigado.
Não tente correr atrás de tudo, mas se puder tente ser feliz sempre!!
Avatar do usuário
suez2005
BFW Very Participative
 
Mensagens: 372
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:58 am
Localização: Salvador / Bahia
BrazilFW Box: Intel Atom 1.6 GHZ 1.5 GB RAM HD 160 GB SATA 2.5". Fonte 180W. Rede Realtek onbd - Rede usb Broadcom 9601(ethernet). Placa PCI Wireless Atheros TL-WN350GD. Modem ADSL ZTE W300 (modo router). GVT.

Re: BFW: Configuração Wireless e estender o sinal?

Mensagempor suez2005 » Sex Jun 10, 2011 7:25 pm

tuiuiti.net escreveu:amigos aqui ja a algum tempo uso uma configuraçao parecida com essa e funcionando razoavelmente bem poismeu maior poblema aqui e a visada parcial entre as antenas. faço assim :

1)bfw 2.32.2 ou 3.0 ja usei os dois
2)radio cpe 2n elsys nano 12dbi (em teste mais excelente)modo ap+wds com wep ativado
3)radio c3tch w-l2000nl em wds sem wep porque nao nescessita porque ele so faz comunicaçao somente com o outro wds
4)radio em ap ligando uma omine para expansão da rede.
todos os radio estao em modo brigde com dhcp desativado sendo asssim os ip dos clientes são gerenciados pelo bfw sem pobremas nao precisando cadastrar mac dos radio pois os mesmos so servem de estensao da rede.não vejo perda de performance da rede por causa dos wds haja visto que na segunda antena se encontra conectado uma lan-house com 10 micros que ficam ligados 10 horas por dia 8 dias por semana ja a quase 2 anos entao amigo creio eu que seria so acertos nas suas configuraçoes :o!



Tem mais um detalhe, não esqueçamos que nessa configuração que citei, o que eu queria é que o sinal da antena do BFW chegasse ao AP1 que receberia também sem fio como Bridge, e dai em diante como está especificado lá em cima, ou seja do BFW para o AP1 o sinal seria transmitido via wireless.
Não tente correr atrás de tudo, mas se puder tente ser feliz sempre!!
Avatar do usuário
suez2005
BFW Very Participative
 
Mensagens: 372
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:58 am
Localização: Salvador / Bahia
BrazilFW Box: Intel Atom 1.6 GHZ 1.5 GB RAM HD 160 GB SATA 2.5". Fonte 180W. Rede Realtek onbd - Rede usb Broadcom 9601(ethernet). Placa PCI Wireless Atheros TL-WN350GD. Modem ADSL ZTE W300 (modo router). GVT.

Re: BFW: Configuração Wireless e estender o sinal?

Mensagempor suez2005 » Qua Jun 15, 2011 8:57 pm

Olá pessoal.

Não abandonei o tópico.

Só estou estuando as sugestões e a minha própria sugestão no inicio do tópico.

Buscando uma solução para que não haja perda de banda em WDS, estou lendo e pesquisando.

Li esses postes:

http://under-linux.org/f143/wds-perda-de-desempenho-142675/

E esse que achei interessante:

http://www.orkut.com/CommMsgs?cmm=44890&tid=5262480023134210127&na=4&nst=1&nid=44890-5262480023134210127-5271878085884814686

Qualquer novidade eu posto.

As opiniões são bem vindas.
Não tente correr atrás de tudo, mas se puder tente ser feliz sempre!!
Avatar do usuário
suez2005
BFW Very Participative
 
Mensagens: 372
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:58 am
Localização: Salvador / Bahia
BrazilFW Box: Intel Atom 1.6 GHZ 1.5 GB RAM HD 160 GB SATA 2.5". Fonte 180W. Rede Realtek onbd - Rede usb Broadcom 9601(ethernet). Placa PCI Wireless Atheros TL-WN350GD. Modem ADSL ZTE W300 (modo router). GVT.

Re: BFW: Configuração Wireless e estender o sinal?  [RESOLVIDO]

Mensagempor suez2005 » Seg Jun 20, 2011 12:51 am

Pessoal, agradeço mais uma vez pelas respostas.

Aqui deixei assim:


BFW 3.X- MODO AP > AP1 MODO AP+WDS(KRAZER ) > AP2 MODO WDS (KRAZER ) > AP3 MODO AP+WDS (KRAZER ) - Todos os APS com DHCP desativados e em Bridge, segurança desativados, controle de acesso por MAC - amarração de MAC+IP no servidor (segurança WPA2 no servidor BFW). (AP1 e AP3 como o mesmo SSID)

Adicionei o "AP4" ( TP-LINK WR1043ND + DD-WRT) ligado ao AP2 via cabo, e no modo AP transmitindo o sinal, sem criptografia, controle de acesso por MAC.

As perdas foram mínimas e gostei muito do resultado, os MACs com seus IPS, são repassados transparentes ao BFW.

Graças a todos vocês consegui chegar a essas conclusões.


Vou aguardar mais algum comentário e dar como resolvido.

Muito obrigado.
Não tente correr atrás de tudo, mas se puder tente ser feliz sempre!!
Avatar do usuário
suez2005
BFW Very Participative
 
Mensagens: 372
Registrado em: Qua Jun 30, 2010 11:58 am
Localização: Salvador / Bahia
BrazilFW Box: Intel Atom 1.6 GHZ 1.5 GB RAM HD 160 GB SATA 2.5". Fonte 180W. Rede Realtek onbd - Rede usb Broadcom 9601(ethernet). Placa PCI Wireless Atheros TL-WN350GD. Modem ADSL ZTE W300 (modo router). GVT.


Voltar para Wireless

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes