Ajuda com configuração AP5460 (RESOLVIDO)

Fórum de discussão para "wireless".

Ajuda com configuração AP5460 (RESOLVIDO)

Mensagempor directart » Sex Ago 27, 2010 1:49 am

Olá pessoal, first post!!!

Bom, estou usando BFW 2.31.10 SP1. Possuo um Switch com 5 maquinas ligadas e agora estou tentando colocar um AP para conectar 2 notes via wireless.

Problemas:
1.Bom, o problema é que, configurei o AP no modo AP mesmo, o note achou a rede e conectou, porém, só conecta se eu colocar IP fixo no note, senão não conecta.
2.Pelo que vi no fórum, devo colocar o AP no modo Bridge com DHCP desativado, porém quando coloco no modo bridge o note não localiza o sinal do AP.
3.Mesmo no modo AP, quando fixo um IP no Note, não consigo navegar, simplesmente não navega e não pinga o BFW.

Dados:
IP do BFW: 192.168.0.1
IP do AP: 192.168.0.50
O BFW esta com DHCP ativado, addons Squid e EasyCaptive funcionando legal nas máquinas que conectam por cabo.
Modelo AP: AirLive WL-5460AP
O PC com BFW é bão, P4 2g de RAM, HD 80 e etc...

Dúvidas:
1. Qual é configuração correta do AP, estou fazendo algo errado?
2. Não fiz nenhuma mudança no BFW, até porque não sabia se precisava, tem alguma config. específica no BFW p/ Wireless?
3. Quero controlar os notes que vão conectar via Wireless igual eu controlo as demais que estão por cabo, consigo fazer isto? (Inclusive o controle de Qos).

Agradeço de já, e peço desculpas se não fui claro.
Fernando D. Zotto
Editado pela última vez por directart em Sex Ago 27, 2010 7:17 pm, em um total de 1 vez.
directart
 

Re: Ajuda com configuração AP5460

Mensagempor andersonl7 » Sex Ago 27, 2010 8:21 am

[quote][/quote]Dados:
IP do BFW: 192.168.0.1
IP do AP: 192.168.0.50
O BFW esta com DHCP ativado, addons Squid e EasyCaptive funcionando legal nas máquinas que conectam por cabo.
Modelo AP: AirLive WL-5460AP
O PC com BFW é bão, P4 2g de RAM, HD 80 e etc...



Olá amigo!
Tente fazer dessa forma:
IP do BFW: 192.168.0.1
IP do AP: faixa diferente do BFW exemplo: 192.168.1.x ou 192.168.10.x ou 10.0.0.x
Mantenha o DHCP do BFW ativado e todas as demais configurações, por que assim o AP vai funcionar de forma "transparente", ou seja como se fosse um Switch e todo o controle vai continuar sendo feito pelo BFW
Espero que ter ajudado.
Abraços
andersonl7
 

Re: Ajuda com configuração AP5460

Mensagempor directart » Sex Ago 27, 2010 9:53 am

Mestre Anderson,

Mudei a faixa de IP e agora consigo navegar perfeitamente. Agradeço muito, mas vou abusar mais... rsrs

Bom, eu gostaria de manter um IP fixo para os Notes, pra que eu possa administrar melhor o controle de Qos e pelo EasyCaptive. Eu necessito fixar um IP? ou se eu amarrar o MAC ao IP nas config. do BFW ele vai sempre atribuir aquele IP para aquele Note, mesmo que eu formate o Note? ou mesmo se o Note acessar outra rede e atribuir outra faixa de IP automática?
E mais um detalhe que observei agora, não consigo efetuar controle de Qos (banda) no Note? Já revisei minha estrutura e está aparentemente tudo correto.
MAC amarrado ao IP, as regras de classe do Qos estão Ok, mas não esta limitando a banda. O Note deveria estar com 250k e está puxando total do LInk, 2MB.

Lembrando que os Notes estão acessando via Wireless e o Desk via cabo.

Agradeço desde já.
Fernando D. Zotto
directart
 

Re: Ajuda com configuração AP5460

Mensagempor francisco » Sex Ago 27, 2010 10:33 am

directart escreveu:Olá pessoal, first post!!!

Bom, estou usando BFW 2.31.10 SP1. Possuo um Switch com 5 maquinas ligadas e agora estou tentando colocar um AP para conectar 2 notes via wireless.

Problemas:
1.Bom, o problema é que, configurei o AP no modo AP mesmo, o note achou a rede e conectou, porém, só conecta se eu colocar IP fixo no note, senão não conecta.
2.Pelo que vi no fórum, devo colocar o AP no modo Bridge com DHCP desativado, porém quando coloco no modo bridge o note não localiza o sinal do AP.
3.Mesmo no modo AP, quando fixo um IP no Note, não consigo navegar, simplesmente não navega e não pinga o BFW.

Dados:
IP do BFW: 192.168.0.1
IP do AP: 192.168.0.50
O BFW esta com DHCP ativado, addons Squid e EasyCaptive funcionando legal nas máquinas que conectam por cabo.
Modelo AP: AirLive WL-5460AP
O PC com BFW é bão, P4 2g de RAM, HD 80 e etc...

Dúvidas:
1. Qual é configuração correta do AP, estou fazendo algo errado?
2. Não fiz nenhuma mudança no BFW, até porque não sabia se precisava, tem alguma config. específica no BFW p/ Wireless?
3. Quero controlar os notes que vão conectar via Wireless igual eu controlo as demais que estão por cabo, consigo fazer isto? (Inclusive o controle de Qos).

Agradeço de já, e peço desculpas se não fui claro.
Fernando D. Zotto


bom dia ,
acho que o que estava de errado era o ip do bfw com o do ap que eram iguais ,sobre

directart escreveu:Mestre Anderson,

Mudei a faixa de IP e agora consigo navegar perfeitamente. Agradeço muito, mas vou abusar mais... rsrs

Bom, eu gostaria de manter um IP fixo para os Notes, pra que eu possa administrar melhor o controle de Qos e pelo EasyCaptive. Eu necessito fixar um IP? ou se eu amarrar o MAC ao IP nas config. do BFW ele vai sempre atribuir aquele IP para aquele Note, mesmo que eu formate o Note? ou mesmo se o Note acessar outra rede e atribuir outra faixa de IP automática?
E mais um detalhe que observei agora, não consigo efetuar controle de Qos (banda) no Note? Já revisei minha estrutura e está aparentemente tudo correto.
MAC amarrado ao IP, as regras de classe do Qos estão Ok, mas não esta limitando a banda. O Note deveria estar com 250k e está puxando total do LInk, 2MB.

Lembrando que os Notes estão acessando via Wireless e o Desk via cabo.

Agradeço desde já.
Fernando D. Zotto


o que você quer é reserva de dhcp nas "confurações de dhcp e dns",amarrar ip/mac é para que só funcione aquele ip com aquele mac ,veja como configurar no forum blz, :o!
francisco
 

Re: Ajuda com configuração AP5460

Mensagempor francisco » Sex Ago 27, 2010 10:39 am

quanto ao qos ,esta usando o qos em qual modo?
francisco
 

Re: Ajuda com configuração AP5460

Mensagempor directart » Sex Ago 27, 2010 10:49 am

francisco escreveu:quanto ao qos ,esta usando o qos em qual modo?


To usando o Qos Classe Manual, e atribui os valores para as classes conforme cada IP.
Exemplo:
define_class_qos "1:1" "1:11" 250 250 50 50 192.168.0.35 #Admin
define_class_qos "1:1" "1.13" 250 250 50 50 192.168.0.40 #Aldinar

Esses valores atribui apenas como teste, ontem eu havia configurado o IP de um Desktop da mesma forma, e funcionou perfeitamente, porém hoje percebi que nenhuma regra que criei está funcionando, mesmo para o PC que ontem estava OK, hoje após eu colocar o AP na rede, as regras não estão se aplicando aos PC,s nem aos NOtes.

Gente, infelizmente entro em maratona de Reunião agora e só volto la pelas 16:00, então podem mandar suas opniões que assim que eu voltar vou coloca-las em prática.

Grato pela compreensão de vocês,
Fernando D. Zotto
directart
 

Re: Ajuda com configuração AP5460

Mensagempor francisco » Sex Ago 27, 2010 11:28 am

você fez as configurações ,fez o backup e o reload para aplicalas, o qos só funcionará com os ips que você setou os que não estão na lista fica full
francisco
 

Re: Ajuda com configuração AP5460

Mensagempor andersonl7 » Sex Ago 27, 2010 11:41 am

directart escreveu:Mestre Anderson,

Mudei a faixa de IP e agora consigo navegar perfeitamente. Agradeço muito, mas vou abusar mais... rsrs

Bom, eu gostaria de manter um IP fixo para os Notes, pra que eu possa administrar melhor o controle de Qos e pelo EasyCaptive. Eu necessito fixar um IP? ou se eu amarrar o MAC ao IP nas config. do BFW ele vai sempre atribuir aquele IP para aquele Note, mesmo que eu formate o Note? ou mesmo se o Note acessar outra rede e atribuir outra faixa de IP automática?
E mais um detalhe que observei agora, não consigo efetuar controle de Qos (banda) no Note? Já revisei minha estrutura e está aparentemente tudo correto.
MAC amarrado ao IP, as regras de classe do Qos estão Ok, mas não esta limitando a banda. O Note deveria estar com 250k e está puxando total do LInk, 2MB.

Lembrando que os Notes estão acessando via Wireless e o Desk via cabo.

Agradeço desde já.
Fernando D. Zotto



Olá amigo Directart!
Obrigado pela consideração, mas ainda não sou um Mestre, assim como você já tive muitas dúvidas e ainda tenho algumas sobre o BFW e também sobre Redes em Geral. Mas agradeço a Deus porque aqui no Fórum do BFW nós encontramos as respostas para a maioria de nossos questionamentos.Por falar em respostas gostaria de lhe sugerir que você desse uma lida nesse tópico viewtopic.php?f=90&t=63011&start=0 para que possa ser tiradas suas dúvidas sobre QOS.
Abraços!
andersonl7
 

Re: Ajuda com configuração AP5460

Mensagempor directart » Sex Ago 27, 2010 7:17 pm

Ola galera,

Agradeço a ajuda de todos, sobre o Qos não sei o que estava ocorrendo, notei que dava um erro ao recarregar o Qos, então removi todas as classes, fiz backup rebootei e refiz as classes novamente e... Voilá. Tudo funcionando perfeitamente.

Tópico Resolvido, pode fechar!

Um abraço a todos,
Fernando D. Zotto
directart
 

Re: Ajuda com configuração AP5460 (RESOLVIDO)

Mensagempor M客¡NhØ §åMµ®å¡ » Seg Set 20, 2010 1:37 am

directart escreveu:Tópico Resolvido, pode fechar!

Utilize o botão resolvido e encerre você mesmo o tópico...
:arrow: viewtopic.php?f=26&t=75123&start=0

Abraço amizade! :o!

P.S.: Obrigado, ThiagoFW! :o!
Utilize a busca do fórum! Ela é sua amiga!
Não dou suporte via MP ou MSN para ninguém. Por favor, não insista. (Para que existe o fórum?)
É novo aqui? É "antigo" e mesmo assim está perdido?
Então leia:
Avatar do usuário
M客¡NhØ §åMµ®å¡
BFW Developer
BFW WebServer
BFW Beneméritos
BFW Add-on Developer
BFW Moderator
BFW Manager
 
Mensagens: 4111
Registrado em: Qua Abr 08, 2009 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: AMD Athlon(tm) II X2 215 Processor
Memória: 1 GiB / Link 50 MB
BFW 3.0.262 64 bits.
Serviços Ativos: DNS, DHCP
Addons: Samba, Pure-FTPd (no certified), BFW WebServer (no certified)

Re: Ajuda com configuração AP5460 (RESOLVIDO)

Mensagempor M客¡NhØ §åMµ®å¡ » Sex Out 22, 2010 1:46 am

Tópico abandonado pelo autor... \/ Trancando o tópico... >|

Na próxima vez que tiver problemas ele volta... :roll:

Caso o autor precise, por favor, solicite que o tópico seja destrancado. :roll:
Utilize a busca do fórum! Ela é sua amiga!
Não dou suporte via MP ou MSN para ninguém. Por favor, não insista. (Para que existe o fórum?)
É novo aqui? É "antigo" e mesmo assim está perdido?
Então leia:
Avatar do usuário
M客¡NhØ §åMµ®å¡
BFW Developer
BFW WebServer
BFW Beneméritos
BFW Add-on Developer
BFW Moderator
BFW Manager
 
Mensagens: 4111
Registrado em: Qua Abr 08, 2009 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: AMD Athlon(tm) II X2 215 Processor
Memória: 1 GiB / Link 50 MB
BFW 3.0.262 64 bits.
Serviços Ativos: DNS, DHCP
Addons: Samba, Pure-FTPd (no certified), BFW WebServer (no certified)


Voltar para Wireless

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes