Iniciar Provedor Wi - BFW-AP ou AP Comum?

Fórum de discussão para "wireless".

Iniciar Provedor Wi - BFW-AP ou AP Comum?

Mensagempor magap » Seg Abr 12, 2010 3:27 am

Bom pessoal, estou com a idéia de tentar iniciar um pequeno provedor wireless, por enquanto só para o meu bairro, ruas proximas... + para areas vizinhas questão de 2KM maximo, com intenção de futuramente expandir .

Mais por ter sofrido com experiencias anteriores quando fui montar pra um amigo, o qual comprou akeles ap's sem vergonha que tem no ML, gostaria que opinassem sobre o equipamento para começar.

Montar um BFW-AP?

Teria ganho em processamento e memoria de sobra ja que posso colocar uma maquina razoavel igual ao bfw que ja possuo, pretendo deixar um bfw-ap so para o feito do wireless e nao misturar com o que ja tenho.

Ai é que vem, com o BFW-AP é possivel rodar Squid, SquidCacheAux e um RRDStats? (pelo menos esses que são os basicos se tratando em rede expandida), existe compatibilidade?

Iniciar com uma antena daquelas 360º ou gastar um pouco mais e utilizar paineis setoriais 120º?

E a minha principal dúvida, BFW-AP dentro de casa e cabo rgc até a antena ou paineis, ou tentar enfiar o bfw-ap dentro de uma caixa hermetica no mastro pra usar pouco cabo e nao sofrer tanta perda. <- ( Quem ja usa o BFW como AP poderia me dizer como está fazendo em relação a esta questão)

Se eu utilizar paineis setoriais, obviamente vou ter que colocar pelo menos 3 atheros no bfw-ap, a questão é, o "addon" do bfw-ap transmite normalmente para varias atheros pci como se fosse um unico ap?

Porque as opções em termos de gasto seriam essas.

Economizar no AP utilizando um BFW-AP (ja que possuo cpu razoavel guardada) e gastar mais na antena ou paineis

ou

Gastar mais comprando de cara uma RB433 ou superior com pelo menos 1 cartao mini-pci para começar e economizar temporariamente na antena comprando uma de 360º mesmo.

Logicamente em qualquer uma das opções pretendo depois dar upgrade nos itens de menos qualidade visando melhoria do serviço, porem utilizando os recursos que o "lucro" me dera pois inicialmente tenho medo de gastar muito nos paineis tentando com o BFW-AP e depois ver que nao deu certo e ter que gastar novamente com uma RB também para fazer a coisa toda funcionar.

Me desculpem o tamanho do post, mais é que pra mim são dúvidas cruciais.
magap
 

Re: Iniciar Provedor Wi - BFW-AP ou AP Comum?

Mensagempor Curvello » Seg Abr 12, 2010 11:45 pm

boa noite amigo,
acho que para começar você poderia compra uns ap's bons (aqui eu uso da gts é não tenho problema) e as setoriais, fica mais facil de instalar no mastro evitando assim o problema do cabo que quanto maior, maior a perda.
aqui eu uso dos ap's em bridger e não tenho problema nenhum, tenho -+ 50 clientes.
espero ter te ajudado
Curvello
 

Re: Iniciar Provedor Wi - BFW-AP ou AP Comum?

Mensagempor misterbogus » Ter Abr 20, 2010 2:12 am

bem amigo para o seu gato net ficar show de bola no seu pont ode interesse (2km)
então simplifica.
coloca apenas um rádio parrudo e mana fazer controle de mac e de banca.
ficaria inviável vc implementar muitos serviços com o bfw que pela sua quantidade de banda requerida não iria nem aproveitar a capacidade desses serviços;
misterbogus
 

Re: Iniciar Provedor Wi - BFW-AP ou AP Comum?

Mensagempor naufragoweb » Qui Abr 22, 2010 12:32 pm

Se voce não quer dor de cabeça, vale mais a pena investri em um PC-AP com antenas setoriais. Montei um para um cliente que já funciona a 1 ano com manutenção zero. As setoriais tem uma melhor emissão e recepção em comparação às omnidirecionais. Agora se voce não quizer investir tanto, ae a dica do Curvello é seu caminho mesmo. Mas, sinceramente, se voce vai gastar mesmo, compensa investir em um PC-AP.

Dica de equipamento:
viewtopic.php?f=14&t=73571#p212335 --> para o AP
monta ela com uma pci-wireless com chipset atheros, com 1 pente memoria de 1 gb e instala o sistema numa pendrive, conforme esse tutorial:
viewtopic.php?f=11&t=70618

Detalhe: para cada antena setorial, um PC-AP.
Antena que eu recomendo:
http://www.emctest.com.br/wifi/2.4/pain ... is_2.4.htm --> homologada mesmo, tem muita antena por ai que dizem ser homologadas, e não são.

Detalhe 2: a placa pci deve ser homologada também.
naufragoweb
 

Re: Iniciar Provedor Wi - BFW-AP ou AP Comum?

Mensagempor marceloo » Sex Out 01, 2010 10:09 pm

Boa noite, aqui vai uma boa dica pense grande comece com uma RB 433 configurada como AP-Bridge e 01 cartão engenius ou se preferir r52 da Mikrotik, uma OMNI Hyperlink, começando assim vc evita dores de cabeça futura, quando seus clientes forem aumentando vc troca a omni por painéis setoriais e acrescenta mais cartões...
E é claro com BFW para gerenciar sua rede...

Até mais
marceloo
 

Re: Iniciar Provedor Wi - BFW-AP ou AP Comum?

Mensagempor McLouds » Dom Out 03, 2010 2:05 am

Respondendo:

Ai é que vem, com o BFW-AP é possivel rodar Squid, SquidCacheAux e um RRDStats?
Sim, é possível

Iniciar com uma antena daquelas 360º ou gastar um pouco mais e utilizar paineis setoriais 120º?
Inicialmente, pode utilizar Omni, já que a abrangência pretendida é pequena

E a minha principal dúvida, BFW-AP dentro de casa e cabo rgc até a antena ou paineis, ou tentar enfiar o bfw-ap dentro de uma caixa hermetica no mastro pra usar pouco cabo e nao sofrer tanta perda. <- ( Quem ja usa o BFW como AP poderia me dizer como está fazendo em relação a esta questão)
Recomendo que use um AP em uma Cx. Hermética bem próximo da antena p/ evitar perdas

Se eu utilizar paineis setoriais, obviamente vou ter que colocar pelo menos 3 atheros no bfw-ap, a questão é, o "addon" do bfw-ap transmite normalmente para varias atheros pci como se fosse um unico ap?
Pode utilizar 3 Placas Rádio em modo Bridge, ambas estarão conectadas em uma só rede.


Hoje tenho mais de 10 rádios em Bridge e WDS ligados desta forma que te recomendei, alguns c/ Omni (360º), outros c/ setorial...
McLouds
 

Re: Iniciar Provedor Wi - BFW-AP ou AP Comum?

Mensagempor M客¡NhØ §åMµ®å¡ » Qua Nov 03, 2010 7:36 am

Tópico abandonado pelo autor... \/ Trancando o tópico... >|

Caso o autor precise, por favor, solicite que o tópico seja destrancado. :roll:
Utilize a busca do fórum! Ela é sua amiga!
Não dou suporte via MP ou MSN para ninguém. Por favor, não insista. (Para que existe o fórum?)
É novo aqui? É "antigo" e mesmo assim está perdido?
Então leia:
Avatar do usuário
M客¡NhØ §åMµ®å¡
BFW Developer
BFW WebServer
BFW Beneméritos
BFW Add-on Developer
BFW Moderator
BFW Manager
 
Mensagens: 4111
Registrado em: Qua Abr 08, 2009 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: AMD Athlon(tm) II X2 215 Processor
Memória: 1 GiB / Link 50 MB
BFW 3.0.262 64 bits.
Serviços Ativos: DNS, DHCP
Addons: Samba, Pure-FTPd (no certified), BFW WebServer (no certified)


Voltar para Wireless

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes