Sugestões de antenas para provedor wireless (RESOLVIDO)

Fórum de discussão para "wireless".

Sugestões de antenas para provedor wireless (RESOLVIDO)

Mensagempor inacioalves » Sáb Fev 14, 2009 10:37 am

Acho que esta é uma dúvida de todas as pessoas que estão começando um serviço como este: Quais equipamentos usar na base e nos clientes?

Estou montando um serviço para compartilhar conexão via rádio e gostaria da opinião dos mais experientes no assunto sobre uma lista de antenas de boa qualidade.
Orig.ARWEP 24Dbi ?
Aquarios 15db ?

Listem suas antenas e a qualidade que vocês consideram.
Editado pela última vez por inacioalves em Sex Abr 24, 2009 6:34 pm, em um total de 1 vez.
inacioalves
 

Re: Sugestões de antenas para provedor wireless

Mensagempor IceMan - Brazil » Sáb Fev 14, 2009 11:33 am

Comprei essa AirWep original pelo Mercado livre, e so digo uma coisa:
Ela é ótima para sinal abaixo da torre (sinal mais aberto na vertical). Porem é pessima para longa distancias (1 Km).

Aquario 15DBi: A melhor das não proficional. Pois a estrutura interna dela é copia de uma omni proficional.
Porem fuja das versões antigas (preta de cano PVC sem aste de metal).
As novas e de fibra com aste de metal, e mais grossa.



Outra coisa:
Pense no futuro.
Se for para provedor com no máximo 25 a 30 clientes não muito longe. Pode usar omni.
Agora se for para mais clientes é preferivel 4 setoriais de 90º. Pois um AP bom, aguenta no máximo 25 clientes simultaneos.
E com 4 setoriais vc teria 4 APs = 25 clientes simultaneos em cada AP!!!
Não dou suporte via MP ou MSN.Favor usar o fórum.

"Estreita é a porta da salvação e larga a da tentação"
"A calcinha não é a melhor coisa do mundo. Mas esta bem perto..."
Avatar do usuário
IceMan - Brazil
BFW Senior
 
Mensagens: 3211
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 7:10 pm
Localização: São Paulo
BrazilFW Box: BFW 3.x
DELL Latitude 110 - LAN USB + on-board
ADDON: Tcptrack
Conexão: NET Virtua 10mb

Re: Sugestões de antenas para provedor wireless

Mensagempor inacioalves » Qui Abr 02, 2009 3:38 pm

Consultei alguns itens no site http://www.sat5.com.br/ e verifiquei kits com APs Edimax e Antenas Hypersat.
Código: Selecionar todos
1 (um) Access Point Edimax 400 mW de potência c/ firmware em português c/ controle de banda 54Mbps (HOMOLOGADO ANATEL) c/ 5 portas RJ45 +
1 (um) Antena Omnidirecional 15,5 dBi Hypersat +
1 (um) Caixa Hermética Plástico 234x174x143 +
1 (um) Cabo de Conexão de 2 metros para ligar o access point à antena Omni

Alguém pode me informar se esta é uma boa combinação para uma distância de 5Km? No site afirma ter um alcance de 18Km, mas tenho minhas dúvidas.
Alguém usa AP Edimax? Ele é bom?
E a antena Hypersat? Alguém conhece?

Desde já agradeço a colaboração.
inacioalves
 

Re: Sugestões de antenas para provedor wireless

Mensagempor Metroid » Seg Abr 06, 2009 9:46 pm

Amigo, recomenda-se que o cabo entre a antena e o AP seja o menor possivel, coisa de 60CM no maximo, assim avita de perder sinal pelo cabo.
No resto, vc deva conseguir ai como nosso amigo acima falou colocar 25 a 30 clientes num raio de 1 a 2KM. Derepente usando nos cliente umas direcionais de grade de 25dbi consiga até mais. Claro que sempre com visada limpa sem obstaculos, só para lembrar. hehe

Abraço e sorte!!!
Metroid
 

Re: Sugestões de antenas para provedor wireless

Mensagempor inacioalves » Seg Abr 06, 2009 9:55 pm

Caro metroid,
O cabo é a solução mais fácil! Só gostaria de saber sobre o AP Edimax com a antena Hypersat pois não tenho pretensão de por mais que 10 clientes.
É apenas para ratear os custos da conexão que são muito altos.
inacioalves
 

Re: Sugestões de antenas para provedor wireless

Mensagempor Matthews Mello » Qua Abr 08, 2009 1:52 pm

e o caso de ser inviavel o uso de caixa hermetica no alto da torre ?
ex: usar PC-AP para 3x120° Painel, e uma Omni mais em baixo para os clientes mais proximos
ql o cabo recomendado ? ql o limite de distância ?
ex: a Distância aqui fica em 12mts (dos paineis para o PC-AP)
Matthews Mello
 

Re: Sugestões de antenas para provedor wireless

Mensagempor medinale » Seg Abr 13, 2009 11:17 am

Respondendo sobre a antena recomendo a aquario 15dbi, comprei um dessa à alguns dias e gostei muito do resultado, mas você tem que comprar o modelo novo Homologado, é uma toda preta feita com fibra de vidro, é mais grossa que o modelo antigo que usava tubo de pvc preto...
medinale
 

Re: Sugestões de antenas para provedor wireless

Mensagempor weslei » Ter Abr 14, 2009 11:03 pm

Salve!!!

Ao contrario do pessoal aqui, aconselho a fugir da omni da aquário, faz cujo o nome, enche de água!!!

Para saber qual equipamento usar, temos que dimensionar seu provedor, pois ai vamos lhe indicar painéis setoriais ou omni..

Omnis eu já user da AirWep e da Hyperlink, ambas são boas, mas são omnis.. \`´/
Painéis da Aquario de 12dbi 60º e de 90º (Vertical) os tenho aqui e estou feliz com o resultado..
Painéis da Hyperlink, sem comentários, os melhores que já utilizei até hoje 14 DBI 90º Polarização Horizontal(tenho 4).

Fuja dos aps edimax, a não ser os 5.8..

Evite colocar clientes perto e longe no mesmo painel ou omni, pois cada um tem sua configuração para otimização do serviço, principalmente ajuste de ACK.

Aps eu recomendo sem medo nenhum ovislink 5460, suporta de 20 a 25 clientes online, mas não tente passar disso que é caixão....
Se for usar PAinel e não quer gastar com mikrotik use um AP para cada painel..

Por favor nunca coloque um hub na torre e desça somente um cabo de rede.. :o!

Comece com omni e um AP ovislink 5460, quando tu tiver com uns 50 clientes, vai chegar a hora de investir, pois 50 clientes seria aproximadamente 20 ou 25 clientes online... ok

Quer fazer bem feita a instalação na torre, faça você mesmo, cabo RGC 213 de no maximo 2,5mt (da antena até na caixa hermética) lembre-se de isolar tudo muito bem com fita auto-fusão.. Sempre use um nobreak para mandar energia para torre e de preferencia muito bem aterrado..

Potencia não é tudo, use 63mW ou 100mW, aqui utilizo essa faixa de potencia com paineis de 12 e 14dbi, tenho para longa e curta distancia, longa eu atendo clientes a 7km..

Se a distancia for superior a 7km, recomendo instalar uma Antena Grade Direcional especifica para atender esse cliente...

Boa sorte... :o!
weslei
 

Re: Sugestões de antenas para provedor wireless

Mensagempor IceMan - Brazil » Ter Abr 14, 2009 11:56 pm

Ao contrario do pessoal aqui, aconselho a fugir da omni da aquário, faz cujo o nome, enche de água!!!

Vc se refere até para as novas de haste preta de fibra sem nenhuma abertura e base de alumínio?

Tenho uma já há 9 meses, e da ultima vez que mexi nela, não percebi infiltração.

A má fama da Aquário foi por causa dos modelos antigos (cano PVC com tampa na parte superior).

Para vc ver que cada caso é um caso. Eu gostei da Aquário (Omni), mas achei que fui enrolado na AirWep (omni).

A Omni AirWep 18DBi para mim foi dinheiro jogado fora.
Pois para distancias acima de 800 mts o sinal era instável. E a qualidade das peças é digamos muito caseiro.
Esquema da antena interna é uma cópia de versões antigas de antenas importadas (o mesmo esquema que a Aquário usava nas versões anteriores). E a proteção externa feita de cano PVC.
E o site do fabricante que é do Brasil, consta que a antena tem 2 Bobinas (1 a mais que as importadas de boa qualidade). Dando mais estabilidade para o sinal. E a verdade é que não tem bobina nenhuma.
O que mostra como bobina no desenho do site do fabricante, é na verdade 2 espumas que apóiam a antena dentro do cano.

E eu não pude devolver ela pq a garantia é perdida se o selo for danificado. Porem o selo é de papel e na primeira chuva se desfaz.

OBS: Retiro tudo que disse sobre a AirWep se falarem que o site http://www.airwep.com na verdade não tem nada a ver com a antena AirWep original.
Pois quando fui tentar copiar o link da imagem sobre as 2 bobinas, percebi que do lado superior esquerdo eles colocaram o logotipo escrito ArWep em vez de AirWep.
Com isso eu fiquei em duvida sobre a originalidade de minha antena...... :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:

Porem todos os vendedores no Mercado Livre que vendem essa antena, fazem menção a esse site.
Não dou suporte via MP ou MSN.Favor usar o fórum.

"Estreita é a porta da salvação e larga a da tentação"
"A calcinha não é a melhor coisa do mundo. Mas esta bem perto..."
Avatar do usuário
IceMan - Brazil
BFW Senior
 
Mensagens: 3211
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 7:10 pm
Localização: São Paulo
BrazilFW Box: BFW 3.x
DELL Latitude 110 - LAN USB + on-board
ADDON: Tcptrack
Conexão: NET Virtua 10mb

Re: Sugestões de antenas para provedor wireless

Mensagempor weslei » Qua Abr 15, 2009 7:18 am

bom dia,
Ice posso ter tido o azar de ter pego o primeiro lote da de fibra com problemas ainda, pois e que usava era essa de fibra já.

Bom quanto a distancia das Airwep não posso dizer com certeza, pois meu cliente mais longe ficava a 1,2km..]

Brother Airwep e Arwep é a mesma antena, mesma empresa... :o!

Nas verdade antigamente era AirWep, depois mudou o nome, ou vise versa...

Abraço
weslei
 

Re: Sugestões de antenas para provedor wireless

Mensagempor inacioalves » Sex Abr 17, 2009 7:43 pm

Caros amigos,
agradeço a colaboração de todos, os comentários de vocês estão me ajudando bastante a decidir sobre como vou fazer minha instalação aqui. :D :o! :D

weslei escreveu:Para saber qual equipamento usar, temos que dimensionar seu provedor, pois ai vamos lhe indicar painéis setoriais ou omni..
:-(

Quanto a esta questão eu já tinha falado algo a respeito. Não estou montando um provedor!!!
inacioalves escreveu:Só gostaria de saber sobre o AP Edimax com a antena Hypersat pois não tenho pretensão de por mais que 10 clientes.
É apenas para ratear os custos da conexão que são muito altos.


Estou usando o termo "cliente" :oops: não para significar um cliente contratado, mas sim um cliente(no jargão das redes :o! ) do rádio. Que pena que nosso português usa a mesma palavra com muitos significados diferentes.

Com toda esta discursão chegei a seguinte conclusão:
AP ZinWell G220
Antena Omni Aquario 15dbi homologada
PigTail conectando AP diretamente a antena (Evitar o máximo de perda)
Caixa hermética 300X220X148 PLÁSTICO + VENTILAÇÃO

Acredito que com isto conseguirei deixar funcionando redondinho suportando até 10 clientes(no jargão das redes :lol: \`´/ ).
inacioalves
 


Voltar para Wireless

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron