WIRELESS2

Fórum de discussão para "wireless".

WIRELESS2

Mensagempor psinform » Ter Nov 08, 2005 3:25 am

Bem Gallera do Wi-fi, nao sei se consigo me expressar corretamente mas, vamos lah...

Estou precisando atravessar um rua para completar a instalacao de uma internet em outro segmento. Estive conversando em outro topico e resolvi a questao para colocar como se fosse apenas uma extensao dentro do mesmo espaco fisico.

Agora, como procedo para ir ao outro lado da rua mantendo qualidade e funcionamento?
Penso que teria que ter dois modulos colocados de forma a permitir visada mas, como configurar? Fiquei meio bolado...

Desde jah agradeco a ajuda...

Abracos

\0/
psinform
 

Re: WIRELESS2

Mensagempor psinform » Ter Nov 08, 2005 4:04 am

psinform escreveu:Bem Gallera do Wi-fi, nao sei se consigo me expressar corretamente mas, vamos lah...

Estou precisando atravessar um rua para completar a instalacao de uma internet em outro segmento. Estive conversando em outro topico e resolvi a questao para colocar como se fosse apenas uma extensao dentro do mesmo espaco fisico.

Agora, como procedo para ir ao outro lado da rua mantendo qualidade e funcionamento?
Penso que teria que ter dois modulos colocados de forma a permitir visada mas, como configurar? Fiquei meio bolado...

Desde jah agradeco a ajuda...

Abracos

\0/


Poderia colocar um AP vindo da minha rede interna com visada para o outro predio e, outro AP tb conectado a um switch para dar continuidade a rede, sem necessidade de antenas extras?
psinform
 

Mensagempor Marcos do Vale » Ter Nov 08, 2005 10:08 am

Pessoal,

Acho que estou com o mesmo problema acima.
Aliás, pedi pra moverem um tópico pra cá justamente que trata disto.
Vamos ao que interessa:

Cenário Local 1
WAN - Slack c/ NAT+SQUID+DHCP - Switch - LAN1

Cenário Local 2
Hub - LAN2

Desafio: Interligar LAN1 e LAN2 via Wireless com 2 BFW.
Detalhes:
1) LAN1 e LAN2 devem ficar na mesma rede.
2) Os hosts de LAN2 devem receber o ip pelo DHCP do Slack.

Obs.: Já tenho tudo montado aqui no meu lab. , inclusive com os BFW rodando. Usei as dwl-g520 (atheros). Um está em modo AP e outro em modo CLIENT. Funciona blz pra navegar, mas as redes não se enchergam (obvio). Já instalei o bridge.tgz, só que tá faltando alguma coisa.
Marcos do Vale
 

Mensagempor Visitante » Qui Nov 10, 2005 8:26 pm

Já que ninguém se atreve a dar algum pitaco neste meu problema, vou relatar algumas experiência que fiz.
Aviso, antes que alguém pergunte, que foi usado a versão 2.26 do BFW instalado em HD e 2 placas Wifi DWL-G520 da D-Link (chip Atheros).
Ah, não vou perder tempo explicando com gerar os disquetes, copiar os módulos e outros detalhes ... existem vários tópicos explicando isto aqui no fórum que lembram as "receitas de bolo" da minha mãe.

Primeiro: Montar um AP
Segui uma das tantas "receita de bolo" que existem aqui no site, tipo:
-Na hora de gerar o disquete escolher a mesma placa pra LAN e WAN;
-Alterar no coyote.conf IF_LOCAL=ath0 e IF_INET=eth0;
-Alterar o arquivo mod.wireless com as informações corretas.
Após isto, instalei a outra placa Wifi em um host com Win98.
Funcionou perfeitamente, inclusive o host c/ Win98 recebeu o IP via DHCP do BFW, mas não fiquei satisfeito. Faltava colocar os hosts da rede cabeada junto!!!

Segundo: AP + DMZ
Peguei mais uma placa 10/100 e instalei no BFW.
Alterei o coyote.conf de modo a deixar a placa Wifi na DMZ, tipo:
IF_LOCAL=eth0, IF_INET=eth1 e DMZ=ath0.
Novo sucesso, mas desta vez tive que setar endereço IP, Gateway e DNS no host c/ a placa Wifi. Desta forma a rede cabeada tem acesso aos hosts da rede Wifi, mas o contrário não, o que implica em que o host c/ Wifi não consegue acessar os recurso compartilhados (arquivos e impressoras) da rede cabeada. Solução: instalar uma bridge!

Terceiro: AP + BRIDGE
Uma só definição: é fácil. Novamente é só seguir as "receitas de bolo":
-Alterar no coyote.conf IF_LOCAL=br0, IF_INET=eth1 e apagar a DMZ;
-Alterar o arquivo mod.bridge com as informações corretas e renomia-lo para mod.zbridge. Agora sim, todo mundo se enxerga, recebendo IP pelo DHCP do BFW, é show de bola!!!

Quarto: AP + BRIDGE + SQUID ou AP + DMZ + SQUID
Fiz isto, sim. E tá funcionando em um P166MMX c/ 128MB.
É só acrescentar o pacote (usei o do site do Mazzei) e configurá-lo.

Quinto: Em modo AP em uma máquina e MANAGED em outra
Botei pra funcionar hoje a tarde no cliente. É claro que fiz a experiência aqui no laboratório antes. Esta rodando desde segunda.
É um pouco mais complicado:
-A máquina AP deve ser configurada com IF_INET=eth0 e IF_LOCAL=ath0;
-A máquina MANAGED deve ser configurada com IF_INET=ath0 e IF_LOCAL=eth0;
-A WAN da máquina MANAGEN deve estar na mesma rede que a LAN da máquina AP, ou ser deixada pra receber via DHCP;
Ficou assim:
Na máquina AP:
LOCAL_IPADDR='192.168.2.1'
LOCAL_NETMASK='255.255.255.0'
LOCAL_BROADCAST='192.168.2.255'
LOCAL_NETWORK='192.168.2.0'
INETTYPE='ETHERNET_STATIC'
IPADDR='10.1.1.253'
NETMASK='255.255.255.0'
GATEWAY='10.1.1.254'
DNS1='10.1.1.254'
HOSTNAME='ap'
DOMAINNAME='localdomain'
DHCPSERVER='YES'
DHCPD_START_IP='192.168.2.10'
DHCPD_END_IP='192.168.2.15'
ADMIN_AUTH='p67b2zYaPOz/vIfKtt1dU/'
TZ=EST5EDT
IF_LOCAL=ath0
IF_INET=eth0

mod.wireless
iwconfig ath0 mode Master
iwconfig ath0 essid "wifi"
iwconfig ath0 channel 5
iwconfig ath0 key "1122334455" open

Na máquina MANAGED
LOCAL_IPADDR='192.168.0.1'
LOCAL_NETMASK='255.255.255.0'
LOCAL_BROADCAST='192.168.0.255'
LOCAL_NETWORK='192.168.0.0'
INETTYPE='ETHERNET_STATIC'
IPADDR='192.168.2.2'
NETMASK='255.255.255.0'
GATEWAY='192.168.2.1'
DNS1='10.1.1.254'
HOSTNAME='managed'
DOMAINNAME='localdomain'
DHCPSERVER='YES'
DHCPD_START_IP='192.168.0.10'
DHCPD_END_IP='192.168.0.15'
ADMIN_AUTH='p67b2zYaPOz/vIfKtt1dU/'
TZ=EST5EDT
IF_LOCAL=eth0
IF_INET=ath0

mod.wireless
iwconfig ath0 mode Managed
iwconfig ath0 essid "wifi"
iwconfig ath0 channel 5
iwconfig ath0 key "1122334455" open

Agora o sexto: Instalar BRIDGE nas duas máquinas e fazer com que os hosts da rede da máquina MENAGED acessem os host da máquina AP e vice-versa.
Pq? Os host da rede MANAGED devem se autenticar no servidor que está instalado instalado na rede AP (10.1.1.0) e entrar no domínio. Além disto devem receber o IP atribuído pelo DHCP deste servidor. E mais, ter acesso aos recursos compartilhados (disco e impressoras).
Bom, está experiência deu pau. Quando a máquina MENAGED entra a máquina AP começar a registrar erros na parte de Wireless. Quais? Não tive tempo de registrar. Tive que instalar no cliente e não deu tempo pra ficar brincando (estava prometido pra hoje).
Agora vou precisar da ajuda de vcs. O que pode estar dando errado?
Será que o rede Wifi não permite a Bridge?
Vou conseguir amanhã mais duas placas Wifi pra poder continuar testando aqui no Laboratório. Neste fim de semana volto a testar e posto aqui as msg de erro. Enquanto isto, se alguém tiver algum palpite, agradeço.
Ah, e se tiver dúvidas sobre as experiências que deram certo estou a disposição.

Meus agradecimentos ao Cláudio, Mazzei, ICE, Marcelo e seniDEac, com o qual bati um longo papo via MSN ontem. Um abraço a todos.
Visitante
 

Mensagempor Claudio » Qui Nov 10, 2005 10:31 pm

psinform ou Marcos? (ficou como guest)



Obrigado pelo relatorio. Foi perfeito.

Fica provador que para montar um AP as melhores placas são as Atheros.

É realmente animador. Você conseguiu montar todos os modos de operação que eu imaginava. (Essa do par de radio-bridges eu ainda não tinha imaginado).

Eu me lembro que a alguns anos eu precisei interligar duas redes em prédios diferentes (com uma avenida enorme no meio). Na época usamos um par de radio-bridges Aironet, a velocidade máxina era 2 megabits e o meu cliente gastou 20 mil dolares de equipamento. (Impressionante como a tecnologia wireless barateou!!!).

Já que você está improvisando esses dois BrazilFWs no papel de radio-bridge e o elo wireless só terá dois pontos, você poderia esperimentar montar a rede wireless no modo ad-hoc. Sem AP.

Outro teste que valeria a pena fazer é eliminar o wireless para saber se o problema não é com o bfw. Troque as placas wi-fi por placas normais nos dois lados e ligue com um cabo. Assim você poderá testar se as bridges funcionam direito.
Editado pela última vez por Claudio em Qui Nov 10, 2005 10:49 pm, em um total de 1 vez.
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Mensagempor Claudio » Qui Nov 10, 2005 10:46 pm

Só uma ultima observação:

As limitações que você teve no segundo teste são normais:

1 - O bfw não fornece ip via dhcp para a dmz (normalmente as maquinas da dmz tem ip fixo).

2 - As máquinas da dmz não acessam serviços na lan (afinal, é para isso que a dmz existe).

Nas implementações futuras do wireless no bfw eu pretendo criar uma 4 rede: WAN. Onde você poderá configurar se ela terá ou não acesso para as outras 3 (inet, lan e dmz). Ou ligar qualquer combinação das 4 em bridge.

Essa é a minha idéia. Mas os script que eu estou escrevendo tem uma limitação: Não será possivel por mais de uma placa wireless no mesmo bfw. O que vocês acham? Isso seria um problema muito grave?
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Mensagempor Marcos do Vale » Qui Nov 10, 2005 11:37 pm

Cláudio,

O maluco que testou tudo isto aí em cima fui eu.

Respondendo:

" Já que você está improvisando esses dois BrazilFWs no papel de radio-bridge e o elo wireless só terá dois pontos, você poderia esperimentar montar a rede wireless no modo ad-hoc. Sem AP."

É a próxima diversão pro fim-de-semana (se a patroa deixar).

"Outro teste que valeria a pena fazer é eliminar o wireless para saber se o problema não é com o bfw. Troque as placas wi-fi por placas normais nos dois lados e ligue com um cabo. Assim você poderá testar se as bridges funcionam direito.

Este eu já tinha feito ... e funciona redondinho, hehehe.
Marcos do Vale
 

Mensagempor Claudio » Qui Nov 10, 2005 11:51 pm

Marcos do Vale escreveu:O maluco que testou tudo isto aí em cima fui eu.


Valeu, algumas das coisas que você testou ainda estavam só na teoria, tinha tudo para funcionar mas até agora ninguem tinha dito: Eu fiz.

E o que você acha disso?

Mas os script que eu estou escrevendo tem uma limitação: Não será possivel por mais de uma placa wireless no mesmo bfw.
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Mensagempor psinform » Sex Nov 11, 2005 11:23 am

Marcos do Vale escreveu:Pessoal,

Acho que estou com o mesmo problema acima.
Aliás, pedi pra moverem um tópico pra cá justamente que trata disto.
Vamos ao que interessa:



Marcos ou Claudio e Gallera!!!! Acho que nao eh bem isso que quero... Acredito ser mais simples, mas nao estou visualizando...

Gostaria de saber se posso, e como posso fazer para ter um bfw com placa normal (lan) indo a um swtich, numa dessas pontas do switch, colocar um equipto sem fio... ir para o outro lado da rua, colocar outro equipto sem fio ligado a outro switch e conectando outros micros por lan... Fazendo somente uma "extensao". Isso eh possivel? O meu bfw nao vai ter conexao saindo dele como wi-fi. Estou trabalhando com rede hibrida e estava pensando nessa situacao.

Abracos

\0/
psinform
 

Mensagempor Claudio » Sex Nov 11, 2005 12:05 pm

Se eu entendi direito, não há nada que ser configurado neste caso.
Simplemente imagine o seu equipamento wireless como um cabo-azul-virtual.
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Mensagempor psinform » Sex Nov 11, 2005 1:22 pm

Claudio escreveu:Se eu entendi direito, não há nada que ser configurado neste caso.
Simplemente imagine o seu equipamento wireless como um cabo-azul-virtual.


Pq neste caso especifico soh quero eliminar o cabo de um lado ao outro da pista. Irah funcionar como extensao...
Agora, no momento que quiser maquinas funcionando como sem fio, estamos nos casos apresentados anteriormente, certo?

Abracos

\0/
psinform
 

Mais placas wireless no mesmo BFW.

Mensagempor JoaoTapuia » Sex Nov 11, 2005 1:59 pm

Nas implementações futuras do wireless no bfw eu pretendo criar uma 4 rede: WAN. Onde você poderá configurar se ela terá ou não acesso para as outras 3 (inet, lan e dmz). Ou ligar qualquer combinação das 4 em bridge.

Essa é a minha idéia. Mas os script que eu estou escrevendo tem uma limitação: Não será possivel por mais de uma placa wireless no mesmo bfw. O que vocês acham? Isso seria um problema muito grave?


Olá Cláudio.

Se possível, lógico, gostaria que fosse mantida a possibilidade de instalar mais placas wireless no mesmo bfw. Para quem acessa internet via rádio (usando o bfw) por exemplo, teria suas opções (de compartilhar o link) limitadas. :cry:

Como você mesmo já afirmou várias vezes em outros tópicos (inclusive argumentando com o Joshua, do Coyote): no Brasil, principalmente em pequenas cidades, é comum o uso de provedores wireless.

Curiosidade: por que não seria mais possível colocar mais de uma placa wireless no mesmo BFW ? Gostaria de entender um pouco das limitações da programação do BFW. Será que é devido ao tamanho, que não caberia mais no disquete ? :roll:

Muito obrigado.

Saudações a todos do fórum BrazilFW.
JoaoTapuia
 

Mensagempor Claudio » Sex Nov 11, 2005 2:25 pm

Não é impossivel, só é mais trabalhoso para programar.

No wizard não vai dar mesmo, porque o disquete só comporta um drive, e isso ja é muito apertado.

A maior chateação é que na hora de escrever a página para configurar e salvar os parâmetros é preciso identificar de qual placa aqueles parâmetros são.

E, eu penso assim, ou a maquina fica perto do provedor ou fica perto do cliente. Não sei se alguem utilizaria um bfw com wireless do dois lados... longe de tudo. Os equipamentos wireless dedicados que tem mais de uma interface são caros, e normalmente só são utilizados por provedores. O bfw não tem a pretensão de substituir esse tipo de hardware.

Como eu disse, não é impossivel, mas o trabalho que daria para programar as configurações com mais e uma placa precisa ser pesado levando em consideração o NUMERO de usuários que precisariam deste recurso.
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Mensagempor publio » Sex Nov 11, 2005 6:34 pm

Claudio escreveu:E, eu penso assim, ou a maquina fica perto do provedor ou fica perto do cliente. Não sei se alguem utilizaria um bfw com wireless do dois lados... longe de tudo. Os equipamentos wireless dedicados que tem mais de uma interface são caros, e normalmente só são utilizados por provedores. O bfw não tem a pretensão de substituir esse tipo de hardware.


Claudio, permita-me interfirir no seu assunto, mas você tocou em item que é o que estou aguardando para montar. É o seguinte:
Conforme o João Tapuia mencionou:
João Tapuia escreveu:Como você mesmo já afirmou várias vezes em outros tópicos (inclusive argumentando com o Joshua, do Coyote): no Brasil, principalmente em pequenas cidades, é comum o uso de provedores wireless

Onde moro só consigo prover acesso se for wireless, pois onde poderia cabear´, já foi feito. Agora somente wireless, e é exatamente dessa forma que eu estou projetando, com dois BFW um em cada ponta( A e B), onde ponta A sou eu e a cada ponta B um pool de usuários Clientes.
Seria muito interessante manter ou implementar esta idéia.
espero não estar falando besteira..
Abraços
\0/
publio
 

Mensagempor JoaoTapuia » Sex Nov 11, 2005 8:48 pm

Também explico porque preciso de mais de uma placa wireless :

tenho um BFW funcionando perfeitamente com uma placa Planet WL8303 (RTL8180) e uma placa Realtek 8139 na empresa.
A WL8303 esta configurada como wlan0, usada para acessar meu provedor de internet (ISP) via rádio.
A Realtek 8139 esta configurada como eth0, ligada a um hub/switch, distribuindo a conexão para a rede interna da empresa.
Futuramente (assim que outras 2 placas WL8303 chegarem) pretendo instalar outra WL8303 no BFW, configurá-la como wlan1, enviar o sinal para minha casa (quase 2 Km ) e compartilhar a internet com outro BFW (com outra placa WL8303) em minha residência, evitando pagar outra mensalidade do provedor.

A situação será a seguinte :

EMPRESA ( BWF_01 )
==============
- 1 placa Planet WL8303 (RTL8180) como wlan0 ( modo AD-HOC, ligada a uma antena externa para acesso ao provedor )
- 1 placa Planet WL8303 (RTL8180) como wlan1 ( modo MASTER ou AD-HOC , enviando o sinal para minha residência, com uma segunda antena externa );
- 1 placa Realtek 8139, ligada ao hub/switch, distribuindo a internet para a rede interna da empresa, com cabos CAT5.

RESIDÊNCIA ( BWF_02 )
================
- 1 placa Planet WL8303 (RTL8180) como wlan0 (modo AD-HOC, ligada a uma antena externa, para receber o sinal enviado pelo BWF_01).
- 1 placa Realtek 8139, ligada ao hub/switch, distribuindo a internet para a rede interna da minha residência, com cabos CAT5.

Será que é possível ? :roll:
Pelo que já li em outros tópicos do fórum é possível, usando DMZ ou bridge. Quando eu for experimentar, postarei aqui os resultados.

Outro detalhe:
penso que, futuramente, as redes e placas wireless serão o padrão do mercado, com a queda de preços que sempre ocorre com a evolução da tecnologia. O BFW tem que estar preparado para o futuro. Em breve, cabos CAT5, nunca mais.

Saudações. :D
JoaoTapuia
 

Mensagempor Marcos do Vale » Sáb Nov 12, 2005 10:45 am

O que vcs estão querendo fazer já foi feito pelo nosso amigo seniDEac.
Sugiro a todos darem uma olhada no tópico:

viewtopic.php?t=54415
Marcos do Vale
 

Mensagempor seniDEac » Sáb Nov 12, 2005 11:11 am

gentem,

poder colocar mas de uma placa de WiFi no BrFW, pra mim é IMPRESCINDIVEL. mas infelizmente como o cláudio afirmou, se forem poucos usuários pode não valar a pena.

suporte a apenas uma placa de WiFi pra mim é a morte.

dependo de várias placas de WiFi na mesma máquina.

inclusive perguntei da possibilidade de se implementear o nome do arquivo mod.wireless mas "expressivo", como mod.wireless.8180 ou ainda mod.wireless.ath, isso me evitaria a necessidade de trocar o nome na unha...

PERGUNTA:
durante o Wizard, os drivers de WiFi não poderiam ser aparecer exatamente como os drivers convencionais? uma simples opção 8180? ou ath??
isso somado com um "novo modo" dos nomes "mod.wireless.PLACA" não se resolveria???

por favor desculpem a minha ignorância se falei besteira, mas é que não sou desenvolvedor..



Explico:
muitos dos meus clientes nao querem quebrar tudo para passar cabos cat5, ele preferem pagar um pouco mais em cada placa WiFi para cada estação e, economizar muito no final, ou seja, isso é é uma realidade hoje.

isso sem contar que o dono e um funcionário SEMPRE querem ter o acesso ao escritório em casa. Ou seja, já sáo um total de QUATRO PLACAS WiFi!!!

ou seja, uma 8180 ligada com o provedor (managed), uma ath (como AP) para as estações, mais duas 8180 (addHoc) com a casa do dono e do funcionário de confiança.

sabe o que tenho que fazer ? colcocar um BrFW a mais...



conclusão: eu sempre trabalho com várias placas de rede no BrFW, e ou, de WiFi.


será que é sou um caso isolado?

[]s Sena
ps: agora!!!!!!!!!!!!!!!!
meu.. o BrFW faz isso!!!!!!!!! lindo!!!
seniDEac
 

Mensagempor Claudio » Sáb Nov 12, 2005 5:32 pm

OK, vocês já me convenceram.

Quando a poder escolher o driver wireless no wizard:
Sim, a idéia é exatamente essa. Eu inclusive, ja desenhei o wizard desde o inicio prevendo isso.

Quanto a ter um mod.wireless com o nome de cada placa:
Quando eu deixar a coisa do jeito que eu quero não será mais preciso editar os mod.wireless. Eles estão condenados.
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Mensagempor Marcos do Vale » Dom Nov 13, 2005 9:55 pm

Pessoal, continuando as experiências:

"Agora o sexto: Instalar BRIDGE nas duas máquinas e fazer com que os hosts da rede da máquina MENAGED acessem os host da máquina AP e vice-versa.
Pq? Os host da rede MANAGED devem se autenticar no servidor que está instalado instalado na rede AP (10.1.1.0) e entrar no domínio. Além disto devem receber o IP atribuído pelo DHCP deste servidor. E mais, ter acesso aos recursos compartilhados (disco e impressoras).
Bom, está experiência deu pau. Quando a máquina MENAGED entra a máquina AP começar a registrar erros na parte de Wireless. Quais? Não tive tempo de registrar. Tive que instalar no cliente e não deu tempo pra ficar brincando (estava prometido pra hoje).
Agora vou precisar da ajuda de vcs. O que pode estar dando errado?
Será que o rede Wifi não permite a Bridge? "
" Já que você está improvisando esses dois BrazilFWs no papel de radio-bridge e o elo wireless só terá dois pontos, você poderia esperimentar montar a rede wireless no modo ad-hoc. Sem AP."

Aqui vai o resumo dos teste:

1) Instalar em modo Ad-hoc: Não funcionou com as Atheros, simplesmente uma ath não achava a outra ... será que tem alguma cfg especial?
2) Deixei um BFW em modo Master (AP) + BRIDGE entre LAN e WIFI. Instalei a outra placa WIFI num Win98. Funcionou, o micro com o Win98 recebeu o IP via DHCP do server que está na LAN do BFW. Desinstalei a WIFI do Win98 e reinstalei no segundo BFW. Desta vez cfg ele como Client (MANAGED), mas sem BRIDGE. O segundo BFW entrou na rede LAN do BFW AP ... mas os hosts atrás dele não (é claro). Foi só cfg a BRIDGE nele e o monitor do BFW AP começou a dar erro. Fui googlear um pouco e ...

O que preciso fazer é isto:
http://www.mikrotik.com/Documentation/H ... How_bridge

Achei isto em http://lists.osdl.org/pipermail/bridge/ ... 00845.html

E isto em http://linux-net.osdl.org/index.php/Bri ... idge_do.3F

"It doesn't work with my Wireless card!

This is a known problem, and it is not caused by the bridge code. Many wireless cards don't allow spoofing of the source address. It is a firmware restriction with some chipsets. You might find some information in the bridge mailing list archives to help. Has anyone found a way to get around Wavelan not allowing anything but its own MAC address? (answer by Michael Renzmann (mrenzmann at compulan.de))

Well, for 99% of computer users there will never be a way to get rid of this. For this function a special firmware is needed. This firmware can be loaded into the RAM of any WaveLAN card, so it could do its job with bridging. But there is no documentation on the interface available to the public. The only way to achieve this is to have a full version of the hcf library which controls every function of the card and also allows accessing the card�s RAM. To get this full version Lucent wants to know that it will be a financial win for them, also you have to sign an NDA. So be sure that you won�t most probably get access to this peace of software until Lucent does not change its mind in this (which I doubt never will happen).

If you urgently need to have a wireless LAN card which is able to bridge, you should use one of those having the prism chipset onboard (manufactured by Harris Intersil). There are drivers for those cards available at http://www.linux-wlan.com (which is the website from Absoval), and I found a mail that says that there is the necessary firmware and an upload tool available for Linux to the public. If you need additional features of an access point you should also talk to Absoval."

Solução em http://freshmeat.net/projects/parprouted/

"About:
parprouted is a daemon for transparent IP (Layer 3) proxy ARP bridging. This is useful for creation of transparent firewalls and bridging networks with different MAC protocols. Also, unlike standard bridging, proxy ARP bridging allows to bridge Ethernet networks behind wireless nodes without using WDS or layer 2 bridging. "

ou em
http://irc.bcwireless.net/logs/irc.free ... f0b0f3a16d
Masters, help me, please!!!
Marcos do Vale
 

Mensagempor Claudio » Seg Nov 14, 2005 9:28 am

Merd....

Estava indo tudo tão bem.

Pelo que ví as soluções propostas passam por utilizar tipos alternativos de bridge.

Confirme isso: Eu entendi que a bridge está funcionando bem no lado server, mas você não pode ligar uma bridge como client. É isso?

Uma coisa que você pode fazer é coloca um bfw no cliente em modo router. Se você for na página Administrative Configs e desligar o nat o bfw vai virar um router puro, sem as restrições que impedem o lado internet de acessar o lado lan. Daí é só criar o route.
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Mensagempor Marcos do Vale » Seg Nov 14, 2005 10:04 am

Cláudio,

"Estava indo tudo tão bem. "
Pra mim continua indo e muito bem ...
"Pelo que ví as soluções propostas passam por utilizar tipos alternativos de bridge. "
Por um lado sim ... por outro seria compilar o drive MADWIFI com suporte a WDS. Fiz uma search no fórum antigo e achei aquele tópico onde o colega Erroneus postou os drivers das Atheros ... ele disse que não compilou com este suporte mas poderia compilar. O que tu acha? Eu não tinha nenhum contato com ele a não ser pelo fórum do OCL (Old Coyote Linux). viewtopic.php?t=49252&postdays=0&postorder=asc&start=0
"Confirme isso: Eu entendi que a bridge está funcionando bem no lado server, mas você não pode ligar uma bridge como client. É isso?"
É isto, e a explicação é bem lógica: no momento em que o CLIENT entra ele se associa ao AP e se utiliza do endereço MAC dele pra isso ... agora se estamos fazendo uma BRIDGE ethernet a coisa toda complica, pois tudo está sendo negociado na mesma camada, certo ? Daí da pau.
O WDS entra nesta história fazendo uma BRIDGE entre dois APs na camada inferior, pra depois entrar a BRIDGE ethernet. Se fizermos isto funcionar acredito que o BFW vai poder substituir muito AP por aí. Pra mim seria de MUITA valia isto. Imagine ter esta solução pra oferecer pros clientes que tem vários locais físicos que hoje estão interligados por VPN via links tipo Embratel ou BrTcom ou ADSL. Já tenho duas Prefeituras precisando disto!!!
Editado pela última vez por Marcos do Vale em Seg Nov 14, 2005 11:24 am, em um total de 1 vez.
Marcos do Vale
 

Mensagempor Claudio » Seg Nov 14, 2005 10:11 am

OK, Estou recompilando esse driver.
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Mensagempor Marcos do Vale » Seg Nov 14, 2005 10:13 am

" Uma coisa que você pode fazer é coloca um bfw no cliente em modo router. Se você for na página Administrative Configs e desligar o nat o bfw vai virar um router puro, sem as restrições que impedem o lado internet de acessar o lado lan. Daí é só criar o route."
Entendi a sua idéia ... mas é exatamente isto que eu não quero. Se entrar o roteamento na jogada ele bloqueia o NEtBIOS que não é roteável.
Marcos do Vale
 

Mensagempor Marcos do Vale » Dom Nov 20, 2005 9:52 pm

Claudio escreveu:OK, Estou recompilando esse driver.


Cláudio,

Podes me dar um retorno ref. a isto ... desculpe o pedido, mas estou com duas destas placas (DWL-G520) aqui no laboratório esperando, e sabe como é que é $$$ parado.
Marcos do Vale
 

Mensagempor Marcos do Vale » Ter Nov 29, 2005 10:16 pm

"Eu peguei o ultimo mad-wifi e acabei de recompilar, mas ainda não achei onde configurar isso. Você tem mais detalhes?"

Achei isto no site do MADWIFI:

http://madwifi.org/wiki/UserDocs/WDSBridge
http://madwifi.org/ticket/91

Agora, como fazer funcionar será a minha "diversão" nos próximos dias, assim que tu disponibilizar o "brinquedo".
Marcos do Vale
 

Mensagempor Claudio » Qua Nov 30, 2005 8:09 am

Pois é,

Eu lí esses documentos, mas pelo que eles indicam não é preciso configurar nada em tempo de compilação.

Você tem certeza que eu preciso alterar algo pra o wds funcionar?
Se precisa, qual arquivo eu devo editar?
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Mensagempor Marcos do Vale » Qua Nov 30, 2005 11:57 am

Claudio:

Creio que não há a necessidade de cfg nada.
Acredito que somente acrescentando os arquivos ref. ao WDS na compilação já resolva.
Pelo que entendi na época do Coyote, o nosso amigo Erroneos retirou estes arquivos ao compilar o pacote (assim como o suporte a WAP, WAP2, etc...).

Reli o material ref. ao MAD-WIFI e notei o uso do wlanconfig.
Marcos do Vale
 

Mensagempor Marcos do Vale » Qui Dez 08, 2005 10:49 am

Cláudio,

Achei isto

http://madwifi.otaku42.de/WDS/madwifi-w ... 406.tar.gz

Descobri que existe dois arquivos com os fontes. Um é o drive comum e o outro é com o suporte ao WDS.
Te agradeço se puderes gerar o módulo .
Marcos do Vale
 

Mensagempor mazzei » Qui Dez 08, 2005 11:57 pm

Boa Madrugada Pessoal!

Uma dúvida Marcos do Vale, o sistema WDS usados em alguns AP's comerciais
não é bridge, é um sistema de comunicação (protocolo) para conectar dois
AP's diretamente, eu não entendi até agora onde entra o bridge nisso, poderia
me esplicar? Ou o WDS da placa é outra coisa?
mazzei
 

Mensagempor Marcos do Vale » Sex Dez 09, 2005 1:16 am

Mazzei,

É mais ou menos isto: no momento em que o CLIENT (Managed) entra ele se associa ao AP (Master) e se utiliza do endereço MAC dele pra isso ... agora se estamos fazendo uma BRIDGE ethernet a coisa toda complica, pois tudo está sendo negociado na mesma camada, certo ? Daí da pau.
O WDS entra nesta história fazendo uma BRIDGE entre dois APs na camada inferior, pra depois entrar a BRIDGE ethernet.
Marcos do Vale
 

Mensagempor mazzei » Sex Dez 09, 2005 2:38 am

Boa Madrugada Pessoal!

Marcos do Vale, acho que estou ficando burro, até agora não vi interação do
WDS com o bridge, vc colocou o BFW AP certo?

Os clientes se conectam na placa de Wireless (AP) certo?

Você tem outra placa de Wireless no BFW que conecta com um AP comercial,
certo?

Essa placa é que vai trabalhar com WDS certo, se for o WDS que eu conheço,
ele é um protocolo (o bridge não entra ai), certo?

Você tem uma placa de rede, se entendi que recebe internet também, você
quer colocar bridge na placa de internet com a placa de wireless (isso não
funciona se o kernel do BFW não for atualizado) certo?

Atualizou o kernel para WPA2, bridge wireless, certo?

Onde o bridge e o WDS se falam nesta lista de dúvidas?
mazzei
 

Mensagempor Marcos do Vale » Sex Dez 09, 2005 7:43 am

Mazzei,

"Os clientes se conectam na placa de Wireless (AP) certo?"
Não tenho clientes, somente um outro BFW em modo Managed.

"Você tem outra placa de Wireless no BFW que conecta com um AP comercial,
certo?"
Não, tenho um link de 512 da Embratel e uma rede local.

"Essa placa é que vai trabalhar com WDS certo, se for o WDS que eu conheço,
ele é um protocolo (o bridge não entra ai), certo?"
Certo, é um protocolo. E se funcionar não voü mais precisar da bridge.

"Você tem uma placa de rede, se entendi que recebe internet também, você
quer colocar bridge na placa de internet com a placa de wireless (isso não
funciona se o kernel do BFW não for atualizado) certo?"
Não, a bridge é entre a Lan e a Wifi. E funciona sem atualização nenhuma, desde de que não se tente fazer uma nova bridge no outro BFW.

"Atualizou o kernel para WPA2, bridge wireless, certo?"
WPA2? Não vi nenhum pacote por aqui.

"Onde o bridge e o WDS se falam nesta lista de dúvidas?"
Não se falam. Se um funcionar não preciso do outro.

Mazzei, obrigado por se interessar neste meu problema mas dá uma lida no conteúdo da outra página deste tópico. Lá descrevo todos os testes que fiz e o que preciso fazer. Em suma, preciso interligar duas redes que estão fisicamente separadas de modo que uma delas possa acessar a outra (principalmente que os usuários se logem no servidor e que os micros se enxeregm no ambiente de rede).
Marcos do Vale
 

Mensagempor mazzei » Sáb Dez 10, 2005 1:10 am

Boa Madrugada Pessoal!

Marcos do Vale, eu li o artigo todo, só não tinha identificado o Visitante como
sendo vc (desculpe minha falta de percepção). OK, já entendi o que vc quer
fazer, isso tudo pela falta do comando Ad-hoc!

Bom, se não for incomodo (isso vc não postou), poderia passar os comandos
que vc tentou para o modo Ad-hoc e do WDS, vou tentar reproduzir o mesmo
problema aqui e queria ficar em sincronia com o seu sistema!
mazzei
 

Configuração

Mensagempor Guest » Ter Dez 13, 2005 4:56 pm

Olá a todos, queria saber dos mais experiêntes se posso usar a seguinte configuração:

adsl_modem > Coyote > wireless_ap ~~~~~~~~~~~~ placa_cliente_pc

para essa configuração preciso de um coyote mais "parrudo" que um p100 ??

obrigado!
Guest
 

Mensagempor Claudio » Ter Dez 13, 2005 5:28 pm

Se a motherboard do seu pentium 100 for capaz de reconhecer a placa wireless, eu acho que está tudo bem.

Muitas placas wireless requerem pci 2.1 e as placas mais antigas não suportam.

Nesse caso eu recomendo que você compre uma placa com chipset RTL8180 da realtek (o fabricante não importa). Já foram bem testadas aqui no forum e normalmente são pouco exigentes quanto a motherboard.
Não dou suporte via mensagem privada e e-mail.
Por favor, não insista.
Avatar do usuário
Claudio
BFW Founder
BFW Beneméritos
 
Mensagens: 7553
Registrado em: Qui Ago 25, 2005 9:10 am
Localização: Vitória - ES - Brasil
BrazilFW Box:

Mensagempor nailsonbarroso » Ter Dez 13, 2005 8:08 pm

tenho varios micros com essa configuracao...funciona muito bem com controle de banda e tudo mas ... no meu caso tenho um ap com a encore (rtl8180) e os clientes tambem encore (Marvell) qualquer duvida estamos ai.
nailsonbarroso
 

Mensagempor Visitante » Qua Dez 14, 2005 12:16 pm

Claudio escreveu:Se a motherboard do seu pentium 100 for capaz de reconhecer a placa wireless, eu acho que está tudo bem.

Muitas placas wireless requerem pci 2.1 e as placas mais antigas não suportam.

Nesse caso eu recomendo que você compre uma placa com chipset RTL8180 da realtek (o fabricante não importa). Já foram bem testadas aqui no forum e normalmente são pouco exigentes quanto a motherboard.


Ok... tinha essa dúvida mas no caso de se usar um AP wireless mesmo, um aparelho Encore, no meu caso, o BFW ficaria somente como gateway para esse aparelho e nese caso não teria que me preocupar com compatibilidade certo?!... e teria todas os benefícios do BFW mesmo passando pelo AP que será externo (externo mesmo... em cima de um mastro)...

Obrigado.
Visitante
 

HeHeHe

Mensagempor Visitante » Sex Dez 23, 2005 2:06 pm

Guest escreveu:Já que ninguém se atreve a dar algum pitaco neste meu problema, vou relatar algumas experiência que fiz.


Am I the only one who thinks that it's total nonsense?
Visitante
 


Voltar para Wireless

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes