Acesso Wireless em Condominio

Fórum de discussão para "wireless".

Acesso Wireless em Condominio

Mensagempor Eduardo » Seg Ago 09, 2010 3:50 pm

Estou fazendo uma instalação de acesso em um predio exclusivamente Wireless.
Sempre fiz cabeado, mas esse cliente quer so Wireless.

Fiz o seguinte, montei um servidor BFW 2.31.10 SP1 e liguei ele em um Switch de 24 portas Giga.
Liguei 12 Router Wireless da Trellis WG-APR via porta Lan no Switch, todos com DHCP Desligado.
Configurei uma chave WEP igual para todos os Routers.

Assim ta funcionando, porem cada Router tem um SSID diferente.

Minha duvida é se tem como deixar a rede WIreless com um SSID unico onde o usuario acessa o Router mais proximo dele e caso ele caia assume o Router mais proximo tipo em modo Repetidor Univesal?

Esse Trellis tem o modo repeater, mas ele so funciona via Wireless, ou seja, ele pega o sinal de outro Router (pode ser ou não Trellis) e repete o sinal com o mesmo SSID e chave.
Se uso o repetidor universal com o acesso cabeado ele da problema.
Acho que tenho que usar ele em modo WDS+AP, porem minha experiencia com esse modo é que não funciona com Chave de criptografia, tem que deixa aberto.
Alem disso em WDS o Router usa a Wireless para pegar o sinal, ou seja, gasta link que não precisa pois chega o cabo la.

Aqui cabe uma observação, esse Trellis em modo Repetidor Universal via Wireless tambem disponibiliza a rede para as 04 portas LAN, com a mesma qualidade do link Wireless. Funciona como um repetidor Wireless para acesso cabeado e tem a vantagem se ser um equipamento muito barato e muito facil de configurar, com poucos recursos, apenas os que servem para a repetição do sinal mesmo.

Bom, é isso, como esta funciona, so quero melhorar o serviço se for possivel.

Grato.

Eduardo - PCBOL
Links úteis:
Regras do Fórum
Ajude-nos a ajuda-lo (Como Postar dúvidas/testes)
Tutorial "Aprendendo a Postar"
Como encerrar corretamente seu tópico
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Voce ganha dinheiro com o Projeto BrazilFW? Então contribua com o Projeto BFW, faça uma doação clicando aqui
Avatar do usuário
Eduardo
BFW Moderator
BFW Beneméritos
BFW Manager
 
Mensagens: 3688
Registrado em: Dom Jul 12, 2009 1:27 pm
Localização: São Paulo (Zona Sul) - SP - Brasil
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento.

Re: Acesso Wireless em Condominio

Mensagempor sp4celan » Qua Ago 18, 2010 10:55 pm

nao tem como essa tecnologia de trocar de torre ou ap sem cair existe so pra celulares .
Pois o celular indentifica a torre mais proxima mas ja esta calculando a proxima rota mais viavel e assim que funciona a telefonia no caso do wireless o mais parecido e o Redes Mesh mas mesmo assim da a queda de troca de rota!
sp4celan
 

Re: Acesso Wireless em Condominio

Mensagempor francisco » Qua Ago 18, 2010 11:48 pm

dudumo escreveu:Estou fazendo uma instalação de acesso em um predio exclusivamente Wireless.
Sempre fiz cabeado, mas esse cliente quer so Wireless.

Fiz o seguinte, montei um servidor BFW 2.31.10 SP1 e liguei ele em um Switch de 24 portas Giga.
Liguei 12 Router Wireless da Trellis WG-APR via porta Lan no Switch, todos com DHCP Desligado.
Configurei uma chave WEP igual para todos os Routers.

Assim ta funcionando, porem cada Router tem um SSID diferente.

Minha duvida é se tem como deixar a rede WIreless com um SSID unico onde o usuario acessa o Router mais proximo dele e caso ele caia assume o Router mais proximo tipo em modo Repetidor Univesal?

Esse Trellis tem o modo repeater, mas ele so funciona via Wireless, ou seja, ele pega o sinal de outro Router (pode ser ou não Trellis) e repete o sinal com o mesmo SSID e chave.
Se uso o repetidor universal com o acesso cabeado ele da problema.
Acho que tenho que usar ele em modo WDS+AP, porem minha experiencia com esse modo é que não funciona com Chave de criptografia, tem que deixa aberto.
Alem disso em WDS o Router usa a Wireless para pegar o sinal, ou seja, gasta link que não precisa pois chega o cabo la.

Aqui cabe uma observação, esse Trellis em modo Repetidor Universal via Wireless tambem disponibiliza a rede para as 04 portas LAN, com a mesma qualidade do link Wireless. Funciona como um repetidor Wireless para acesso cabeado e tem a vantagem se ser um equipamento muito barato e muito facil de configurar, com poucos recursos, apenas os que servem para a repetição do sinal mesmo.

Bom, é isso, como esta funciona, so quero melhorar o serviço se for possivel.

Grato.

Eduardo - PCBOL


boa noite ,

amigo ,no modo repetidor funciona para repetir o mesmo ssid ou diferente só que dependo do radio pode ficar ruin dependendo a intensidade de trafego na rede porque ele vai trabalhar como cliente e ap ao mesmo tempo, já no caso de trabalhar como ap já melhora o desempenho ,
com ssid igual o ideal é que não tenha mais de um sinais na mesma area para que não haja a uma indecisão por sinal o que estiver mais forte a maquina irá se conectar para que não tenha quedas constantes ,como o amigo acima disse não tem como trocar de ap sem queda na conexão ,mas se for digamos cobrir apenas setores onde for irá se conectar ,funciona blz. :o!
francisco
 

Re: Acesso Wireless em Condominio

Mensagempor Eduardo » Qui Ago 19, 2010 10:13 am

Caro Francisco, é isso mesmo que eu tenho de experiencia.
Vou testar algumas configurações com WDS e reporto aqui resultados.
Mas acho que não vou ter como fazer senão usar cada Ap com seu nome unico e diferente mesmo.

Grato

Eduardo
Links úteis:
Regras do Fórum
Ajude-nos a ajuda-lo (Como Postar dúvidas/testes)
Tutorial "Aprendendo a Postar"
Como encerrar corretamente seu tópico
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Voce ganha dinheiro com o Projeto BrazilFW? Então contribua com o Projeto BFW, faça uma doação clicando aqui
Avatar do usuário
Eduardo
BFW Moderator
BFW Beneméritos
BFW Manager
 
Mensagens: 3688
Registrado em: Dom Jul 12, 2009 1:27 pm
Localização: São Paulo (Zona Sul) - SP - Brasil
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento.

Re: Acesso Wireless em Condominio

Mensagempor McLouds » Dom Out 03, 2010 2:17 am

Já que os AP estão ligados via cabo, é desnecessário ativar Repetidor Universal ou WDS

Vc pode configurar os 12 APs c/ o mesmo SSID e configura todos em modo Bridge...
Todos os AP c/ a mesma configuração exceto o IP de LAN.

Assim, o seu cliente conectará no que tiver o melhor sinal sem saber qual é o AP Físico..caso um AP caia, ele conectará automaticamente em outro c/ o mesmo SSID.
McLouds
 

Re: Acesso Wireless em Condominio

Mensagempor Eduardo » Seg Out 04, 2010 11:27 am

McLouds escreveu:Já que os AP estão ligados via cabo, é desnecessário ativar Repetidor Universal ou WDS

Vc pode configurar os 12 APs c/ o mesmo SSID e configura todos em modo Bridge...
Todos os AP c/ a mesma configuração exceto o IP de LAN.

Assim, o seu cliente conectará no que tiver o melhor sinal sem saber qual é o AP Físico..caso um AP caia, ele conectará automaticamente em outro c/ o mesmo SSID.

Maro McLouds, isso é o que eu pensei de cara mas tinha a impressãoque não funcionaria.
Acho que ja fiz isso em algum lugar e não deu certo, mas como em wireless nada é absoluto, vou testar de novo e reporto o resultado aqui.

Grato.
Links úteis:
Regras do Fórum
Ajude-nos a ajuda-lo (Como Postar dúvidas/testes)
Tutorial "Aprendendo a Postar"
Como encerrar corretamente seu tópico
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Voce ganha dinheiro com o Projeto BrazilFW? Então contribua com o Projeto BFW, faça uma doação clicando aqui
Avatar do usuário
Eduardo
BFW Moderator
BFW Beneméritos
BFW Manager
 
Mensagens: 3688
Registrado em: Dom Jul 12, 2009 1:27 pm
Localização: São Paulo (Zona Sul) - SP - Brasil
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento.

Re: Acesso Wireless em Condominio

Mensagempor McLouds » Seg Out 04, 2010 1:33 pm

Bom, comigo deu certo...
Tenho uma rede Mesh no qual o cliente se conecta em qualquer ponto de acesso p/ navegar.
McLouds
 

Re: Acesso Wireless em Condominio

Mensagempor netlabor » Seg Out 04, 2010 11:38 pm

McLouds escreveu:Já que os AP estão ligados via cabo, é desnecessário ativar Repetidor Universal ou WDS

Vc pode configurar os 12 APs c/ o mesmo SSID e configura todos em modo Bridge...
Todos os AP c/ a mesma configuração exceto o IP de LAN.

Assim, o seu cliente conectará no que tiver o melhor sinal sem saber qual é o AP Físico..caso um AP caia, ele conectará automaticamente em outro c/ o mesmo SSID.


Caros colegas,

A solução acima é a mais "simples" e provavelmente funciona, mas vai depender totalmente do equipamento utilizado. Já observei intalações funcionais e outras que apresentavam erros intermitentes e conflitos "estranhos".

A sugestão que posso dar é o projeto que vi funcionando em uma indústria aeronáutica, existe uma única rede (naquele espaço físico) mas com várias "células" para roaming dentro das instalações. Entretanto, tal solução funciona porque cada equipamento tem 2 rádios; um para "linkar" uma célula na outra e outro funciona como AP.

Enfim, sua solução é dependente de hardware e não do protocolo 802.11x, pesquise soluções de hardware que caiba no seu bolso e forneça tal recurso de roaming que você precisa.

Boa sorte!

Leo
netlabor
 

Re: Acesso Wireless em Condominio

Mensagempor McLouds » Ter Out 05, 2010 12:03 am

Aki funcionoi c/ todos em modo AP+WDS.
Uso somente equipamentos Krazer...
McLouds
 

Re: Acesso Wireless em Condominio

Mensagempor darkorion » Qui Out 07, 2010 4:50 pm

tbm uso radios krazer mas separados, nunca consegui por ap + wds pra rodar, sempre faço algo errado...
cara é só por os radios em ap + wds e pronto? com o mesmo ssid? onde coloco o mac, no pimeiro ap coloco os mac de cada ap secundario ou nos aps secundarios coloco o mac do primeiro?
apesar ja ter tentado dos dois modos e nada...

da uma mão aew que isso concerteza tbm vai ajudar o colega ai, eu acho! =D
darkorion
 

Re: Acesso Wireless em Condominio

Mensagempor McLouds » Qui Out 07, 2010 8:21 pm

Pode deixar todos os AP c/ o mesmo SSID...

No WebAdmin do AP1,
aba Wireless:
Modo: AP+WDS
SSID: (Igual em todos)
Região de Domínio: (Igual em todos)
Número do Canal: (Igual em todos)
Aplicar

Aba: Wireless -> WDS:
Adicione o MAC do AP2
Aplicar

Aplicar Configurações

No AP2, faça a mesma coisa colocando o MAC do AP1

LAN:
Lembre-se de deixá-lo na mesma faixa de IP,
IP Fixo (preferencialmente),
DHCP Desabilitado (p/ não dar conflito c/ o BFW)

Dica> Se possuir mais de 2 APs, não faça LOOP entre eles no WDS
Coloque sempre o MAC do AP que tiver melhor qualidade de sinal
Ex. de WDS q funciona:
AP1: MAC do AP2, MAC do AP3
AP2: MAC do AP1
AP3: MAC do AP1 e MAC do AP4
AP4: MAC do AP3
Nesse caso, todos estarão na mesma rede e se comunicando normalmente...

Ex. de WDS q NÃO funciona e trava a rede:
AP1: MAC do AP2, MAC do AP3, MAC do AP4
AP2: MAC do AP1, MAC do AP3, MAC do AP4
AP3: MAC do AP1, MAC do AP2, MAC do AP4
AP4: MAC do AP1, MAC do AP2, MAC do AP3
McLouds
 

Re: Acesso Wireless em Condominio

Mensagempor Eduardo » Seg Out 11, 2010 3:56 pm

McLouds escreveu:Pode deixar todos os AP c/ o mesmo SSID...

No WebAdmin do AP1,
aba Wireless:
Modo: AP+WDS
SSID: (Igual em todos)
Região de Domínio: (Igual em todos)
Número do Canal: (Igual em todos)
Aplicar

Aba: Wireless -> WDS:
Adicione o MAC do AP2
Aplicar

Aplicar Configurações

No AP2, faça a mesma coisa colocando o MAC do AP1

LAN:
Lembre-se de deixá-lo na mesma faixa de IP,
IP Fixo (preferencialmente),
DHCP Desabilitado (p/ não dar conflito c/ o BFW)

Dica> Se possuir mais de 2 APs, não faça LOOP entre eles no WDS
Coloque sempre o MAC do AP que tiver melhor qualidade de sinal
Ex. de WDS q funciona:
AP1: MAC do AP2, MAC do AP3
AP2: MAC do AP1
AP3: MAC do AP1 e MAC do AP4
AP4: MAC do AP3
Nesse caso, todos estarão na mesma rede e se comunicando normalmente...

Ex. de WDS q NÃO funciona e trava a rede:
AP1: MAC do AP2, MAC do AP3, MAC do AP4
AP2: MAC do AP1, MAC do AP3, MAC do AP4
AP3: MAC do AP1, MAC do AP2, MAC do AP4
AP4: MAC do AP1, MAC do AP2, MAC do AP3

Boa dica, não tinha feito teste desta maneira, muito obrigado.
To tentanto montar a solução com varios routers Trellis que estão custando muito pouco por aqui.
Ele tem um recurso de repetidor universal que funciona muito bem, porem ele so faz um unico link, não consigo por varios se repetindo.
Acho que vou ter que trocar de Ap para dar certo.
Se a administração permitir, eu to aceitando sugestões de hardware.

Grato
Links úteis:
Regras do Fórum
Ajude-nos a ajuda-lo (Como Postar dúvidas/testes)
Tutorial "Aprendendo a Postar"
Como encerrar corretamente seu tópico
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* Voce ganha dinheiro com o Projeto BrazilFW? Então contribua com o Projeto BFW, faça uma doação clicando aqui
Avatar do usuário
Eduardo
BFW Moderator
BFW Beneméritos
BFW Manager
 
Mensagens: 3688
Registrado em: Dom Jul 12, 2009 1:27 pm
Localização: São Paulo (Zona Sul) - SP - Brasil
BrazilFW Box: Não usando o BFW no momento.

Re: Acesso Wireless em Condominio

Mensagempor filipe » Seg Out 11, 2010 4:41 pm

Pode manter sim o Mesmo SSID em todos os radios....pelo menos na minha residencia tenho 3 aps da krazer em bridge sem nenhuma criptografia com mesmo ssid (controle pelo BFW IPxMAC/ SUBREDES) aonde meus vinhos acessam com seus notebooks pelo ap com melhor sinal no momento....é só colocar a mesma senha wep (Seria melhor WPA2....tão fraquin esse tal de wep...) e os clientes selecionam o melhor ap :o!

Colocar em wds seria legal tbm massss dependendo da quanditade de clietes conectados pode dar zebra 8-)
filipe
 

Re: Acesso Wireless em Condominio

Mensagempor McLouds » Ter Out 12, 2010 11:53 am

Eduardo Moreira escreveu:To tentanto montar a solução com varios routers Trellis que estão custando muito pouco por aqui.
Ele tem um recurso de repetidor universal que funciona muito bem, porem ele so faz um unico link, não consigo por varios se repetindo.
Acho que vou ter que trocar de Ap para dar certo.
Se a administração permitir, eu to aceitando sugestões de hardware.


Realmente este AP Trellis é muito fraco e c/ poucos recursos.

filipe_splnet escreveu:Colocar em wds seria legal tbm massss dependendo da quanditade de clietes conectados pode dar zebra 8-)


Todos os meus 11 rádios estão em WDS a mais de 4 anos, nunca tive problemas por conta disso e estou ampliando...
McLouds
 

Re: Acesso Wireless em Condominio

Mensagempor filipe » Ter Out 12, 2010 12:23 pm

Todos os meus 11 rádios estão em WDS a mais de 4 anos, nunca tive problemas por conta disso e estou ampliando...[/quote]

tranquilo....tambem tenho alguns radios em wds (3 radios aprouter) e funciona muito bem! :o! foi uma mão na roda para poder atender um condominio com 5 clientes pois uso só um radio e genrencio cada cliente e não o radio....

mas ja teve casos de amigos que experimentaram de instabilidade na rede mas com a atualização dos firmawares e os mesmos ficando cada vez mais completos pode ser que fique bom...mas wirelles é assim mesmo só vai testando.... :o!
filipe
 

Re: Acesso Wireless em Condominio

Mensagempor M客¡NhØ §åMµ®å¡ » Ter Nov 23, 2010 9:10 pm

Tópico abandonado pelo autor... Trancando o tópico...

Caso o autor precise, por favor, solicite que o tópico seja destrancado.
Utilize a busca do fórum! Ela é sua amiga!
Não dou suporte via MP ou MSN para ninguém. Por favor, não insista. (Para que existe o fórum?)
É novo aqui? É "antigo" e mesmo assim está perdido?
Então leia:
Avatar do usuário
M客¡NhØ §åMµ®å¡
BFW Developer
BFW WebServer
BFW Beneméritos
BFW Add-on Developer
BFW Moderator
BFW Manager
 
Mensagens: 4111
Registrado em: Qua Abr 08, 2009 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
BrazilFW Box: Máquina Física
CPU: AMD Athlon(tm) II X2 215 Processor
Memória: 1 GiB / Link 50 MB
BFW 3.0.262 64 bits.
Serviços Ativos: DNS, DHCP
Addons: Samba, Pure-FTPd (no certified), BFW WebServer (no certified)


Voltar para Wireless

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes